EFIENER Estudios previos para un sistema de eficiencia energética en la Región Autónoma de Azores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAISS Sistema de Apoio às Instituições de Solidariedade Social
Advertisements

DC&D II Rede Nacional Portuguesa
1º CONGRESSO IBÉRICO de GESTÃO de DESPORTO
A OFERTA TURÍSTICA.
ÉVORA 15 Propostas de acção para a Freguesia S. MAMEDE 18.
Excelência Organizacional – Modelo EFQM
Beja, 22 de Outubro de 2012 HÉLIA PEREIRA Projeto ALTERCEXA II = Reunião de Coordenação = ANA LACÃO
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Navegadores 6 alunos – 1 Professor.
Bolsa de Turismo de Lisboa 18 de Janeiro 2006.
EMPRESA DE DESENVOLVIMENTO E INFRA-ESTRUTURAS DO ALQUEVA, S.A.
Participação e Agenda 21 Local Município de Torres Vedras
O Estado e o BNDES no apoio à
ANÁLISE DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS
SISTEMA DE GESTÃO CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT -
Jornada de presentación del proyecto GE2C´S JORNADA DE PRESENTACIÓN DEL PROYECTO GE2C´S EFICIENCIA, COGENERACIÓN Y GESTIÓN ENERGÉTICA EN EL SECTOR SERVICIOS.
Energy Management Software CgreenEMS
Ações de Eficiência Energética no Projeto Esplanada Sustentável
O Cartão Interjovem é uma iniciativa do Governo dos Açores que visa promover a mobilidade e o turismo dos jovens no arquipélago dos Açores. Destinatários:
ENGENHARIA ECOLÓGICA O QUE É?
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
Jornadas da Energia Cascais 2009
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Projecto EMMA Projet cofinancé par les Fonds Européen de Developpement Régional Project cofinanced by the European Regional Development Fund.
Empresa de Electricidade da Madeira, S.A.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Objectivos A Agência Cascais Energia é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais Objectivos: Promover o uso racional de energia Potenciar o aproveitamento.
Cenários de liberalização do mercado de electricidade Actividade de transporte de energia eléctrica Gestão de Energia em S.E.E.
1.ª REUNIÃO DO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO DO Angra do Heroísmo 25 de Fevereiro de 2008 Secretaria Regional da Agricultura e Florestas Governo dos Açores.
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
TERRAS DO PRIOLO Uma oportunidade de desenvolvimento turístico sustentável baseada numa ave.
Empreendedorismo e Startups
Portaria n.º 1418/2007, de 30 de Outubro Tiago Tavares Financiamentos na área da saúde.
As Boas Práticas Energética e as PME Miguel Águas Seminário Energia e Ambiente Factores de Competitividade Empresarial AEP, 26 de Janeiro de 2012.
TERRAS ALTAS DE PORTUGAL Estratégia Conjunta para a Internacionalização das Empresas 09| Abril| 2014 | 14H30 NERBA-Associação Empresarial.
II Encontro Internacional De Turismo Da Unotur
always power on Self Energy
“NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA”
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
Portalegre, 25 e 26 de Setembro de 2013 Projecto ALTERCEXA II = Reunião de Coordenação =
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Cenários de liberalização do mercado de electricidade Actividade de comercialização de “retalho” Gestão de Energia em S.E.E.
Eficiência Energética Zona Industrial Castelo Branco Consumos energéticos elevados; Utilização de tecnologias de frio pouco eficientes.
URBACT Infoday Portugal| Direção-Geral doTerritório | Lisboa, 21 de Janeiro de 2105 Direção-Geral do Território Rua Artilharia 1, 107 ¤ Lisboa,
GRANDES OPÇÕES DO PLANO, ORÇAMENTO E PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS ANO DE 2009.
A importância do conceito KM ZERO para a sustentabilidade da atividade pesqueira Promotor: Equipa Técnica: Apoio: Co-Financiamento: 1.
Projeto Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Profissional da Horta Sistemas de Informação Geográfica.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SERRA DAS MINAS Projecto Ambiental
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Aceleras 6 alunos – 1 Professor.
CAF: Melhorar as organizações públicas através da auto-avaliação
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
1 INVESTIMENTO NOS SECTORES CHAVES NA ÁREA DO AMBIENTE A República de Angola concebeu um amplo programa que se estende de 2000 ao ano É neste Âmbito.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Divisão administrativa de Portugal
AGORA QUE FUTURO ? FORUM DE TURISMO PONTA DELGADA.
A Regulação do Sector Eléctrico em STP O Regime Jurídico do Sector Eléctrico Conferência sobre a Energia na CPLP MINISTÉRIO DAS INFRA-ESTRUTURAS, RECURSOS.
Eficiência Energética e Energias Renováveis – Experiência do Alto Alentejo UE FEDER Invertimos en su futuro DIAMANTINO CONCEIÇÃO
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Tecnologia e Gestão de Portalegre Unidade Curricular: Mercados e Negociação Comercial Docente: Dr.ª Fernanda.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010.
Alexandre Florentin EnvirOconsult Acordo de cooperação MG - NPDC.
PROGRAMA DE COOPERAÇÃO TRANSNACIONAL MADEIRA-AÇORES-CANÁRIAS Angra do Heroísmo, 29 janeiro 2016.
SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO PROGRAMA INTERREG V - A MADEIRA-AÇORES-CANÁRIAS Angra do Heroísmo, 29 janeiro 2016.
Seminário de Lançamento da 1ª Convocatória para Apresentacão de Projetos INTERREG MAC Angra do Heroísmo, 29 de janeiro de 2016 CONVOCATÓRIA.
DIMENSIONAMENTODE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS EM EDIFÍCIOS SEMINÁRIO “ENERGIAS RENOVÁVEIS E SUSTENTABILIDADE EM EDIFÍCIOS”
1 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Encontros do Litoral – POLIS LITORAL NORTE Painel “A Zona Costeira: o potencial turístico” Litoral Norte – Uma Marca.
O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007.
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
Intervenção em Ambiente e Património: urgências e emergências de int. no Património Fernando Magalhães Org. :Ctesp em Intervenção em Ambiente e Património.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

EFIENER Estudios previos para un sistema de eficiencia energética en la Región Autónoma de Azores

EFIENER Enquadramento A Associação Regional de Turismo – Turismo dos Açores (ART) è uma instituição de direito privado sem fins lucrativos.

EFIENER Enquadramento São associados da ART Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) Câmaras Municipais do Grupo Central dos Açores Praia da Vitória e Angra do Heroísmo, da ilha Terceira; Velas e Calheta, da ilha de são Jorge; Santa Cruz da Graciosa, da ilha da Graciosa; Madela, São Roque, e Lajes, da ilha do Pico e Horta, da ilha do Faial.

EFIENER Enquadramento Projectos PORTALTUR - Portal do Turista dos destinos de Gran Canaria, Madeira e Açores. ESTRATUR - Estratégia de Desenvolvimento Turístico Sustentável para a Macaromédia

EFIENER Enquadramento Projectos PEATT - Plano Estratégico de Animação Turística para a ilha Terceira; PITER - Projectos Integrados Turísticos de natureza Estruturante de base Regional;

EFIENER Objectivos da Associação Regional de Turismo: Promover o turismo do Grupo Central, com a Associação de Turismo dos Açores (ATA) ART exerce acções de promoção e divulgação no território Açores, bem como, a nível da concertação dos serviços turísticos locais; Criar mecanismos para o funcionamento em rede entre as Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações e empresas locais.

EFIENER Objecto Geral A ART com o Projecto EFIENER pretende a realização de estudos de auditorias energéticas e de eficiência energética em unidades hoteleiras do Grupo Central da Região Autónoma dos Açores e preparação das unidades hoteleiras seleccionadas para a instalação de ferramentas de eficiência energética com base em sistemas de informação em regime de tele-gestão.

EFIENER O Projecto O EFIENER assenta numa network integrada de informações em tempo real recolhidos a partir de equipamentos de monitorização do consumo energético colocados em unidades hoteleiras que assentes num software de telegestão, irá permitir ganhos de eficiência no domínio da poupança energética que poderá alcançar os 10% a 20% de redução nas facturas energéticas

EFIENER O Projecto

EFIENER Objectivos Específicos Dotar as unidades hoteleiras do Grupo Central dos Açores de um manual de boas práticas para a eficiência energética.

EFIENER Objectivos Específicos Dotar a ART Açores e os seus parceiros de um relatório exaustivo sobre o consumo energético dos seus hotéis, identificando através de uma grelha de indicadores quais os principais focos de consumo energético.

EFIENER Objectivos Específicos Criar um caderno de encargos para as unidades hoteleiras do Grupo Central dos Açores que identifique quais as tipologias e previsões de custos de investimentos para a montagem de sistemas de eficiência energética.

EFIENER Objectivos Específicos Potenciar o uso de energias renováveis (geotécnica, eólica, solar, etc)

EFIENER Grupo piloto O Estudo incidirá sobre um grupo de Hotéis de várias categorias para serem auditados energeticamente monitorizando várias infra-estruturas presentes nestas unidades (piscinas, cozinhas, bares, quartos, halls, spa's, etc...)

EFIENER Grupo piloto Estas intervenções irão residir na monitorização remota de todas as instalações para posterior tratamento dos dados e optimização do ponto de vista energético e de manutenção das instalações.

EFIENER Metodologia Análise da instalação Alteração da instalação Instalação Análise do sistema

EFIENER Resultados Relatório de auditorias energéticas. Manual de boas práticas de eficiência energética. Caderno de encargos para a aquisição e implementação de sistema de eficiência energética nas unidades hoteleiras seleccionadas.

EFIENER Associação Regional de Turismo Rua da Palha, Angra do Heroísmo Telefone (+351) Fax: (+351)