Curso Técnico Eletromecânica Práticas de Manutenção II

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Transcrição da apresentação:

Curso Técnico Eletromecânica Práticas de Manutenção II O processo de manutenção Prof. Paulo A Baltazar Ramos 1 1 1

Conteúdo Conhecimentos básicos envolvidos na manutenção O processo de manutenção Tipos de manutenção Ferramentas básicas de gestão 2 2 2

Conhecimentos básicos Ferramentas e materiais eletromecânicos Desenho técnico e leitura de tabelas e manuais Instrumentos de medida (comprimento, tempo, temperatura, velocidade, massa, pressão, força, vazão, etc.) Elementos de máquinas e princípio de operação Sistemas de comando e controle de máquinas Procedimentos de manutenção (limpeza, lubrifi- cação, troca de elementos, aperto de parafusos, montagem e desmontagem de componentes, etc.) 3 3 3

Processo de manutenção Organização e planejamento Programação e gestão Execução e avaliação Melhoria do processo 4 4 4

Organização Cadastro de máquinas e equipamentos a serem mantidos Cadastro de ferramentas, peças, componentes, instrumentos e materiais a serem utilizados na manutenção Cadastro de manuais, desenhos e tabelas técnicas de consulta Cadastro de técnicos e assistentes de manutenção Definição e cadastro de procedimentos e serviços 5 5 5

Organização Definição do leiaute do setor (oficina, almoxarifado, escritório, etc.) Organização e limpeza do locais de trabalho do setor Definição da requisição de serviço e do relatório de serviço Definição da classificação de criticidade de cada máquina e equipamento Definição da metodologia de controle de estoque (entrada e saída, saldo, recomposição) 6 6 6

Planejamento Preparação do plano (mapas e tabelas) de manutenção de cada máquina Definição de equipes e responsáveis Definição do plano de treinamento das equipes Definição da estrutura de custos e procedimento de apuração de custos Definição dos níveis de serviço para cada tipo de manutenção, procedimento e de acordo com a criticidade do equipamento 7 7 7

Planejamento Definição da periodicidade de programação Definição dos indicadores de qualidade e produtividade e procedimentos de apuração Definição das metas de trabalho Definição do horário de operação e serviço Definição do plano de compras e do orçamento do setor 8 8 8

Programação e gestão Registro e triagem das requisições de manutenção Preparação do quadro de procedimentos e serviços do período por equipe Preparação do quadro de escalas do período Adequação do quadro de serviços e escalas em função de emergencialidades 9 9 9

Execução e avaliação Solicitação de material e ferramentas Cumprimento da programação de serviço Registro da execução no relatório de serviço Gestão de conflitos e emergencialidades Preparação de gráficos e tabelas com o resumo dos relatórios de execução Apuração dos indicadores de qualidade e de produtividade Avaliação dos resultados e do cumprimento de metas 10 10 10

Melhoria do processo Oportunidades para redução de custos Oportunidades para redução do tempo de parada Oportunidades para melhoria dos procedimentos Estudo de novas normas, procedimentos, ferramentas, instrumentos e materiais Oportunidades de redução de conflitos e emergencialidades 11 11 11

Tipos de manutenção Corretiva (programada e não programada) Correção de defeitos, falhas e desgastes que estão comprometendo o funcionamento da máquina ou equipamento dentro dos parâmetros de operação Preventiva Realização de procedimentos e rotinas programadas para garantir o funcionamento da máquina ou equipamento dentro dos parâmetros de operação 12 12 12

Tipos de manutenção Preditiva Acompanhamento das condições e dos parâmetros de operação da máquina e do equipamento para previsão do momento mais adequado (melhor relação custo/benefício) para realização de procedimentos de manutenção https://www.youtube.com/watch?v=X5bZc_VCQ2E https://www.youtube.com/watch?v=P8OBz4yLkuo 13 13 13

Ferramentas de gestão Cadastros (em fichas ou em sistema computacional) Máquinas e equipamentos Ferramentas e instrumentos Materiais, peças e componentes Técnicos e assistentes Manuais, catálogos, normas, procedimento e desenhos técnicos 14 14 14

Ferramentas de gestão Tabelas, gráficos e mapas (em papel ou em sistema computacional) Procedimentos e serviços preventivos de manutenção por equipamento (plano de manutenção) Programação dos serviços de manutenção a serem realizados no período por equipe Indicadores de gestão Execução do plano de metas 15 15 15

Ferramentas de gestão Tabelas, gráficos e mapas (em papel ou em sistema computacional) Situação das requisições de manutenção Situação das equipes de manutenção Fila de requisições a serem atendidas Estoque de peças, componentes e materiais Programação de compras e reposição de estoque Situação do orçamento 16 16 16

Ferramentas de gestão Tabelas, gráficos e mapas (em papel ou em sistema computacional) Quadro de horários e escalas Treinamentos e capacitações programadas 17 17 17

Ferramentas de gestão Formulários (em papel ou eletrônico) Requisição de serviço (identificação do requisitante, identificação do equipamento, data da requisição, descrição da falha/problema ou serviço solicitado, urgência, justificativa da urgência, identificação da programação do serviço, data da programação e responsável) 18 18 18

Ferramentas de gestão Formulários (em papel ou eletrônico) Relatório de serviço (identificação do executor, identificação do equipamento, identificação da programação do serviço, descrição dos procedimentos realizados, tempo gasto, material utilizado, peças e componentes trocados, testes efetuados, resultado dos testes, período de execução, custo do serviço, aprovação pelo responsável, data de liberação do equipamento ao cliente) 19 19 19

Trabalho em grupo Elaborar os formulários (em papel ou eletrônico): Requisição de serviço Relatório de serviço Data de entrega (valendo 10): 22/02/2013 por e- mail ou entrega aos técnicos na ferramentaria Data limite de entrega (valendo 5): 25/02/2013 no início da aula 20 20 20