DP0359-BIODIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL Prof. Ignacio Pablo Traversa Tejero 2016 - 1. Semestre 4 Créditos 1.

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Transcrição da apresentação:

DP0359-BIODIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL Prof. Ignacio Pablo Traversa Tejero Semestre 4 Créditos 1

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4 Níveis de organização e hierarquia ecológica. Relação entre fatores físicos e biológicos. Interações entre espécies. Ciclos biogeoquímicos. Poluição. Sustentabilidade na agricultura. Agricultura orgânica. Utilização de conceitos ecológicos em Agroecologia. Ementa

5 Analisar os principais conceitos, definições e os desdobramentos relacionados à biodiversidade e ao desenvolvimento sustentável. - Diferenciar crescimento de desenvolvimento. - Propor formas de desenvolvimento sustentável. - Reconhecer a importância da Biodiversidade Regional Pampa - Estabelecer conceitos sobre Agroecologia. Objetivos Específicos Geral

6 O desenvolvimento do conteúdo programático será através de aulas expositivas dialogadas, com a utilização de quadro e projetor multimídia (datashow). Trata se de uma matéria ministrada de maneira Presencial, as aulas são o resultado da apresentação, da discussão, e da reflexão no tempo da aula, isso significa que a aula não será entendida como o somatório dos slides. Estudos dirigidos, seminários, utilização de recursos de informática (uso de computador e internet em até 20% da carga horária) e artigos científicos referentes à disciplina. Metodologia

7 A avaliação do aprendizado será feita através de três avaliações a respeito dos assuntos tratados nas aulas teóricas. Média Final = Nota 1ª Avaliação + Nota 2ª Avaliação + Nota 3ª Avaliação Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem

8 Pautas e Critérios para avaliar os Seminários Terceira avaliação Grupo de 2 alunos, (total de grupos 9) (i) 2 pontos. Tema trabalhado em aulas ou relacionado (20 pontos). (ii) 2 pontos. Esclarecimento prévio dos Itens a serem desenvolvidos e Clareza de exposição. (iii) 2 pontos. Tempo de exposição ( minutos) e Propor soluções ao problema (Sustentabilidade). (iv) 2 pontos. Gerar dinâmica interativa final e citar as fontes de informação consultadas. (v) 2 pontos. Respostas às perguntas finais.

9 Atividades de Recuperação Preventiva do Processo de Ensino-Aprendizagem Atividade de recuperação serão realizadas, sendo sua nota substitutiva da avaliação original. A(s) prova(s) de segunda chamada serão oportunizadas para o discente que apresentar justificativa legal em um único dia, antes da prova final, e independente do número de provas a serem recuperadas pelo discente. Vale ressaltar que somente será aplicada a avaliação, sendo que o discente receberá falta nos dias que faltou a(s) avaliação(ões).

10 Básica RICKLEFS, R. E. A economia da natureza. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. TOWNSEND, C. R., BEGON, M, HARPER, J. L. Fundamentos em ecologia. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, p. BARBIERI, J. C. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da Agenda ed. Petrópolis: Vozes, p. Complementar BENEDITO BRAGA & IVANILDO HESPANHOL & JOAO G. LOTUFO CONEJO & ET AL. Introdução à Engenharia Ambiental. São Paulo. Prentice-Hall. Edição: 2ª p MAY, M. C. L.; VINHA, V. Economia do meio ambiente: teoria e prática. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier SCOTTO, G., CARVALHO, I. C. M. GUIMARÃES, L. B. Desenvolvimento sustentável. 4. ed. Petrópolis: Vozes, p. VEIGA, J. E., ZATZ, L. Desenvolvimento sustentável, que bicho é esse? Campinas: Autores Associados, p. VERNIER, J. O meio ambiente. 9. ed. Campinas: Papirus, p. Bibliografia

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19 Tome uma folha e de maneira individual e sem colocar seu nome responda: 1)Que significa para você sustentabilidade? 2)Quais são os níveis da biodiversidade o que entende por esse conceito? 3)Defina o meio ambiente 4)Estabeleça o que é uma bacia hidrográfica e sua importância 5)Segundo sua visão como caracteriza ao Bioma Pampa (responda várias características) 6)A nível da Vitivinicultura, que práticas seriam impactantes (negativas) ao meio? 7)Que práticas poderiam ser sustentáveis no processo de Viticultura e Vinicultura? Diagnóstico

Sustentabilidade e Níveis organização, Hierarquías Ecologicas Professor Ignacio Pablo Traversa Tejero 20

21 Sustentabilidade vem do latim sustentare que significa suster, suportar, conservar em bom estado, manter, resistir. Nos dicionários em português, sustentar significa impedir a ruína, resistir, manter, conservar a mesma posição, suster-se, manter o nível apropriado. Sustentável é tudo que é capaz de ser suportado, mantido.

22 1) adaptabilidade – está relacionada com a flexibilidade do sistema, é a capacidade do sistema de encontrar novos níveis de equilíbrio, caracterizada pelas flutuações de suas variáveis.

23 2) diversidade – a diversidade permite a complexidade. É do grau de complexidade de sua rede de relações que depende a estabilidade de um sistema (Nolasco, 1999). A diversidade possibilita a manutenção, em níveis favoráveis, dos benefícios proporcionados pelo sistema, ao longo do tempo.

24 3) eqüidade – é entendida como a capacidade do sistema de distribuir de forma justa os benefícios, produtos e serviços gerados, garantindo padrões mínimos de qualidade de vida (Nolasco, 1999). A eqüidade apresenta dupla dimensão: intrageracional e intergeracional. A primeira está relacionada com a disponibilidade de um sistema mais seguro para a sociedade e a segunda pode ser definida como a satisfação das necessidades presentes sem comprometer a capacidade das futuras gerações de garantirem suas próprias necessidades.

25 4) resiliência – é a capacidade do sistema de retornar ao estado de equilíbrio ou manter o potencial produtivo depois de sofrer perturbações graves. Essa resiliência opera dentro de certos limites. Se a magnitude de uma perturbação excede a esses limites, o sistema não é capaz de retornar à condição inicial. Os limites da resiliência são diferentes para os distintos sistemas (Kageyama, 1989 apud Carvalho, 1993).

26 5) Manutenção ou durabilidade – é a capacidade de conservação do sistema ao longo do tempo.

Onde está a sustentabilidade?

Tendencias atuais dissolução das fronteiras políticas e econômicas ao desenvolvimento do capitalismo globalizado e desregulamentado (Hirst; Thompson, 1998) emergência de “novas” fronteiras ambientais que não podem ser desconsideradas em longo prazo por este modo de produção (Altvater, 1999).

Desterritorialização de empresas e conglomerados industriais Para países com oferta de condições operacionais favoráveis: - melhores preços da força de trabalho, - economia de transportes e recursos de infra-estrutura, - baixa preocupação pelas legislações trabalhista e ambiental. Novas formas de organização da produção: - mais flexíveis, - baseadas no modelo fordista, - adaptada às flutuações das demandas de produtos e serviços, - vantagens comparativas dos locais do mundo (Chesnais, 1996).

Desigualdade social- degradação ambiental Modo de produção hegemônico (residir próximo às indústrias poluidoras, lixões, margens dos cursos de água e áreas com elevada declividade). Grupos de piores condições socioeconômicas ficam mais expostos aos riscos ambientais (Maccariello, 2002).

Desenvolvimento sustentável Condição ambiental que implica empreendimento humano que é: – socialmente justo, – economicamente viável e – ecologicamente correto.