© André Targa Cavassani/TNC Aspectos teóricos e práticos sobre arranjos de Pagamentos por Serviços Ambientais Claudio Klemz Gerente de Projetos de Segurança.

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Transcrição da apresentação:

© André Targa Cavassani/TNC Aspectos teóricos e práticos sobre arranjos de Pagamentos por Serviços Ambientais Claudio Klemz Gerente de Projetos de Segurança Hídrica The Nature Conservancy Brasília, 10 de Junho de 2015

Quem é a TNC? Fundada nos EUA em 1951 Atua em mais de 35 países e no Brasil desde 1988 Aproximadamente membros Abordagem pragmática, não confrontacional Procura conciliar a conservação e o desenvolvimento Foco na parceria com órgãos governamentais, não governamentais e setor privado Missão: “Conservar as terras e as águas sobre as quais toda vida depende.” © Claudio Klemz/TNC

Região da América Latina Temas Focais: Segurança hídrica Agropecuária sustentável Infra-estrutura inteligente

Serviços Ecossistêmicos

A segurança da água começa com a garantia da conservação das bacias hidrográficas, através de investimento na infraestrutura natural dos ecossistemas. Deve incluir também o equilíbrio no uso da água entre setores-chave (rural, urbano, industrial) e gerar um resultado positivo para os ecossistemas e os usos múltiplos da água. © Claudio Klemz/TNC Segurança Hídrica

Infraestrutura Verde

Abordagem integrada no manejo de bacias hidrográficas Promovem conservação em longo prazo Transparência da gestão financeira Integração com políticas públicas Atração de investimentos Participação da sociedade

44 fundos de água em 14 países da América Latina 17 criados e operando, 17 em desenvolvimento e 10 em avaliação Benefício potencial para 86 milhões de pessoas Mais de famílias engajadas Mais de USD 85 milhões levantados para iniciativas de infraestrutura verde

Grupo de Trabalho para Segurança Hídrica

Projetos em execução no Brasil Programa Produtor de Água - ANA Palmas Brasília Paraíba do Sul Espírito Santo/ Doce Camboriú Rio de Janeiro MApSP - PCJ MApSP – Alto Tietê

1.Estudos iniciais – Identificação do serviço ambiental – Análise dos stakeholders 2.Estudos de viabilidade – Estudo socioeconômico – Estudos biofísicos Hidrologia, modelagens, clima,... – Análise jurídico-institucional – Análise do retorno do investimento Constituição de um fundo da água

3.Estabelecimento do Fundo – Papeis e responsabilidades – Estrutura gerencial e decisória 4.Elaboração do plano estratégico – Metas e custos envolvidos – Plano de captação de recursos 5.Operação do fundo – Implantação das ações planejadas – Captação de recursos – Comunicação 6.Avaliação e Monitoramento Constituição de um fundo da água

Aspectos práticos da implantação de projetos no Brasil Arranjos financeiros – Municípios, Estados (Extrema/MG, Espírito Santo) – Comitês de Bacia (PCJ, RH Guandu, Paraíba do Sul) – Companhias de água e saneamento (EMASA – Balneário Camboriú/SC, Saneatins/Odebrecht - Palmas) – Inclusão dos custos de conservação na tarifa de água (Camboriú/SC - AGESAN, Jaguariuna/SP)

Bases cartográficas Aspectos práticos da implantação no Brasil

TNC Ferramentas de suporte à tomada de decisão Modelagens Hidrológicas Aspectos práticos da implantação no Brasil

Engajamento de interessados

Elaboração de projetos Aspectos práticos da implantação no Brasil

Implementación / Intervenciones Implantação de intervenções em campo

Monitoramento de resultados Qualidade de água Quantidade de água Socioeconomico Gerencial

Considerações sobre implantação de projetos de PSA Alto custo inicial de transação – Arranjos institucionais – Estudos técnicos, planejamento e gestão Demanda de suporte nas etapas iniciais Necessidade de definições legais em nível Federal – Aspectos fiscais/tributários – Aspectos trabalhistas/previdenciários

Demanda de Marco Legal Federal Marco Legal Federal deve garantir replicação e ganho de escala Variedade de proposições em tramitação na Câmara e no Senado – PLC 792/07; PLC 312/15; PLS 276/13;... Código Florestal Art.41 - programa de apoio e incentivo à conservação do meio ambiente © Claudio Klemz/TNC

ont.net/downloads/diretrizes_ pnpsa__final.pdf Posicionamento de especialistas e ONGs com experiência no tema do PSA WWF, TNC, CEBDS, MEBB, FGBPN, SOS Mata Atlantica, IPAM, Forest Trends, CIFOR,...

Considerações sobre uma Politica Nacional de PSA Adotar os conceitos já consolidados Política Nacional x Programa Federal Sobreposição com iniciativas que já estão operando (municipais, estaduais, privadas) Promover a escala removendo barreiras – Custos iniciais de transação – Tributação, previdência

“A proteção ambiental de uma propriedade rural produtiva está inserida dentro da atividade rural desenvolvida dentro da propriedade rural, não podendo a renda dela advinda, ser considerada como de origem de outra atividade que não da exploração da terra, que neste caso está sendo preservada para que possa continuar a produzir para o desenvolvimento socioeconômico, não só do núcleo familiar, mas também do país.” João Candido de Oliveira Neto Consultor Previdência Social Rural

Art. XX. É garantida a condição de segurado especial aos provedores de serviços ambientais, de pessoa física, nos termos da Lei Federal nº 8.212, de 24 de julho de Art. XX. O § 8º do Art. 11, da Lei Federal nº 8.212, de 24 de julho de 1991, passa a vigorar com o acréscimo do seguinte inciso:... IX - grupo familiar ou comunitário beneficiário de programa ou projeto de pagamento por serviços ambientais, público ou privado, voltado à conservação dos recursos naturais, que desenvolvam atividades correlatas a tais programas ou projetos.

Adicionalidade x Condicionalidade Participação dos setores beneficiários de serviços ambientais/ecossistêmicos PSA é uma ferramenta econômica relacionada a um bem natural e não deve ser confundida com salvaguarda social Considerações sobre uma Politica Nacional de PSA © Claudio Klemz/TNC

Principais lições aprendidas sobre PSA PSA não é a salvação da pátria!! Não é uma solução universal Não existe “tamanho único” / particularidades locais Identificação clara do serviço ambiental em pauta Compreender e documentar a relação entre o ambiente natural e o serviço ambiental Começar pelo lado da demanda, não da oferta Monitorar os resultados Permitir a flexibilidade na adoção do mecanismo Associar mais de um mecanismo de incentivo

Claudio Klemz Gerente de projetos de Segurança Hídrica © André Targa Cavassani/TNC