René Descartes (1596–1650).  Autor bastante conhecido pelos Filósofos;  Escreveu obras como o “O Discurso do Método” (1937) e “As Paixões da Alma” (1649);

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filosofia
Advertisements

Leis de Newton Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
O Iluminismo.
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
ARISTÓTELES * Aluno de Platão por 20 anos, interessou-se justamente pelas mudanças que hoje denominamos de processos naturais; * Enquanto Platão era poeta.
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
DESCARTES E A FILOSOFIA DO COGITO Programa de Pós-graduação em Educação – UEPG Professora Gisele Masson.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
“O que é Deus?” “- Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.” L.E- 1 Tudo o que existe é Sua criação O ser humano compreende.
DESCARTES E OS FOTÓGRAFOS INDISCRETOS: a dúvida e o problema do conhecimento Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.
Origem e evolução dos seres vivos Há evidências científicas de que o nosso planeta surgiu há cerca de 4,6 bilhões De anos, a partir de aglomeração de poeira,
3. Dinâmica de um sistema de pontos materiais
ÉTICA E MORAL. O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas.
Retomando Alguns Pontos. Visão de Mundo Ptolomaico-Aristotélica. Conhecimentos Retomados no final da Idade Média.
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, PSICOLOGIA GENÉTICA, CONSTRUTIVISMO, DIALÉTICA.... Como juntar todas estas coisas complicadas? (Sávio Silveira de Queiroz) Rosângela.
Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral
A Teoria da Gravitação Bolsista: Mykaell Martins Coordenador: Ciclamio Barreto UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA.
Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII.
Basta desaprender o receio de mudar... Progressão automática.
Metafísica Aristotélica
ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO. Sumário Movimento sob ação de uma força resultante constante. A importância das condições iniciais do movimento.
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Mensagem dos Anjos com Ann Albers Beleza, amor, graça e orientação estão sempre aí à espera de serem descobertos. Meus queridos, nós os amamos muito.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
PODER RELACIONAMENT O FUTEBOL     Como definir o limite em que as paixões deixam de ser boas ou más? – As paixões são como um cavalo que é útil.
Há Espíritos? Allan Kardec in O Livro dos Médiuns.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
Gestalt Gilmaro Nogueira. Gestalt Termo alemão – forma ou configuração. Ernst Mach ( ), físico, e Christian von Ehrenfels ( ), filósofo.
Astronomia: Dos Gregos a Newton Grécia Antiga Pitágoras: 570 a.C a.C. Divindade do círculo.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Simbologia e Diagramas de Circuitos Eletrônicos.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
0 A questão da origem do conhecimento Desenho de Max Ernst.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Grécia Sócrates Platão Aristóteles.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel.
Grandezas Vetoriais e as Leis de Newton Imagine um carro à 80 km/h? Quais as cenas que vieram à sua cabeça?
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS AUTORES DE LIVROS EDUCATIVOS.
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
Origem A física tem origem na Grécia Antiga. Estudos sobre os fenômenos da natureza pelos chamados "filósofos naturais" Racionalização do mundo.
Trajetória e Referencial John Física Disciplina Professor.
Piaget (1896 – 1980) Vygotsky ( – 1934) Psicologia da Educação.
Para que serve a Filosofia?. Filo Sofia Pitágoras de Samos ( séc.V a.C)
M ÚSICA NA ESCOLA : POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? P
 Holanda no final de 1917  Theo van Doesburg e Mondrian.
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
Teoria Geral de Sistemas
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Física I 14 Aula 12 Centro de Massa e Momento Linear I 2009/2010.
AULA 1 – INTRODUÇÃO À ÓPTICA / FENÔMENOS ÓPTICOS
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
Conceito e representação gráfica
EMPIRISMO BRITÂNICO John Locke, a identidade de Batman e a crítica à noção de substância Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.
FUNDAMENTOS PARA AUTO-ACEITAÇÃO
A Construção do Conhecimento Científico, a linguagem e a matemática Elio Carlos Ricardo Universidade de São Paulo.
TEXTOS ACADÊMICOS DE ESTUDO
GALILEU GALILEI OS PRINCÍPIOS DO MÉTODO CIENTÍFICO DEZEMBRO DE 2014 FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS I FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Óptica Geométrica.
A Controvérsia Gnóstica Wanderley Pereira da Rosa.
Transcrição da apresentação:

René Descartes (1596–1650).  Autor bastante conhecido pelos Filósofos;  Escreveu obras como o “O Discurso do Método” (1937) e “As Paixões da Alma” (1649);  Pouco conhecido por sua Ciência, embora seja um dos autores que mais influenciará Newton.

René Descartes.  Filósofo Racionalista, um dos defensores da geometrização da Física.  Defendeu a ideia de “Leis da Natureza como Leis Mecânicas”;  Defendia Deus como o grande criador do mecanismo do mundo (que funcionava com as mesmas leis após a criação).

René Descartes. “Como Deus não está sujeito a mudanças, agindo sempre da mesma maneira, podemos chegar ao conhecimento de certas regras a que chamo as leis da natureza” (Princípios de Filosofia, 1644)

René Descartes  Na obra “Le Monde” (O Mundo), elaborada em 1633 mas publicada postumamente, desenvolve seu modelo de Universo “etéreo” e “mecânico”;  Descartes identificava matéria com extensão, isto é, ele negava o vácuo (o espaço vazio);  A partir de uma matéria original, três tipos de matéria teriam se formado: a das estrelas, a que preenche o espaço e a da Terra e dos planetas.  Estas matérias foram formadas a partir do “movimento original” de rotação.

Universo de René Descartes

 Os turbilhões, por um efeito mecânico, provocariam a “atração gravitacional”

René Descartes  As características físicas da matéria se resumem à sua extensão;  A compreensão do mundo se dá por meios do entendimento dos movimentos da matérias;  Descartes chega a elaborar 3 leis do movimento!

1° Lei de Descartes  “A primeira [lei] é que cada coisa particular, enquanto simples e indivisa, se conversa o mais possível e nunca muda a não ser por causas externas (...) se um corpo começou a mover-se, devemos concluir que continuará sempre em movimento, e que nunca parará por si próprio” (Princípios de Filosofia, 1644)

2° Lei de Descartes  “A segunda lei que observo na natureza é que cada parte da matéria, considerada em sim mesma, nunca tende a continuar o seu movimento em linha curva mas sim em linha reta” (Princípios de Filosofia, 1644)

3° Lei de Descartes  “que um corpo, entrando em contato com um outro mais pesado, não perde nada de seu movimento, mas entrando em contato com um mais leve, perde tanto quanto o transfere ao corpo mais leve” (Princípios de Filosofia, 1644).