Demografia Demos população Graphein Estudo ( CARVALHO, 1998)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Evolução da População Mundial
Advertisements

Aspectos Demográficos
Crescimento demográfico: População Mundial e do Brasil
A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA
TEORIAS POPULACIONAIS
EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL
Características e Crescimento da População Mundial.
Demografia.
Evolução da População Mundial
Pirâmide etária sexual
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
Conceitos e polêmicas atuais
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA DO BRASIL MÓDULO 01.
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Professor Hudson de Paula. Crescimento da população mundial Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
Derivada, a linguagem do movimento. A derivada expressa o ritmo da mudança instantânea em qualquer fenómeno que envolva funções. Quando se trata de corpos.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
População brasileira: rumo a estabilidade demográfica Atualidades/Geopolítica Prof. Reginaldo.
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EPIDEMIOLÓGICA
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
“POPULAÇÃO MUNDIAL” Professor Leonardo – Geografia
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Aula Teórica nº 19 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 26 Sumário: 9.3. Taxa de juro e procura agregada 9.4. Crescimento monetário.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Pós graduação em metodologia do ensino superior Disciplina : Multiculturalismo e Educação Professora: Tânia Torres.
A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII.
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL PFF Prof. Abimael Costa.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
AS CAUSAS E OS OBSTÁCULOS AO DESENVOLVIMENTO
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
POSITIVISMO E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MÓDULO 4. Augusto Comte ( ) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Aula 52: O crescimento da população brasileira 1870 a 1950 – aumentou 40 milhões (52 milhões)‏ 1950 a 1980 – aumentou 70 milhões (119 milhões)‏ 2010 –
Crescimento Populacional. Conceitos: Taxa de Natalidade; Taxa de Mortalidade; Crescimento Vegetativo; Taxa de fecundidade; Migrações;
Historia Prof:. RAQUEL DE ABREU MARQUES 2°A Revolução Industrial E.E.M Plácido Aderaldo Castelo Pacujá-ce 11/2013.
O Fim do Regime Monárquico e a Primeira República- Final do século XIX Prof. Alan.
MEIO AMBIENTE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Uso dos recursos ambientais Consciência ecológica coletiva Desenvolvimento sustentável Preocupações em SC Legislação.
Piaget (1896 – 1980) Vygotsky ( – 1934) Psicologia da Educação.
Economia Contemporânea Carlos Augusto da Silva Souza.
SUBDESENVOLVIMENTO. Problemas sociais: Baixos índices de qualidade de vida, de consumo. Elevadas taxas de miséria e mortalidade infantil. Concentração.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
CH. 60h Prof. ORIGENES A. MARTINS JUNIOR. O aluno irá participar de debates sobre a ciência econômica, desde a sua definição como ciência social, passando.
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
ESTUDO GEOGRÁFICO DA INDÚSTRIA Na Geografia associado a Nação / População / RecursosRatzel Final do Séc. XIX Associado as Teorias de Localização Weber.
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
- Introdução à Semiótica - Prof. Marcel Matias. Primeiros passos para a Semiótica O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. Semiótica.
SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO História dos precursores da sociologia Luciano Mendes.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
AULA 5 O CAPITALISMO INDUSTRIAL E A PROBLEMÁTICA URBANA Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
POPULAÇÃO MUNDIAL E SEU CRESCIMENTO. Em maio de 2006 a população mundial era de 6,800,000,000. Dados do IBGE.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
REVOLUÇÃO DEMOGRÁFICA RÉVOLUTION DÉMOGRAPHIQUE. Até ao séc. XVII, eram normais as crises demográficas, que se traduziam por elevadas taxas de mortalidade,
POPULAÇÃO REVISIONAL ENEM/2016 CIC – GEOGRAFIA. DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO DENSIDADE DEMOGRÁFICA MUNDIAL 33 habitantes por km² ÁREAS ECÚMENAS Facilitam.
Transcrição da apresentação:

Demografia Demos população Graphein Estudo ( CARVALHO, 1998)

Demografia “Em sentido amplo abrange a história natural e social da espécie humana; em sentido restrito, abrange o conhecimento matemático das populações, dos seus movimentos gerais, do seu estado físico, intelectual e moral “ (Guillard, s.d, citado por NAZARETH, 2000:65)

Demografia - enf. sp Objecto da Demografia Estudo científico da população (NAZARETH, 2000: 6)

DEMOGRAFIA Ciência social de raiz biológica que assenta em fenómenos demográficos: MORTALIDADE MIGRAÇÃO NATALIDADE

Paternidade da Demografia Achille Guillard 1855 Abriu caminho à Demografia Social (ao abordar “…intelectual e moral ”) Demografia Histórica (ao abordar a história natural da espécie humana) ( NAZARETH, 2000)

ANTIGUIDADE GRÉCIA Platão ( a.C.) defendeu a existência da população estacionária, por questões políticas e sociais legislação para contrariar o excesso de crescimento ou o inverso eugenismo (eliminação dos recém-nascidos e portadores de deficiência) Aristóteles ( a.C.) adoptou o posicionamento de Platão defendeu o aborto, o infanticídio e o abandono para controlar nascimentos e assegurar a qualidade da população ROMA Poder militar + Expansão do Império Atitude Populacionista

IDADE MÉDIA ( perspectivas teológicas e morais)  Defendeu a função procriadora do casamento Condenou as acções para limitar os nascimento Condenou o infanticídio, o aborto Recusou o eugenismo 2ª METADE DO SÉCULO XVIII Origem da Demografia como ciência IDADE MODERNA (preocupações políticas e económicas) Doutrina mercantilista Populacionista

TEORIAS DEMOGRÁFICAS Malthusianismo Neomalthusianismo e antimalthusianismo Teoria da Transição Demográfica

TEORIAS DEMOGRÁFICAS TEORIA MALTHUSIANA (Thomas Malthus, séc. XVIII e XIX) Industrialização crescimento da população ( por diminuição da mortalidade) Tendência à progressão geométrica (população não controlada duplica cada 25 anos) Produção de alimentos tendência para a progressão aritmética propôs Limitação dos nascimentos através de casamentos tardios Abstinência sexual até ao casamento Não valorizou o avanço tecnológico favorável à produção agrícola

TEORIAS DEMOGRÁFICAS Teoria Neomalthusiana ( Francis Place) Aceitou o princípio da população de Malthus Rejeitou: A limitação dos nascimentos através de casamentos tardios A abstinência sexual até ao casamento (restrição moral de Malthus) Propôs: A limitação do número de nascimentos USA – Enf. Margaret Sanger publicou o livro “ A Limitação Familiar” e o jornal “ A Mulher Rebelde” limitação dos nascimentos com a emancipação mulher

Teoria Neomalthusiana Preferência pelo crescimento lento Liberalismo económico defendia as classes trabalhadoras numerosas Fim da II Guerra Mundial - Birth Control entrou em vigor dando o direito às pessoas de terem os filhos que quisessem e quando quisessem Limitação de Nascimentos (Birth Control ) transforma-se em Planeamento Familiar (Family Planning)

Tendência Antimalthusiana (A. Dumont ( ) Crescimento demográfico impede o desenvolvimento do indivíduo A limitação dos nascimentos permite ao adulto ascender socialmente e a criança tem uma educação melhor Alfredo Sauvy (antimalthusiano e um natalista) Formulou a teoria do «óptimo da população» É variável no tempo e no espaço É dúbia em relação ao excesso de população Está ligado ao dilema crescer ou envelhecer Povos do século XX

Teoria da Transição Demográfica Passagem de um estado de equilíbrio (mortalidade e natalidade, elevadas) para outro estado de equilíbrio (de mortalidade e natalidade baixas - modernização) Leon Ralinowicz (1929) e Warren Thompson (1930) Revolução demográfica transforma-se na Transição Demográfica com Frank Notestein

TEORIA DA TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA SIGNIFICA : A PASSAGEM DE UM ESTADO DE EQUILÍBRIO EM QUE A MORTALIDADE E A NATALIDADE TINHAM ELEVADOS NÍVEIS, PARA UM OUTRO ESTADO DE EQUILÍBRIO, EM QUE A NATALIDADE E A MORTALIDADE APRESENTAM BAIXOS NÍVEIS. MODELO DAS GRANDES TRANSFORMAÇÕES DEMOGRÁFICAS QUE OCORRERAM OU ESTÃO A OCORRER NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS ASSENTA EM QUATRO FASES FUNDAMENTAIS:

Teoria da Transição Demográfica Todos os países têm que passar por 4 Fases: 1.Fase de quase - equilíbrio (antigo) ou de pré-transição (mortalidade e natalidade elevada) 2.Fase de declínio da mortalidade aceleração do crescimento natural da população 3.Fase de declínio da natalidade, diminuição da mortalidade o crescimento natural da população diminui de intensidade 4.Fase de quase equilíbrio, moderno (diminuição da mortalidade e da natalidade), crescimento natural da população tende a zero

Fase 1: pré industrial ou primitiva  Coexistência de altas taxas de mortalidade e natalidade; Fase 2: intermediária de divergência de coeficientes  A mortalidade passa a apresentar redução acentuada, enquanto a natalidade se mantém elevada, o que resulta em crescimento acelerado da população.

Fase 4- Moderna ou de pós transição  Há nova aproximação de ambos os coeficientes/taxas, só que em níveis muito mais baixos é o momento típico das sociedades pós industriais. Fase 3: “ intermediária de convergência de coeficientes”  A natalidade diminui em ritmo mais acelerado que a mortalidade e, há limitação progressiva no ritmo do crescimento populacional (contracepção, aumento do nível de instrução, urbanização, substituição da agricultura de subsistência pela agricultura de mercado …)

Ideia Central da Transição Demográfica Modernização influenciou os comportamentos demográficos Revolução sanitária (anos 90) quase não há países com esperança de vida à nascença inferior a 50 anos Países com esperança de vida inferior África Subsariana Revolução Contraceptiva que originou um baixo nível de natalidade e fecundidade