Instrumento de planejamento de longo prazo - horizonte de 2040 e propostas intermediárias para Desafio central – Construção de um futuro que mantenha e desenvolva o dinamismo e a competitividade econômica e que garanta a qualidade de vida. Resultado – Organização de Carteira de Projetos com projetos e ações para atingir o futuro desejado, equacionar os gargalos existentes e potencializar as vantagens competitivas do território da MMP.
PAM Abrangência do PAM
Eixos Estratégicos 1.Conectividade territorial e competitividade econômica. 2.Coesão territorial e urbanização inclusiva. 3.Governança metropolitana.
Conectividade e Competitividade Melhorar o ambiente de investimentos e negócios, a qualidade das infraestruturas e a eficiência dos serviços para atração de investimentos e emprego. Promover inovação e atrair setores e atividades de maior densidade tecnológica. Ampliar a formação de capital humano. Assegurar a conectividade do sistema urbano com investimentos em logística e transporte e infraestrutura. Equilibrar a distribuição de oportunidades econômicas no território. Promover a sustentabilidade ambiental e apoiar a implementação das metas da Política Estadual de Mudanças Climáticas – PEMC. Promover mudanças na matriz de transportes.
Coesão Territorial e Urbanização Inclusiva Converter diferenças territoriais e regionais em vantagens competitivas visando a coesão territorial. Implementar processo de urbanização ambientalmente integrado com diminuição das desigualdades socioespaciais. Implementar políticas focalizadas privilegiando ação em urbanas informais. Melhorar as unidades de HIS existentes e promover a produção de novas unidades. Recuperar áreas degradadas e coibir novas ocupações.
Governança Metropolitana Instituir modelos de pactuação política para implementação de objetivos, projetos e ações. Adotar mecanismos que estimulem a coesão e a convergência de interesses entre agentes do desenvolvimento regional. Fortalecer a ação local pela implantação de instrumentos de regulação urbana e de aperfeiçoamento da gestão local. Estimular a adoção de políticas fiscais que aumentem a capacidade de investimento dos municípios metropolitanos.
Macrometrópole em Números Maiores portos e aeroportos e melhor complexo rodoviário do País. 60% do comércio internacional do ESP são embarcados ou desembarcados via Porto de Santos. O Aeroporto Internacional de Guarulhos é o principal e mais movimentado da AL – 33 milhões de passageiros em São: km de rodovias km de ferrovias km de hidrovias 36 aeroportos 2 portos km de dutos
PAM Carteira de Projetos
Implantação do SIM - VLT da RM Baixada Santista Nova ferrovia e nova rodovia (carga e passageiros) São Paulo-Baixada Santista/Porto de Santos Ligação ferroviária - margens esquerda e direita do Porto de Santos (Ferradura) Conclusão do Ferroanel - Tramo Norte Implantação de Plataformas Logísticas Periféricas junto ao ferroanel Perimetral Porto de Santos (margem esquerda e direita) Articulação e ligação ferroviária margem esquerda e direita do Porto de Santos(Ferradura) Orientação para uso e ocupação do solo municipal Sistema hidroviário da Baixada Santista (canais do estuário) Túnel Santos - Guarujá Rede de centros logísticos ao longo das vias de acesso ao Porto de Santos Sistema de agilização tributária e alfandegária Vetor de Desenvolvimento Caminho do Mar
Integração do Aeroporto de Viracopos com o transporte de cargas e de passageiros sobre trilhos Trem regional de passageiros Sorocaba-Campinas- Paulínia Nova ferrovia para contêineres ligando as plataformas logísticas remotas -Sorocaba, Campinas e São José dos Campos Ampliação do Aeroporto de São José dos Campos Duplicação da Rodovia dos Tamoios (trecho de Serra) e obras do Contorno Novo Contorno Norte de Campinas Duplicação da SP 324 (Anhanguera-Viracopos) Ampliação da SP 075 (Indaiatuba-Sorocaba) Modernização e ampliação do Porto de São Sebastião Vetor de Desenvolvimento Perimetral da MMP
Articulação dos sistemas de trens regionais com a rede de estações metroferroviárias da RMSP Rede metroferroviária (2020 e 2040) Conclusão do ferroanel - trechos Norte e Sul Integração do Aeroporto de Guarulhos com transporte de cargas Integração do Aeroporto de Guarulhos ao MSP com transporte de passageiros sob trilhos: Linha 13 - Jade e Trem Regional São Paulo-São José dos Campos Implantação de Plataformas Logísticas Periféricas junto ao ferroanel Projeto Tietê 3ª Etapa ( ) Projeto Tietê - 4ª Etapa ( ) Programa de corredores de ônibus metropolitanos da EMTU Hidrovia Metropolitana (1ª e 2ºetapas) Implantação de Plataformas Logísticas Urbanas (8 plataformas) Corredor de Ônibus Metropolitano Tucuruvi-Guarulhos Revisão e ampliação do Sistema Viário Metropolitano (Sivim) PDMAT 3: Terceiro Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia do Alto Tietê Vetor de Desenvolvimento RMSP
Trem regional de passageiros São Paulo-Americana-Limeira Trem regional de passageiros Campinas-Piracicaba Integração do Aeroporto de Viracopos com o transporte de cargas e de passageiros sobre trilhos Integração ferroviária com a Hidrovia Tietê-Paraná no Porto Ártemis Nova ferrovia de contêineres para carga unitizada Orientação para uso e ocupação do solo municipal Plataforma remota de Campinas Articulação em rede dos centros logísticos (Anhanguera e Bandeirantes) Articulação ferrovia de carga a granel com o ferroanel norte na RMSP Sistema de monitoramento informatizado da carga Plano de obras viárias (Marginais da Anhanguera e Vicinais) Vetor de Desenvolvimento Bandeirantes
Sequenciamento dos Projetos Periodização: curto – até 2020 médio – até 2030 longo prazo – até 2040 Projetos Estruturantes São decisivos para operacionalizar a estratégia de desenvolvimento regional. Ganham maior alcance e eficácia, se fizerem parte de um agrupamento de projetos sinérgicos com capacidade de transformação do Vetor. Projetos Associados São iniciativas que se agregam ao Projeto Estruturante, porém de importância mais restrita à determinada dimensão, escala ou região geográfica. A associação de projetos contribui, de forma sinérgica, para o alcance dos resultados previstos para o os projetos estruturantes. Projetos Complementares Se caracterizam por serem iniciativas de importância mais restrita ao conjunto da região, mas que contribuem de forma sinérgica para o maior alcance dos resultados previstos para o vetor. Importância estratégica Encadeamento lógico Interdependência entre projetos Regras de precedência Cronologia estimada para inicio da operação Sinergia entre projetos: estruturantes; associados; e complementares Sequenciamento dos Projetos
NOMEPERIODO TOTAL/VETOR VETOR TERRITORIAL RMSP , , , ,00 BANDEIRANTES , , ,0 VALE DO PARAÍBA 7.419, ,70250, ,00 CAMINHO DO MAR 3.188, , ,70 SOROCABA 8.115, , ,00 PERIMETRAL DA MMP 7.228, , ,00 SUB TOTAL , , , ,70 VETOR SISTÊMICO SANEAMENTO E RECURSOS HIDRICOS , , ,80 DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL 2.319, SUB TOTAL , , ,30 TOTAL DA CARTEIRA , , ,960 Estimativas de custos
Natureza do Investimento NOME-NATUREZA DO INVESTIMENTO 2020 VETOR TERRITORIALPÚBLICOPRIVADOPPPCONCESSÃO RMSP 6.900, , ,0 BANDEIRANTES , ,0 VALE DO PARAÍBA 846, ,34.200,0 CAMINHO DO MAR 2.123, ,0 SOROCABA ,34.302,0 PERIMETRAL DA MMP 3.678, SUB TOTAL , , ,00 VETOR SISTÊMICO SANEAMENTO E RECURSOS HIDRICOS ,62378,22 DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL 2.319,43 SUB TOTAL ,032378,22 TOTAL/NATUREZA , , ,22 TOTAL DA CARTEIRA ,20