Religião, Razão e FéReligiãoeTeologia Fé em verdades absolutas, infalíveis, vindas directamente de Deus Razão que procura verdades cuja aceitação exige.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FILOSOFIA OLHAR QUE QUESTIONA E REVELA
Advertisements

A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
DEUS… posições, respostas, inquietações.
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
LIÇÃO 6 - O AVANÇO CIENTÍFICO Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO.
A homossexualidade é um tema que envolve vários assuntos como os direitos humanos, direitos cívicos, politica, religião e outros mais.
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
QUEM É DEUS? DEUS NÃO EXISTE DEUS É UM DELÍRIO RELIGIÃO É O ÓPIO DO POVO.
Prof. Delzymar Dias. Ao recordarmos o nascimento da Filosofia, observaremos a preocupação dos primeiros filósofos em compreender o que é o mundo, por.
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
“O que é Deus?” “- Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.” L.E- 1 Tudo o que existe é Sua criação O ser humano compreende.
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar.
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
NATUREZA DA TEOLOGIA, 1 Teologia = ciência em que a razão do crente, guiada pela fé teologal, se esforça por compreender melhor os mistérios reve- lados.
Motivação Humana CONCEITOS E ESTRATÉGIAS. A FORÇA DO PENSAMENTO Pensamentos Têm Forma, Eles São Criações Invisíveis Aos Nossos Olhos Os Pensamentos Vão.
O nascimento da Filosofia
A religião, segundo Rubem Alves Sociologia da Religião Júlio Paulo T. Zabatiero FUV
Felipe Moreira. contexto MÉTODO DE CONVENCER OS OUTROS A FAZEREM O QUE FOI PLANEJADO. “CONSEGUIR QUE OS OUTROS FAÇAM O QUE É NECESSARIO EM VEZ DE VOCÊ”.
Argumentação e Assertividade... a força da palavra...!
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, PSICOLOGIA GENÉTICA, CONSTRUTIVISMO, DIALÉTICA.... Como juntar todas estas coisas complicadas? (Sávio Silveira de Queiroz) Rosângela.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
Metafísica Aristotélica
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Quem foram os Sofistas? Mestres do saber e da arte da palavra – Oratória ( 2 dimensões do logos). Especialistas em: Dialéctica: dimensão do diálogo Retórica:
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Aula 03 – Filosofia 3º ano. Prof. Flaviana.
A CULTURA ORGANIZACIONAL
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
ÉTICA E MORAL
O ser humano é capaz de:. 2.1 Explica o significado da frase: “Eu até te agradecia, mas era preciso que as tuas mãos e a tua boca tivessem dito.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Esboço: O problema da incredulidade de Israel (9:1-5). A escolha soberana de Deus (9:6-29). Responsabilidade do homem (9:30-10:21).
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA Arts.128 a 138 do CTN.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto: - As cidades começam a surgir com o deteriorização do modelo feudal. - Surgimento da burguesia,
ECOFEMINISMO Tamara Bauab Levai.
L.E – Questões:  Para fazê-la progredir mais depressa. Não dissemos que a destruição é necessária para a regeneração moral dos Espíritos,
Grandes Personalida des Sabedoria em série “(...) não devemos cair nas ladainhas das lamúrias, dizendo que, no mundo, muitas vezes ou quase sempre, os.
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DISCIPLINA: ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL – Prof.Milton Corrêa Filho Agosto
Para que serve a Filosofia?. Filo Sofia Pitágoras de Samos ( séc.V a.C)
Psicologia Comportamental Alunas: Fabiana Ferreira Fernanda Bergemann Maria Cristiane Alves Nissély Modolo Samantha Bastos.
O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar.
Liberdade de Pensar e Liberdade de Consciência
MODERNIDADE PÓS- MODERNIDADE. Modernidade 1. algo avançado, conquistas mais avançadas, atual, tempo presente. (modus hodiernus) 2. refere-se à época moderna,
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
O Estado Absoluto Thomas Hobbes – 1588 – Thomas Hobbes ( ), inglês de família pobre, conviveu com a nobreza, de quem recebeu apoio e condições.
E. E Avelino Ferreira Apresenta: SEMINARIO –GEOGRAFIA Por: Kerolin n°18 Mylena n°25 Gabriela n°12 Vitoria n°35.
Texto: Na Carpintaria... Autor desconhecido, adaptação Vívian Paula Fonte:
TEOLOGIA DO ACONSELHAMENTO BÍBLICO
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
O DIREITO COMO FONTE DO CONHECIMENTO A BUSCA DA VERDADE JUSNATURALISMO E EMPIRISMO Disciplina: Introdução ao Direito – Professor: Milton Corrêa Filho CEAP.
Ética Profissional e Relações Sociais Profª Márcia Luci.
A Pastoral Urbana possui um caráter urgente e inevitável e só levando a sério esse trabalho é que seremos efetivamente fiéis ao espírito de Aparecida.
Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais Dalgalarrondo,Paulo 2008 cap. 2.
Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de "eu”.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Transcrição da apresentação:

Religião, Razão e FéReligiãoeTeologia Fé em verdades absolutas, infalíveis, vindas directamente de Deus Razão que procura verdades cuja aceitação exige coerência lógica, provas, demonstrações CiênciaeFilosofia

Religião, Razão e Fé verdades reveladas argumentação racional Fé e Razão são ambas, pois, fonte de autoridade na sustentação de crenças, cujo assentimento lhes é dado por se basearem, respectivamente, em verdades reveladas ou na argumentação racional.

Porém, religião e filosofia não podem entender-se como campos separados de modo estanque, pois que os assuntos sobre que incidem mantêm algumas afinidades, sendo mesmo, nalguns casos comuns.

Tendo a filosofia um objecto integral, ou seja, reflectindo a filosofia sobre a totalidade do real, ela não pode eximir-se a analisar a religião e certas questões de natureza religiosa. Há um conjunto de problemas que se prestam a ser equacionados quer pela religião quer pela filosofia. FILOSOFIA RELIGIÃO

A procura do sentido da existência. A existência de Deus. A procura da origem das coisas. Os atributos divinos. O problema do mal. A procura do fundamento da realidade. A acção divina no mundo. O pluralismo religioso.

Fé / Razão Religião / Filosofia Teologia / Ciência Na cultura ocidental, têm assumido diferentes feições, desde relações conflituosas e incompatíveis até formas de coexistência e conciliação.

Antiguidade Clássica Idade Média RenascimentoModernidadeContemporaneidade Emancipação da razão Supremacia da religião Diferenciação razão-fé Aproximação razão-fé Oposição razão-fé Religião, Razão e Fé

Contemporaneidade Freud Marx Nietzsche

FREUD Considera que a religião é ilusória, não passando de uma substituição da imagem protectora do pai. Assim, vê nas crenças religiosas a projecção do desejo de ser protegido por um pai bondoso. A religião não passa, para este psicólogo, de uma obsessão neurótica colectiva.

MARX A religião é o ópio do povo, isto é, uma prática alienante na medida em que, mantendo o homem ignorante e afastado das realidades sociais, impede que se empenhe na luta necessária para se tornar livre e participar na conquista de uma sociedade igualitária. Defende a destruição da religião e da moral tradicionais, colocadas até então ao serviço do poder e da burguesia, substituindo-as por uma prática e uma moral proletárias, instauradoras da uma genuína igualdade entre os homens.

NIETZSCHE Consciente das raízes sociais da religião, e de que ela funciona como meio perigoso de tiranizar as pessoas, Nietzsche considera Deus como uma invenção desrazoável do homem, que violenta e escraviza a humanidade, abafando o que nela há de pujança, força e criatividade. Vincando o poder e a vontade humanas, preconiza a aurora de um homem novo, criador dos seus próprios valores, completamente livre, capaz de dar expressão a um vitalismo sem limites e cuja acção se situe para além dos arcaicos e artificiosos modelos do que é bem e do que é mal. Proclama a morte de Deus e assume uma atitude de recusa dos valores da cultura religiosa ocidental.