REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS PETROLÍFEROS Manuel de Almeida Ribeiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização
Advertisements

Um novo desafio para a competitividade: Recursos Humanos
Administração pública – um desafio cultural Sofia Galvão Primeira Convenção Compromisso Portugal Convento do Beato Lisboa, 10 de Fevereiro de 2004.
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha
SESSÃO 7 CONTRATOS DE LICENÇA. CONTRATO DE LICENÇA CONHECIMENTOS CAPACIDADES DIREITOS IMAGEM PAGAMENTO Explícito ou Não Fixo ou Variável Troca de.
CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO.
FUNDAMENTOS DE MARKETING
O nosso negócio é o desenvolvimento. -Crédito Rural representa mais de 63 % do ativo -44 % do orçamento para Microcrédito Rural – Em fase de implantação.
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
SEMINÁRIO REDES INTERFEDERATIVAS DE SAÚDE
Análise do Meio Ambiente
EMPRESAS DISTRIBUIDORAS
Localização. Educação Ambiental para incentivar a Agricultura Orgânica nas APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos.
GESTÃO DE VAREJO LOCALIZAÇÃO.
Pesquisa IBRC Como está o investimento das empresas em relacionamento
Maurício Reis Santos AIB/DECAPEG Área de Insumos Básicos
Gestão de Estoque na Cadeia de Logística Integrada
A sua génese Estimativas recentes demonstram que: Apenas 45% das PMEs estão informadas Apenas 4% das PMEs eligíveis apresentam candidaturas A taxa de.
PETROBRAS/ ENGENHARIA
PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PPPs E CONCESSÕES
J. A. Peças Lopes INESC Porto & FEUP Portugal
PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO CÓDIGO DE POSTURAS. D AS DISPOSIÇÕES GERAIS OBJETO: disciplinar o uso e o gozo dos direitos individuais e exercício das atividades.
CONTRATANDO UMA FRANQUIA
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO “Cooperativas Agrícolas Alimentam o Mundo”
Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia WASTENET Mercado de resíduos Apresentação Por : Ana Sofia Mascarenhas José Mangueira Inovação e Transferência.
VOCÊ QUER SABER COMO PODE: encantar seus clientes?
RUI FONTES PRESIDENTE DA AAGI-ID
2012 / Julho – Raul Costa Alves
por Diogo Gomes de Araújo
Marketing I Marketing I.
Lisboa, 22 de Março de 2002 “Liberalização e Gás Natural” Carlos Mata, Transgás.
SISTEMAS E VIAS DE DISTRIBUIÇÃO - PROF. REINALDO MOREIRA Vamos blogar?
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Conferências de Economia Social Reforma da Legislação do Sector – da Constituição à Legislação Ordinária Lisboa, 14 de Setembro de 2011.
Apresentação BRASIL: o fim de um modelo ou um ajuste cíclico? Janeiro 2014.
João Santana ERSE / IST João Santana ERSE / IST MESTRADO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA TECNOLOGIA 11 de Outubro de 2003 ENERGY MARKET LIBERALISATION: THE REGULATOR.
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
Atendimento a lotes situados em loteamentos
Semelhança por atribuições Brasil - USA USACE EPA/ USGS FERC USBR TVA IME ANA ANEEL DNOCS CODEVASF MPF SGTSIC/PR DNPM USGS ? OEGRHs OEMAs CAESB/CHESF IBAMA.
Produto e Serviço EXPOSIÇÃO DO PRODUTO NO MERCADO
MUNICÍPIOS COM INCENTIVO QUALIS Monitoramento das Auditorias realizadas em junho/julho 2005, Janeiro/fevereiro 2006 CPS/SES.
Regulação e Antitruste
UFP Marketing Internacional Preço, Crédito e Formas de fazer negócios Internacionais. A posicionamento de um preço a nível internacional.
Portugal um país de Serviços
Engenharia e Tecnologia 2000 Sistemas de Informação Mercados e empresas Eduardo Beira Tecnologias da informação.
Futuro dos jovens agricultores no quadro da PAC pós 2013
A base – Inteligência de mercado
Unidade 8 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães.
O caminho seguro APRESENTAÇÃO A:Previsional. QUEM SOMOS? OS NOSSOS VALORES  Compromisso e Dedicação aos nossos clientes  Integridade e Confiança  Desempenho.
AMBIÊNCIA EXTERNA DOCTOR’S H&M.  Benefícios trazidos por políticas governamentais;  Oferta de mão de obra especializada;  Atendimento diferenciado;
PSDS com CMMI Nível 2 Dimitri de Almeida Malheiros Barbosa 27/03/2006.
A regulação do setor energético em Portugal e os seus desafios VIII Conferência Anual da RELOP São Tomé 2 e 3 de setembro de 2015 Alexandre Silva Santos.
A Regulação do Sector Eléctrico em STP O Regime Jurídico do Sector Eléctrico Conferência sobre a Energia na CPLP MINISTÉRIO DAS INFRA-ESTRUTURAS, RECURSOS.
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
Políticas Públicas de Desenvolvimento e a Tutela dos Direitos Sociais
 Desde o séc. XI – comércio com o Oriente → pólo mais dinâmico da economia europeia;  Árabes → introduziram produtos orientais no circuito mediterrânico.
PONTO Prof. Eduardo Vilela.
O que é terceirização? A terceirização ocorre quando uma organização transfere algumas de suas atividades para terceiros, com o objetivo de concentrar-se.
A EXPERIÊNCIA DA REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA
LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS Prof. Luís Felipe Tolentino
Marketing Operacional
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
1 Tópicos Especiais de Logística II AULA : 4. DESAFIOS AOS OPERADORES LOGÍSTICOS 4.1 Operadores Logísticos e o comércio eletrônico. 4.2 A distribuição.
Água na Madeira. …localização e relevo … …localização e relevo …
Áreas “gémeas” de Competências-Chave:
A PRESENÇA PORTUGUESA EM ÁFRICA
Transcrição da apresentação:

REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS PETROLÍFEROS Manuel de Almeida Ribeiro

PRESSUPOSTOS LEGAIS Condicionantes concorrenciais Condicionantes ambientais Outras Manuel de Almeida Ribeiro

Condicionantes concorrenciais Restrições verticais A amortização do investimento A exclusividade Manuel de Almeida Ribeiro

Condicionantes ambientais Regras técnicas Restrições de localização Outras Manuel de Almeida Ribeiro

Configurar uma rede Tipos de mercado: maturidade e envolventes Mercados livres e mercados regulados O caso português: - Até Post Mudança da rede viária - Alterações legislativas Manuel de Almeida Ribeiro

Modelos possíveis de exploração COCO CODO DODO COFO FOFO Manuel de Almeida Ribeiro

Características dos PAs Urbanos Rurais De estrada De autoestrada Manuel de Almeida Ribeiro

Construção de postos de abastecimento Características do contrato de empreitada Caderno de encargos Fiscalização Alterações Garantias Manuel de Almeida Ribeiro

Oferta de serviços As lojas de conveniência As lavagens Associações com outras prestadoras de serviços Manuel de Almeida Ribeiro

Os desafios Os hipermercados Os postos low-cost Manuel de Almeida Ribeiro

Escolha de parceiros Características de um cessionário Cessionário ou franchisado Subredes Negócios locais Articulação com clientes diretos Proteção de créditos Manuel de Almeida Ribeiro

As grandes empresas petrolíferas e o negócio da distribuição O upstream e o downstream A refinação e a distribuição Manuel de Almeida Ribeiro

Experiências comparadas Portugal Espanha Europa ocidental Europa oriental África Brasil Estados Unidos Manuel de Almeida Ribeiro

Apoio jurídico Consultadoria à rede Política de contencioso Manuel de Almeida Ribeiro