Elaboração de Estudos e Projetos com Ênfase em Analise Operacional em Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) Chrysthian Santiago de Araujo; Dieyner Souza;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MBA – Tecnologia da Informação e Comunicação
Advertisements

01Secretaria da Educação do Estado de São Paulo PROPOSTA – (TOMADOR RECURSOS FEHIDRO) RESUMO DO EMPREENDIMENTO Objetivo: Continuidade da implementação.
O relato do acompanhamento feito pelo PMSS Artur Felipe Wendling Brasília, 22 de novembro de 2007.
Consultoria e Produtos metas, planejamento e resultados
RELATORIO DE PESQUISA 1 Ferramentas para modelagem de sistemas e representação dos requisitos funcionais e não funcionais.
Custeio por atividades
Projeto Bahia Saneamento Emissário Submarino
Projeto da Rede Coletora de Esgoto Sanitário
CONSULTORIA EMPRESARIAL
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
PROJETO CARBONO NEUTRO
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Sistema Integrado para Gestão Portuária
Oficina de Planejamento do Complexo Hospitalar da UFRJ Grupo 4 Infra-Estrutura e Gestão.
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Integração de sistemas de supervisão e controle operacional
PROPOSTA DE ARQUITETURA CORPORATIVA DE AUTOMACAO PARA A SABESP
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
ENTENDIMENTO DO PROJETO
AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 001/2008-ADASA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A 1ª REVISÃO PERIÓDICA DAS TARIFAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO ESGOTAMENTO.
Fernando Girardi de Abreu
GAME DE SEGURANÇA Carlos Mazoco Fabiano de Albuquerque Abril de 2011.
Hospital São Paulo, HU da Universidade Federal de São Paulo SPDM – Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina IV Congresso Brasileiro de Hospitais.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
O Processo Unificado (UP)
Projeto Estratégico Institucional
Uberlândia (MG), 6 de maio de 2014
Sistemas de informação para processos produtivos
Metas – Gestão Índice de Eficiência no Prazo de Atendimento – IEPA
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
Plano de Investimento de Água
Diagnóstico do Sistema de Abastecimento de Água - SAA
- População Atendida Nº Economias de Água Nº Economias de Esgoto Nº Municípios Atendidos Água325 - Nº Municípios Atendidos.
Prefeitura Municipal de Erechim
R-01 A QUALIDADE SEM COMPLICAÇÃO ELEMENTAR CONSULTORIA EM QUALIDADE A QUALIDADE SEM COMPLICAÇÃO
SOLUÇÃO PRONIM eSOCIAL. SOLUÇÃO eSOCIAL  Obrigação Legal  Calendário Legal  Solução PRONIM eSocial  Material de Apoio Comercial PAUTA.
Advocacia e Assessoria Jurídica
PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE Iúna
NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS EM EXPANSÃO E REPOSIÇÃO DE SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO Brasília, 19 de agosto de 2015 Vitor Carvalho Queiroz Guilherme Abreu.
Claudio L. T. Rubio Quito, 06, 07 e 08 de Maio de 2009 Gerência de Controle de Perdas e Sistemas Eficiência Energética Práticas Sanasa Campinas.
Como montar banco de projetos e conteúdos para captação de recursos de Água e Esgoto Autor: Eng.ª MÁRCIA TREVISAN VIGORITO XIX Exposição de Experiências.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
P&C Cazeiro Consultoria em Gestão Empresarial. P&C Cazeiro Consultoria em Gestão Empresarial Missão Prover soluções para maximizar a excelência operacional,
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Consórcios Públicos e Tecnologias Para a Resolução do Passivo Ambiental de Resíduos Sólidos Marlon do Nascimento Barbosa.
Uso Racional da Água. Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia - SAAE A SAAE foi criada em 1969, como autarquia, tendo a denominação de Serviço Autônomo.
PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA
Implantação de Sistema Integrado de Macromedição e Pitometria (SIMP)
ANÁLISE DAS DEFICIÊNCIAS NO ABASTECIMENTO PÚBLICO E NAS INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA Thiago Garcia da Silva Santim Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
Estudo de Caso: Economia na obra a partir da concepção do projeto Autores: Vinícius Almeida Caputo Dieyner Paganini de Souza Unidade: O-DSG Chefia imediata:
ADESÃO AO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO UMA QUESTÃO CULTURAL OU SÓCIOECONÔMICA Autor: Luiz Claudio Victor Rodrigues Unidade: M-DAE Gerência: M-GCT.
APLICAÇÃO DO MODELO DE TARIFA BÁSICA OPERACIONAL – TBO ESTUDO DE CASO DO SAMAE DE JARAGUÁ DO SUL.
IMPLANTAÇÃO DA NR 32 EM HOSPITAL PÚBLICO
NOVOS PARADIGMAS EM PROGRAMAÇÃO DE PLC AUTORES Nilson Bezerra – I-DDG Divisão de Desenvolvimento e Gestão de Perdas Thiago Ferreira – R-GTI CHEFIA IMEDIATA.
USO RACIONAL DA ÁGUA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GUARULHOS-REÁGUA Claudio Medeiros Cristiane Costrov Silva Miras.
Mauricio Kato da Silva Thiago Ademir M. Oliveira.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO SEPARADOR ABSOLUTO
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Maio/2015.
Marcelo Madeira Braga Júnior Formado em tecnico de informatica industrial pelo CEFET-MG, cursando engenharia de controle e automação no centro universitario.
Projetos e Obras de Esgotamento Sanitário MUNICÍPIOS INTEGRANTES DO NÚCLEO DE DEFESA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS (NBTS) 29/04/2011 Júlio César Rocha Mota.
ÁGUA EM CAXIAS DO SUL Garantia de quantidade e qualidade nos próximos 30 anos.
USO DA REDUÇÃO DE PRESSÕES COMO POLÍTICA NA REDUÇÃO DO VOLUME DE VAZAMENTO.
Implantação de unidade de tratamento físico-químico para remoção de fósforo no efluente da ETE CIVIT II Autores: João Luis Creto Binda Juliane Giacomin.
FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA CADASTRO DE REDES EM TEMPO REAL Thiago Garcia da Silva Santim Fernando Cesar Uzan Luiz Eduardo Mendes.
Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa da CESAN Ludimila Marvila Girondoli Divisão de Gestão de Resíduos e Recursos Hídricos (M-DRH) André Luiz.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
RESULTADOS DO PROGRAMA DE CONTROLE DE PERDAS NO SAMAE DE JARAGUÁ DO SUL Autor: Ricardo Rehnolt Meyer Co-autor: Juliano Trindade de Oliveira.
Elaboração de Planos de Saneamento Básico CONCLUSÃO Semana do Meio Ambiente Goiânia/GO – 04/05 de junho de 2014 Veronilton Farias Analista de Infraestrutura.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientadora: Daniele Oliveira Pinheiro Nogueira.
Transcrição da apresentação:

Elaboração de Estudos e Projetos com Ênfase em Analise Operacional em Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) Chrysthian Santiago de Araujo; Dieyner Souza; Luciana Callegari Spavier Rech; Maria da Gloria Aubin Nascimento; Wilson Fiorotti; O-DSG/O-GES Chefia imediata: Luciana Callegari Spavier Rech;

Oportunidade percebida Dar suporte técnico na resolução dos problemas operacionais dos SES buscando melhores resultados aliados a menores custos; Aumentar o numero de estudos em carteira com intenção de captar investimentos para aplicação nas melhorias propostas.

Analise Operacional em SES Solução adotada Analise Operacional em SES É o estudo dos sistemas de saneamento existentes através de software de modelagem hidráulica que simula o funcionamento operacional do sistema. Os resultados da simulação servem para diagnosticar e propor melhorias para resolver os problemas operacionais.

Modelagem / Cadastro; Calibração; Analise Operacional; Metodologia O estudo é realizado em 3 etapas: Modelagem / Cadastro; Calibração; Analise Operacional;

Realização de topografia Modelagem / Cadastro Realização de topografia

Calibração Pitometria SWMM

Analise Operacional

Contrato 263/2009 Contrato assinado em Dezembro de 2010. Os estudos em Analise Operacional em SES iniciaram-se efetivamente em Janeiro de 2010; Parceria com a empresa contratada Ganem Engenharia; Valor do contrato: R$575.424,06.

Exemplo Estudo de caso: SES Parque das Gaivotas

Estação Elevatória de Esgoto Bruto Parque das Gaivotas

Instalação do medidor ultra-sônico - Pitometria

Utilização de equipamento medidor de vazão de esgoto

Medidor de vazão de esgoto SIGMA 910 Instalação do medidor de vazão

Calibração mais adequada

Altura das laminas de água Localização dos problemas Altura das laminas de água

Ações planejadas e direcionadas para implantação das melhorias; Cenário 2016 Cenário 2031 6 5 6 6 Implantação em 2 etapas

Benefícios da Analise Operacional Conhecer de forma ampla as bacias e sub-bacias de coleta de esgoto e elevatórias; Importância de se tomar ações baseadas em um planejamento: melhorar a eficiência dos serviços prestados; Redução dos custos operacionais dos SES;

Crescimento com Inovação,qualidade e menor custo possível! Conclusão Crescimento com Inovação,qualidade e menor custo possível!

Agradecimentos! M-GCT: M-DME M-DOE

Obrigado!! Chrysthian Santiago de Araujo Analista de Sistemas de Saneamento – CCO / O-DSG / O-GES Companhia Espírito Santense de Saneamento - CESAN Tel.:(27)2127-5411 Cel.:(27)9865-1710 e-mail: chrysthian.santiago@cesan.com.br