Triângulos e Paralelogramos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Para baixar essa aula, acesse:
Advertisements

TRAPÉZIO ISÓSCELES Trapézio cujos lados não paralelos são congruentes. Neste caso, existem dois ângulos congruentes e dois lados congruentes. Este quadrilátero.
O triângulo é um polígono constituído por três lados e três ângulos.
A soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°
Exercicio 1 Dados três valores X, Y e Z, Faça um programa em C para verificar se eles podem ser os comprimentos dos lados de um triângulo e, se forem,verificar.
Sumário: Polígonos.
Sólidos 10º Ano.
EBI / JI de Santa Catarina
Estudo dos Triângulos.
TRIÂNGULOS.
TEOREMA DE TALES.
Semelhança de Figuras.
Áreas de Figuras Planas
TRIÂNGULOS Classificação de triângulos
Congruência de figuras planas
Construção de Polígonos regulares.
Circunferência E Polígonos Matemática.
CIRCUNFERÊNCIAS E ÂNGULOS
Geometria Plana - Introdução
Circunferência E Polígonos Lição nº 91/92 11 de Abril de 2002
3.º Ciclo 8.º ano de escolaridade
Formulário de matemática
Triângulos e Quadriláteros
Quadriláteros.
Polígonos regulares. Construção
Ângulos.
Congruência de triângulos
Juliana Bender Goulart
Simetria de reflexão e simetria de rotação
UNIDADE: Sólidos Geométricos
ESTUDO DOS TRIÂNGULOS.
CONSTRUÇÃO DO TRANSFORMADO DE UMA FIGURA POR ROTAÇÃO
Professor João Gilberto
Geometria
Ângulos internos de um triângulo. menu.
CLASSIFICAÇÃO DE QUADRILÁTEROS
Área de um polígono regular
Áreas de Figuras Planas
Ângulo ao Centro e Arco de Circunferência
ÁREAS DAS FIGURAS PLANAS
Colégio Jardim São Paulo Prof. Mauricio Boni
A GEOMETRIA.
O TANGRAM E A GEOMETRIA Prática Pedagógica em Matemática 1 – UERJ
Triângulos.
Quadriláteros.
SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS
Colégio Jardim São Paulo Prof. Mauricio Boni
TRIÂNGULO RETÂNGULO.
Simetrias Disciplina: Matemática 6º Ano Unidade:
Professor Marcelo Santos
Relação entre ângulos internos e ângulos externos de um triângulo
TRIÂNGULOS.
TEOREMA DE PITÁGORAS CONCEITOS DEMONSTRAÇÃO APLICAÇÕES
SEMELHANÇA DE FIGURAS Conceitos aplicações Sair do programa.
GEOMETRIA PLANA PARTE 3 Profº: Rodrigo barjonas.
Semelhança de triângulos
Ângulos.
Polígonos Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 6º ano
Geometria aula 2.
REFLEXÃO.
Mediatriz de um segmento de comprimento definido
Quadriláteros.
O triângulo é um polígono de três lados, construída por três segmentos cujas extremidades são pontos não alinhados. É possível classificar os triângulos.
Trigonometria 19/11/2009.
Geometria Espacial.
Matemática em ação 8 │ Iolanda Centeno Passos Olga Flora Correia Atividade Ponto de partida Já sabes que… Copia e completa: Se dois polígonos convexos.
ISOMETRIAS MATEMÁTICA – 8º ANO DE ESCOLARIDADE Ano letivo 2013/2014
Escola Básica Vasco da Gama de Sines
Ângulos no triângulo.
Transcrição da apresentação:

Triângulos e Paralelogramos CONSTRUÇÃO DE TRIÂNGULOS CRITÉRIOS DE IGUALDADE DE TRIÂNGULOS

Triângulos e Paralelogramos Construção de um triângulo dadas as medidas dos comprimentos dos três lados Desenhar um triângulo [𝐴𝐵𝐶], tal que 𝐴𝐵 =5 cm, 𝐴𝐶 =4 cm e 𝐵𝐶 =6 cm. 1º Traçar um dos lados do triângulo, por exemplo [𝐴𝐵], com o respetivo comprimento (5 cm). 2º Abrir o compasso 4 cm (o comprimento do lado [𝐴𝐶]) e traçar um arco de circunferência de centro 𝐴. 𝐶 6cm 6cm 3º Com centro em 𝐵, traçar um arco de circunferência com raio igual a 6 cm (comprimento do lado [𝐵𝐶]) para encontrar o ponto 𝐶. 𝐴 𝐵 4cm 4cm 5cm 4º Unir os pontos A e C e B e C para traçar os restantes lados do triângulo.

Triângulos e Paralelogramos Construção de um triângulo dadas as medidas dos comprimentos de dois lados e a medida da amplitude do ângulo por eles formado Desenhar um triângulo [𝑅𝑆𝑇], tal que 𝑅𝑆 =6 cm, 𝑆𝑇 =4 cm e R 𝑆 𝑇=70°. 1º Traçar um dos lados do triângulo, por exemplo 𝑅𝑆 , com o respetivo comprimento (6 cm). 2º Com a ajuda do transferidor, marca um ângulo de 70º com vértice em 𝑆 e desenhar a semirreta correspondente. 3º Marca o ponto 𝑇 na semirreta resultante a uma distância de 4 cm do ponto S. 4º Finalmente, traçar os lados [𝑅𝑇] e [𝑆𝑇] do triângulo.

Triângulos e Paralelogramos Construção de um triângulo dadas as medida do comprimento de um lado e as medidas das amplitudes dos ângulos adjacentes a esse lado Desenhar um triângulo [𝐸𝐹𝐺], tal que 𝐸𝐹 =3 cm, 𝐹 𝐸 G=110° e 𝐺 𝐹 E=40°. 1º Traçar o lado [𝐸𝐹]do triângulo, com o respetivo comprimento (3 cm). 2º Com a ajuda do transferidor, marcar um ângulo de 110º com vértice em 𝐸 e desenhar a semirreta correspondente. 3º Com a ajuda do transferidor, marcar um ângulo de 40º com vértice em F e desenhar a semirreta correspondente. O ponto 𝐺 será o ponto de interseção dessas semirretas.

Triângulos e Paralelogramos Critérios de igualdade de triângulos Critério LLL Dados os triângulos [𝐴𝐵𝐶] e 𝐴´𝐵´𝐶’ em que 𝐴𝐵 = 𝐴´𝐵´ 𝐴𝐶 = 𝐴´𝐶´ 𝐵𝐶 = 𝐵´𝐶´ pelo critério de igualdade de ângulos são iguais os ângulos 𝐵 𝐴 𝐶 e 𝐵’ 𝐴’ 𝐶’ 𝐴 𝐶 𝐵 e 𝐴’ 𝐶’ 𝐵’ 𝐶 𝐵 𝐴 e 𝐶’ 𝐵’ 𝐴’ Como dois polígonos são iguais quando têm os lados e os ângulos correspondentes iguais, então os triângulos [𝑨𝑩𝑪] e [𝑨´𝑩´𝑪’] são iguais. Dois triângulos são iguais se tiverem, de um para o outro, os três lados iguais.

Triângulos e Paralelogramos Critérios de igualdade de triângulos Critério LAL Dados os triângulos [𝐷𝐸𝐹] e [𝐷´𝐸´𝐹’] em que 𝐷𝐸 = 𝐷´𝐸´ 𝐸 𝐷 𝐹= 𝐸´ 𝐷´ 𝐹´ 𝐷𝐹 = 𝐷´𝐹´ pelo critério de igualdade de ângulos, os lados [𝐸𝐹] e [𝐸’𝐹’] são iguais. Logo, pelo critério LLL, os triângulos [𝐷𝐸𝐹] e [𝐷´𝐸´𝐹’] são iguais. Dois triângulos são iguais se tiverem, de um para o outro, dois lados e o ângulo por eles formado iguais.

Triângulos e Paralelogramos Critérios de igualdade de triângulos Critério ALA Dados os triângulos [𝐴𝐵𝐶] e [𝐴´𝐵´𝐶’] sabe-se que 𝐵 𝐴 𝐶= 𝐵´ 𝐴´ 𝐶´ 𝐴𝐵 = 𝐴´𝐵´ 𝐴 𝐵 𝐶= 𝐴´ 𝐵´ 𝐶´ Os triângulos [𝐴𝐵𝐶] e [𝐴´𝐵´𝐶’] são iguais. Dois triângulos são iguais se tiverem, de um para o outro, um lado geometricamente igual e os dois ângulos adjacentes a esse lado também iguais.