Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA
Advertisements

Investidores A Bolsa de Valores classifica os investidores atuantes no mercado da seguinte forma: Pessoa Física Investidores Individuais Clubes de Investimentos.
Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
A BOLSA DE VALORES E O MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS
MÓDULO 7 FONTES DE FINANCIAMENTOS DAS ATIVIDADES DAS EMPRESAS.
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 1
“Investimentos – Parte 2 ”
“Investimentos - Parte 1”
Sistema Financeiro O que é: conjunto de instituições e instrumentos de intermediação de recursos financeiros. Função : transferência de recursos dos agentes.
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO
Questões sobre SFN.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
X Analise as afirmativas que seguem: I.Somente bancos comerciais podem realizar captação de depósitos à vista. II.Não é necessário a existência de uma.
Poupança e Investimentos Disciplina: Economia e Negócios (7)
Apostila de Mercado de Capitais Uninove
Introdução às Finanças Corporativas
Departamento Economia: Mercado de Capitais Pedro Paulo H. Wilhelm 1 CAPITALISMO:Forma de organização de uma sociedade econômica, onde as decisões de produção.
Fontes de Financiamento
Mercado a Termo.
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS. DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O BCB, como Executor da Supervisão Bancária, verifica o cumprimento das.
Instituições Financeiras do SFN
Estrutura do SFN – Sistema Financeiro Nacional (2ª parte)
Valores mobiliários O art. 2 da Lei nº 6.385, de , com alterações feitas pela Lei nº , de , define como valores mobiliários: I. as.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
Sistema Financeiro.
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
UNIP Ciências da Computação e Sistemas de Informação Sistema Financeiro Nacional Professor Luiz Roberto Kallas
Introdução à Macroeconomia
e Prof.Nelson Guerra - Ano 2015 GARANTIAS: FGC  FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO.
SCBRAS AULA 3 INTERMEDIAÇÃO DOS BANCOS. INTERMEDIAÇÃO DE BANCOS Na economia existem agentes que possuem renda maior que o próprio consumo ou investidores.
2º SEM 2009 Prof. Lourival1 Mercado de Capitais Ações & Fundos.
Mercado do Títulos Público
Mercado de Capitais.
Instituições Financeiras Bancárias Bancos Comerciais Bancos Múltiplos Caixas Econômicas.
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
FRANCISCO ROSSIVALDO; EDUARDO; LUIZINHA AURILÉIA; GERSON JUNIOR; WENDEL CARLOS.
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
Mercado de Capitais Financiamento de Capital de Giro
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
- SFN - ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
MERCADO DE AÇÕES (continuação).
Mercado Futuro.
e Concurso Banco do Brasil Prof.Nelson Guerra - Ano 2014 FGC  FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Natiara Penalva Muniz Novembro de 2010
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
Mercado Financeiro e Investimentos
Mecanismos das Instituições Financeiras Cezar A.P Santos
CRÉDITO PARA AQUISIÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS 1 A contração de crédito para a aquisição de valores mobiliários ou do empréstimo de valores mobiliários,
BOLSAS DE VALORES > Operadores no mercado de capitais 1 Instituições de crédito ou “bancos” Sociedades corretoras e sociedades financeiras de corretagem.
Sociedade Anônima Características
Os intermediários financeiros 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais São fundamentais para que se possa transferir.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Moeda e Sistemas Financeiros - MBE/2007
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade III
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
MERCADO DE TÍTULOS DE CRÉDITO CETIP – CÂMARA DE LIQUIDAÇÃO E CUSTÓDIA FINANCEIRA DE TÍTULOS Local onde se custodiam, registram e liquidam.
AÇÕES Mercado de Capitais
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Prof. Luciano. - Conjunto de instituições e órgãos que regulam, fiscalizam e executam as operações relativas à circulação da moeda e do crédito.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
Mercado Financeiro 1/18 Aula 6 Produtos Financeiros ABREU FILHO, José Carlos Franco de, et alli Finanças corporativas. 9ª. edição revista. Rio de Janeiro:
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
FINANÇAS ll 1NAS6 Grupo: Guilherme Kanada Henrique Mônico Tiago Bezerra.
Transcrição da apresentação:

Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma de operações de crédito.

Bancos Comerciais ► Principais produtos de crédito: - Desconto de títulos; - Adiantamento sob caução de títulos; - Crédito pessoal; - Crédito rural; - Cheque especial; - Financiamento de capital de giro; - Operações de câmbio

Bancos Comerciais ► Prestação de Serviços: - Cobrança; - Ordens de pagamento; - Transferência de recursos; - Pagamento de cheques; - Recebimento de impostos e tarifas públicas; - Custódia de valores; - Serviços de câmbio.

Bancos Múltiplos ► Surgiram da formação dos grandes conglomerados financeiros e da necessidade de interação entre as diversas empresas de um mesmo grupo.

Bancos Múltiplos ► Os Bancos Múltiplos são aqueles formados por pelo menos duas carteiras das cinco apresentadas abaixo, sendo que pelo uma deve ser de banco comercial ou banco de investimento:

Bancos Múltiplos - Carteira Comercial (Banco Comercial); - Carteira de Investimento (Banco de Investimento) e/ou Desenvolvimento; - Carteira de Crédito, financiamento e investimento (Sociedades de Crédito Financiamento e Investimento); - Carteira de Crédito Imobiliário (Sociedade de Crédito Imobiliário); - Carteira de Arrendamento Mercantil (Leasing).

Bancos Múltiplos ► Quanto à captação de recursos: - Podem emitir CDB e RDB; - Com carteira de crédito imobiliário podem captar recursos de poupança e emitir letras hipotecárias; - Com carteira de crédito, financiamento e investimento (financeiras) podem emitir letras de câmbio; - Com carteira comercial podem captar recursos através de depósito à vista.

Banco de Investimento ► Os bancos de investimento são os principais intermediadores de crédito de médio e longo prazo para empresas. ► Envolvem-se nas seguintes operações: - Repasses de recursos oficiais de crédito provenientes do BNDES; - Repasses de recursos provenientes do exterior para financiamento de bens de produção.

Banco de Investimento ► Prestam serviços como: - Estruturação de subscrição pública de valores mobiliários (underwriting de ações e debêntures); - Estruturação de secutirização de recebíveis, isto é, transformação de valores a receber e créditos das empresas em títulos negociáveis no mercado; - Serviços de custódia; - Administração de carteiras de títulos e valores mobiliários; - Corporate finance; - Fusões e aquisições.

Banco de Investimento ► Os Bancos de investimento não podem manter contas correntes e para fazer frente às suas operações de financiamento, não provenientes de repasses, captam recursos por intermédio de emissões de CDB, RDB e instrumentos de captação de recursos no exterior.

Bolsa de Mercadorias e de Futuros (BM&F) ► O objetivo principal é desenvolver, organizar e operacionalizar mercados financeiros e agrícolas livres e transparentes, de modo a facilitar a seus membros a negociação de contratos de liquidação futura.

Bolsa de Mercadorias e de Futuros (BM&F) ► Para atingir o seu objetivo a BM&F: - Mantém local e sistemas de negociação, registro, compensação e liquidação adequados à realização de operações de compra e de venda; - Compromete-se a divulgar as transações com rapidez e abrangência; - Possui mecanismo para acompanhar e regular seus mercados.

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) ► O objetivo principal das Bolsas de Valores é proporcionar liquidez aos títulos negociados, a um preço justo, de acordo com o consenso do mercado. ► São associações civis sem fins lucrativos, cujo patrimônio é constituído pelos recursos provenientes das Sociedades Corretoras, que adquirem títulos patrimoniais, tornando-se membros das Bolsas.

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) ► Fornecem local para realização dos negócios com títulos e valores mobiliários; ► Definem regras que permitem a organização, o controle e a fiscalização dos negócios realizados. ► Definem regras para garantir que os negócios aconteçam de forma livre e transparente. ► Definem regras de modo a propiciar a continuidade dos preços e a liquidez dos negócios realizados. ► Comprometem-se a divulgar todos os negócios realizados no tempo mais curto possível.

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) ► Possui quatro mercados: - À vista; - A termo; - Opções; - Futuros.

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) ► Mercado à vista - O título objeto da negociação deve ser transferido de uma parte para a outra, mediante pagamento imediato do valor à vista (o comprador “entrega” 100% do valor da operação ao vendedor das ações).

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) ► Mercado a termo: - Envolve a negociação de uma quantidade de ações para a entrega futura, a um preço pré-fixado, resultando em um contrato entre as partes.

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) ► Mercado Futuro de Ações: - negocia contratos futuros, cujos titulares pagam ou recebem ajustes diários, dependendo da oscilação da ação que é objeto do contrato. - negocia contratos futuros, cujos titulares pagam ou recebem ajustes diários, dependendo da oscilação da ação que é objeto do contrato. As operações são feitas tendo como contraparte a Bolsa de Valores (a Bolsa é que corre o risco).

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) ► Mercado de Opções: - Negocia direitos de compra ou venda de ações, com preços e prazos de exercício pré-estabelecidos.