Eu nasci Ana! Amo a arte e uso a pintura para falar do mundo!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- Educar -.
Advertisements

O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Trabalho de artes aluna:Thalia 9 ano b professora:marina
Curso de novas tecnologias na escola
SOPHIA DE MELLO BREYNER
- EDUCAR -.
Tecnologia Espacial na Educação
- Educar -.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
O conteúdo.
OS TRÊS PORQUINHOS.
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
- Educar -.
Mapeamento Colaborativo de Conversas Cotidianas sobre Mídia
Cuidar e Educar: Papel de quem?
Educar.
Grupo: Carlisa Andrade Maria Borges Marina Santos Viviane Bertoldo
Religiões indígenas: a natureza é sagrada
- Educar -.
- EDUCAR -.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Rozane Suzart Gesteira e Adriano Canabarro Teixeira
Bárbara Bezerra Lorena Freitas Taís Ziegler Thaisa Quixadá
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
- Educar -.
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
NOME: ANO: TURMA: PROFESSORA: DATA:
Há algo de errado com as licenciaturas? Um convite a uma olhada no espelho Reinaldo Calixto de campos Departamento de Química, PUC-Rio.
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
GRAFITE (OU PICHAÇÃO???).
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
Semana de Arte Moderna Nomes: Michael Douglas Bruno
ACADÊMICA BOLSISTA: CERENA BONOMINI
Ug0Lin1.
Formadora: Janaína Lapuente
Colégio Estadual Augusto Meyer
Política Educacional Brasileira
– Educar – Rubens Alves.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Eu sou uma poetisa.
Metodologia do Ensino da Arte
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Letras Teoria e Prática de Leitura - Turma A Efeito Pigmalião: obsessão do artista pela própria.
Arte & Ciência no Parque Realização: Instituto de Física da USP Coordenação: Mikiya Muramatsu.
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
Textos e citações do Rubem Alves
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
Exposição de Esculturas Damiana Suriani
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
ESCOLA MUNICIPAL SÃO ROQUE
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pedagogia a distância Seminário Integrador I Ana Cíntia de Oliveira Brasil Porto Alegre, 2015.
ALL STAR & MONET.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
PROJETO ALECRIM.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

Eu nasci Ana! Amo a arte e uso a pintura para falar do mundo! Ana Ruas Eu nasci Ana! Amo a arte e uso a pintura para falar do mundo!

Biografia Nasceu em Machadinho/RS, Brasil em 1966. Vive e trabalha em Campo Grande/MS desde 1996, onde além de desenvolver seu trabalho individual de ateliê, criou vários projetos de intervenções urbanas e de arte-educação. Em 2011, inaugurou o Ateliê Ana Ruas, um Ateliê Aberto que reúne artistas, curadores e profissionais de diversas áreas com propostas transdisciplinares. 2003 Especialização em Arte e Novas tecnologias pela UFMS ( Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Campo Grande/MS 1989 Curso de Extensão pela UNICAMP – Campinas/SP 1984 Bacharelado e licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade de Passo Fundo/RS

Obras Viadutos 1999 - sombras/trompe l´oeil

Obras Viadutos 1999 - peixes

Obras Viadutos 1999 - flores

Obras Viadutos 1999 - ferrovia

Obras Paredões 2000 - ipês

Obras Paredões 1999 - camelódromo

Obras Espaços Públicos 2009 - redário

Projetos Ao ensinar arte, tomo como exemplo os professores que, de maneira positiva, ensinaram-me a ouvir, sentir, pensar, descobrir, exprimir e fazer arte, partindo da observação e do estudo dos elementos da natureza e da cultura. A análise, a reflexão, a transformação consciente e reflexiva me indicaram o caminho da liberdade, pelo qual, sempre busquei. Ana Ruas Alguns de seus projetos a cor das ruas arte no pantanal ateliê aberto

A Cor das Ruas O projeto A cor das Ruas  idealizado e realizado por Ana Ruas levou, para 53 bairros da cidade de Campo Grande/MS e cinco cidades do interior de Mato Grosso do Sul, oficinas de pintura, entre 2001 e 2004. Usando como suporte a alvenaria de paredes ou muros, grupos compostos por 15 jovens por bairro, pintaram um total de11km de superfície.

Arte no Pantanal Em 2003, a convite de Jean Philippe Delorme, na época diretor do Projeto Parque do Pantanal, realizei oficinas de pintura com as crianças das escolas pantaneiras  que ficam situadas dentro de fazendas. Medida esta adotada pela dificuldade de locomoção e da distância entre fazendas e cidades. Debaixo de árvores improvisadas, as crianças de nove fazendas desenharam e pintaram. Entre as conversas surgiam os desenhos de árvores, de bichos, de pássaros que eles jamais imaginariam fazer.

Ateliê Aberto Este ateliê aberto é um espaço expositivo, onde são realizadas diversas atividades culturais, entre elas: exposições, palestras, oficinas, exibição de vídeos, etc; onde a arte pode ser discutida juntamente com literatura, física, história, psicologia e outras áreas; onde o estímulo à pesquisa sobre processos e deslocamentos de ideias é sempre bem vindo;

Atividade Lembrando RELEITURA NÃO É CÓPIA Pegue a folha sulfite e escreva seu nome sua turma Qual a obra da Ana Ruas escolhida Escolha duas das pinturas de Ana Ruas faça a releitura. Lembrando RELEITURA NÃO É CÓPIA

2012-Série floral-Vaso 2009-Redes 2008-Espelho,espelho meu 1996-Os Garfos

Oficina de arte para crianças - outubro 2013 As oficinas tem como objetivo educar o olhar. Desenho e pintura e construção de casinhas para as fadas. Data : 19/10/13 Inscrições abertas Informações: 9202-4095

Referências Bibliográficas http://www.anaruas.com.br