“ O Departamento de Educação regulamenta e oferece qualidade no atendimento à crianças, jovens e adultos com deficiência” Diretora da Educação: Maria Claudia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FoPEI-AT
Advertisements

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
AÇÕES EDUCATIVAS INCLUSIVAS
Decreto nº de 24 de abril de 2007
um desafio contemporâneo
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
Política de Atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais no Sistema Municipal de Ensino.
Legislação.
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
A PERGUNTA INICIAL: Estamos promovendo a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva?
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola Municipal Professoras:
Secretaria Municipal de Educação de Esmeralda
Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
REGISTROS.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MARÍLIA
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
Por que um Plano para Pessoas com Deficiência?
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Contexto de atuação do CME
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Conferência Municipal de Educação
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
AEE, PPP e acessibilidade na escola
DECRETO Nº /2011 – PUBLICADO EM 19/07/2011
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
III Curso de Formação de Gestores e Educadores do
ORIENTAÇÃO TÉCNICA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Campina Grande Outubro 2015
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - INSERÇÕES PROPOSTAS.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOS CAESPs Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação – Gecea Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Prefeito: Fernando Haddad Secretário Municipal de Educação: Antonio Cesar Russi Callegari Diretor de Currículo – Avaliação e Formação: Prof. Fernando José.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
FUNDAÇÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - FCEE.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Secretaria de Estado e Educação DEEIN - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL Equipe Área Visual: Maira Zuchi Ferreira Miria de Souza.
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

“ O Departamento de Educação regulamenta e oferece qualidade no atendimento à crianças, jovens e adultos com deficiência” Diretora da Educação: Maria Claudia Brondani Rabelo;

META Constituir uma política de desenvolvimento inclusivo das escolas e prover condições para o atendimento às necessidades educacionais específicas dos alunos no ensino regular.

Estrutura: Municipalizado desde o ano de 1997; O Departamento de Educação Municipal direciona 2 Creches, 27 Prédios que atendem a Educação Infantil e Ensino Fundamental, distribuídas em Escolas Sedes e Vinculadas, com ( data atualizada 06/10/15) alunos, 5 Salas de Recursos Multifuncionais, atendendo hoje 46 crianças devidamente laudadas e registradas.

SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - CAJATI

Histórico da Educação Inclusiva no Município: 1999: 1º concurso para professores de salas especiais; 2005: salas especiais com trabalho unificado; 2006 a 2008: equipe volante de educação especial / Implantação de salas Multifuncionais; 2009: Professor Itinerante;

Encerramento de atividades ano letivo Equipe volante de Educação Especial

2011: Resolução Municipal RESOLUÇÃO DEC Nº. 4 DE 2011 “ORGANIZA A MODALIDADE ESPECIAL NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS”...\RESOLUÇÕES\RESOLUÇÃO..OFICIAL.doc

2012: Melhorias nos trabalhos e parcerias no A.E.E. Continuidade dos atendimentos com as Faculdades DOM BOSCO – Curitiba; ( LAUDOS) Fortalecimento das Parcerias com APAE; Sensibilizações na Rede de Ensino para a INCLUSÃO; Formação Continuada e capacitações na área da Educação Inclusiva; 1ª participação de Cajati no “Congresso adidática” Parceria com a Secretaria do Estado de São Paulo - materiais Ler e escrever para baixa visão; Contratação de Estagiários; Contratação de psicólogas; Curso de AEE pela UFSM – Mec/SECADI/FNDE – ( professores de AEE e técnicos); Parceria com Benjamin Constant; Prontuários Unificados; HTPCs e atendimento às famílias; Acompanhamento de atividades via Portifólio; ANEXO III;

SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - CAJATI

Recebimento de materiais adaptados para cegos – Benjamin Constant Prontuários Unificados Palestra com Rosita Edler de Carvalho – para professores (referência na Educação Inclusiva) Parceria que durou 3 anos com Faculdade Dom Bosco - Curitiba

2013: Parcerias e regularização da demanda de Educação Inclusiva Abertura de mais 2 salas de A.E.E.; Alteração da Resolução 004/2011 para 010/2013; Contratação de estagiários; Implantação de A.V.Es. na rede - (AGOSTO 2013); Reuniões de estudo para a comunidade; Parceria com Empresa Fagundes Construção e Mineração Ltda - Lei do Aprendiz –vagas para pessoas com deficiência e parceria com o SENAI; Serviços de Apoio Pedagógico Especializado - SAPEs ( parceria - SEE); Materiais para Fonoaudiologia ( Audiometria / Logoaudiometria/ Avaliação Processamento auditivo central e Cabine; Contratação de 02 psicólogas para encerramento dos laudos 2013; Cajati apresenta efetivação de ações em Serra Negra em relatos de experiências no AEE Estadual;

SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - CAJATI Materiais para Fonoaudiologia ( Audiometria / Logoaudiometria/ Avaliação Processamento auditivo central e Cabine

Atividades de envolvimento, formação e integração família/escola/comunidade

SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - CAJATI Parceria com SENAI _ITU – Capacitação para pessoas com deficiência Convênio com a Fagundes – contratação de Aprendiz com deficiência Contratação de Psicólogas e Auxiliares de Vida Escolar

2014; Superando desafios no atendimento e garantindo qualidade nas ações. Efetivação de ações a com Empresa Fagundes Construção e Mineração Ltda - Lei do Aprendiz – vagas para pessoas com deficiência e parceria com o SENAI; ( assinatura de convênio com a Prefeitura); Efetivação de Formação para Profissionais da área de atendimento educacional especializado – Seminário Educando para a Diversidade e Tecnologia Assistiva ( Pacheco e Juliana ); Reativação do CONDEFI – Participação ativa nas ações do Conselho de direitos das pessoas com Deficiência; Participação do Fórum Internacional de Acessibilidade e Cidadania ( Eldorado); Parceria com o departamento de saúde municipal – articulação para o encaminhamento pediatrico; Reestruturação do plano adaptado atendendo a concepção SESI de Ensino; Parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo - ( transporte e atendimento na sala de atendimento especializado para surdos em Jacupiranga; Participação na adesão do BPC na Escola – Benefício de Prestação Continuada; Adesão do Programa Educação Infantil 100% Inclusiva. SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - CAJATI

Formação Continuada – Neuro Educadora Ana Paula Menossi Diretora do Departamento de Educação - Gestão Inclusiva Recebimento dos carros adaptados Assinatura de Convênio curso SENAI para pessoas com deficiência Palestra voltada a Educação Inclusiva

SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - CAJATI Aprendiz –Curso Almoxarifado Participação do Município no Fórum de Acessibilidade Adesão do protocolo – Educação Infantil – 100% Inclusiva Aprendiz – Curso Administração Seminário de Educação Inclusiva - MEC

Ações para melhoria da Educação Inclusiva; Hora de trabalho coletivo efetivamente todas as primeiras quarta-feira do Mês com a professora itinerante e professores especialistas da rede; Formação continuada para profissionais da educação, auxiliares de vida escolar e estagiários acerca de primeiros socorros, humanização, diferenças entre transtornos, dificuldades e deficiências, registros de portifólios, Ética e desenvolvimento profissional; Contratação de uma psicopedagoga e uma interprete de libras ( equipe multidisciplinar completa e ativação da sala multidisciplinar com acompanhamento psicopedagógico); 2 psicólogas, 1 fonoaudióloga, 1 psicopedagoga, 1 interprete de libras, 1 pedagoga especialista em educação especial ( itinerante), 4 professoras especialistas em educação especial alocadas no A.E.E. 11 Auxiliares de vida escolar, 5 estagiárias remuneradas e 6 professores em carga horária de suporte pedagógico; Formação continuada e horas de estudo nas Unidades escolares em acompanhamento com as professoras especialistas para equipe escolar; Rodas de conversa em parceria com APAE – Escola Paulo Freire sobre Transtorno Espectro Autista e Currículo Funcional; Curso de Braille no lar da Moças Cegas ( Santos) ofertado para Professores do AEE, pedagoga itinerante e 1 Professora da E.M. Professora Shirlei Bueno de Paula custeado pelo Departamento de Educação; Visitação no INODAP – Instituto para otimização da aprendizagem com ênfase na Superdotação e altas habilidades; Efetivação da comunicação em rede da Educação com a Saúde e Social; SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - CAJATI

Grupo de estudos com Psicopedagoga Sala multidisciplinar e atendimento psicopedagógico

E.M. Maria Conceição Rodrigues de Alcântara E.M. Jardim Muniz E.M.Victório Zanon E.M. Jardim Muniz

SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - CAJATI E.M. Francisco José de Lima Junior E.M. Maria Conceição Rodrigues de Alcântara E.M. Francisco José de Lima Junior

E.M. Ver. José Rodrigues de Freitas

SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - CAJATI Departamento de Educação de Cajati Divisão de Cultura de Cajati Departamento de Esportes de Cajati Academia Adaptada