Fundamentos Teóricos da Informação 17 de agosto de 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Advertisements

Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
Ensino, Pesquisa e Extensão em Bibliotecas Escolares e Públicas na Formação do Bibliotecário na UFRGS Profª Drª ELIANE LOURDES DA SILVA MORO Profª Drª.
23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.
Maria Nélida Gonzalez de Gomes
XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Maio / 2006.
DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS NA ÁREA CURRICULAR FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO MARA ELIANE FONSECA RODRIGUES.
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
Economia da Informação
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
PROGRAMA INFRA-ESTRUTURA/ARQUIVOS. FAPESP - INVESTIMENTOS.
Escola de Ciência da Informação (ECI)
INTERNET: ESPAÇO DE (IN)FORMAÇÃO
“O papel social do profissional bibliotecário”
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
FLORIANÓPOLIS NOVEMBRO 2007.
Cálculo do Argumento Como é feito?.
Bacharelado em Sistemas de Informações
Pacto do Ensino Médio e o REM
Universidade Federal de Santa Catarina
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
José Augusto Chaves Guimarães UNESP – Marília Recife
Sistemas de Informação Bacharelado em Sistemas de Informação 2007.
BNDES, Rio de Janeiro – 14 de agosto de APRESENTAÇÃO Mestrado em Avaliação de políticas Públicas - MAPP: I. Estrutura e funcionamento II. Resultados.
Controle Bibliográfico – uma pequena revisão introdutória para a disciplina Análise da Informação José Antonio M. Nascimento.
SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES EM INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO TEMA: O CAMPO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação ,
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
GT Ensino de Arte e Tecnologia COORDENADOR Professor Dr. Leonardo Riodades (UFF) Aluno responsável: Marcelo Ginú NÚMERO DE PARTICIPANTES: 23.
Programa de Pós- Graduação Virtual Prof. Luiz Nacamura Júnior Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação.
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
TIC e a Formação de Recursos Humanos Bacharelado em Informática Biomédica Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques FMRP – USP – Ribeirão Preto.
Fundamentos da Ciência da Informação Unidade 2. Processos de institucionalização 1º semestre de 2013 (Carlos Alberto e Gabrielle Francinne)
3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CT&I Reunião Preparatória do DF GT – Inclusão Social Brasília – DF, 29/07/2005.
PRONATEC COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CAMPUS PARNAMIRIM.
O CAMPO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
BVS SP Brasil: Indicadores e resultados da Biblioteca de Saúde Pública Vania Guerra da Silva Chefe da Biblioteca de Saúde Pública ICICT/Fiocruz.
Fundamentos Teóricos da Informação 08 de março de 2010.
BVS SP Brasil: indicadores e resultados da Biblioteca de Saúde Pública 2009 – 1º sem – 1º sem Maria de Fátima Moreira Martins Diretora.
Plano de curso História da Educação Brasileira
Tefko Saracevic.  Professor Emérito da Escola de Comunicação e Ciência da Informação de Rutgers da Universidade Estadual de Nova Jersey (EUA). Saracevic.
Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo Fundamentos da Ciência da Informação.
Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo Fundamentos da Ciência da Informação.
Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação 14 anos O GT1 nos 25 anos da ANCIB e os 60 anos do IBICT.
APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONSUBSTANCIADO PARA PROGRESSÃO VERTICAL PARA A CLASSE DE PROFESSOR ASSOCIADO PERÍODO: 15/05/2006 A 15/05/2014.
Fundamentos da Ciência da Informação Grupos para o trabalho final.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
Tefko Saracevic.  Professor Emérito da Escola de Comunicação e Ciência da Informação de Rutgers da Universidade Estadual de Nova Jersey (EUA). Saracevic.
Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo 05 de maio de 2014 Arquivologia no Brasil.
Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo 09 de maio de 2014 Biblioteconomia no Brasil.
Estudos Avançados em Ciência da Informação Módulo 2 CI como ciência social.
Estudos de usuários em bibliotecas escolares: aspectos teóricos e metodológicos Carlos Alberto Ávila Araújo - UFMG Estudos de usuários em bibliotecas escolares:
Fundamentos da Ciência da Informação 11 de outubro de 2012.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos Teóricos da Informação 17 de agosto de 2011

Pauta da primeira aula Discussão do programa, cronograma, proposta da disciplina Formação dos grupos para as atividades parciais e para o trabalho final Discussão sobre a área, sua composição e suas clivagens A importância da discussão epistemológica para qualquer área do conhecimento: critérios de cientificidade, validade, verdade, pertinência Objetos teóricos e objetos empíricos CI e a questão das linhas de pesquisa

Proposta de cronograma 17/08 – Apresentação e discussão do programa 24/08 – Definição de Ciência a informação, dimensões epistemológica e paradigmática 31/08 – Relações da CI com Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia 14/09 - Ciência e a discussão da pós- modernidade 21/09 – A inserção da CI no âmbito das ciências humanas e sociais 05/10 – A questão da interdisciplinaridade

Propostas de trabalho Formação dos quatro grupos para os trabalhos intermediários Proposta de trabalho final – experiência dos anos anteriores Continuidade/possibilidades futuras: apresentação em eventos, publicação em periódicos

Eventos da área Encontro de arquivos, bibliotecas e museus à luz da era pós-custodial: realidades de Portugal e Brasil, Salvador, 01 a 03/ Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória (CTCM)-2011, Recife, 13 a 15/09,

Seminário sobre o desempenho dos periódicos brasileiros no Journal Citation Reports (JCR), São Paulo, 16/09, VIII Semana do curso de ciências da informação da USP-Ribeirão Preto, 19 a 23/09, I Simpósio de Arquivologia da UFMG – Sistemas de Arquivos Universitários: Desafios e Perspectivas, BH, 21 a 23/09,

IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: hipercomunidade, escola e tecnologias digitais, Sorocaba, 26 e 27/09, II Seminário em Estudos de Informação, tema “Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação: Identidades, Contrastes e Perspectivas de Interlocução”, Niterói, 25 a 30/09 IV Seminário em Ciência da Informação – SECIN, 26 a 28/09, Londrina, /secin /secin /secin2011

V Encontro brasileiro de arquitetura da informação, SP, 21 e 22/10, XII Enancib – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, Brasília, 23 a 26/10, XIV Seminário de Integração do curso de Museologia e Museus da cidade de Salvador, 08 a 10/11 II ConfOA Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, Rio, 24 e 25/11, onfoa2 onfoa2 onfoa2

Periódicos em CI Brazilian Journal of Information Science Ciência da Informação DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação Encontros Bibli Informação e Sociedade: Estudos Perspectivas em Ciência da Informação Ponto de Acesso Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - RICI Informação & Informação Transinformação

Periódicos em CI Arquivistica.net Em questão Liinc em revista Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação Museologia e Patrimônio

GTs da Ancib GT 1: Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação GT 2: Organização e Representação do Conhecimento GT 3: Mediação, Circulação e Apropriação da Informação GT 4: Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações GT 5: Política e Economia da Informação GT 6: Informação, Educação e Trabalho GT 7: Produção e Comunicação da Informação em CT&I GT 8: Informação e Tecnologia GT 9: Museu, Patrimônio e Informação GT 10: Informação e Memória GT 11: Informação e Saúde

Composição da turma Alunos do mestrado: Biblioteconomia: 9 Letras: 4 Administração e História: 2 Design Gráfico, Sistemas de Informação, Arquivologia, Comunicação, Engenharia civil, Administração de SIs, Direito: 1 GEI: 2, AOI: 1, outras: 4 Alunos do doutorado: Computação: 2 Biblioteconomia e Medicina: 1 Mestrado: CI, Informática, Saúde Pública e Administração: 1

Biblioteconomia Comunicação33721 Computação31331 Administração22112 História-2-22 Letras1---4 Ciência da informação21--- Engenharia elétrica111-- Engenharia civil--111 Economia-11-- Contábeis-11-- Design--1-1 Sistemas de informação---11 Administração de sists de informação---11 Arquivologia----1

Processamento de dados-1--- Administra ç ão p ú blica Matemática1---- Enfermagem--1-- Psicologia--1-- Secretariado---1- Tecnologia da informa ç ão Desenho-1--- Com é rcio exterior Rela ç ões internacionais M ú sica Filosofia---1- Medicina----1 Direito----1

Grupo temático Bibliometria42--- Comunicação científica/educacional Dimensões política e cultural da informação35-54 Elementos teóricos e profissionais-53-2 Gestão da informação e do conhecimento66443 Organização e representação da informação55443 Organização da informação em contextos digitais Recuperação da informação Redes e regimes de informação3-3-- Usuários da informação44566 Políticas de informação, memória Grupos para o trabalho final

Proposta de grupos - trabalho final 1. Informação, cultura, leitura Fabíola: leitura em bibliotecas públicas Flávia: leitura no Brasil Luiz Fernando: acesso TI favelas Pâmela: Lobato nas escolas e cidadania 2. Gestão da informação Eliane: gestão bibliotecas e tomada de decisão Rodrigo Santos: teoria/prática GIC em empresas brasileiras Rodrigo Fileto: inteligência no Estado

3. Políticas de informação e memória Luiz Carlos: políticas arquivo público ES Marcus: Escola Nova e biblioteca escolar Gustavo: acervo de escritores como memória Rosilene: gestão de documentos na Sup. de Bibliotecas 4. Epistemologia da CI Leonardo: consolidação CI diálogo ABM Gabrielle: interdisciplinaridade entre CI e ABM 5. Representação da informação Marcelo: registros bibliográficos e catalogação Rodrigo: taxonomia e inteligência policial Jacqueline: interfaces e linguagem natural em SRI, Pergamum

6. Organização da informação em contextos digitais - ontologias Fernando: colaboração ontologias em saúde Fabrício: ontologias em hematologia Simone: ontologias e tesauros jurídicos 7. Usos e usuários da informação Iandara: busca e uso de inf em bibliotecas escolares Cláudio: acessibilidade deficientes Nádia: bibliotecários utilizadores do portal Capes Serafim: uso da inf por profissionais da saúde Ana Luiza: avaliação de uso de SI Janicy: acessibilidade deficientes visuais e arquitetura inf.

Textos para as próximas aulas (todos já estão no xerox) 24/08 – Textos de Tom Wilson, Rosa Maria Nehmy et al, Fernanda Ribeiro e Armando Malheiro da Silva 31/08 – Textos de Tefko Saracevic, Johanna Smit e Cristina Ortega 14/09 – Textos de Boaventura Santos e Gernot Wersig 21/09 – Textos de Cecília Minayo e Maria Nélida González de Gómez 05/10 – Textos de Lena Vania Pinheiro e Olga Pombo