Profa.Dra. Rosilene Agra da Silva.  O conceito de espécie é artificial.  Devido à necessidade de agrupar indivíduos, determinou-se que espécie corresponde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROVAS DA EVOLUÇÃO Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função.
Advertisements

MANGUEZAL Warley Ferreira.
Vamos conversar sobre … SPSS Aplicado à Pesquisa Acadêmica Antonio Pedro Castro Mota Amanda Reis Silva
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA DO BRASIL MÓDULO 01.
Herança sem dominância, Co- Dominância, Alelos Letais e Polialelia
1 Hereditariedade Ligada aos Cromossomas Sexuais OuHeterossomas.
Classificação feita pelo Homem primitivo: Perigosos e não perigosos. Comestíveis e não comestíveis. Venenosos e não venenosos. Aristóteles, filósofo grego.
O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Origem e evolução dos seres vivos Há evidências científicas de que o nosso planeta surgiu há cerca de 4,6 bilhões De anos, a partir de aglomeração de poeira,
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
O ser humano natureza ou cultura?
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
Desenho teórico da pesquisa
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
Psicologia Evolucionista. Funções adaptativas do sistema cognitivo e emocional Diferenças comportamentais = sucesso reprodutivo Temáticas: –Poligamia.
GENÉTICA. Conceitos gerais Gene: fragmento de DNA que pode ser transcrito na síntese de proteínas.
Trabalho realizado por: Ana Madruga Andreia Raínho Cláudia Alves Vera Gonçalves.
Hereditariedade É um conjunto de processos biológicos, que asseguram que cada indivíduo receba e transmita carateres (ou caraterísticas) hereditárias.
1 Património Genético Património Genético Continuação.
LEI DA SEGREGAÇÃO – HERANÇA MONOGÊNICA
Introdução a Pesquisa Científica
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Análise dos sistemas discretos  Sistemas recursivos.
Reflexões sobre as noções e os conceitos de área, superfície, espaço e território CNPM, 11 de outubro de 2005 Dr. Evaristo Eduardo de Miranda.
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Introdução à Parasitologia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
É um aspecto importante da pesquisa em administração. É um aspecto importante da pesquisa em administração. Devemos mensurar corretamente os conceitos.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Frente 1B Aula 03 Pirâmides Ecológicas: Quantificando o ecossistema.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
BEM – VINDOS AO CUCA. O que é o Cuca? O Curso Unificado Campus de Araraquara( CUCA) surge em 1994, como Programa de Extensão Universitária, para atender.
Estruturas Lineares de Dados Revisão Wolley W. Silva.
Aula 9 Página 164. Sexuada Cria diferenças e possibilita o aumento da variabilidade genética entre os descendentes Meiose Fecundação Assexuada: diminui.
CONDUTORES EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO Vamos estudar o campo elétrico e o potencial elétrico de uma distribuição de cargas em um condutor em equilíbrio.
1. Sistemática Sistemática: área da biologia responsável pela classificação e estudo das relações filogenéticas dos seres vivos. SISTEMÁTICA SISTEMÁTICA.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Custo-padrão Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Classificação dos Seres Vivos META Apresentar o sistema de classificação universal para que o aluno perceba que os seres vivos são agrupados de acordo.
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
A inclusão na perspectiva do novo paradigma da ciência Autor: Reinoldo Marqueza Fonte: Revista Educação Especial. N° 26, 2005.
Conceitos fundamentais em genética.
Psicologia Comportamental Alunas: Fabiana Ferreira Fernanda Bergemann Maria Cristiane Alves Nissély Modolo Samantha Bastos.
classificação dos seres vivos
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Unidade 4 Avaliação, Informação e Bem Estar. Uma distinção fundamental entre dado e informação é que o primeiro é puramente sintático e a segunda.
FUNDAMENTOS DA GEOGRAFIA (conceitos básicos)
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
REFÉNS DA GEOGRAFIA DO PREÇO DESATRES NATURAIS E AMBIENTAIS.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
Indicadores de Saúde Conceito
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Slide 1 Estado de Santa Catarina I Seminário Multidisciplinar Sobre Desastres Melquisedec Medeiros Moreira, DSc Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Natureza da Ciência e do Espírito Científico RUIZ, João Álvaro. Natureza da Ciência e do Espírito Científico. In: Metodologia Científica. Guia para Eficiência.
INTERAÇÃO ALÉLICAS E NÃO ALÉLICAS
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
VARIÁVEL É o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. As variáveis podem ser: Qualitativas: Seus valores são expressos por atributos. Ex: cor da.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Professora: Luciana Campos Aula 4 – A palavra Gestalt vem do alemão e significa forma. Alguns estudiosos da Psicofísica (que estudavam as sensações)
HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Odontologia Disciplina de Epidemiologia Geral.
Transcrição da apresentação:

Profa.Dra. Rosilene Agra da Silva

 O conceito de espécie é artificial.  Devido à necessidade de agrupar indivíduos, determinou-se que espécie corresponde ao "conjunto de indivíduos do mesmo gênero, descendentes uns dos outros, com caracteres semelhantes hereditariamente transmissíveis, e separados de outros grupos específicos por infecundidade ou por separação geográfica".

 CRITÉRIO DA MORFOLOGIA E DA FISIOLOGIA (M): Baseado nas diferenças morfológicas e fisiológicas entre os diferentes grupos específicos;  CRITÉRIO DA ECOLOGIA E DA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA (E): Baseado nas diferentes reações adaptativas dos indivíduos das diversas espécies;  CRITÉRIO DA FECUNDIDADE INTERIOR E DA INFERTILIDADE EXTERIOR (I): Baseado no fato de que os indivíduos de uma mesma espécie são fecundos entre si e infecundos com indivíduos de outras espécies.  FÓRMULA MEI

 Espécies bovinas Bos taurus e Bos indicus são consideradas diferentes por apresentarem fórmula ME.

 SIMPÁTRIDAS: Espécies que convivendo em um mesmo território se mantêm infecundas. Ex.: Bubalus bubalis e Bos sp.  ALOPÁTRIDAS: Espécies diferentes quanto ao isolamento ecológico. Ex.: Os hemípteros Notonecta glauca e Notonecta furcata são infecundos no norte e fecundos no sul do continente europeu.

 Definida como agrupamento de animais de mesma espécie e origem, com caracteres morfológicos, fisiológicos e econômicos comuns e transmissíveis hereditariamente sob condições ambientais e de exploração ideais.  Segundo DECHAMBRE, raça é definida como certo número de animais da mesma espécie, vivendo em condições semelhantes, com a mesma aparência exterior, as mesmas qualidades produtivas, cujos caracteres reaparecem em seus descendentes tal como existiam em seus antepassados.

 A existência oficial de uma raça requer um "padrão racial" e um "livro genealógico", o primeiro elaborado e o segundo mantido pela Associação de Criadores da Raça.  A separação das raças, em geral, é feita por caracteres de fantasia, sem considerar a importância econômica.  Quanto mais acentuados esses caracteres, maior segurança se terá de sua pureza.  Por padrão da raça ou "standard" se entende o modelo ideal que deve orientar os criadores na seleção dos reprodutores.  O padrão é estabelecido por criadores reunidos em Associação, que também terá o encargo de preservá-lo através do Registro Genealógico.

 Semelhança dos indivíduos que a constitui, pelos caracteres raciais, entre os quais os econômicos ou zootécnicos;  Hereditariedade dos caracteres raciais e das qualidades econômicas;  Meio ambiente considerado o mesmo ou semelhante para a boa expressão dos caracteres raciais e qualidades;  Origem comum;  Algo de convencional (Padrão Racial para Registro Genealógico).  No Livro Genealógico serão registrados os animais puros ou seus descendentes, isto é, os que estão dentro do Padrão

 A pureza racial é um conceito convencional, resultante da existência de um"pedigree", de um registro oficial do animal.  As raças podem ser puras racialmente, mas geneticamente são parcialmente puras.  A pureza genética de uma raça pode ser atingida para alguns caracteres, devido à dificuldade de se atingir alto grau de homozigose para todos os genes.

 QUANTO AO GRAU DE PUREZA ◦ a) Homogênea - Raça mais ou menos fixa em suas principais características. Ex.:Cavalo árabe. ◦ b) Heterogênea - Raça ainda não totalmente fixada. Ex.: Raças formadas por derivação

 QUANTO À ORIGEM ◦ a) Primitiva - Raça natural de determinada região, formada por seleção natural,submetida ou não, posteriormente à seleção artificial. ◦ Ex.: Bovinos Schwyz. ◦ b) Derivada - Raça que provém de outras, ditas primitivas ou naturais, por variabilidadeespontânea ou cruzamento (Derivada sintética). ◦ Ex.: Raças bovinas Santa Gertrudis,Canchim, Pitangueira. ◦ c) Nativa - Raça natural ou mesológica, formada em determinada região por seleçãonatural, acompanhada ou não de ação seletiva e conservadora do homem.  É dita"nativa melhorada" quando sujeita à seleção artificial, no sentido de seumelhoramento genético, com aperfeiçoamento econômico. ◦ Ex.: Raça caprinaMoxotó. ◦ d) Exótica - Raça introduzida em região diferente da região de origem. ◦ Ex.: Raça bovina holandesa, no Brasil.

 QUANTO À APTIDÃO ECONÔMICA: ◦ Considera-se a aptidão produtiva da raça. ◦ Ex.: Raças bovinas leiteiras; Raças de caprinos para abate; Raças de aves para postura; Raças de suínos tipo carne.

 QUANTO À ÁREA GEOGRÁFICA ◦ Por "área geográfica da raça" entende-se o espaço territorial onde vivem e seaclimaram indivíduos da raça, em estado de pureza ou em alto grau de sangue; e por "berço da raça" entende-se o local onde a raça se definiu e formou, daí se dispersando para outras regiões, nas quais se aclimou. ◦ Quanto à área geográfica, as raças podem ser consideradas:  a) Cosmopolita - Raça de extensa área geográfica. Ex.: Holandesa.  b) Topopolita - Raça de área geográfica restrita. Ex.: Hereford

 QUANTO À FILIAÇÃO ÉTNICA: Considera os troncos étnicos de origem.  Ex.:Bos taurus aquitanicus - Caracu; Bos taurus batavicus - Holandesa.

 Principalmente em raças cosmopolitas, é possível formar- se grupamentos de indivíduos em diversos locais, mais ou menos isoladamente, e que apresentam distinções sensíveis, de modo a permitir certas diferenças entre a raça e os novos grupamentos.  Essa variação limitada a certos caracteres pode ser provocada ou mantida pelo criador visando um melhor rendimento.  Assim, se constituem, dentro da raça, as variedades ou sub-raças.  Essa diversificação pode basear-se em atributos zootécnicos ou em caracteres sem valor econômico como pelagem, conformação craneana, etc.

 Conjunto de descendentes de um casal, direta e colateral, até a quinta geração. Constituída pelos descendentes "diretos", a partir de um genitor macho ou fêmea. Os descendentes devem apresentar, com notável fixação, certos traços ou qualidades adquiridos por herança biológica daquele antepassado comum. Em geral, é usado o macho, por gerar muito mais descendentes no mesmo espaço de tempo.

 Decorre de atributos fixos e puros nos descendentes diretos a partir de um determinado genitor.  Sob o ponto de vista zootécnico, é a parte hereditária.  Os animais de mesmo sangue pertencem à mesma raça ou descendem dos mesmos antepassados,isto é, possuem antepassados comuns.  É uma alusão a cruzamentos de animais de raças diferentes.

 É o conjunto de animais cuja herança ainda é uma incógnita.  A fixação dos caracteres não está comprovada.  É um termo geral, servindo para designar umgrupo que ainda não pode ser considerado raça.

 É um grupamento qualquer de indivíduos, considerado do ponto de vista numérico, desde que vivam em determinada área geográfica comum.

 É a unidade indivisível.  O indivíduo nunca é totalmente igual a outro de mesma raça, variedade ou família, porque um se torna portador de características diferentes da herança biológica dos antepassados.  Mesmo sendo irmãos há sempre um meio de distinguí-los, pois as variações se fazem notar.  Quanto mais fixa e homogênea for a raça, menos diferenças são notadas.  Nos gêmeos univitelinos e clones há alto grau de igualdade.

 É o indivíduo considerado segundo sua origem genética ou sua herança biológica.  O genótipo é uma combinação acidental de heranças que têm origem no passado e seu futuro na eternidade.  No melhoramento animal, o que mais interessa é o genótipo, pois na conservação ou melhoramento da raça o genótipo precisa ser conhecido, pois, este passa às novas gerações.  No genótipo está a garantia da permanência da raça, da sua fixação ou de seu aperfeiçoamento

 É a expressão exterior do genótipo sob a influência de determinadas condições de ambiente.  O fenótipo é efêmero, passageiro e morre com o animal.  Ao explorador de animais o que mais interessa é o fenótipo, seus caracteres raciais expressos somaticamente, suas finalidades zootécnicas

1. Apresentar as bases para o estabelecimento de espécies, conceituar espécie ecaracterizar espécie legítima. 2. Justificar a assertiva de que espécie é um conceito artificial e caracterizar espéciesquanto à distribuição geográfica, com conceitos. 3. Caracterizar sub-raça, variedade, família, linhagem, forma, população, indivíduo,genótipo e fenótipo. 4. Identificar raças que possuam variedades, destacando as diferenças entre variedadescom base no Padrão Racial. 5. Destacar o fenótipo de uma raça nativa do Nordeste brasileiro e evidenciar diferenças entre indivíduos dentro desta mesma raça. 6. Fazer analogia fenotípica entre uma raça derivada sintética e as raças que a formou.