Entendendo a dinâmica do turismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A OFERTA TURÍSTICA.
Advertisements

Conceitos Básicos em Marketing
Teoria Elementar da demanda
Estudo de Caso: Ibitinga
Produto turístico: É a amálgama de elementos tangíveis e intangíveis,
Rodrigo Tadini – Departamento de Turismo - UFF
MERCADO TURÍSTICO Como qualquer tipo de mercado, o mercado turístico pode ser considerado como uma rede de informações que permite aos agentes econômicos.
PRODUTO TURÍSTICO Produto turístico é o conjunto de bens e serviços relacionados a toda e qualquer atividade de turismo. Especificamente o produto turístico.
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
TEORIA ECONÔMICA DO TURISMO ASPECTOS MACROECONÔMICOS
Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
Marketing: Introdução
A SEGMENTAÇÃO NO TURISMO
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
OFERTA TURÍSTICA Profª. Fernanda Alves.
Gestão dos Meios de Hospedagem Revisão de Conceitos
Ativo Imobilizado e Amortização Afonso Rodrigo de David
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Indivíduos e sociedade:
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
Ambiente.
IFSP – GESTÃO DE TURISMO FUNDAMENTOS DO TURISMO 1
TURISMO E CULTURA 1 (TC1X1)
IFSP – GESTÃO DE TURISMO FUNDAMENTOS DO TURISMO 1
A Rede Social.
O Modelo da Procura e Oferta
OPERADORA Aula 05.
Novas formas de turismo
Escola Superior de Guerra
Terminologia e Elementos Fundamentais do Turismo
Aula 006 – Atratividade Turística no Município
A importância dos eventos para o setor de hospitalidade
Microeconomia AULA 3 Profª Karine R. de Souza.
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
Marketing de Serviços Turísticos.
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
Profa. Maria Emília Martins Silva
Economia e Mercado 2ª AULA.
Introdução Ao Marketing
1º Seminário Internacional de Qualidade Ambiental de Antonina: O desafio do Desenvolvimento Local em Territórios Costeiros Ambientalmente Vulneráveis Experiências.
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
CATEGORIAS DE.
Marketing de Serviços Prof.a Sandra Lima.
ANÁLISE GEOGRÁFICA E TURISMO Aula agosto Turismo múltiplas dimensões Dimensão 1. Negócio e Indústria  Turismo é um negócio, um conjunto de setores.
CONCEITOS TURISMO.
Luciana Paolucci.  conjunto de atrativos com destacado diferencial turístico  dotado de equipamentos e serviços de qualidade  eficiência coletiva,
Fundamentos de economia
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
TIPOS DE EMPRESAS.
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
UNIUV – Campus São Mateus do Sul Administração 8º semestre
Especificações Técnicas
Teoria Geral de Sistemas e Turismo
PRODUTO TURÍSTICO BENS DE CONSUMO SERVIÇOS Duráveis Não duráveis.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (1) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.
Texto II: Os Domínios da Hospitalidade Luiz Octávio de Lima Camargo
Discussão Conceitual e Tipologias das Agências de Turismo
TURISMO E GLOBALIZAÇÃO CIC/2016 JANDERSON. TURISMO Deslocamento de indivíduo ou grupo, por até um ano, com objetivo de lazer e entretenimento, sem fixar.
TIPOS DE SOCIEDADES, CONCEITO DE TECNICA COMERCIAL E MARKETING
Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Disciplina: Hospitalidade
Gestão Mercadológica Profa. Bruna Panzarini. Questão para Pensar! Sobre 4 Os. Uma empresa que oferece um produto de baixa qualidade, cobrando preço acima.
Turismo Senac Promoção do Turismo Sustentável e Ética.
Entendendo a dinâmica do turismo. Sistema de Turismo Ecológico Cultural Econômico Social OFERTADEMANDA MERCADO Produção Consumo Distribuição Infra-estrutura.
Transcrição da apresentação:

Entendendo a dinâmica do turismo Dimensão e dinamica do turismo Profa. Karina Solha 2015

O TURISMO O QUE É? “Turismo é um ato que supõe deslocamento, envolvendo gasto de renda cujo objetivo principal é conseguir satisfação e serviços que são oferecidos através de uma atividade produtiva, gerada mediante inversão prévia. (Palomo, 1985)

Ou seria.... Turismo é o movimento de forasteiros que se refere às relações interpessoais e é, em suma um fenômeno sociológico. É a soma das relações entre pessoas que realizam sua permanência circunstancialmente em algum lugar e os habitantes habituais do mesmo. (Eric Cohen)

Ou ainda... O complexo de atividades e serviços relacionados aos deslocamentos, transportes, alojamentos, alimentação, circulação de produtos títpicos, atividades relacionadas aos movimentos culturais, visitas, lazer e entretenimento. (Andrade, 1992)

E também O conjunto de relações e fenômenos que se originam do ato ou fato jurídico que leva a efeito o indivíduo para empreender ou realizar uma viagem ou obter sua morada legal em lugar distinto da sua habitual (Raul Gonzales, 1978)

Afinal... Turismo compreende as atividades que as pessoas realizam durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras” (OMT)

E de fato.. As definições de turismo contemplam sempre: O deslocamento A temporalidade A permanência fora do domicílio O objeto do turismo – a infra-estrutura turística O sujeito do turismo - o turista (Beni, 2008)

Como funciona?

Sistema de Turismo Conjunto das relações ambientais Ecológico Cultural Econômico Social Conjunto da organização estrutural Infra-estrutura Super-estrutura Conjunto das ações operacionais OFERTA DEMANDA MERCADO Produção Consumo Distribuição

OFERTA TURÍSTICA Lima ORIGINAL Mercado de Cuzco

OFERTA TURÍSTICA ORIGINAL

DERIVADA OFERTA TURÍSTICA....

OFERTA TURÍSTICA DERIVADA

OFERTA TURÍSTICA

Oferta turística hoje... Os que tem o que contar... Compartilham o que sabem... São hospitaleiros....

Então pode-se dizer que oferta turística é... “Todos os bens e serviços que estão à disposição dos consumidores-turistas, por um dado preço em um determinado período de tempo, podem ser caracterizados como oferta turística” OU “... a oferta em turismo pode ser concebida como o conjunto dos recursos naturais e culturais que, em sua essência, constituem a matéria-prima a atividade turística porque, na realidade são esses recursos que provocam a afluência de turistas. A esse conjunto agregam-se os serviços produzidos para dar consistência ao seu consumo, os quais compõem os elementos que integram a oferta no seu sentido amplo, numa estrutura de mercado.” (Beni, 2008:153)

Sendo pragmáticos... 1. Atrativos turísticos Naturais Histórico Culturais Realizações técnicas e científicas Acontecimentos programados 2. Equipamentos e serviços turísticos Meios de hospedagem Serviços de Alimentação Recreação e entretenimento Outros Serviços turísticos Informações turísticas Complexos turísticos Sendo pragmáticos...

Bastam atrativos espetaculares? Isso é o suficiente? Bastam atrativos espetaculares?

PRODUTO TURÍSTICO Acesso Informação turística Hospedagem Transporte Serviço de Alimentação Serviços de receptivo turístico

PRODUTO TURÍSTICO ATRATIVOS ACESSO FACILIDADES “O amálgama de elementos tangíveis e intangíveis, centralizados numa atividade específica e numa determinada destinação, as facilidades e as formas de acesso, das quais o turista compra a combinação de atividades e arranjos.” (Medlik e Midleton apud Ruschmann, 1995:26)

Características do produto turístico Composição de produtos imóveis Intangibilidade Rigidez Heterogeneidade Inseparabilidade Liberdade na composição do produto Pagamento adiantado Diversos profissionais no processo de criação e oferta do produto Consumo estimulado Não propriedade (Lhoman & Panosso, 2008: 372)