Atividades Econômicas nos Campos Gerais e em Ponta Grossa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os rumos da economia do MS frente a globalização.
Advertisements

As regiões geoeconômicas do Brasil
Agricultura brasileira
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
Regiões do Brasil.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Transporte Rodoviário Autor: Prof. Arildo Ano: 2007.
A INDUSTRIALIZAÇÃO.
Centro – Sul poder econômico e político
PROF. EDUARDO C. FERREIRA
Recuperação anual – 6ª série
Recuperação anual – 6ª série – 2011 UT 2, 5, 6, 9 e 11
Lívia Maria Pinheiro Gazzi
“O novo espaço da produção globalizada”*
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
Complexo regional do Centro-Sul
NOSSA FORÇA AO SEU LADO Projeções Econômicas para Forte retomada de crescimento com duas principais fontes de incerteza: as eleições (câmbio e inflação)
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
AS POTENCIALIDADES DA INDÚSTRIA CAPIXABA
Quem somos O que fazemos Slide 1
Atividade Industrial Corresponde ao conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação das matérias-primas, de forma artesanal ou.
Goiânia, 16 de dezembro de 2009.
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
PROFESSOR LEONAM JUNIOR

As referências da sociedade de Campina Grande
Brasil e suas regiões.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
PLANEJAMENTO E A ESTRUTURA TRIBUTÁRIA E LOGÍSTICA DE MATO GROSSO
CANADÁ.
Unidade 07 – Região Sul Prof. Raphael Ramos.
REGIÃO SUL CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF. ARILSON C. SILVA.
ATIVIDADES ECONÔMICAS DO PARAGUAI
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
Geo A - Aula 31 - Professor Grega
REGIÃO CENTRO OESTE.
A economia do estado da Paraíba
BOLETIM CEPERJ Mercado de Trabalho Formal ,Emprego e Renda
Economia dos Estados Unidos da América
DESCRITOR Analisar o espaço industrial brasileiro identificando seus desdobramentos atuais no processo de desenvolvimento socioeconômico do país.
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
ECONOMIA ASIATICA – INTRODUÇÃO
Título: INDICADORES DO POTENCIAL POLUIDOR DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO: SÉRIE HISTÓRICA Acadêmico: Felipe Abrão Franco Orientador:
O processo de Industrialização do Brasil
Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves
Logística na Realidade Brasileira
A região Sul do Brasil.
Tendências Recentes do Investimento Industrial
Agronegócio A modernização no campo propicia novos sistemas de produção e novos recursos para o combate aos problemas Empresas expandem uma estrutura administrativa.
Regiões geoeconômicas: Divisão do Brasil por critérios econômicos
a) substituição de importações por similares nacionais.
Módulo 37 – Diversidade do espaço paulista.
Teve início no século XIX, mas foi intensificada a partir da década de 1930, momentos depois da crise econômica mundial de Esse processo não ocorreu.
GEOGRAFIA DO PARANÁ.
Módulo 20 - Indústria Prof Claudinei Perencin.
Produto Interno Bruto de Goiás – 2011
Histórico da indústria no BR Até 1808 – proibição 1844 – Tarifa Alves Branco (protecionismo) Cafeicultura –Imigrantes: mão-de-obra e mercado consumidor.
Agropecuária, produção e estrutura fundiária no Brasil
Cultura Cafeeira e economia brasileira
Transportes no Brasil Prof. Gustavo.
Estudo de Atratividade das Sub-regiões do Estado de São Paulo SindusCon-SP & Deloitte Abril, 2016.
Economia do Paraná  A economia do Paraná é a 4ª economia do Brasil, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais;  O Rio Grande do.
RIO GRANDE DO SUL.
População no RS Professor Jeferson 3º EM. Indicadores População (estimativa 2015) Densidade Demográfica - 39,77 hab/km².
Geografia Rede SESI de Educação.
O Complexo Centro-Sul.
EUA 8º Ano.
Região e divisão regional do Brasil
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
Transcrição da apresentação:

Atividades Econômicas nos Campos Gerais e em Ponta Grossa

Campos Gerais no Paraná

Características da Economia do Paraná A economia do Paraná é a quarta em importância dentre todos os estados brasileiros, baseada na agropecuária, indústria, extrativismo, serviços, comércio, turismo; As economias dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba estão entre as maiores do Estado. Em razão do dinamismo da indústria e dos serviços, Curitiba e  São José dos Pinhais são os municípios mais representativos no PIB do Paraná; Nos Campos Gerais e em Ponta Grossa destacam-se a agricultura, a pecuária, a indústria, o comércio e a prestação de serviços; Ponta Grossa  tem forte presença da agroindústria; O que é agroindústria? É a atividade econômica que usa a tecnologia para melhorar a produção agrícola, transformar e industrializar essa produção com o objetivo de comercializá-la em grande escala.

Economia em Ponta Grossa A economia de Ponta Grossa teve três grandes impulsos durante o século XX: O primeiro em meados de 1900 com a instalação da ferrovia que contribuiu para o escoamento da produção agrícola; O segundo na década de 70 com a instalação de grandes indústrias da área alimentícia e moageira; Cyro Martins em seu governo instalou o PLADEI (Plano de Desenvolvimento Industrial) para que a cidade voltasse a crescer; Criou o Distrito Industrial no bairro Cará-Cará trazendo empresas como Sanbra, Cargill, Quimbrasil, Anderson Clayton, Kurashiki O terceiro na segunda metade da década de 1990 com a instalação de grandes empresas nacionais do setor logístico e investimentos de grandes redes do setor de serviços. Instalaram-se a Tetra Pak (embalagens), Continental (pneus) e Masisa (painéis de madeira), as quais também expandiram seus investimentos recentemente.

Economia em Ponta Grossa O Distrito Industrial de Ponta Grossa é o maior do interior do estado, atrás apenas de Curitiba e de sua região metropolitana; Contribuíram e contribuem para a qualificação de mão-de-obra a Universidade Estadual de Ponta Grossa, a Universidade Federal e Tecnológica do Paraná, a Secal, a Unopar, o CESCAGE, o SESI, o SENAI; Atualmente, mais um Complexo Industrial está se desenvolvendo na região norte da cidade, com a implantação de indústrias alimentícias e automobilísticas de alto padrão, como a Paccar- DAF e a Frísia; A cidade tem indústrias nos seguintes ramos: extração de talco, pecuária, agroindústria (em particular a soja, que já conferiu ao município o título de Capital Mundial da Soja), madeireiras, metalúrgicas, metal-mecânico, alimentícias, têxteis, automotivas, madeireiras;

Agroindústria em Ponta Grossa Ponta Grossa possui um grande potencial agropecuário, sendo referência na criação de gado leiteiro e de corte e com grande destaque para a produção de soja e milho. Vídeo 2

Produção Agrícola em Ponta Grossa em toneladas SEAB- 2015 Soja 245590 Milho 76500 Feijão 9900 Batata 5800 Cevada 4895 Aveia 4320 Tomate 1300 Cebola 150 Arroz 7,2

Serviços e Comércio Ponta Grossa é conhecida como capital dos caminhões; O setor de serviços que atua nessa área é amplamente desenvolvido e diversificado, concentrado nas regiões das avenidas Souza Naves e Presidente Kennedy e também na rodovia PR 151; No comércio a cidade conta com grandes redes de supermercados, como o Condor, Super Muffato, shoppings centers, redes de fast-food (como Mc Donald's, Bob's e o Burger King), Habib's, além de redes de lojas nacionais e regionais de departamentos, eletroeletrônicos; Conta com empresa de transporte coletivo de passageiros VCG, de transporte metropolitano, estadual e interestadual; Hospitais privados e público. O Hospital Regional agora é Hospital Universitário.

Gráfico 1 – Trabalhadores com carteira assinada em Ponta Grossa em 2011 Fonte: RAIS (2011)

Gráfico 2 - Composição do Produto Interno Bruto de Ponta Grossa Fonte: IBGE CIDADES (2013)

Tanto em número de empregados quanto em contribuição para o PIB, são os setores de serviços e indústria os mais importantes para o município. O PIB de Ponta Grossa em 2013 segundo o IBGE foi de 10,86 bilhões e a cidade ocupa a 8º colocação no estado e está entre as 100 do Brasil.

Referências Banco de dados da Controladoria do Município de Ponta Grossa. Banco de dados da SEAB de Ponta Grossa. JORNAL DA MANHÃ. Caminhos dos Campos Gerais. 2014. SMICQP. MAPEAMENTO ESTRATÉGICO PARA A IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIALIDADES ECONÔMICAS DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA – PR. Perfil Econômico de Ponta Grossa. Disponível em http://www.acipg.org.br/portal/economia. Acesso em 11 de abril de 2016. https://www.youtube.com/watch?v=Y0nNlmzYQNM https://www.youtube.com/watch?v=XZ82E-Z5sY4 http://www.gazetadopovo.com.br/economia/especiais/potencialidades-parana/nova-onda- industrial-deve-dobrar-o-pib-de-ponta-grossa-79bi32i2pmdcjh9xhjlit2z4e https://www.youtube.com/watch?v=27Oi4tjgrcg https://www.youtube.com/watch?v=Pl5aEy9_KDY