E DUCAÇÃO N ÃO F ORMAL : O QUE É ? Discentes:  Ana Sofia Vau, n.º 120230043  Ana Rita Gaspar, n.º 120230040  Cátia Marmelo, n.º120230030  Daniela Pedro,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Advertisements

Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
TRANSFORMAR AS PRÁTICAS PARA CONHECÊ-LAS: PESQUISA-AÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. Autor: Gilles Monceau Hoje em dia pesquisa-ação e pesquisa-intervenção.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Didática e Metodologia no Ensino Superior
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
1 O Ensino Superior e as Perspectivas Empresariais Afonso Fernandes Instituto Superior de Engenharia Politécnico do Porto.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Desenvolvimento Curricular
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Políticas Educacionais I
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM – UMA VIVÊNCIA NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO Autores:Andréia Bartachini Gomes (USP) Cristiane Rocha de Farias (USP) Eliana Rodriguez.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Trabalhando com Grupos
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Orientações Curriculares para a Educação Básica
A Sociedade humana: generalidades
Cooperação na Prática Já sabemos o que é mesmo cooperação?
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Perguntas de Modelação
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
ROTEIRO DA AULA * proximidades e diferenças entre o trabalho do professor e do pesquisador. * apresentação do programa da disciplina; * o que é Pós-graduação.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
ATRAVÉS DA PRÁTICA DOS SERVIÇOS SOCIAIS COMUNITÁRIOS A Educação Social Escola Superior de Educação de Santarém Educação Social – 1º ano Ano letivo 2012/2013.
1 Unidade A sociedade dos indivíduos
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
INTRODUÇÃO ..
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
Prática como Componente Curricular
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Educação do Campo GeoAgrária Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia.
IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DA REGIONAL ABEM RJ/ES VALORIZANDO A NARRATIVA DE PROFISSIONAIS NO ENSINO DA RELAÇÃO MÉDICO- PACIENTE: UM EXERCÍCIO PEDAGÓGICO.
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Atividade complementar 04
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

E DUCAÇÃO N ÃO F ORMAL : O QUE É ? Discentes:  Ana Sofia Vau, n.º  Ana Rita Gaspar, n.º  Cátia Marmelo, n.º  Daniela Pedro, n.º Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação Unidade Curricular: Sociologia da Educação Não Formal

 CANÁRIO, Rui. “Capitulo IV - Aprender sem ser ensinado. A importância estratégica da educação não-formal.”  PINTO, Luís Castanheira. “Sobre educação não formal”, Cadernos D’Inducar  PINTO, Luís Castanheira. “Articulação difícil entre a Educação Formal e Não Formal”, Cadernos D’Inducar  ZUCCHETTI, Dinora Tereza. “Educação não-formal e o Educador Social”) Referências Bibliográficas

Citações Em que consiste a Educação Não Formal? Quais os aspetos mais significativos para a caracterização deste conceito? “Enquanto a educação formal tem lugar nas escolas, colégios e instituições de ensino superior, tem currículos e regras de certificação claramente definidos, a educação não-formal é acima de tudo um processo de aprendizagem social, centrado no formando/educando, através de atividades que têm lugar fora do sistema de ensino formal e sendo complementar deste.”(pág.4- Cadernos d’Inducar sobre Educação Não Formal) -“… a educação/aprendizagem não-formal constitui hoje em dia uma dimensão fundamental do processo de aprendizagem ao longo da vida e, por isso, trabalhar para o desenvolvimento de padrões de reconhecimento efetivo da educação/aprendizagem não-formal como parte essencial da educação em geral e da formação vocacional em particular.” (pág.1-Cadernos d’Inducar sobre Educação Não Formal)

Citações Em que consiste a Educação Não Formal? Quais os aspetos mais significativos para a caracterização deste conceito? “(…)vale destacar as reflexões realizadas por Gohn sobre a educação não formal em relação à educação popular, quando sugere que nem toda educação não formal é educação popular, no sentido atribuído por Paulo Freire.” “Gohn relembra a implantação da disciplina Educação Não Formal na graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, fato que, segundo ela, instaurou um importante movimento no âmbito das Instituições de Ensino Superior, o que, de certa forma, acabou influenciando outras instituições a incluírem disciplinas que dialogam a educação e a ação social, nos currículos de cursos de Pedagogia do país.”

Citações Em que consiste a Educação Não Formal? Quais os aspetos mais significativos para a caracterização deste conceito? “A aprendizagem de coisas que não são ensinadas, ou seja que não obedecem aos requisitos do modelo escolar, corresponde ao que de uma forma genérica se pode designar por educação não- formal.” (Canário, Rui. “Capitulo IV - Aprender sem ser ensinado. A importância estratégica da educação não formal) “(…) educação formal e não-formal não são mutuamente exclusivas, nem estão separadas por fronteiras estanques” (Rui Canário: pp. 196).

Citações Em que consiste a Educação Não Formal? Quais os aspetos mais significativos para a caracterização deste conceito? “No contexto daquilo que designamos por educação não formal (ou se quisermos, de uma maneira mais lata, educação fora da escola)….” “O processo de reconhecimento da educação não- formal esbarra frequentemente com uma espécie de resistência por parte da escola e dos diferentes atores educativos em seu redor.”

 Aprendizagem informal;  Aprendizagem ao longo da vida;  Não-escolar;  Partilha de experiências. Palavras-chave

 A Educação Não Formal adquire-se fora do contexto escolar e não implica uma certificação.  Prepara o individuo para o mercado de trabalho, uma vez que desenvolve uma componente mais Informal, ligada às vivências quotidianas capacitando-as de outras qualidades. Principais conclusões:

 Apesar de ser um processo distinto da Educação Formal, a Educação Não Formal é um complemento desta.  Não obedece a uma estrutura hierarquizada, rígida e complexa.  A Educação Não Formal é acessível e aberta a todos. Principais conclusões:

A Educação Não Formal é uma ferramenta que nos permite «abrir janelas de conhecimento sobre o mundo», preparando- nos para as adversidades da vida e não somente para o mercado de trabalho promovendo a solidariedade em vez do individualismo. Síntese

 “Serão capazes de romper com práticas pedagógicas instituídas e partir à procura de novas abordagens, novos instrumentos, novas metodologias que lhes exigirão, a eles próprios, uma nova aprendizagem?”  Na educação não formal pode ou não existir certificação, apesar de ser distinta da educação formal? Questões

 O Educador Social deve sempre distanciar-se do senso comum, tendo sempre a situação do seu público-alvo.  O Educador Social trabalha na Comunidade, para a Comunidade e com a Comunidade utilizando a Educação Não Formal como recurso. Aprendizagens Significativas para a Formação do Educador Social