Telemedicina e Telessaúde Formação de profissionais na saúde Luiz Roberto de Oliveira Estratégias de uso das TDICs na formação de recursos humanos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nem Pedagogia ou Andragogia HEUTAGOGIA
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Maio / 2006.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Pontifícia Universidade Católica
Universidade de Aveiro
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES.
Rosa Maria Vivona Bertolini Oliveira Maria Célia de Toledo Dubois
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Formação profissional e EAD
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Conceitos e Gerações de EAD
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
II Encontro Nacional do Programa ALI Agentes Locais de Inovação
Contato: ARQUITETURA PARA CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM SAÚDE BUCAL UTILIZANDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.
SABERES E PRÁTICAS EM EAD: FORMANDO PROFISSIONAIS ATUANTES Verônica D. L. Araújo FUNDAJ Rita Melo UFPE.
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
DEFINIÇÃO ARBITRAGEM ONLINE é a plataforma online de ensino a distância da Escola Brasileira de Arbitragem de Futebol, em apoio à aprendizagem, executada.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
Papel do Tutor em EAD.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
A Experiência de Repositórios Institucionais de Recursos Educacionais Abertos Autores: Ana Paula Bernardo Mendonça (ENSP/Fiocruz); Ana Cristina da Matta.
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
Uma Escola do Tamanho do Brasil
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ENVELHECIMENTO E SAÚDE DA PESSOA IDOSA
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
NUTES-UFRJ Laboratório de Tecnologias Cognitivas.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
O que o aluno precisa saber para estudar na modalidade EaD:  Ele é o principal responsável pelo seu aprendizado.  As disciplinas são ofertadas em um.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
GESTÃO DE TUTORIAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EAD ONLINE EM SAÚDE Andréa Soares Rocha da Silva Luiz Roberto de Oliveira Lidia Eugenia Cavalcante.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA PONTA TUTORES : CLARA ALVINO E RAFAEL HERDY Belém-Pará 13 e 14/12/12.
TIC e a Formação de Recursos Humanos Bacharelado em Informática Biomédica Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques FMRP – USP – Ribeirão Preto.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Escola Nacional de Ciências Estatísticas Escola Virtual IBGE 03/12/2010.
Transcrição da apresentação:

Telemedicina e Telessaúde Formação de profissionais na saúde Luiz Roberto de Oliveira Estratégias de uso das TDICs na formação de recursos humanos

Uso das TDICs na área da saúde A situação atual escassez de profissionais de saúde constante aumento da demanda saída: uso das TDICs  telemedicina, telessaúde, PEP, RES, informação, SAD... IS... Bioinformática  escassez de profissionais preparados para atuar na TI em saúde  cresce a demanda por formação  saída: TDICs + EaD online

Uso das TDICs na área da saúde A situação atual da EaD online existem bons resultados na saúde a demanda pode ser atendida em quantidade em qualidade esses resultados podem ser repetidos para formação profissional nas áreas de: telemedicina, telessaúde, PEP, RES, SAD... IS... Bioinformática O que falta: traçar os caminhos

Uso das TDICs na área da saúde a área da saúde necessita informações de diversos tipos oriundas de diversos locais para finalidades diversas em diferentes situações/contextos elevada produção de informações  portanto, é necessário dispor de:  profissionais capacitados  formação específica  em diversos níveis

Uso das TDICs na formação de recursos humanos – transmissão de imagens – vídeos – repositórios de imagens – repositórios de objetos de aprendizagem – realidade aumentada – realidade virtual – telepresença – animação 3D – jogos sérios As TIC permitem diversas opções para apoio à formação profissional Educação a Distância online (EaD)

A EaD online e as TDICs A partir da 3ª Geração Os fatores determinantes – internet e a web – diversas ferramentas isoladas – ambientes virtuais (AVA) fatores associados – andragogia – as inteligências múltiplas – a importância da dialogicidade – o aprendizado ao longo da vida – a ênfase na autonomia – a valorização da heutagogia – priorizar o instructional designer

A EaD online e as TDICs As palavras mágicas conectividade convergência compartilhamento cooperação empreendedorismo inovação gerenciamento uso de padrões

EaD online – um modelo NUTEDS/UFC modalidade semipresencial com forte apoio tutorial sem transposição didática com transição didática formação de conteudistas e tutores equipe de apoio tecnológico

EaD online - alguns resultados NUTEDS/UFC diversos cursos ministrados próximo de cursistas formados índice de evasão na faixa de pouco mais de 10% diversas parcerias (UFMA, UERJ, ANVISA) abertura para novos projetos

Formação em IS- sugestões Formação em Bioinformática deve ocorrer em vários níveis adoção de padrões parcerias e compartilhamento necessário levantar necessidades estabelecer prioridades cada HU e escola médica devem ter núcleos de Informática em Saúde e EaD online em saúde integrados

EaD online - propostas Campus Virtual de Ensino e Aprendizagem integrar os HU e escolas médicas em um Campus Virtual  “nas nuvens” adoção de um currículo mínimo parcerias e compartilhamento Políticas de implantação, disseminação e avaliação de tecnologias administração compartilhada

Bibliografia básica em Bioinformática

Luiz Roberto de Oliveira Rua: J. da Penha, 720 / Joaquim Távora / Fortaleza – CE / Cep: Tel.: /