Ciência Da Computação FAV Como elaborar um TCC?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

A ciência atual: metodologia científica
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Metodologia de Pesquisa
CONCEITOS ELEMENTARES
Metodologia Científica
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Metodologia da Pesquisa
Prof. Alan Rodrigo Antunes
Práticas Investigativas

Pesquisa em Comunicação
ARTIGO CIENTIFICO.
A Pesquisa e suas Classificações
METODOLOGIA DA PESQUISA
Metodologia de Pesquisa
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema.
Trabalho de conclusão de curso
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Conhecer Conhecimento.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Apresentação da estrutura Escolha e delimitação do tema Objetivos
Métodos e Técnicas de Pesquisa
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
TEMA E PROBLEMA.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Estrutura e Apresentação de
TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA.
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
Conceitos e Modalidades
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Metodologia Científica
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Conhecimento Científico
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Profª. Ms. Adriana Mograbi
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Orientações para escrever um Artigo Científico
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
PESQUISA EM EDUCAÇÃO Conceitos Classificações.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Metodologia da Pesquisa
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Finalidades da pesquisa científica
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Metodologia da Pesquisa (BOAVENTURA, E, Metodologia da Pesquisa, 4)
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

Ciência Da Computação FAV Como elaborar um TCC?

Trabalho de Conclusão de Curso 1. ESCOLHA DO TEMA A escolha do tema dá início ao processo de planejamento. Tal escolha define a área de interesse que será pesquisada. O tema deve ser de interesse do pesquisador e estar situado em sua área de conhecimento.

Trabalho de Conclusão de Curso Para desenvolver de maneira adequada um tema de pesquisa, é necessário que o pesquisador domine o assunto e esteja apto a manejar as fontes de consulta bibliográfica. Criptografia

Trabalho de Conclusão de Curso 2. DELIMITAÇÃO DO TEMA Nada mais é que o título do TCC. O título deve ser objetivo, além de traduzir o que esta sendo abordado no trabalho. O título deve conter palavras-chave que identificam o trabalho. Apresentação de algoritmos criptográficos de chave pública

Trabalho de Conclusão de Curso O pesquisador deve historiar de forma breve a situação e explicar as finalidades que o levam a abordar o tema escolhido, destacando sua relevância e oportunidade e indicando os usos que serão dados ao resultado final da investigação. É importante considerar a possibilidade de comparação com outros estudos semelhantes já desenvolvidos.

Trabalho de Conclusão de Curso 3, PROBLEMA DE PESQUISA O problema é uma questão que pode ser respondida por meio da pesquisa e sua formulação requer o conhecimento teórico sobre a questão ou classe de fenômeno que o pesquisador se propõe a estudar e o conhecimento da realidade na qual ele se manifesta.

Trabalho de Conclusão de Curso Sem um mínimo de conhecimento tanto da teoria quanto da realidade é impossível a formulação de um problema. Os problemas surgem de questões de natureza prática, na percepção de alguma dificuldade teórica, ou da frustração de expectativas. Toda pesquisa se inicia com a formulação de um problema e tem por objetivo a sua solução. Qual é a base dos algoritmos criptográficos

Trabalho de Conclusão de Curso PROBLEMA DE PESQUISA, DEFINIÇÃO: Questão não resolvida, objeto de discussão em qualquer área de domínio de conhecimento, passível de tratamento científico. Indagações sobre a natureza de coisas, causas e conseqüências.

Trabalho de Conclusão de Curso A FORMULAÇÃO DO PROBLEMA ENVOLVE: Conhecimento do objeto que se pretende estudar. Estudo da literatura publicada e de documentos. Discussão com pessoas que tenham experiência no assunto.

Trabalho de Conclusão de Curso O problema, portanto, é a questão que deve ser pretende responder mediante a execução da pesquisa e deve: Ser elaborado em forma de pergunta; Ser claro e preciso; Ser empírico (diretamente observável); Ser passível de resolução; Ser delimitado a uma dimensão viável.

Trabalho de Conclusão de Curso 4. OBJETIVOS Essa é uma das partes mais importantes do TCC e deve ser definida de maneira clara, correlacionada com o problema de pesquisa. Os objetivos devem ser divididos em gerais e específicos. O objetivo define de modo claro e direto que aspecto da problemática constitui o interesse central da pesquisa.

Trabalho de Conclusão de Curso O objetivo geral, é formulado em uma frase ou em um parágrafo. Freqüentemente, o objetivo geral é desdobrado em questões que esclarecem seu conteúdo e ajudam o pesquisador na seleção de dados e fontes de informação, assim como a organizar a apresentação das questões propostas.

Trabalho de Conclusão de Curso Objetivo e problema de pesquisa possuem relações estreitas e em muitos casos se repetem, estando a diferença no caráter afirmativo dos objetivos. É importante assinalar que os objetivos , podem ser reformulados, abandonados ou acrescidos de outras informações no decorrer da observação.

Trabalho de Conclusão de Curso A definição dos objetivos determina onde o pesquisador quer chegar com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim Para se definir de forma correta os objetivos, começamos colocando-os com o verbo no infinitivo, exemplos: verificar, determinar, definir, identificar, analisar, demonstrar, averiguar, etc.

Trabalho de Conclusão de Curso O objetivo geral expressa claramente aquilo que o pesquisador pretende conseguir como resultado intelectual de sua investigação. O problema expresso como objetivo geral será dividido em tantos objetivos específicos quantos necessários para o estudo e a solução satisfatória do problema contido no objetivo geral.

Trabalho de Conclusão de Curso 5. REVISÃO BILBIOGRÁFICA É nesta etapa do TCC analisa-se a situação atual do conhecimento sobre o tema, mediante a revisão de literatura existente, buscando-se pesquisas similares sobre o tema, conceitos,explicações e modelos teóricos existentes com o objetivo de situar o estudo no contexto geral do conhecimento.

Trabalho de Conclusão de Curso A teoria é a base sobre a qual desenvolvemos o modelo de explicação que testamos com a pesquisa. É a partir da teoria que definimos nosso objeto, formulamos nossas hipóteses e escolhemos os modelos e métodos apropriados de análise.

Trabalho de Conclusão de Curso Resumindo: É a construção de uma base conceitual organizada e sistematizada do conhecimento disponível pertinente a ser pesquisado. Buscam-se teoria, abordagens e estudos que permitam compreender o fenômeno de múltiplas perspectivas. O papel do pesquisador é de promover um diálogo entre diferentes autores.

Trabalho de Conclusão de Curso A teoria é a base sobre a qual desenvolvemos o modelo de explicação que testamos com a pesquisa. É a partir da teoria que definimos nosso objeto, formulamos nossas hipóteses e escolhemos os modelos e métodos apropriados de análise.

Trabalho de Conclusão de Curso 6. METODOLOGIA DA PESQUISA A metodologia está relacionada com os objetivos e a finalidade do trabalho e deve descrever todos os passos dados para atingir o objetivo proposto. A escolha da metodologia adequada irá variar conforme os objetivos da pesquisa e o problema que está sendo investigado.

Trabalho de Conclusão de Curso Conforme o dado a ser observado, o pesquisador selecionará o procedimento adequado efetuando as adaptações necessárias. As metodologias não se excluem, mas se complementam. Em um TCC, serão empregados diferentes tipos de pesquisa. Compete ao pesquisador a escolha do tipo mais adequado ao objeto de estudo e a cada fase da pesquisa.

Trabalho de Conclusão de Curso A metodologia deve responder as seguintes questões sobre o estudo: Onde o estudo foi realizado? Quando foi realizado? Como foi realizado? Quem realizou?

Trabalho de Conclusão de Curso DESCRVER AS ETAPAS METODOLOGICAS SIGNIFICA ESPECIFICAR: Os estudos exploratórios já realizados ou a analisar. Procedimentos de levantamento, análise e interpretação. As limitações e delimitações da pesquisa em termos de variáveis a serem controladas.

Trabalho de Conclusão de Curso CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA QUANTO AOS OBJETIVOS PROPOSTOS: 1. Pesquisa Exploratória 2. Pesquisa Descritiva 3. Pesquisa Explicativa

Trabalho de Conclusão de Curso 1. Pesquisa Exploratória Visa proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolvem levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão.

Trabalho de Conclusão de Curso Assume, em geral, as formas de Pesquisa Bibliográfica ou Estudo de Caso.

Trabalho de Conclusão de Curso 2. Pesquisa Descritiva Visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou estabelecimento de relações entre variáveis. Envolvem o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados, questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de um Levantamento.

Trabalho de Conclusão de Curso 2. Pesquisa Explicativa Visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos, aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o “porque” das coisas. Quando realizada nas ciências naturais requer o uso de método experimental e nas ciências sociais requer o uso do método observacional.

Trabalho de Conclusão de Curso Assume, em geral, a forma de Pesquisa Experimental e Pesquisa Ex-post-facto (quando o experimento se realiza depois dos fatos).

Trabalho de Conclusão de Curso CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA QUANTO À FORMA DE ABORDAGEM: 1. Pesquisa Quantitativa 2. Pesquisa Qualitativa

Trabalho de Conclusão de Curso 1. Pesquisa Quantitativa Traduz em números as opiniões e informações para serem classificadas e analisadas. Utilizam-se técnicas estatísticas.

Trabalho de Conclusão de Curso 2. Pesquisa Qualitativa É descritiva; As informações obtidas não podem ser quantificadas; Os dados obtidos são analisados indutivamente; A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa.

Trabalho de Conclusão de Curso INSTRUMENTOS DE PESQUISA: Questionário: perguntas entregues por escrito ao informante e às quais ele também responde por escrito (perguntas abertas ou fechadas). Entrevista: perguntas orais, quer a um indivíduo particular quer a um grupo, respostas registradas, geralmente, pelo entrevistador (perguntas abertas).

Trabalho de Conclusão de Curso Diário de campo: anotações e observações pertinentes registradas pelo pesquisador. Filmagem: gravações para posterior análise. Outros

Trabalho de Conclusão de Curso 7. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Aqui são apresentados os resultados alcançados, que derivam somente do referencial teórico para quem tem como metodologia pesquisa bibliográfica. Já quem fez pesquisa aplicada (entrevistas, análise da dados secundários... ) devem apresentar os resultados da pesquisa realizadas na empresa ou junto aos consumidores, fornecedores...

Trabalho de Conclusão de Curso Os principais resultados são apresentados sem ainda responder aos objetivos (geral e específicos), sendo que esta é a finalidade das considerações finais.  

Trabalho de Conclusão de Curso 8. CONSIDERAÇÕES FINAIS Apresentar as conclusões do trabalho, principalmente respondendo ao objetivo geral e aos objetivos específicos. Pode ser criado um item “limitações e sugestões” onde o autor apresenta as limitações do seu trabalho e sugestões para futuras investigações na área).

Trabalho de Conclusão de Curso 9. REFERÊNCIAS Um provável leitor/avaliador estará interessado em saber a origem das informações obtidas pelo pesquisador, portanto, elas devem constar no término do trabalho. Devem ser listadas em ordem alfabética.

Trabalho de Conclusão de Curso Exemplos COSTA, V.R. À margem da lei: o Programa Comunidade Solidária. Em Pauta: revista da Faculdade de Serviço Social da UERJ, Rio de Janeiro, n. 12, p. 131-148, 1998. GOMES, L.G.F.F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998. PUCCI, B.; OLIVEIRA, N.R.; SGUISSARDI, V. O ensino noturno e os trabalhadores. 2. ed. São Carlos: EdUFSCar, 1995. 148 p. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939- . Trimestral. SÃO PAULO (Estado). Decreto nº. 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998. SILVA, M.M.L. Crimes da era digital. .Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: <http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm>. Acesso em: 28 nov. 1998.