Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.

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Transcrição da apresentação:

Internacionalização do Agronegócio Brasileiro

Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades de comércio Oportunidades de captação de recursos Promoção Internacional do Agronegócio

Investimento em outros países Internacionalização Exportação Captação de investimentos Importação

Inserção brasileira no comércio agrícola internacional

Comércio agrícola é menos dinâmico que o dos demais setores (no longo prazo)

Em bilhões 2008 Total Mundial12.041,2 Agrícola Mundial (1) 789,5 Part. Agrícola/Total – Mundial (%)6,6% Total Brasil197,9 Agrícola Brasil (1) 58,2 Part. Agrícola/Total – Brasil (%)29,4% Part. Total Brasil/ Total Mundial (%)1,6% Part. Agricultura Brasil/ Agricultura Mundial (%)7,4% Participação agrícola no comércio mundial (1) (2) Fontes: Comtrade/ONU, Trademap/CCI, e EUROSTAT. Elaboração: CGOE/DPI/SRI/MAPA Notas: (1) Conceito agrícola conforme nota metodológica. (2) Exclui o intra-comércio da U.E.-27. Mas é fundamental para o Brasil

Fonte: AgroStat Brasil, a partir de dados da SECEX/ MDIC Total: US$ 64,8 bilhõesTotal: US$ 20,5 bilhões Exportações do agronegócio brasileiro Principais destinos UE + EUA: 58,0 % UE + EUA: 36,3 %

Fonte: AgroStat Brasil, a partir de dados da SECEX/ MDIC Total: US$ 64,8 bilhões Total: US$ 20,5 bilhões maiores: 49,5 %4 maiores: 66,4 % Exportações do agronegócio brasileiro Principais produtos

10 Importações mundiais de frutas e participação brasileira em 2008 O Brasil participa muito pouco do mercado internacional de frutas

13 Fonte: AgroStat Brasil, a partir de dados da SECEX/ MDIC Intercâmbio Comercial do Agronegócio

14 Evolução das exportações agrícolas (US$ milhões) Fonte: OMC... mas, mundo não está parado!

15  Crescimento da população mundial  Crescimento da renda per capita  Mudança nos hábitos alimentares  Poucos países em condições de aumentar a oferta de produtos agrícolas Oportunidades

Há mercado para “tudo”  Grãos em geral  Carnes, lácteos, açúcar, frutas  Produtos elaborados ... Que propiciem diferentes experiências sensoriais Mais saudáveis Mais sofisticados Com características funcionais. Orgânicos / “naturais” /”sustentáveis” (COM CERTIFICAÇÃO) Que utilizem produtos exóticos. Em países desenvolvidos, há crescente interesse por produtos:

Oportunidade de captação de recursos Oportunidade de captação de recursos

Duas Perspectivas:  Como Política de Segurança Alimentar de países importadores líquidos de alimentos  Como Investimento Econômico-Financeiro, visando maiores taxas de retorno Investimentos externos no agronegócio Possibilidade de equacionar um dos mais importantes entraves ao crescimento

Cenário Atual:  Como Política de Segurança Alimentar:  Japão;  China;  Coréia do Sul;  Arábia Saudita compra de terras em outros países:  Sudão, Madagascar, Etiópia, Ucrânia... Investimentos externos no agronegócio

Como oferecer um “bom negócio” para o investidor?  Cooperativas?  Produtores rurais? Como ficam as questões de TRANSPARÊNCIA e GOVERNANÇA ? E a SEGURANÇA do investidor? Desafios:

Um investidor quer saber como seus recursos estão sendo aplicados e pode querer participar das decisões, quer segurança (mas está disposto a correr riscos). Desafios: Como oferecer um “bom negócio” para o investidor?

O Brasil é o alvo mais atraente para receber investimentos....Porém... Os agentes brasileiros precisam fazer o “dever de casa”  “Saúde” Financeira e Adequação Jurídica  Condições de Gestão Corporativa  Plano de Negócios  Disposição para mudança de cultura

PROMOÇÃO INTERNACIONAL DO AGRONEGÓCIO

ATIVIDADES  Inteligência comercial;  Fomento às exportações;  Organização para exportações;  Feiras e eventos comerciais internacionais;  Eventos de imagem no Brasil e no Exterior;  Ações de atração de investimentos;  Missões comerciais no exterior;  Missões estrangeiras no Brasil.

MISSÕES COMERCIAIS INTERNACIONAIS  Seminários sobre o mercado local;  Visitas técnicas;  Rodadas de negócios;  Agendas institucionais e empresariais;  Divulgação do agronegócio brasileiro;  Ações de atração de investimentos;  Coletivas de imprensa.

INVESTIMENTO EXTERNO NO AGRONEGÓCIO ARÁBIA SAUDITA & EMIRADOS ÁRABES Novembro 2009

PARCERIAS  Outras unidades do próprio Ministério da Agricultura - DECAF, DENACOOP  Ministério das Relações Exteriores;  Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio;  Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos;

 Agenda institucional;  Agenda empresarial;  Atração de investimentos. AÇÕES DIRIGIDAS GOIÁS CHINA PARCERIAS ADHOC POSSIBILIDADES DE OUTRAS PARCERIAS

 Apoiar preparação de agentes para recepcionar investimentos externos  Realizar ações de atração de investimentos – missões  Missões exportadoras  Participação em feiras internacionais ... POSSIBILIDADES

EventoLocalData 31º AgroExLondrina/PR05 de março 32º AgroExMontes Claros/MG15 de abril 34º AgroExMarco/CE27 de Maio 33º AgroExPalmas/TO10 de Junho 35º AgroExCristalina/GOAgosto 36º AgroExPelotas/RSSetembro 37º AgroExSantarém/PAOutubro 38º AgroExEspírito SantoNovembro Seminários AgroEx programados para 2010

PROMOÇÃO INTERNACIONAL 2010 (MAPA) CALENDÁRIO 2010 (MAPA)

PROMOÇÃO INTERNACIONAL 2010 (MAPA) CALENDÁRIO 2010 (MAPA)

Eduardo Sampaio Marques Eduardo Sampaio Marques Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tel: (61) / Fax: (61)