A REFORMA PROTESTANTE. A I GREJA C ATÓLICA EM CRISE As mudanças socioeconômicas e culturais na Europa chegam à Religião com a Reforma Protestante. Instituição.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REFORMA PROTESTANTE. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. Foi um movimento de ruptura da Igreja Católica,
Advertisements

REFORMA PROTESTANTE.
A reforma & a contra reforma religiosa
Reforma e Contrarreforma
História em quadrinhos
HISTORIA EM QUADRINHO SOBRE CONTRA-REFORMA
História em Quadrinhos Reforma e Contra-Reforma
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
Reformas Religiosas.
REFORMA PROTESTANTE (sec. XVI)
UM ENSAIO PELA REFORMA RELIGIOSA
Renascimento Cultural
REFORMA PROTESTANTE.
A Igreja Medieval Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Terras doadas por fiéis ao longo da vida,
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
movimento religioso de divisão do cristianismo ocorrido no século XVI
Fatores que originaram a Reforma:
REFORMA PROTESTANTE E CONTRA-REFORMA
A Reforma Protestante Quebra da unidade cristã na Europa
Contrarreforma Católica
A REFORMA PROTESTANTE No inicio da Idade Moderna, porém, certos religiosos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal. Alguns.
A Reforma Religiosa do século XVI
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA CATÓLICA
REFORMA RELIGIOSA.
Prof. Everton da Silva Correa
PERÍODO BARROCO
Reforma Religiosa.
Reforma e Contra Reforma
A Reforma Religiosa.
Reforma protestante e contrarreforma católica
REFORMA PROTESTANTE As rupturas da cristandade que ocorreram no século XVI são genericamente chamadas de “Reforma protestante”. Eram denominados “protestantes”
JOAO CALVINO E O CALVINISMO
H1 – Aula 16 Prof. Fernando Gondim
REFORMA RELIGIOSA O CRISTIANISMO, DIVIDIDO EM 3 GRANDES RAMOS – CATÓLICOS,ORTODOXOS E PROSTESTANTES-, É A RELIGIÃO QUE REÚNE , ATUALMENTE, O MAIOR NÚMERO.
Reforma Protestante e Contrarreforma
Reformas Religiosas Prof. Lucas Villar.
LUTERANISMO CALVINISMO ANGLICANISMO
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
REFORMA RELIGIOSA.
Reforma Protestante A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja Católica Romana,
Reformas religiosas Prof. Delzymar Dias.
REFORMA E CONTRARREFORMA
1 Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com Na História…
O homem no centro do mundo
A Reforma e a Contrarreforma
movimento religioso de divisão do cristianismo ocorrido no século XVI
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
REFORMA PROTESTANTE. O QUE FOI A REFORMA? A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja.
Professor Romildo Tavares
A REACÇÃO CATÓLICA A REFORMA CATÓLICA
Divisão da cristandade
 Condições Gerais Políticas:  Crise do Feudalismo  Crescimento da Burguesia  Rei não aceita interferência da Igreja  Supranacionalismo Papal Econômicas:
Absolutismo Régio Características Características:  Absolutismo de direito divino ou seja o poder do rei tem origem divina (o rei apenas tinha que prestar.
REFORMA e CONTRARREFORMA
Conteúdo de História – 7º ano A Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica (p. 136 a 151) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Identificar as ações da Igreja.
REFORMA RELIGIOSA – Definição: Movimento de fiéis insatisfeitos com a Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs e a mudanças significativas.
Reforma e Contrarreforma E estados Absolutos. Reforma e Contrarreforma Difusão das ideias na Idade Moderna:  Humanismo  Racionalismo  Renascimento.
Reforma Protestante Movimento revolucionário, político e religioso, que quebrou a hegemonia da Igreja Católica na Europa Ocidental. Causas Abusos da Igreja:
ÉTICA E MORAL
Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida
FEUDALISMO Igreja = centro do poder ideológico, político e econômico RENASCIMENTO Igreja passa a ser questionada X A virgem Maria (Cimabue)
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
E.E.ERNESTO SOLON BORGES
Reforma Protestante.
A REFORMA RELIGIOSA AULAS 41 e 42.
Renascimento Cultural
Transcrição da apresentação:

A REFORMA PROTESTANTE

A I GREJA C ATÓLICA EM CRISE As mudanças socioeconômicas e culturais na Europa chegam à Religião com a Reforma Protestante. Instituição mais importante da Europa durante toda a Idade Média. O clero tem atitudes que não condizem com seus ensinamentos: Abusos dos membros da Igreja. Alto clero: Nobres compravam tais cargos. Interesses econômicos sobrepunham aos religiosos. Levavam uma vida luxuosa em meio a uma Europa pobre. Baixo clero: Analfabetos, despreparados (celebravam a Missa fingindo que falavam o latim). Vida desregrada. Comum aos dois: Negligência espiritual com o povo; desobediência ao celibato (namoravam às escondidas); Venda de indulgências e relíquias. (Simonia) A diferença positiva: Francisco de Assis e volta à simplicidade, pobreza e humildade.

MOTIVAÇÕES DA REFORMA Renascimento Cultural: Muitas pessoas passaram a refletir sobre a realidade. Não aceitavam com tudo que a Igreja fazia. Descontentamento com a burguesia: Incompatibilidade entre a burguesia e a fé católica que condenava a usura e atrapalhava o crescimento de seus negócios. Conflito entre reis e papas: A Igreja interferiu no processo de centralização de alguns reinos e os reis em assuntos relacionados à Igreja. Invenção da imprensa: Circulação de Bíblias e interpretações próprias. O clero deixa de ser os únicos intérpretes.  Tudo isso era condição para um ruptura no Cristianismo europeu.

E XEMPLOS DE ABUSOS DA I GREJA C ATÓLICA A mando do papa o monge Johan Tetzel vendia indulgências. Um frade franciscano que era contra, disse a respeito: “É incrível o que esse monge ignorante disse e pregou. Deu cartas seladas que declarava que até os pecados que um homem tencionava cometer seriam perdoados. O papa, dizia ele, tinha mais poder do que (...) a própria Virgem Maria; pois era subordinada a Cristo, mas o papa era igual a Cristo”.

O S PRIMEIROS REFORMADORES, ANTES DE L UTERO John Wycliffe Teólogo da Oxford. Denunciou a riqueza da Igreja e a falta de instruções dos padres. Traduziu a Bíblia para o inglês. Wycliffe foi preso e acusado de herege pelo tribunal eclesiástico. John Huss Teólogo de Praga e brilhante orador. Traduziu a Bíblia. Atacava a corrupção e luxo do alto clero. Huss foi excomungado (expulso da Igreja), preso e queimado vivo.

M ARTINHO L UTERO (1483 – 1547)

Lutero era um monge alemão que se revoltou contra a venda de indulgências da Igreja. Para ele somente a fé que poderia salvar o homem e não mais as obras – Não adianta comprar o perdão de Deus. 95 teses Indignado com a Igreja, Lutero escreveu as 95 teses e afixou na porta da Igreja do castelo de Wittemberg. Algumas teses: p. 129

A I GREJA E A DOUTRINA DE L UTERO Lutero fundou uma igreja e criou novas doutrinas: I. Somente a fé em Deus salva as pessoas. II. A Bíblia, por meio da qual Deus se revela, é a única fonte realmente confiável. III. O batismo e a Eucaristia são os dois únicos sacramentos. IV. O culto aos santos é condenado e a infalibilidade papal não tem fundamento V. Qualquer membro da Igreja pode se casar. As ideias de Lutero se espalharam rapidamente graças a criação da imprensa.

JOÃO CALVINO (1509 – 1564)

Recebeu influência da Igreja Luterana, mas ao longo do tempo Calvino criou suas próprias regras. Uma nova religião protestante: O Calvinismo. Rejeitava a autoridade do papa. Rejeitava o culto aos santos. Reconhecia dois sacramentos: o batismo e a Eucaristia. predestinação Acreditava na predestinação absoluta. Para Calvino, ao contrário da Igreja Católica e a Luterana, trabalhar e obter lucro era agradável a Deus e que a miséria era fonte dos pecados. Burgueses se identificaram com o Calvinismo. Calvino tornou-se dirigente político e religioso de Genebra. Proibiu teatro, dança e jogos de cartas. Algumas denominações: França  huguenotes França  huguenotes Inglaterra  puritanos Inglaterra  puritanos (Perseguidos, fugiram para a América do Norte e fundaram as Treze Colônias, EUA) Escócia  presbiterianos Escócia  presbiterianos

M APA DA R EFORMA P ROTESTANTE NA E UROPA

AS RAMIFICAÇÕES DAS IGREJAS PROTESTANTES

Atualidade das igrejas protestantes no Brasil. Censo/ IBGE - Brasil