“A FORÇA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES NA DEFESA DO SUS”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A HISTÓRIA DO SUS José Ivo Pedrosa
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
Modelo Assistencial Brasileiro
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
PAPEL DOS CONSELHOS DE SAÚDE Joana Batista Oliveira Lopes
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Políticas Públicas Municipais
GRUPO PERMANENTE DA SAÚDE
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
– Família real – Família real.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
NORMAS OPERACIONAIS BÁSICAS
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Secretaria de Gestão Participativa DIÁLOGO PÚBLICO O TCU EM CONVERSA COM O CIDADÃO CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA IDENTIFICANDO BOAS PRÁTICAS E OPORTUNIDADES.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Pacto pela Saúde Profa. Daniela Aquino.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
DIREITO À SAUDE.
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
O Financiamento na Efetivação do SUAS. Financiamento Foco: competências da gestão estadual  exige o debate sobre o pacto federativo, no contexto de.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Conceito ampliado de saúde
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
SUS – Legislação NOB/ NOAS/ Pacto
SUS O Sistema Único de Saúde foi criado em 1988 com o seguinte lema: “A saúde é direito de todos e dever do Estado” SUS: conjunto de ações e serviços de.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA V CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Florianópolis,
ETAPA MUNICIPAL Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” Celso Luiz Dellagiustina
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
Julho 2009 SEMINÁRIO COM OS CONSELHEIROS MUNICIPAIS DO MATO GROSSO DO SUL.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
“A FORÇA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES NA DEFESA DO SUS” Dr. Celso Luiz Dellagiustina Presidente do COSEMS/SC.
Transcrição da apresentação:

“A FORÇA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES NA DEFESA DO SUS”

XIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE Dr. CELSO LUIZ DELLAGIUSTINA Presidente COSEMS/SC Tel: (48)

XIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: POLÍTICA DE ESTADO E DESENVOLVIMENTO

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: POLÍTICA DE ESTADO E DESENVOLVIMENTO Saúde e Qualidade de Vida: Fortemente ligados e dependentes pois, saúde é determinada e determina qualidade de vida; Saúde como Política de Estado: Saúde como dever do Estado – imposição constitucional na sua execução; Saúde e Desenvolvimento: Imprescindível à garantia da saúde – associação indissolúvel entre desenvolvimento econômico e local.

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: POLÍTICA DE ESTADO E DESENVOLVIMENTO EIXO I: Desafios para a efetivação do direito Humano à Saúde no Século XXI: Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento EIXO II: Políticas Públicas para a Saúde e Qualidade de Vida: SUS na Seguridade Social EIXO III: A Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: POLÍTICA DE ESTADO E DESENVOLVIMENTO EIXO I ESTADO, SOCIEDADE E PADRÕES DE DESENVOLVIMENTO

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 Direito à saúde e formas de garantia (CF 196): EXTRASETORIAL: políticas econômicas e sociais para diminuição do risco de doenças e agravos; SETORIAL: garantia de ações de saúde para promoção, proteção e recuperação da saúde - SUS

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE O ECONÔMICO E SOCIAL É CONDICIONANTE E DETERMINANTE DA SAÚDE...  SAÚDE É CONDICIONANTE E DETERMINANTE DA FELICIDADE !!!

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE BRASIL MACRO-ECONOMIA  MICRO-ECONOMIA DA SAÚDE

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE TEORIA ECONÔMICA CLÁSSICA – NEOLIBERAL: POUPAR – INVESTIR – PRODUZIR – DESENVOLVER TEORIA DE kEYNES (Welfare States): INVESTIMENTO – RENDA – POUPANÇA/CONSUMO INVESTIMENTO COM GASTO PÚBLICO EM INFRAESTRUTURA E NO SOCIAL GERA RENDA AGRAGADA, QUE GERA CONSUMO E POUPANÇA QUANTO INVESTIR? ECONOMISTAS DEFENDEM MÍNIMO DE 30% DO PIB (Consumir menos produtos finais e supérfluos para sobrar dinheiro para investir em produção de geradores de outros bens ou de condições essenciais de vida à mais pessoas: Agropecuária, infra-estrutura, saneamento, habitação, agregação de valores a bens e serviços, etc...

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE BRASIL – ECONOMIA – CORRUPÇÃO 2004: Caixa 2 = R$ 1,028 Trilhão (perda de 39,2% de um PIB extra-oficial de R$ 2,6 Tri) ESCÂNDALOS PRIVADOS: COMBUSTÍVEL, CIGARRO, EMPREITERAS, CAIXA- DOIS, BINGOS, CARROS, MEIOS AMBIENTE (SC) ESCÂNDALOS PÚBLICOS: SANGUESSURA, ESTRADAS, NAVALHA, MENSALÃO... “ESTADO DE CORRUPÇÃO CONSENTIDA”

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SAÚDE X ECONÔMICO X SOCIAL A REALIDADE: BRASIL IMORAL, CAMPEÃO DAS DESIGUALDADES (8º. PAÍS COM PIO DESTRIBUIÇÃO DE RENDA DO MUNDO) TRABALHO X SALÁRIO: A ORDEM SOCIAL TEM COMO BASE O PRIMADO DO TRABALHO (CF 193) HOJE: 18 MILHÕES DE DESEMPREGADOS E SUB-EMPREGADOS 5 A 7 MILHÕES DE MENORES TRABALHANDO FALTA DE SALÁRIOS DIGNOS, SUFICIENTES E JUSTOS DISTRIBUIÇÃO DE RENDA: 2005: 1% DOS + RICOS = 13 % DO PIB 50% DOS + POBRES = 14% DO PIB I

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SAÚDE X ECONÔMICO X SOCIAL DESIGUALDADE DE RENDA: CRIA E APROFUNDA OUTRAS DESIGUALDADES!! FALTA DE COMIDA: 50 MILHÕES DE CARENTES ALIMENTARES FALTA DE HABITAÇÃO: CERCA DE 6,7 MILHÕES DESPROVIDOS DE LAZER, TRANSPORTE, EDUCAÇÃO, SAÚDE...QUALIDADE DE VIDA SANEAMENTO BÁSICO: SEM ÁGUA (24,17%); SEM ESGOTO (20,85%) 17 MILHÕES DE CRIANÇAS E JOVENS ABANDONADOS EM ESTADO DE RUA

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE A SAÚDE QUE TEMOS: BRASIL DOENTE  BRASILEIROS DOENTES MORTALIDADE INFANTIL: MÉDIA 2005 = 25,8/1000 DOENÇAS DA POBREZA SOMADAS ÀS CRÔNICO-DEGENERATIVAS: AS VELHAS ENDEMIAS E AS NOVAS EPIDEMIAS DIARRÉIA: 6 MIL ÓBITOS EM 2001 E 500 MIL INTERNAÇÕES/ANO; TB: 5,5 MIL ÓBITOS EM 2001 CHAGAS: 33 MIL ÓBITOS/ ANO E 6 MILHÕES DE DOENTES SAÚDE MENTAL: 4,5 MILHÕES DE DOENTES POTADORES DE DEFICIÊNCIA: 16 MILHÕES HOMICÍDIOS: CERCA DE 50 MIL/ANO = GUERRA URBANA ACIDENTES TRÂNSITO: CERCA DE 35 MIL ÓBITOS/ANO

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE A SAÚDE QUE TEMOS: BAIRROS RECIFE ESPERANÇA DE VIDA AO NASCER BAIRRO DE CLASSE MÉDIA: 76 ANOS BAIRRO POBRE: 63 ANOS (OUTRO LADO DA AVENIDA) A INIQUIDADE MORA AO LADO!!!

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: POLÍTICA DE ESTADO E DESENVOLVIMENTO EIXO II POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: O SUS NA SEGURIDADE SOCIAL

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE ORDEM SOCIAL: A Ordem Social tem como base o primado do trabalho e como objetivo o bem estar e a justiça social (CF-193) SEGURIDADE SOCIAL: CF ART PREVIDÊNCIA: Direito de quem contribui ASSISTÊNCIA SOCIAL: Direito de quem necessita SAÚDE: Direito de todos

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SEGURIDADE SOCIAL CF ART A CF dispôs como função do Estado: União das três áreas; financiamento partilhado (mínimo de 30% do orçamento da seguridade social) Descumprimento dos governos A luta pelo retorno, inclusive no financiamento

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUS: POLÍTICA DE SAÚDE DO ESTADO BRASILEIRO Leis Orgânicas da Saúde n. 8080/90 e 8142/90 SAÚDE DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO FUNÇÕES: Regular, fiscalizar, controlar, excutar OBJETIVOS: Identificar condicionantes e determinantes; Formular a política econômica e social para diminuir o risco de doenças e outros agravos; Assistência por ações de promoção, proteção e recuperação da saúde

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE DIRETRIZES E PRINCÍPIOS: ASSISTENCIAIS: Universalidade, eqüidade, integralidade, intersetorialidade, resolutividade, acesso a informação, preservação da autonomia das pessoas, base epidemiológica. GERENCIAIS: Regionalização, hierarquização, descentralização, gestor único, complementariedade e suplementariedade do privado, financiamento, participação da comunidade

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE CONSTITUINTE DE 88: Define que o financiamento do setor saúde é de responsabilidade das três esferas de governo (federal, estadual e municipal) e determina que os recursos federais para a saúde sejam originados das fontes que compõem o orçamento da seguridade social, porém não estabelece os percentuais que deveriam ser alocados no setor saúde; Lei No. 8142/90: define em seu artigo 4º., como requisito para os Estados e Municípios receberem recursos federais, a contrapartida de recursos em seus respectivos orçamentos. A não determinação de percentuais deixava a cargo da proposta política de cada governo o percentual de investimentos em saúde.

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUDS 1989; NOB 01/91: repasse de recursos financeiros do FNS/MS para os fundos Estaduais e Municipais passam a ser efetuadas tendo como base o faturamento da produção de serviços, mediante celebração de convênios para o desenvolvimento de “programas especiais” NOB 01/93: (Portaria No. 545 de 20/05/1993): nova relação entre as três esferas de governo, atribuindo responsabilidades e prerrogativas à gestão do sistema como a criação das formas de gestão municipal (incipiente, parcial e semiplena); constituição da CIB e CIT; transferência regular fundo a fundo propiciando o fortalecimento da autonomia administrativa e financeira dos entes federados.

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE NOB 01/96: descentralização ganha impulso; inovações no processo de transferência fundo a fundo como estabelecimento do PAB (fixo e variável); a programação pactuada integrada entre gestores e define as formas de habilitação (básica e plena); As normas operacionais básicas desencadearam um movimento de pactuação entre os três níveis de gestão, na tentativa de superar as dificuldades e impasses, visando o aprimoramento do SUS.

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE NOAS 01/02: regionalização como proposta de reorganização e implementação do SUS; estabelece o Plano Diretor de Regionalização (PDR) como instrumento ordenador; define fluxos de referência e contra referência; organização de redes hierarquizadas de serviços; redução das desigualdades regionais e avaliar as medidas que serão suficientes para atenuar as necessidades de recursos para atender às demandas da população.

PACTO PELA SAÚDE 2006 Portarias GM: 399,de 22 de fevereiro de 2006 – Pacto pela Saúde; 598, de 23 de março de 2006 – Descentralização dos processos administrativos relativos à gestão do SUS; 648, 649 e 650, de 28 de março de 2006 – Política Nacional da Atenção Básica; 687, de 30 de março de 2006 – Promoção da Saúde; 698, de 30 de março de 2006 – Financiamento; e 699, de 30 de março de 2006 – Regulamento dos Pactos pela Vida e de Gestão

PACTO PELA SAÚDE 2006: PACTO DE GESTÃO PACTO PELA VIDA PACTO EM DEFESA DO SUS XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE

PACTO DE GESTÃO Valoriza a ação solidária entre gestores, definindo as diretrizes e responsabilidades em cada eixo de ação: 1.Descentralização; 2.Regionalização; 3.Financiamento do SUS; 4.Planejamento no SUS; 5.Programação Pactuada Integrada; 6.Regulação da atenção à saúde e regulação assistencial 7.Participação e controle social; 8.Gestão no trabalho na saúde; 9.Educação na saúde. XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE PACTO PELA VIDA Conjunto de compromissos sanitários pactuado de forma tripartite a ser implementado por cada ente federado. Objetivos gerais propostos: 1.Saúde do Idoso: implantar a “Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa”; 2.Câncer do colo do útero e da mama: contribuir para a redução da mortalidade por câncer do colo do útero e mama; 3.Mortalidade infantil e materna: reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal e infantil por doença diarréica e por pneumonia;

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE PACTO PELA VIDA 4. Doenças emergentes endemias: fortalecer a capacidade de resposta do sistema às doenças emergentes e às endemias (dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza) 5. Promoção da saúde: elaborar e implantar a “Política Nacional de Promoção da Saúde”, promovendo a adoção de hábitos saudáveis pela população brasileira com a adoção de hábitos alimentares saudáveis, prática de atividades físicas e combate ao tabagismo; 6. Atenção básica à saúde: consolidar e qualificar a estratégia da Saúde da Família (PSF) como modelo de atenção básica e como ordenadora das redes de atenção à saúde.

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE PACTO PELA VIDA O PACTO PELA VIDA REFORÇA NO SUS O MOVIMENTO DA GESTÃO PÚBLICA POR RESULTADOS

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE PACTO EM DEFESA DO SUS DIRETRIZES:  Expressar os compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação do processo da Reforma Sanitária Brasileira;  Desenvolver e articular ações que visem a qualificar e a assegurar o SUS como política pública

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE PACTO EM DEFESA DO SUS AÇÕES:  Articulação e apoio à mobilização social, por meio da promoção e desenvolvimento da cidadania, tendo a saúde como um direito;  Diálogo com a sociedade, além dos limites institucionais do SUS;  Ampliação e fortalecimento das relações com os movimentos sociais, em especial com os que lutam pelos direitos da saúde e cidadania  Elaboração da Carta dos Direitos dos Usuários do SUS  Regulação da EC 29, com aprovação do Projeto de Lei 01/03  Aprovação do orçamento do SUS explicitando o compromisso de cada uma delas em ações e serviços de saúde.

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE EMENDA CONSTITUCIONAL 29 (EC 29/2000) 13/09/2007 Editada com o objetivo de garantir as condições necessárias para que se alcance o equilíbrio entre as demandas da população por serviços de saúde e os recursos necessários para seu financiamento. Estabelece a base de cálculo e percentuais mínimos de recursos orçamentários a serem aplicados em ações de serviços de saúde: União 10% Estados 12% Municípios 15%

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE Estimativa de gastos com saúde — Brasil — 2006 (R$ bi) Público Federal 40,78 Estadual 18,69 Municipal 19,44 Total 78,91 Privado Planos e seguros 44,88 Desembolso direto 16,41 Medicamentos 26,25 Total privado 87,54 Público-privado Total Brasil 166,45 FONTE: MS-SPO — MS-SIOPS — ANS — IBGE-POF — ESTUDOS Gilson Carvalho

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE PERCENTUAL DE GASTO PÚBLICO NO GASTO TOTAL DE SAÚDE / 2003 (WHR-2006) 81-90% = Luxemburgo, Cuba, Noruega, Islandia, Dinamarca % = Japão, Irlanda, Costa Rica, Alemanha, Estônia, Finlândia, França, Mônaco, Itália, Hungria, Espanha % = Canadá, Portugal, Áustria, Bélgica, Ucrânia % = Holanda, Suíça, Serra Leoa, Grécia ,8% = Chile, Argentina, BRASIL, Estados Unidos. 18,3-27,3% = Líbano, Uruguai, Congo.

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE Percentual aplicação em Saúde do Estado de Santa Catarina (SIOPS): 2006: em andamento (dados ainda não informados) 2005:10,79% 2004:11,24% 2003: 8,53% 2002: 5,90%

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE FEITOS SUS – BRASIL ,5 bi procedimentos (1,3 bi básicos e 1,2 bi não básicos); 600 mi consultas; 2,1 mi partos / 3,1 mi cirurgias / 10,8 mi internações; 9,2 mi TRS / 12 mil transplantes (80% públicos); 139 mi vacinas / 345 mi exames / 212 ações odontológicas; Vigilância Sanitária básica: 23 milhões ações IBGE 2005: 77 mil estabelecimentos de saúde; 70% dos privados atendem SUS; 149 mil leitos público.

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE OS GRANDES EMBATES E DESAFIOS

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE GRANDES EMBATES DA SAÚDE DIMINUIÇÃO DAS RECEITAS DA SAÚDE: Desvinculando recursos antes de atribuir à saúde; diminuição do % dos Estados de 12 para 10%. DESPESAS NÃO SAÚDE NA CONTA DA SAÚDE: Saúde servidores; saneamento; meio ambiente; merenda escolar; bolsa alimentação; assistência social; serviços de outras secretarias e ministérios.

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE GRANDES EMBATES DA SAÚDE RECURSOS HUMANOS Precarização dos contratos; terceirização ilegal; ilegalidade do código 7; dinheiro público para planos privados de saúde para servidores. Deve-se considerar também: Dicotomia entre ascensão social e remuneração; Reconhecimento social x medo do insucesso; Descompromisso dos gestores com condições de trabalho e educação permanente; Descompromisso do trabalhador da saúde: saber técnico x saber humano x compromisso com a sociedade; Castas profissionais por especialidades.

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE GRANDES EMBATES DA SAÚDE JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE Linha direta gestor + MP/ judiciário; Qualificação das demandas; Qualificação do contraditório; Decisão soberana do judiciário; MS e SES: cooperação técnica com banco de pareceres e dados sobre medicamentos e procedimentos (protocolos)

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE CERTEZAS QUE PODEMOS TER !!?? O SUS conseguiu mais direito à saúde da população; Ações e serviços de saúde foram eficientes para melhorar o viver e bem morrer de inúmeras pessoas; Ações de saúde como vacinas de pólio, sarampo, gripe, tétano, etc. evitaram mortes e sofreres; O SUS mais faz do que deixa de fazer; Já fizemos mais integralidade, fomos mais humanos e a comunidade já foi mais entusiasmada e esperançosa com o SUS.

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: POLÍTICA DE ESTADO E DESENVOLVIMENTO EIXO III CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO NA SAÚDE

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE “TODO O PODER EMANA DO POVO QUE O EXERCE POR MEIO DE REPRESENTANTES ELEITOS (Democracia Representativa) OU DIRETAMENTE (Democracia Participativa)” CF – ART.1 § ÚNICO “HOMENS E MULHERES SÃO IGUAIS EM DIREITOS E OBRIGAÇÕES...” CF 1,II, III; 5 CAPUT E I

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE “A CONQUISTA DA CIDADANIA É O EXERCÍCIO DA PLENITUDE DE DIREITOS DE TAL MODO QUE A REALIZAÇÃO PESSOAL E COMUNITÁRIA DOS INDIVÍDUOS SEJA CONSIDERADA UM VALOR ACIMA DO ESTADO” FREI BETO “CIDADÃO É AQUELE QUE TEM CONSCIÊNCIA DE DEVERES E DIREITOS E PARTICIPAR ATIVAMENTE DA SOCIEDADE” BETINHO

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE PARTICIPAÇÃO DO CIDADÃO NO MUNDO AÇÃO: O FAZER DO SER HUMANO: FAZER BEM O QUE SE TEM QUE FAZER PROPOSIÇÃO: SER PROPOSITIVO: DESCOBRIR E MOSTRAR SAÍDAS CONTROLE: CONTROLAR A NÓS, A SOCIEDADE E ESTADO: PARA TODOS SERMOS A FAVOR DAS PESSOAS, DOS CIDADÃOS

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE CONTROLE PÚBLICO: MODO COMO OS PARTICIPANTES DEVEM CONTROLAR E EXIGIR O CONTROLE DAQUILO QUE É SEU CONTROLE PÚBLICO SOCIAL: CONTROLE DA SOCIEDADE SOBRE O PÚBLICO (PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE: AÇÃO, PROPOSIÇÃO E CONTROLE) CONTROLE PÚBLICO INSITUCIONAL: CONTROLE DA INSTITUIÇÃO SOBRE ELA

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE CONTROLE PÚBLICO SOCIAL: CONTROLE DA COMUNIDADE SOBRE O PÚBLICO CS – INDIVIDUAL: PARTICIPAÇÃO DO CIDADÃO NA ATENÇÃO E NO SISTEMA CS – COLETIVO: NO CONSELHO E CONFERÊNCIA DE SAÚDE (INTERNO); PELA SOCIEDADE ORGANIZADA (EXTERNO)

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE CONTROLE PÚBLICO INSTITUCIONAL: CONTROLE DA INSTITUIÇÃO SOBRE ELA MESMA CP – INSTITUCIONAL INTERNO: AUDITORIA, OUVIDORIA, CONTROLADORIA E OUTROS DA UNIÃO, DO ESTADO OU DO MUNICÍPIO SOBRE SEU ÓRGÃO DE SAÚDE CP – INSTITUCIONAL EXTERNO: LEGISLATIVO (TC), MUNISTÉRIO PÚBLICO, JUDICIÁRIO

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE “É assegurada a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciário sejam objeto de discussão ou deliberação.” CF, ART.10 Compete ao poder público organizar a seguridade social com base nos seguintes objetivos:...caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do governos nos órgãos colegiados.” CF 194, VII “As ações e serviços de saúde devem ser organizados, entre outras com a seguinte diretriz:...participação da comunidade” CF 198

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE “Os recursos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios destinados às ações e serviços públicos de saúde e os mesmos transferidos pela união para a mesma finalidade serão aplicados por meio de fundo de saúde que será acompanhado e fiscalizado por Conselho de Saúde” CF adct §3 – ec 29 “SUS contará em cada esfera de governo com as seguintes instâncias colegiadas: conferência de saúde e conselho de saúde”. LEI 8142

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE PARTICIPAÇÃO DO CIDADÃO NA SAÚDE AS 5 ESSÊNCIAS DOS CONSELHOS DE SAÚDE: PERMANENTE DELIBERATIVO PARITÁRIO PROPOSITIVO CONTROLADOR

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE COMPOSIÇÃO DO CONSELHO: “REPRESENTANTES DO GOVERNO, PRESTADORES DE SERVIÇO, PROFISSIONAIS DE SAÚDE E USUÁRIOS...A REPRESENTAÇÃO DOS USUÁRIOS SERÁ PARITÁRIA EM RELAÇÃO AO CONJUNTO DOS DEMAIS SEGMENTOS” LEI 8142

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE COMISSÕES DO CONSELHO OBJETIVO: ASSESSORA O CONSELHO; ESSENCIAIS: A DO PLANO E A DO FINANCIAMENTO; OUTRAS ÁREAS: OBRAS, EQUIPAMENTOS, PROGRAMAS DE SAÚDE, INCENTIVO AO CONTROLE SOCIAL; MEMBROS: CONSELHEIROS (MÍNIMO 1 E SEMPRE O PRESIDENTE) E ESPECIALISTAS COOPTADOS E INDICADOS PELOS CONSELHEIROS.

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA SAÚDE (LEI 8142) CONSELHOCONFERÊNCIA CRIADO POR LEI / RESOLUÇÃO 333/03 CNS PARITÁRIO (50% USUÁRIOS E 50% GOV/PREST/PROFIS) REGIMENTO APROVADO NO CONSELHO (ORGANIZAÇÃO E NORMAS DE FUNCIONAMENTO) PERMANENTENO MÍNIMO DE 4/4 ANOS DELIBERATIVO (HOMOLOGAÇÃO DO CHEFE DO EXECUTIVO) CONVOCADA PELO PODER EXECUTIVO OU PELO CONSELHO PROPOSITIVO (FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PROPOSITIVO (DIRETRIZES PARA A FORMULAÇÃO DA POLÍTICA) CONTROLADOR (DA EXECUÇÃO DA POLÍTICA INCLUSIVE NO ECONÔMICO-FINANCEIRO) AVALIA SITUAÇÃO DE SAÚDE

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE FUNÇÕES DO CONSELHO DE SAÚDE ATUA NA FORMULÇÃO DE ESTRATÉGIAS E NO CONTROLE DA EXECUÇÃO DA POLÍTICA DE SAÚDE, INCLUSIVE NOS ASPECTOS ECONÔMICOS E FINANCEIROS” LEI 8142 “O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTAÇÃO DO SUS SERÁ ASCENDENTE, DO NÍVEL LOCAL AO FEDERAL, OUVIDOS SEUS ÓRGÃOS DELIBERATIVOS” LEI 8080 – ART 36

OS PAPÉIS DO CONSELHO E DO DIRIGENTE CONSELHOGESTOR DIRIGENTE APROVA O PLANO (PRÉ- FATO) CONTROLA O PLANO, INCLUSIVE NOS ASPECTOS ECONÔMICOS E FINANCEIROS ACOMPANHA E FESCALIZA EXECUTA O PLANEJADO, CUMPRE O DELIBERADO PRESTA CONTAS DO QUE FAZ (PÓS-FATO): MEIOS, AÇÕES, RESULTADOS E QUALIDADE, DESEMPENHO ECONÔMICO E FINANCEIRO

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE NO CONSELHO DE SAÚDE: POLÍTICA PARTIDÁRIA (POLÍTICA, CORPORATIVA, RELIGIOSA, DE MOVIMENTOS)  NÃO POLÍTICA DE SAÚDE, DO SER HUMANO, DO CIDADÃO  SIM

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE CAMINHOS E AVANÇOS DA PARTICIPAÇÃO DO CIDADÃO RELAÇÃO DE ALIANÇAS: PRATICAS A DEMOCRACIA; APRENDER A NEGOCIAR, DAR DIREITO A DEFESA, ESGOTAR OS CAMINHOS DE ENTENDIMENTO FORMAIS E INFORMAIS; ESTAMOS CONSTRUINDO UMA CIVILIZAÇÃO COM PESSOAS, CIDADÃOS...É NOSSO CAMINHAR VAR SAÚDE COMO CAMINHO PARA SE CONQUISTAR A FELICIDADE!!!

XIII – CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE VIVA O SUS OBRIGADO !!!