1 O Formação pela Escola é uma proposta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEED),

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Programa de Capacitação a Distância Para Gestores Escolares.
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
Escola Técnica em Saúde
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Secretaria da Educação e Cultura
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Apresentação: O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
1- O que é o PROINFANTIL? Curso de formação a distância, em nível médio, na modalidade Normal, com Habilitação em Educação Infantil.
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
ESTRUTURA DA CGU. ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU MINISTRO DE ESTADO DO CONTROLE E DA TRANSPARÊNCIA ESTRUTURA DA CGU SECRETARIA.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
DEFINIÇÃO ARBITRAGEM ONLINE é a plataforma online de ensino a distância da Escola Brasileira de Arbitragem de Futebol, em apoio à aprendizagem, executada.
Cooperação ESAF/Estados em Ações de Capacitação Junho 2009.
PALMAS\TO 2009 PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTERIO DA EDUCAÇÃO / SEB UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Laboratório de Ensino a Distância
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO PARANÁ COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O CONTROLE SOCIAL Proposta de Capacitação para os Conselheiros de Saúde no Paraná.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
CONTEÚDO, TECNOLOGIA E METODOLOGIA  TRILOGIA INSEPARÁVEL TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) TECNOLOGIA PLATAFORMA E SUPORTE.
PROGESTÃO.
Diretoria de Políticas de Direitos Humanos e Cidadania
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Governo do Estado do Rio Grande do Sul 2ª CRE – São Leopoldo Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo SMED - Novo Hamburgo NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
COORDENAÇÃO PROINFO ESTADO DE GOIÁS 3ª REUNIÃO TÉCNICA PROINFO INTEGRADO/2010 DIVINO ALVES BUENO – SEDUC CLÁUDIA CRISTINA DE LIMA PRESTES - UNDIME Brasília,
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Formação para Gestores de Programas de Modernização DEZ/2015 BRASÍLIA.
CURSO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E SIOPSwww.cosemsmg.org.br REUNIÃO COSEMS – FEVEREIRO 2010 MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Formação Continuada à Distância visando construir uma rede de cidadãos, envolvidos com a gestão e o controle social dos recursos públicos destinados à.
O papel pedagógico do órgão gestor
Ações da educação – 1 trimestre AÇÃOPERIODOOBJETIVORESPONSAVEL Analise das avaliações e planos de ação das escolas relacionadas a aplicação da provinha.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Comitê Assessor Interinstitucional Novembro de 2009.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Ana Merabe de Souza Coordenadora Estadual do FPE.
Transcrição da apresentação:

1 O Formação pela Escola é uma proposta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEED), Secretaria de Estado da Educação, Secretarias Regionais de Educação e Prefeituras Municipais para que escola e comunidade em geral possam conhecer e acompanhar os programas desenvolvidos pelo FNDE.

2 OBJETIVO Formar agentes e parceiros envolvidos com a execução, o acompanhamento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos recursos públicos destinados pelo FNDE para o financiamento dos programas e ações de financiamento da Educação Básica.

DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE VALORIZA Ç ÃO DO ESTUDANTE

PROPOSTA DO FORMAÇÃO GERÊNCIA DE VALORIZA Ç ÃO DO ESTUDANTE Ênfase da participação social dando vez e voz ao cidadão, pela fundamentação teórica e garantir maior conhecimento visando a aplicabilidade destes recursos.

Trabalhar com cursos modulares, oferecidos na modalidade a Distância, on line através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle e com parte da carga horária trabalhada presencialmente. METODOLOGI A ESTRATEGI AS  Oferecer conhecimento que promova a mobilização popular em prol do controle social dos recursos públicos destinados ao financiamento da educação básica, através dos programas do FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE.  Promover e incentivar o acompanhamento social;  Melhorar a aplicação e a aprovação das prestações de contas;

E os programas?

PROGRAMAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PDD E PNAE PTE PLI Programa Dinheiro Direto Escola Programas de Transporte do Escolar Programas do Livro O Programa Nacional de Alimentação Escolar FUNDEB Fundo Nacional do Desenvolvime nto da Educação Básica CB Competências Básicas Prestação de contas

QUEM PODE FAZER O CURSO? Gestores dos programas, gestores escolar, técnicos, conselheiros, professores, merendeiras, pais de alunos, alunos e representantes da comunidade que estejam envolvidos ou que queiram participar do controle social dos programas do FNDE. CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO DOS MÓDULOS ( 40 h; 30 a 45 dias )

9 Atendimento Tutor municipal * Atende a rede municipal e estadual do seu município; Tutor Regional – Regionais de Educação * Atende a rede estadual da regional e a rede municipal dos municípios pequenos que não indicam tutor.

10 Turmas 1) Oferecer a turma (iniciar e terminar) dentro do período aquisitivo; 2) Máximo de 40 cursistas, mínimo 25 cursistas; Certificados Quem emite: * A Gerência Regional de Educação para as turmas dos tutores regionais; * A Prefeitura Municipal/Secretaria de Educação para as turmas do tutor municipal. Independente da rede de origem do cursistas

Módulo Competências Básicas ( 40 h; de 30 a 45 dias )

Programa Dinheiro Direto para Escola ( 40 h; de 30 a 45 dias )

Programa Livro Didático ( 40 h; de 30 a 45 dias )

Programa Alimentação Escolar ( 40 h; de 30 a 45 dias )

Fundo Nacional Desenvolvimento da Educação Básica ( 40 h; de 30 a 45 dias )

Programa Nacional do Transporte Escolar ( 40 h; de 30 a 45 dias )

O Programa utiliza material didático em versão on-line (plataforma Moodle) e vídeos de apoio. Um caderno de estudo Um caderno de atividades Um vídeo Autoavaliação e avaliação realizada pelo tutor.MATERIAL DIDATICODIDATICO COMPOSIÇÃO MÓDULOSMÓDULOS CERTIFICAÇÃO AVALIAÇÃOAVALIAÇÃO

NºMUNCIPIOSTUTOR MODULOS FONE 1AraranguaMaria da GraçasMCB/PDDE/PLI BrusqueDarliMCB/FUNDEB BlumenauGerusa /Betina/ Demiranda MCB/PPDE/PLI Campos NovosAndrea/ Maria Elisabete MCB/PPDE/PLI/PTE/FUNDEB CriciúmaMaria Margarete Janete MCB/PPDE/PLI ConcórdiaKeila e FlaviaMCB/PDDE/FUNDEB ChapecóVania e IlvaMCB/PPDE/PLI FpolisSoniaMCB Gov Celso RamosTeresinha SantosMCB JoaçabaIvanildeMCB JoinvilleRaquel Q e EldaMCB LagesAngela e Alda MCB/PPDE/PLI/PTE/FUNDEB LagunaGiseleMCB PalhoçaEdivania e DanielaMCB PalmitosItelvina e Marcia MCB/PPDE/PLI/FUNDEB QuilomboVandirMCB/ FUNDEB São Bento do SulCrisitna MCB/PPDE/PLI/PTE/

NºMUNCIPIOSTUTORMODULOSFONE 17Sâo JoquimMaria LuizaMCB/FUNDEB São LourençoVanessaMCB/PPE/PLI/PTE/PNAE/F UNDEB São MiguelCarmo e MenegotoMCB/ São JoseCarla/Jose/Silvia/Elis a/Maria Solange MCB/PPE/PLI/PTE/PNAE/F UNDEB TubarãoRosane/Denise/IedaMCB/FUNDEB XanxerêMaraMCB/FUNDEB/PDDE