FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ CAMPUS DE CAICÓ DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA/ CURSO: GEOGRAFIA BACHARELADO/ 2° PERÍODO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Região Metropolitana de Natal
Advertisements

AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL
6a. Série – UT 04.
INTRODUÇÃO SOB O IMPACTO DA MODERNIZAÇÃO ECONÔMICA E DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, O BRASIL PASSOU DE UM PAÍS AGROEXPORTADOR E RURAL A UM PAÍS URBANO E INDUSTRIAL.
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
Organização Territorial da Indústria no Brasil
PLANO DE GESTÃO.
Departamento de Apoio à Descentralização – DAD/SE/MS Agosto de 2005
Significado do processo de urbanização ao refletir sobre os condicionantes das mudanças sociais Produção Circulação Consumo.
Evangelina X. G. de Oliveira (IBGE)
PEA 5730 PLANEJAMENTO INTEGRADO DE RECURSOS
Conferência das Cidades Mato Grosso
Reprojeto da Estrutura Organizacional
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
A QUESTÃO METROPOLITANA E OS DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO NACIONAL
1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA
CAPÍTULO 5 – O RÁPIDO PROCESSO DA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
A VB facilita há 14 anos a rotina de trabalho das empresas no fornecimento obrigatório de Vales-Transporte aos seus funcionários.
PRP 7 ano geografia José Victor.
Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento
Urbanização Brasileira
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
Trabalho De geografia Nome = dayane Rodrygues dos Santos
Diferentes regionalizações do território brasileiro
Geografia Urbana Belo Horizonte
As caraterísticas da rede urbana portuguesa
Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor
O Projeto da Nova Regionalização para o Brasil
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Regionalização do território brasileiro
Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves
Pesquisa de Orçamentos Familiares
Câncer no Brasil - Dados dos Registros de Base Populacional Volume IV
Consequências: Saturação da infraestrutura urbana
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Regiões geoeconômicas: Divisão do Brasil por critérios econômicos
DIAGNÓSTICO DESENVOLVIDO POR ESTUDANTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO DO TERRITÓRIO LAGOA DA CONCEIÇÃO Ana Paula Gonçalves1, Elisa Kappel1, Mariana Girardi1, Mariana.
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA
Elaboração e Análise de Projetos
DESAFIOS PARA ÁREAS METROPOLITANAS
MUDANÇA DE ROTA – BLOG NOVO Anotar na agenda
E.E. 20 DE AGOSTO 2º BIMESTRE – GEOGRAFIA Prof. Ronaldo – 7º ano
Setor primário A teoria dos três setores - década de 30.
Urbanização brasileira
Período: 14/09, 05/10 e 19/10 de 2009 Orientadores: Maria Adélia da Silva Guimarães Júlio Claro Disciplina: Segurança em Centros Urbanos Seminários PÓS-GRADUAÇÃO.
Urbanização brasileira
COLÉGIO Professora: Paula Aluna: Ana Laura Ano: 5º.
Urbanização mundial e brasileira
URBANIZAÇÃO Estrutura, Hierarquia e Problemas Urbanos
LIÇÕES DE URBANISMO Aula 1 por LUIZ CARLOS TOLEDO UERJ – DISCIPLINA DE URBANISMO.
Rede Urbana.
Universidade do Estado da Bahia Curso: Licenciatura em Ed. Física Disciplina: Políticas Públicas de Esporte e Lazer Docente: Luiz Rocha Componentes: Adilton.
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
PANORAMA INSTITUCIONAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA Jaqueline Dias Ribeiro.
Urbanização Brasileira
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
A REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Fonte: IBGE Elaboração MP PIB (% aa) 94,1% executados até dez/ ,1% 21% executados até dez/ % R$ bilhões PAC 1 – PAC 2 –
REDE URBANA Cidades que tem relações comerciais, culturais, financeiras, industriais, políticas entre si e que geralmente estão sob o comando de uma.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
1 A pesquisa: Procurou identificar as concepções, formatos, abrangência, e instrumentos das políticas, procurando avaliar o desenvolvimento e as possibilidades.
Diferentes divisões regionais. Podemos estudar as superfícies de países, estados, cidades ou qualquer parte do planeta dividindo em regiões geográficas.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ CAMPUS DE CAICÓ DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA/ CURSO: GEOGRAFIA BACHARELADO/ 2° PERÍODO DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DOCENTE: GLEYDSON PINHEIRO ALBANO Regiões de Influência das CIDADES 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ CAMPUS DE CAICÓ DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA/ CURSO: GEOGRAFIA BACHARELADO/ 2° PERÍODO DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DOCENTE: GLEYDSON PINHEIRO ALBANO Regiões de Influência das CIDADES 2007 Caicó-RN, 15 de outubro de 2012

DISCENTES: ANA BEATRIZ DE BRITO CAMILA CRISTINA DE MEDEIROS SUÊRDO PONCIANO DE OLIVEIRA VANESSA DE MEDEIROS BATISTA

INTRODUÇÃO A presente delimitação das regiões de influência das cidades dá continuidade a tradição do IBGE de estudar a rede urbana brasileira, e visa construir um quadro nacional, apontando as permanências e as modificações registradas nesta rede, no início do Século XXI, e procurando ver “como as ações do presente incidem sobre objetos vindos do passado” (SANTOS,1999, P. 60)

Objetivos Gerais  Hierarquizar os centros urbanos  Delimitar as regiões de influência associadas aos centros urbanos Específicos  Subsidiar o planejamento e as decisões quanto a localização das atividades econômicas de produção e consumo, e dos equipamentos sociais. Exemplo dos de educação e saúde. As cidades são os locais onde mais racionalmente se podem instalar os serviços sociais básicos destinados ao atendimento da população de toda uma região.

Redes hierárquicas  Definidas a partir da análise da gestão pública e empresarial que mantêm relações de controle e comando entre centros urbanos, propagando decisões, definindo relações e destinando investimentos. Redes não-hierárquicas  Definidas a partir da análise das relações horizontais entre as cidades, de complementaridade, que podem ser explicitadas pela especialização produtiva, pela divisão funcional de atividades, e pela oferta diferencial de serviços.

Centros de Gestão do Território  Cidades onde se localiza grande diversidade de órgãos do Estado e sedes de empresas, e a partir das quais são tomadas decisões que afetam direta ou indiretamente um dado espaço. Gestão Federal + Gestão Empresarial Equipamentos e Serviço _________________________________ Centros de Gestão do Território

Centros de Gestão do Território Ligações foram estudadas com base em dados secundários Demais cidades Pesquisa direta, levantando informações sobre busca de bens e serviços Delimitação das regiões de influência

* O estudo Regiões de Influência das Cidades mostra as redes formadas pelos principais centros urbanos do País, baseadas na presença de órgãos do executivo, do judiciário, de grandes empresas e na oferta de ensino superior, serviços de saúde e domínios de internet. * As áreas de influência dos centros foram delineadas a partir da intensidade das ligações entre as cidades, com base em dados secundários e os obtidos no questionário específico. Foram identificadas 12 redes de primeiro nível. As cidades foram classificadas em cinco níveis, por sua vez subdivididos em dois ou três subníveis. A REDE URBANA BRASILEIRA

1 Metrópoles: São os 12 principais centros urbanos do País, que caracterizam-se por seu grande porte e por fortes relacionamentos entre si, além de, em geral, possuírem extensa área de influência direta. O conjunto foi subdividido em três subníveis: HIERARQUIA DOS CENTROS URBANOS

São Paulo, o maior conjunto urbano do País, com 19,5 milhões de habitantes, em 2007, e no primeiro nível da gestão territorial. a) Grande metrópole nacional: Fonte: Google imagens.

b) Metrópole nacional: Rio de Janeiro Brasília Fonte: Google imagens.

c) Metrópole: Fortaleza Curitiba

2 Capital Regional: Integram este nível 70 centros que, como as metrópoles, também se relacionam com o estrato superior da rede urbana. Com capacidade de gestão no nível imediatamente inferior ao das metrópoles, tem área de influência regional, sendo referidas como destino, para um conjunto de atividades, por grande número de municípios. Este nível também tem três subdivisões: a) Capital regional A; b) Capital regional B; c) Capital regional C.

3 Centro sub-regional: Integram este nível 169 centros com atividades de gestão menos complexas, dominantemente entre os níveis 4 e 5 da gestão territorial; têm área de atuação mais reduzida, e seus relacionamentos com centros externos à sua própria rede dão-se, em geral, apenas com as três metrópoles nacionais. Estão subdivididos em dois grupos: a) Centro sub-regional A; b) Centro sub-regional B. HIERARQUIA DOS CENTROS URBANOS

4 Centro de zona: Nível formado por 556 cidades de menor porte e com atuação restrita à sua área imediata; exercem funções de gestão elementares. Subdividem-se em dois grupos: a) Centro de zona A; b) Centro de zona B. HIERARQUIA DOS CENTROS URBANOS

5 Centro local: As demais cidades cuja centralidade e atuação não extrapolam os limites do seu município, servindo apenas aos seus habitantes, têm população dominantemente inferior a 10 mil habitantes (mediana de habitantes). HIERARQUIA DOS CENTROS URBANOS

Foram identificadas 12 redes urbanas de primeiro nível: Foram identificadas 12 redes urbanas de primeiro nível: REGIÕES DE INFLUÊNCIA Para definir os centros da rede urbana brasileira, buscam-se informações de subordinação administrativa no setor público federal, no caso da gestão federal, e de localização das sedes e filiais de empresas, para estabelecer a gestão empresarial. A oferta de equipamentos e serviços – informações de ligações aéreas, de deslocamentos para internações hospitalares, das áreas de cobertura das emissoras de televisão, da oferta de ensino superior, da diversidade de atividades comerciais e de serviços, da oferta de serviços bancários, e da presença de domínios de Internet. Exemplo: Manaus.

REGIÕES DE INFLUÊNCIA: MANAUS

REGIÕES DE INFLUÊNCIA: BELÉM

REGIÕES DE INFLUÊNCIA: FORTALEZA

REGIÕES DE INFLUÊNCIA: RECIFE

REGIÕES DE INFLUÊNCIA: SALVADOR

REGIÕES DE INFLUÊNCIA: BELO HORIZONTE

REGIÕES DE INFLUÊNCIA: RIO DE JANEIRO

REGIÕES DE INFLUÊNCIA: SÃO PAULO

REGIÕES DE INFLUÊNCIA: CURITIBA

REGIÕES DE INFLUÊNCIA: PORTO ALEGRE

REGIÕES DE INFLUÊNCIA: GOIÂNIA

REGIÕES DE INFLUÊNCIA: BRASÍLIA

RELAÇÕES ENTRE AS REDES E ENTRE OS CENTROS DE MAIS ALTO NÍVEL Na conformação de rede urbana, coexistem redes hierárquicas e não- hierárquicas, que são caracterizadas por ligações horizontais, sendo as noções de interação, especialização, complementaridade e sobreposição necessária para compreender a hierarquia urbana.

A gestão federal, gestão empresarial, as ligações aéreas e as ligações rodoviárias de transporte coletivo são exemplos de interação entre os centros de nível metropolitano. A gestão federal, gestão empresarial, as ligações aéreas e as ligações rodoviárias de transporte coletivo são exemplos de interação entre os centros de nível metropolitano. Gestão federal - têm estrutura hierárquica e Brasília é o grande centro de coordenação do país. Gestão federal - têm estrutura hierárquica e Brasília é o grande centro de coordenação do país. Gestão empresarial - a rede, embora mais complexa, é dominantemente hierárquica. São Paulo, concentrador de grandes empresas é o grande centro de comando. Gestão empresarial - a rede, embora mais complexa, é dominantemente hierárquica. São Paulo, concentrador de grandes empresas é o grande centro de comando. Ligações aéreas intermetropolitanas estão condicionadas pela forma de organização do setor no país, com um hup pricipal em São Paulo e secundário em Brasília Ligações aéreas intermetropolitanas estão condicionadas pela forma de organização do setor no país, com um hup pricipal em São Paulo e secundário em Brasília As ligações de ônibus invertem o padrão interior, as principais têm forte associação regional, as primeiras ligações desenham três grupos, um ao norte, Belém, Fortaleza, Recife e Salvador; o segundo de Goiânia e Brasília; e o terceiro, com foco em São Paulo, reúne Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. As ligações de ônibus invertem o padrão interior, as principais têm forte associação regional, as primeiras ligações desenham três grupos, um ao norte, Belém, Fortaleza, Recife e Salvador; o segundo de Goiânia e Brasília; e o terceiro, com foco em São Paulo, reúne Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

São Paulo é uma grande metrópole nacional e apresenta as relações empresarias mais intensas com seu entorno, compreendendo o estado de São Paulo, o do Rio de Janeiro, o sul de Minas Gerais e o norte do Pará, mas mantém vínculos em todas as Unidades da Federação, e com todos os centros até o nível de Capital regional B. São Paulo é uma grande metrópole nacional e apresenta as relações empresarias mais intensas com seu entorno, compreendendo o estado de São Paulo, o do Rio de Janeiro, o sul de Minas Gerais e o norte do Pará, mas mantém vínculos em todas as Unidades da Federação, e com todos os centros até o nível de Capital regional B. As duas metrópoles nacionais, Rio de Janeiro e Brasília, ainda que menos intenso, também apresentam relações com todo o território. As duas metrópoles nacionais, Rio de Janeiro e Brasília, ainda que menos intenso, também apresentam relações com todo o território. São Paulo, grande metrópole nacional – Fonte : google imagens.

Resultados Gerais da Pesquisa: Questionário aplicado em 4625 municípios Questionário aplicado em 4625 municípios Temas investigados Temas investigados Transporte público – ligações regulares Deslocamento para: Deslocamento para: Aeroportos Aeroportos Ensino Superior Ensino Superior Compra de bens Compra de bens Serviços de saúde Serviços de saúde Lazer Lazer Comunicações – local de edição de jornais Comunicações – local de edição de jornais

Resultados Gerais da Pesquisa:

Mapa 61 - Densidade de domínios de Internet - Brasil

IBGE. Regiões de influência das cidades Rio de Janeiro, Referências