Elisabeth Adriana Dudziak Regina Célia Baptista Belluzzo 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias ou metodologias?.
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
Regina Célia Baptista Belluzzo
Pedagogia da pesquisa-ação
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Organização Curricular da Escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Escolha de Sofia custo d b h g f ea Receita potencial Receita efetiva Alíquotas nominais c.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Carlos Eduardo F. de Azevedo, Viviane S. Rodrigues Silva, Jorge Fernando, Christiane Coelho Santos, Maria.
SESSÃO DE ESTUDOS COM A TEMÁTICA AVALIAÇÃO
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Gerenciamento de Sala de Aula
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
GRACEMIRA SOUSA SIQUEIRA IVANILDI MORAES TELES
TÍTULO.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
MEDIAÇÃO.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
FACIMINAS – FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Política Educacional Brasileira
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
FACULDADE REGIONAL DO JACUÍPE - FARJ Práxis – ou indissociabilidade entre teoria e prática e a atividade docente PESQUISA.
Ativ_8Rosiani PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO:ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC-100H. CURSISTA=ROSIANI CORREIA ALVES.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Software Educativo Discente: Patrícia Maia Alves.
REUNIÃO DATA: 04/04/11 PAUTA:
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
TÍTULO (centralizado; fonte: arial 44)
Uso, produção e compartilhamento de mídias e tecnologias educacionais livres Atividade complementar 06 Apresentação 05.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 VI SENPEX Ciência e Tecnologia para promoção da Educação e da Vida.
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional. Webfólio Discente: Giovana Regina da Silva Professoras: Elsa Guimarães Oliveira.
Orientação de Estágio Supervisionado III 7º período noturno – 2015/2
LITERACY NA BIBLIOTECA ESCOLAR Profª Drª Eliane L. da Silva Moro – CRB10/881 Profª Drª Lizandra Brasil Estabel - CRB10/1405 São Leopoldo º Fórum.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

Elisabeth Adriana Dudziak Regina Célia Baptista Belluzzo 1

Resumo: Trata-se de texto de apoio à reflexão e discussão sobre o cenário da sociedade contemporânea, com ênfase na contribuição de uma visão integrada entre educadores e profissionais da informação no sentido da agregação de valor à competência informacional como apoio à inovação em práticas educacionais. Objetivo do artigo: Refletir sobre as inovações tecnológicas e o papel dos sujeitos da educação em um novo cenário social ressaltando a importância da integração dos educadores e profissionais da informação. 2

Visão integrada entre educadores e profissionais Stress informacional Tecnologia com educação e não tecnologia aliada à Educação Disposição do aluno para aprender Variadas formas de construção de conhecimento Capacidade de desenvolver o potencial do aluno Como trabalhar as informações? Então, segundo as autoras, o uso das TIC é um meio de ensinar ou meio de construir conhecimento? 3

Proposta educacional: Adequação do excesso de informações 4

“tecnologias são instrumentos da potencialização das capacidades humanas, a informação é um bem de valor e a educação o meio para o exercício da cidadania e do bem coletivo”. Então, depois do que falamos, o que vocês entendem da visão das autoras, do uso das TIC em educação? É um meio de ensinar ou meio de construir conhecimento? 5

Referência Bibliográfica Dudziak, Elisabeth Adriana; Belluzzo, Regina Célia Baptista. Educação, informação e tecnologia na sociedade contemporânea: diferenciais à inovação? disponível em acessado em:

Autoras: Adriana Barreto de Oliveira Siqueira- Adriana Azeredo de Souza Ribeiro – Jaqueline Dias da Silva – 7