Prof. Wesley Vieira Borges

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GERENCIAMENTO DOS ESTOQUES
Advertisements

LOGÍSTICA EMPRESARIAL
constante ou regular - fluxo de material sem grandes flutuações.
ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Análise do Ciclo Operacional
Análise dos Estoques.
UNIDADE 07 GESTÃO DE ESTOQUES 14IX.
Trabalho / Apresentação
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
Planejamento de Materiais Exercício 2009 setembro/2008
Grupo 1 Subgrupo x: Pedro, Rafael e Anderson
Estoques Timóteo Guimarães - 10/07955 Lucian Alves Ferreira - 08/34947 Maíra Pellicano Botelho - 08/35579 Fernanda Ferreira Passos - 03/77783 Thiago Henrique.
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Grupo: 53.3 : Alessandra Mayara Renata
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Administração Disciplina: Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo José Asper Y. Valdes Turma:
U07 Grupo 19V.
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
Otimização na Administração de Materiais
Unidade 2 As decisões Estratégicas Grupo Q – Subgrupo 2.
ESTOQUE DE SEGURANÇA Carlos Roberto C. Almeida.
Unidade 2.
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
Jogo Programação da Produção
Dinâmica intraorganizacional
Controle de estoques.
Documentação Comercial Gestão Económica de Compras.
Os fluxos associados ao tipo de Gestão de estoques
Unidade 07 Dinâmica intraorganizacional – Processo interno visando atender demanda externa.
Gestão de Negócios Aula 10 Haroldo Andrade.
Apresentação de ARM Páginas 38 à 53
U07- Os Fluxos Associados ao tipo de gestão de estoques
Gestão de estoques 1) Quais são os elementos da gestão de logística ao longo, médio e curto prazo? A longo prazo – plano de negocio, plano de produto e.
Unidade 7 - Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
U06 Subgrupo 1.
1 Nível de Estoque CURVA DENTE DE SERRA A representação da movimentação (entrada e saída) de um item dentro de um sistema de estoque pode ser feita.
Administração da produção
Aula 4- Lote Econômico de Compras -LEC
Logística Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUE
INSTRUMENTOS DE GESTÃO:
GESTÃO LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
ESTOQUES.
Técnico em Administração
Modelo da Curva Dente de Serra
Função produção.
GESTÃO DE ESTOQUES EXERCÍCIOS.
Administração de Materiais
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES
Prof. Paulo Barreto  É a atividade da empresa que consiste em:  armazenar matérias primas e insumos diversos,  abastecer as linhas.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Aula 1 – António Albano Baptista Moreira GESTÃO LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS.
Prof. Paulo Barreto  Para se calcular o a quantidade de consumo entre o ponto de pedido e a entrega utiliza-se a seguinte fórmula:
Financeiro - Análise Financeira
UNIDADE 2 GESTÃO DE ESTOQUES. NÍVEIS DE ESTOQUE CURVA DENTE DE SERRA Para que serve? Utilizada para representar a movimentação (entrada e saída) de um.
UNIDADE 2 GESTÃO DE ESTOQUES.
Estoques de materiais (Insumos)
Logística Empresarial
LOGÍSTICA-FABRICIO RIBEIRO
Faculdade Morumbi Sul Prof.º Renan Okumura G. Godoy Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais II 1 Clientes Demanda Administração de Materiais.
1/6/2016 Programa de Formação Consultores Start. 1/6/2016 Gestão de Estoque Ressuprimento Lote Periódico Estatísticas de Estoque t t t t Agenda.
Modelos de gestão de estoques.
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
Planejamento e Controle da Produção Teoria e Prática Prof. Dalvio Ferrari Tubino, Dr. Capítulo 2 Previsão da.
Gestão de Estoques São considerados estoques todos os bens e materiais mantidos por uma organização para suprir demandas futuras, ou seja, é a diferença.
Técnicas de Previsão de Consumo
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Prof. Sylvio A. De Mattos Cruz
Transcrição da apresentação:

Prof. Wesley Vieira Borges CONTROLE DE ESTOQUE Prof. Wesley Vieira Borges

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA CONTROLE DE ESTOQUE Estatística aplicada ao planejamento das necessidades Métodos de previsão de demandas Média aritmética Média móvel Média móvel ponderada exponencial Mínimos quadrados

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA CONTROLE DE ESTOQUE MÉDIA ARITMÉTICA A média aritmética é uma medida de tendência central obtida de uma certa massa de dados dispersos. O grau de confiabilidade da média aritmética é relativamente baixo, justamente por não considerar níveis de dispersão.(Renaud B. da Silva, 1986). MÉDIA MÓVEL A média móvel é uma média aritmética calculada período a período, de uma série de dados, substituindo-se, a cada período,o dado mais antigo da série pelo mais recente, mantendo-se constante o número de dados da série.(Renaud B. da Silva, 1986).

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA CONTROLE DE ESTOQUE MÉDIA MÓVEL PONDERADA EXPONENCIAL É baseada no ajustamento de período a período da ultima média prevista por adição ou subtração de uma fração da diferença entre a demanda atual no período presente e a última média prevista. O resultado vai representar a nova média prevista no período atual, que é válida como previsão para o próximo período (Renaud B. da Silva, 1986). MÍNIMOS QUADRADOS Este método é voltado para as projeções a longo e médio prazos, onde se pode admitir um nível maior de erro. Além disso, há necessidade de um mínimo de correlação entre os dados da série histórica para que este método apresente resultados razoáveis. Nas demandas afetadas por variáveis aleatórias ou por sazonalidade seu emprego é pouco eficaz (Renaud B. da Silva, 1986).

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA CONTROLE DE ESTOQUE Algumas definições: DEMANDA ou CONSUMO (D ou C) É a quantidade de material requerido para o atendimento das necessidades de produção, de comercialização, etc, relacionada a uma determinada unidade de tempo. QUANTIDADE DE RESSUPRIMENTO (Q) É a quantidade de material que deve ser adquirida para completar o nível de estoque operacional. Tratado também como quantidade de compra. INTERVALO DE RESSUPRIMENTO (IR) É o período estabelecido entre duas reposições sucessivas. Também denominado como ciclo de ressuprimento.

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA CONTROLE DE ESTOQUE Algumas definições: PONTO DE RESSUPRIMENTO (PR) É a quantidade de material predeterminada que, ao ser atingida pela ação do consumo, dá origem a uma solicitação de ressuprimento. Também tratado como nível de reposição e ponto de reposição. TEMPO DE RESSUPRIMENTO (TR) Intervalo de tempo decorrido entre a solicitação e a inclusão do material no estoque. O tempo de ressuprimento é composto por tempos internos da empresa como também por externos. ESTOQUE DE SEGURANÇA (ES) É a quantidade predeterminada de material destinada a evitar ou minimizar os efeitos causados pela variação da demanda ou do tempo de ressuprimento (Renauld B. da Silva)

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA CONTROLE DE ESTOQUE Algumas definições: RUPTURA DE ESTOQUE Situação em que o material existente chega a zero, após consumido todo o estoque de segurança. A partir desse ponto de ruptura, a ação continuada da demanda irá provocar a falta de material e seu conseqüente custo. ESTOQUE REAL É a quantidade (saldo) de material existente em estoque no almoxarifado da empresa.Tratado também como Nível de Operação (NO). ESTOQUE VIRTUAL ou NÍVEL DE RESSUPRIMENTO É o estoque potencial, isto é, corresponde à soma do material existente com aquele a ser recebido. O NR atinge o seu valor máximo no ponto de ressuprimento.

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA CONTROLE DE ESTOQUE Algumas definições: ÍNDICE DE ROTATIVIDADE DE ESTOQUE Indica quantas vezes o estoque foi renovado no ano, calculado pelo quociente entre o somatório dos consumos e o estoque médio no período considerado. ESTOQUE MÉDIO (EM) Quantidade de natureza teórica, equivalente a uma quantidade não movimentada em determinado intervalo de tempo. Após vários ciclos de suprimento, corresponderá ao valor médio de Q acrescido do estoque de segurança.

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA CONTROLE DE ESTOQUE Demanda (D) Quantidade (Q) Intervalo de Ressuprimento (IR) Ponto de Ressuprimento (PR) Tempo de Ressuprimento (TR) Estoque de Segurança (ES) Estoque Real (NO) Nível de Ressuprimento (NR) Estoque Médio (EM) As relações entre os parâmetros: D= Q/IR Q= D.IR IR= Q/D PR= Q.TR/IR + ES PR= D.TR +ES NR= PR +Q NR= D.(TR + IR + ES) NO= D.IR + ES NO= Q+ ES EM= Q/2 + ES

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA CONTROLE DE ESTOQUE EXERCÍCIO 1 O consumo médio anual do item AC.020.0010 é de 1.800 un por ano e são feitos normalmente 6 ressuprimentos por ano. O estoque de segurança corresponde à metade da demanda durante o tempo de ressuprimento, que é, em média, de 1 mês. Calcule: O ponto de ressuprimento; A quantidade de ressuprimento; O nível de ressuprimento.

Exercícios Uma determinada empresa consome 300 unidades mensais, com um período bimestral de reposição e estoque de reserva que representa a metade do consumo. Qual é o ponto do pedido? O consumo de uma peça é de 2600 unidades por mês, sendo o tempo de reposição de 60 dias e o intervalo entre pedidos de 150 dias e sabendo-se que o estoque mínimo é de 680 peças. Calcule o ponto de pedido. A peça X-02 é consumida em uma razão de 360 unidades / mês. A empresa exige um estoque mínimo de 45 unidades. Sabendo-se que o Tempo de reposição é de 09 dias, pergunta-se : Qual deve ser o ponto de pedido?

Exercícios Ruptura do estoque é caracterizada quando o estoque chega a zero e não se pode atender uma necessidade de consumo na linha de produção, gerando elevação de custo até a parada da linha de produção e conseqüentes prejuízos operacionais. Diante desse conceito, avalie a situação abaixo descrita: Uma empresa esperava receber sua matéria prima no primeiro dia do mês. Entretanto o fornecedor informou que atrasaria a entrega por 01 mês. Sabendo-se que o consumo médio mensal da referida matéria prima é de 270 unidades e havia nessa data 81 unidades no estoque de segurança e mais, devido a feriados a empresa trabalharia nesse mês somente 20 dias. Pergunta-se: Qual seria a quantidade adicional para não ocorrer à ruptura do estoque? O consumo mensal de uma peça é de 13.420 unidades, o tempo de reposição é de 18 dias do consumo. Sabendo-se que o estoque de segurança é de 11,52% do consumo e a quantidade do pedido é para 1,2 meses de consumo. Pede-se: Calcule o Ponto de Pedido. O ponto de pedido de um determinado item de estoque é de 10.160 unidades, seu tempo de reposição é de 12 dias do consumo. O estoque de segurança é de 470 unidades. Calcule o consumo mensal deste produto.