Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Advertisements

Promoção da Saúde Intersetorialidade Comunidade Saudável
Prefeitura Municipal de Pedreira
ACONSELHAMENTO.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
DIRETORIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA E DIREITOS HUMANOS
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Propostas de Intervenção Social EDUCAÇÃO
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
PROVIDA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Wélvia Maia e Katia Omori.
PROGRAMA EDUCAÇÃO A FAVOR DA VIDA ABRIL/2010. Apresentação Entendemos que o papel da Escola é refletir, discutir e propor ações voltadas para a prevenção.
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
1 1.
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
Alexandre de Araújo Pereira
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
São o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na.
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
À espera do bebê Grupo de Adolescentes Gestantes Curitiba, 22 de março de 2010.
REDE JOVEM NA PRAÇA - PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Novembro 2012 TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
A articulação entre os serviços da proteção social básica PAIF e SCFV
SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
A Prevenção do Uso de Drogas na perspectiva da Associação Terra da Sobriedade Belo Horizonte 2015.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Política de álcool e drogas na FMUSP 25/09/2015. Repercussão.
Como lidar com o problema das drogas? Deusimar Wanderley Guedes Escola / Família !!
Faculdade de Tecnologia e Ciências IV Semestre – Psicologia Saúde Coletiva Amélia Guimarães Jeciana Botelho Thamires Lima Sumaia santos.
EE PROF. JOSÉ ARANTES TERRA PROGRAMA “CUIDE-SE BEM” Diretora – Rosemeire Esteves PMEC – Isabel Moura.
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
CASA DA CRIANÇA PENIEL Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande MS Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande.
CRIAÇÃO DO NASF.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
O papel pedagógico do órgão gestor
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
PLANO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO. O PLANO deve prever ações articuladas nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, capacitação.
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Transcrição da apresentação:

Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton Buss - Nutricionista NASF Gabriela Warmling – Enfermeira UBS Jaqueline Wiggers – Psicóloga NASF Rosinete Schueroff – Coordenadora NASF Angela Maria Nack Candido – Assistência Social CRAS Leonete Schuelter – Assistente Social CRAS Simone Moreira – Psicóloga CRAS Gisela da Silva Schuelter – Psicóloga Sec. Mun. Educação

Introdução No Brasil, o consumo de bebidas alcoólicas é um hábito cultural. (BRASIL, 2007). De acordo com dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (UNIFESP), o álcool é a droga lícita mais utilizada no Brasil.

Rio Fortuna População total de habitantes (IBGE, 2010). 2 Equipes de Estratégia de Saúde da Família; 1 equipe do NASF. Relatos dos munícipes e a observação da equipe de saúde, a cidade tem um número crescente de usuários de álcool e drogas, tanto de adolescentes quanto de adultos jovens.

Justificativa Política Nacional de Promoção da Saúde Diretrizes e princípios do SUS Ações intersetoriais Prevenção e promoção.

Justificativa Público alvo Adolescentes do Ensino Médio Parcela da população mais vulnerável Drogas

Objetivo Geral Ações educativas de sensibilização Uso abusivo de álcool e outras drogas Promovendo a cultura da paz e não violência.

Objetivos Específicos Capacitar os profissionais da equipe do projeto sobre o tema álcool e outras drogas; Desenvolver palestras educativas; Informar a população sobre o problema do uso e abuso de álcool e outras drogas; Responsabilizar os alunos sobre o papel e o dever de cada indivíduo na sociedade;

Objetivos Específicos Possibilitar o envolvimento da equipe do projeto com a escola; Estimular o relacionamento entre alunos, professores e equipe do projeto ; Propiciar a reflexão dos adolescentes sobre os seus objetivos de vida; Incentivar formas de lazer mais saudáveis.

Metodologia Coordenação: NASF Profissionais envolvidos: NASF e Unidade Básica de Saúde; Centro de Referência de Assistência Social; Psicólogo da Secretaria Municipal de Educação; Escola estadual e Municipal; Conselho da Comunidade (COMARCA Braço do Norte); Polícia Militar. Outros profissionais foram convidados para auxiliar em algumas atividades.

Metodologia  Reuniões para planejamento e avaliação das ações, com a direção e professores das escolas e entre a equipe;  Palestras de sensibilização;  Atividades de reflexão sobre o objetivo de vida e deveres de cidadão;  Divulgação das ações para a comunidade.

Desenvolvimento No ano de 2012 as ações foram de pesquisa, planejamento e capacitação. 1º semestre: Reuniões com a equipe e escola. 2º semestre: Pesquisa (Diagnóstico Situacional); Início das ações.

Dados da Pesquisa Foram avaliados 137 alunos entre 14 e 20 anos de idade. Estimulo dos pais e familiares 69,3% bebem por diversão/prazer; 42,2% para acompanhar os amigos. 69,3% bebem por diversão/prazer; 42,2% para acompanhar os amigos. 2012

Desenvolvimento Com esses dados, planejou-se o desenvolvimento das ações, que tiveram como foco o uso e abuso de álcool Interação com os alunos e envolvimento da família.

Desenvolvimento Roda de conversa e dinâmicas; Concurso para nomear o Projeto e criar a logo. 2012

Logo criada pelo aluno Carlos Augusto Araújo Bloemer. 2ª 01. EEBNSF,

Desenvolvimento Teatro “Minha Vida” (Reflexão sobre os objetivos de vida de cada um). 2012

Desenvolvimento Palestra para os pais com a promotora de Justiça “O papel dos pais na vida dos filhos”. 2012

Desenvolvimento Panfleto para sensibilização comunitária. 2012

Desenvolvimento Novo foco para as ações: 2013 Prevenção álcool e outras drogas Promoção da Cultura da Paz

Desenvolvimento Cursos e reuniões de planejamento e avaliação com a equipe e os professores; Palestras de orientação para os alunos ; Inserção do tema em atividades da escola: Teatros; Projeto de Vida; Terapia do Abraço. 2013

Desenvolvimento Revitalização do Muro da Escola; “O que eu espero das pessoas / Pequenas atitudes que fazem o mundo melhor” Ação da escola (Professora de Artes) em parceria com o Projeto Cultura da Paz.

Desenvolvimento Projeto de Vida: Solicitação da escola – Ensino Médio. 1.Reflexão sobre o presente; 2.Elaboração do Quadro dos Sonhos; 3.Definição de Objetivos e Metas. Ação do Projeto Cultura da Paz em parceria com a escola (Professor de Filosofia)

Desenvolvimento Relatos dos Alunos: “Eu acho que devem continuar fazendo isso, pois me ajudou muito e tenho certeza que ajudará outras pessoas também.” (T.B.M) 3ª 03 EM. “Me ajudou a perceber que não adianta só sonhar, a gente precisa se planejar para que as coisas realmente aconteçam.” (S.D.A.) 3ª 01 EM.

Considerações importantes Planejar a promoção de saúde. (Datas) Resultados positivos Continuidade - intensificando as ações e ampliando a população alvo. Resultados positivos Continuidade - intensificando as ações e ampliando a população alvo.

Nossos Resultados