Sociedade dos indivíduos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Unidade A sociedade dos indivíduos
Advertisements

Pierre Bourdieu.
A minha vida te entreguei Pois eu preciso só de ti
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
I) SOLTEIROS (25 minutos) 1) Tem gente que diz que eu escolho demais, mas eu quero o melhor e tenho meus critérios, estou errado?
Talcott Parsons | Teoria sistêmica
Cenas Juvenis: punks e darks no espetáculo urbano Helena Wendel Abramo.
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Família Professor: Cordeiro.
O ser humano natureza ou cultura?
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade Professora Dra. Silvia Casa Nova PAE Suilise Berwanger Wille.
S OCIEDADE, E CONOMIA, P OLÍTICA E E DUCAÇÃO : R ELAÇÕES RECÍPROCAS. José Roberto O. dos Santos Fundamentos sociopolíticos e econômicos da educação.
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
RAMOS DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
PROGRAMA Etapa 1 Panorama do fomento e incentivo à cultura Etapa 2 Maturando a ideia Modelando o conceito Escrevendo o projeto.
REDE DE APOIO - refletirmos sobre o contexto em que estamos inseridos e as relações que podemos estabelecer a partir desse lugar no qual, nos relacionamos.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Conceitos básicos Conceitos básicos O que estuda? O que estuda? Qual a finalidade? Qual a finalidade? Qual metodologia? Qual metodologia? Prof Dr. Robson.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
Gênero e Sexualidade e direitos humanos infanto-juvenis Antonio Sardinha Jornalista, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Comunicação.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
PARTIDOS POLÍTICOS E ELEIÇÕES. Escolher seus líderes foi a primeira prática política dos homens. Os partidos políticos nasceram da necessidade sentida.
Ética e Cidadania Prof. Vonei Cene Ética e Civilização: na sociedade tecnológica! Aula 2.
ÉTICA E MORAL
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Alguns problemas sociológicos
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
Introdução às Ciências Políticas Atividade 6 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: ação coletiva.
Historia Prof:. RAQUEL DE ABREU MARQUES 2°A Revolução Industrial E.E.M Plácido Aderaldo Castelo Pacujá-ce 11/2013.
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
INCLUSÃO E GESTÃO ESCOLAR Brasília – março de 2010.
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
1 COMPETÊNCIA 3: (RH´s 04, 05 & 06) “Conhecer as ferramentas utilizadas para o processo de revaloração qualitativa da cultura organizacional.”
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Projeto: Vanguardas Europeias
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Objetivos e Motivação Quando estudei a área de Tradução Audiovisual com ênfase em Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), a presente pesquisadora.
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
Individualismo e Coletividade
A instrumentalidade no trabalho do assistente social
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO História dos precursores da sociologia Luciano Mendes.
A Prima Vera Uma história de: Juca. 2 Quando eu era mais pequeno, achava que a Prima Vera era uma pessoa…
Ressignificando relações em benefíco da Sociedade e do Meio Ambiente Miguel Bahiense Presidente Caxias do Sul, 2 de junho, 2015.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
Acadêmicas: Ana Paula Dayane Héllen Haline. JEAN CLAUDE PASSERON.
A Pastoral Urbana possui um caráter urgente e inevitável e só levando a sério esse trabalho é que seremos efetivamente fiéis ao espírito de Aparecida.
Profa. Relma Urel Carbone Carneiro Aula: Ser professor: imagens e auto-imagens Referência: ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis,
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
O SENTIDO HISTÓRICO DO CONCEITO DE POLÍTICA. POLIS Polis, era na Grécia, a cidade onde viviam os cidadãos ( politikos) livres, com dois direitos: isonomia.
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
Transcrição da apresentação:

Sociedade dos indivíduos Paleolítico Médio: 100 mil a 40 mil anos a. C. Neolítico; 10 mil a 5 mil a. C.

Pequenos exemplos sociais Vem para minha ala que hoje nossa escola vai desfilar. Vem fazer história que hoje é dia de gloria nesse lugar. Vem comemorar, escandalizar ninguém, vem me namorar, vou te namorar também. Vamos pra avenida desfilar a vida carnavalizar.

Pequenos exemplos sociais O sol nasce e ilumina as pedras evoluídas que cresceram com a força de pedreiros suicidas. Cavaleiros circulam vigiando as pessoas, não importa se são ruins, não importa se são boas. A cidade se apresenta o centro das atenções.

Pequenos exemplos sociais Não se anda por onde gosta, mas por aqui não tem jeito todo mundo se encosta. Ela some, ela é um ralo de gente, ela é linda, mas, não tem nome, é comum e é normal. Sou mais um no Brasil da Central, da minhoca de metal que entorta as ruas. Como um Concorde apressado cheio de força, o avião do trabalhador

Marco inicial do termo indivíduo A Igreja do Castelo de Wittenberg, berço da Reforma Protestante do século 16 Londres (Inglaterra) século XVIII

Sociedade / indivíduo Sociedade – normas, costumes e valores O que é comum socialmente - Leis, hábitos, língua, processo histórico comum e moeda. As circunstâncias criam o indivíduo e o indivíduo cria as circunstâncias.

Problemas individuais e problemas sociais

Acontecimentos de escala global Atentado em 11 de setembro de 2001 ao Word Trade Center

Acontecimentos de escala global Crise do Petróleo - 1973

Acontecimentos de escala global Crise de 1929

Diferenças nas formas e nos meios de socialização Na forma - Igreja, Família, Escola, Agremiação política No meio – Internet, redes sociais, rádio e televisão Cada período histórico ou época , tem diferentes formas de socialização, o que acaba interferindo nos valores sociais.

Karl Marx – Os indivíduos e as classes sociais Existência em grupo Indivíduo = capitalismo As relações individuais são definidas pelas classes sociais A luta se desenvolve a medida que, o grupo procura satisfazer suas necessidades

Émilie Durkhein, as instuições e o indivíduo A sociedade prevalece sobre o indivíduo A s transformações dos costumes e normas nunca são feitos individualmente Anomia – Falta de normatização

Max Weber – O Indivíduo e a Ação Social A sociedade é o conjunto de ações individuais Ação social é a comunicação e relação do indivíduo para com os outros A ação social não é homogenia ou influenciada São quatro os tipos de ações: Ação tradicional, Ação afetiva, Ação racional com relação a valores, Ação racional com relação a fins

Norbert Elias: O conceito de configuração Não existe separação entre indivíduo e sociedade Liberdade individual é possível em uma sociedade livre Uma sociedade com história, cultura e educação possibilita o trabalho, a diversão o estudo Conceito de configuração – relação de interdependência.

Pierre Bourdieu – Conceito de habitus Articula práticas cotidianas com as condições de classe Habitus primário: família e escola Habitus secundário: soma de experiências do indivíduo inserido na classe social