SOS BR-116 Propostas UNISINOS. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Política de prioridade ao transporte coletivo.  Implantação de uma Gerência responsável pelo sistema.

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Transcrição da apresentação:

SOS BR-116 Propostas UNISINOS

AÇÕES DESENVOLVIDAS  Política de prioridade ao transporte coletivo.  Implantação de uma Gerência responsável pelo sistema de transporte universitário.  Implantação de serviços de rotas universitárias.  Construção de um terminal rodoviário no interior do campus para estacionamento dos veículos do transporte universitário.  Implantação de uma central de atendimento aos usuários do transporte universitário.

AÇÕES DESENVOLVIDAS  Implantação de uma linha circular rodoviária, gratuita, integrada ao TRENSURB.  Articulação com os órgãos públicos concedentes e empresas operadoras.  Busca de parcerias para viabilizar a implantação de estacionamentos integrados ao TRENSURB na cidade de Porto Alegre.  Campanhas de conscientização através da Rádio e TV UNISINOS.

SUGESTÕES DE AÇÕES EMERGENCIAIS PARA A BR-116 AÇÕES FÍSICAS  Implantação de uma sinalização adequada para orientar o trânsito na via.  Estudo da viabilidade de aumentar a capacidade da via atual pelo acréscimo de uma nova faixa de tráfego, com supressão dos acostamentos.  Redução do número de acessos e saídas da pista principal nos trechos com separação física entre as pistas principal e lateral.  Substituição do dispositivo de proteção e bloqueio fixo, barreiras de concreto, por móveis, barreiras de plástico, em segmentos de trechos da via que permitam o desvio do tráfego, quando necessário.

SUGESTÕES DE AÇÕES EMERGENCIAIS PARA A BR-116 AÇÕES OPERACIONAIS  Início imediato da gestão do trânsito na BR- 116 através do controle operacional com serviços de monitoramento eletrônico, remoção de veículos, socorro médico e orientação aos usuários.  As obras e serviços em execução na via devem evitar, sempre que possível, os horários de pico.

SUGESTÕES DE AÇÕES EMERGENCIAIS PARA A BR-116 AÇÕES OPERACIONAIS  Regulamentação do uso das faixas de tráfego, nos períodos de pico, priorizando os transportes coletivos. Pista principal com três faixas de tráfego:  Faixa exclusiva à esquerda para veículos de transporte coletivo de passageiros e para automóveis com dois ou mais ocupantes;  Tráfego de caminhões somente na faixa da direita;  Circulação de motos em uma única faixa de tráfego.  Estudar alternativas de desvio dos caminhões da pista principal, nos horários de pico.

SUGESTÕES DE AÇÕES EMERGENCIAIS PARA A BR-116 AÇÕES EDUCATIVAS  Implementação de campanhas sistemáticas de educação de trânsito, orientando os usuários sobre o uso adequado dos transportes na ligação, o uso adequado da via no trecho e rotas alternativas em casos de congestionamentos.

SUGESTÕES DE AÇÕES EMERGENCIAIS PARA A BR-116 AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO  Fiscalização efetiva do cumprimento das novas regras de uso da via com sanções aos infratores reguladas em legislação específica.

SUGESTÕES DE AÇÕES PARA A TRENSURB  Aumento da oferta nos horários de pico.  Implantação de estacionamentos e bicicletários integrados nas estações.  Melhoria do conforto dos veículos ferroviários.  Melhoria da segurança nos acessos e nas estações.

CONCLUSÃO A SOLUÇÃO PARA O ATENDIMENTO DA EXPRESSIVA DEMANDA DE TRANSPORTES, ATUAL E FUTURA, DO CORREDOR NORTE DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE PASSA, OBRIGATORIAMENTE, PELA CONSTRUÇÃO DE NOVAS ALTERNATIVAS VIÁRIAS E DE MELHORIAS NAS VIAS EXISTENTES. CONTUDO, A GESTÃO DO TRÂNSITO DESSAS VIAS, É AÇÃO ESTRATÉGICA IMPRESCINDÍVEL E INADIÁVEL PARA SE EVITAR O APAGÃO RODOVIÁRIO NO CORREDOR.