A Fundação Moab Caldas de Umbanda e Africanismo é localizada no Bairro Restinga em Porto Alegre, no nº 2487 da Estrada João Antônio da Silveira. É filantrópica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
A escola e a prevenção ao uso de drogas
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
CRITÉRIO DAS ESTRELINHAS94º º A NOSSA 2ª MUDANÇA (LIDERANÇA BASEADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL)
Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas
Documentos Digitais Aula 7.
A formação da RBJA e a construção do banco de informações:
Arquivo e Documentação
E-ARQ Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil Conarq - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Arquivo Nacional Fórum UNICAMP,
Pesquisa Ação: Uma introdução metodológica.
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
O I L U M N S Professora: Marta.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
O Museu Antropológico Diretor Pestana, mantido pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado – Fidene, foi criado em 25.
V Congresso Internacional
CAMINHOS DA HISTÓRIA – SUJEITOS DA MEMÓRIA: UM CONSTRUTO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DO ARRANJO DOCUMENTAL E DA DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA Rosale de Mattos Souza.
Ética Conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão Faz com que o profissional respeite seu semelhante.
BEM VINDOS. OBJETIVO Promover qualificação constante dos egressos no sentido de proporcionar novos conhecimentos da teoria e prática. Desenvolver uma.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
O COMPROMISSO POLÍTICO DO EDUCADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Projeto Cidadania.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
DEMOCRACIA E ACESSO À INFORMAÇÃO
AS AUTARQUIAS E A ECONOMIA SOCIAL Das visões mais ou menos displicentes às intervenções convincentes: a lógica da proximidade como paradigma de eficácia!
Teologiaediscernimento.wordpress.com. Administração Eclesiástica Professor Roney Ricardo
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Fundação de Atendimento de
Seminário de Pesquisa Aula 4. Pesquisa em Arquivologia “O desenvolvimento (...) de um campo de conhecimento passa pela pesquisa.” Garon1990,p.18 Sendo.
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO RIO URUGUAI
Uma visão dos arquivos do Poder Executivo face às demandas da sociedade Cristiane Basques Julho, 2008.
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
A participação do Brasil no Projeto InterPARES XV Congresso Brasileiro de Arquivologia II Seminário de Documentos Eletrônicos 4 de julho de 2008.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
MAKOTA CELINHA – KIDEVOLU - GONÇALVES
Gestão de Documentos e Arquivos
Fundamentos da Administração Pública
Documentos Digitais Aula 6.
CONSERVAÇÃO E RESTAURO
PORQUE QUERO SER REPRESENTANTE –
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
QUANDO Realizou-se nos dias quatro (04) a seis (06) de Junho de dois e quinze (2015) 0NDE Casa de Retiro Assunção, em Brasília/DF CONTEXTO a partir do.
Aula 7– EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
VIGILÂNCIA SANITÁRIA EU 29 ANOS, 15 DIAS, TANTOS MINUTO, SEGUNDOS....
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS Augusto Rocha; Caroline Guedes; Maria Elvira; Mariana Vecchia;
O EDUCADOR AMBIENTAL NA CIEA: um recorte histórico.
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
TREINAMENTO CADA 2015 PLANO DE CLASSIFICAÇÃO E TABELA DE TEMPORALIDADE DE ATIVIDADES-MEIO DA UNESP Me. Maria Blassioli Moraes Profa. Dra. Maria Leandra.
Revisita ao PPP.
Psicologia e Comunidade
Patrimônio cultural.
ETAPA MUNICIPAL Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” Celso Luiz Dellagiustina
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
6/23/  UNIVERSIDADE AUTÓNOMA DE LISBOA Seminário Multidisciplinar 2004 CECD Curso Especialização em Ciências Documentais.
Instrumentos de Gestão de Documentos
Transcrição da apresentação:

A Fundação Moab Caldas de Umbanda e Africanismo é localizada no Bairro Restinga em Porto Alegre, no nº 2487 da Estrada João Antônio da Silveira. É filantrópica e foi instituída em 12 de novembro de 1997. Tem seu registro no Ministério Público do Rio Grande do Sul, na Prefeitura  de  Porto Alegre, no Conselho Nacional de  Assistência Social, no Conselho Estadual de Assistência Social e no Conselho  Municipal de Assistência Social de Utilidades Públicas Estadual e Municipal. 

A missão da Fundação é formular, fomentar e executar programas e projetos de apoio, valorização, respeito, resgate, reconhecimento, e, preservação de tudo que dentro do contexto nacional seja a base de formação da sociedade brasileira, para o favorecimento da inclusão com igualdade de direitos e oportunidades dos Afrodescendentes, Umbandistas e Africanistas, formalizando as políticas públicas, sociais, culturais e assistenciais, primando acima de tudo pela vida, resgatando a história que é o Patrimônio Histórico de um povo cansado de tantas injustiças, ao longo de um tempo que se perde na imensidão da História.

Promover a religião Afro-Umbandista, a cultura e a congregação dos irmãos em eventos sociais e assistenciais, a defesa dos excluídos e dos descriminados não importando credo, cor ou pensamento religioso e visar à divulgação e o respeito à cultura nacional. Teve na pessoa de Moab Caldas um líder emérito e lutador incansável na defesa dos direitos dos religiosos, sendo escolhido para seu Patrono com consentimento da Família Caldas. Sua marca de trabalho, solidariedade e justiça social, são as ferramentas da Fundação.

Como funciona, na prática, a arquivologia? Para o profissional de Administração, por exemplo, é uma área de grande afinidade, pois é justamente na tarefa de administração dos documentos, ou seja, da gestão documental, que o arquivista pode ser um verdadeiro suporte para a administração moderna. Os arquivos administrativos, por exemplo, guardam os documentos produzidos ou recebidos por cada unidade governamental durante o exercício de suas funções e que vão sendo guardados orgânica e comulativamente à medida que se cumprem as finalidades pelas quais foram criados.

No Direito também a arquivologia tem um papel fundamental, pois é uma área com representatividade social que mais se beneficia da instituição do arquivo. Todo mundo já deve ter visto as pilhas de um processo, principalmente quando o caso é polêmico. Pois bem, o documento, enquanto prova de um direito ou de um dever, e independentemente da discussão sobre a validade de seu suporte (em papel, em vídeo, eu áudio, etc) ou das circunstâncias de sua obtenção, torna-se a mais eficiente ferramenta do trabalho de um advogado, ou seja, é a prova cabal de um fato, de uma ação.

Para nós Africanistas o arquivo adequado de nossas vivências se faz fundamental, uma vez que nossa tradição é passada pela oralidade e não deixa registros. Ter um arquivo, um memorial, um museu sobre isso é de uma responsabilidade imensa, mas é muito gratificante. Criar um arquivo para manter viva nossa tradição é de extrema importância. Imagine que a Terreira de Umbanda Luz e Caridade tem mais de 150 anos e só nos últimos 10 surgiu a preocupação da preservação. Há muito o que resgatar...

O que representa hoje a arquivística para a população e para a ciência da informação? O profissional da arquivística preenche as lacunas entre todas as outras ciências da informação, ou seja, o conhecimento não é direcionado apenas à arquivologia como também para outras áreas como: administração, biblioteconomia, direito, história, museuologia, entre outras.

E qual o objeto da arquiviologia? O objeto de estudo da Arquivologia, naturalmente é o arquivo, no qual a Arquivologia o trata de modo sistemático e como conjunto de forma orgânica, organizada.

A arquivística faz parte da Arquivologia, dessa forma, qual é o objetivo desta última? A Arquivologia trata do documento e a sua informação, para que seja preservado como fonte de pesquisa e investigação. O documento é fonte primária para a informação e como conseqüência direta, a informação é base de ação para a atividade dos arquivos.

A arquivística tem alguma coisa a ver com Ciência? Ela é considerada uma subárea da Ciência da Informação que, por sua vez, objetiva a organização, o gerenciamento, a preservação e a disseminação de arquivos documentais correntes e intermediários, contribuindo para a racionalização e a administração das organizações públicas e privadas, bem como de arquivos documentais permanentes contribuindo como fonte de investigação e pesquisa.

Quais outros ramos da ciência, a arquivologia está presente? Podemos até comparar que a História é uma ciência como a Arquivolgia. Ela é um produto da inteligência Humana; a História não é unicamente um fato, ela conta o interpretado, é a visão do historiador que tem a sua cultura e que é influenciado pelo ambiente, refletindo o fato como fruto de sua inteligência. Portanto, a arquivologia anda junto com a História no sentido do próprio documento, pois sem ele, nenhum historiador poderia interpretar a História.

Que outra área a arquivologia tem afinidade? O museólogo tem a função de acompanhar a conservação do acervo e cuidar da manutenção da temperatura, umidade, vedação e iluminação do ambiente, impedindo a deterioração das peças. Ele trabalha com a apresentação dos acervos ao público, procurando estimular o interesse e facilitar a compreensão do conteúdo das exposições. Portanto, as afinidades se encontram na prova documental, que é documento não importando o seu suporte o qual nos conta a história de uma época, por exemplo, revelando-nos o ambiente, a cultura e a vida de uma certa época ou povo.

Como o senhor avalia o trabalho do arquivista? Desenvolver a Arquivologia no Brasil é, antes de tudo, um compromisso profissional, um dever ético de uma classe que pode resgatar ao cidadão sua própria consciência.