RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

TÉCNICAS DE ESTUDO RESUMO NBR 6028
LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
NBR Resumos Evanilde Maria Moser Izildinha Ramos Accetta
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Iniciação Científica º Série/EM.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
RESUMO.
Resumo.
Metodologia Científica
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FICHAMENTO.
Aula 04.
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Expõe uma opinião fundamentada (favorável ou desfavorável) a propósito de um determinado objeto (livro, filme, jogo, peça de teatro, anúncio, desfile de.
O QUE É FICHAMENTO? É uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Introdução O principal objetivo deste projeto é analisar a obra “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir,
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Organização Textual FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO.
Redação de Texto Científico Acadêmico
Metodologia e Divulgação do Artigo Científico Metodologia e Divulgação do Artigo Científico2015 Seção de resultados em um artigo Seção de resultados em.
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
PRÁTICA CIENTIFICA ANÁLISE DE ARTIGO CIENTÍFICO: “PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DAS P-MEDIANAS NA LOCALIZAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE 24 HORAS” Brasília,
A ÉTICA E O TRABALHO ACADÊMICO
PROGRAMA ESCOLA DA CIÊNCIA Título do seu trabalho Seu nome Programa que você está vinculado (PPGA, GSS, GEAS, GE, GP)
ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Philippe Barbosa Silva Disciplina: Prática Científica.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Citações e Referências
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
QUESTIONÁRIO.
MAPAS CONCEITUAIS Curso Bacharelado em Enfermagem
Metodologia Científica Resumo de Escrito Adolflayter Machado Amanda Rodrigues Rosilene da Silva.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
 Uma boa pesquisa torna-se útil quando seu objetivo, metodologia, resultados e implicações são comunicados de maneira eficiente.  O objetivo da pesquisa.
O discurso dissertativo de caráter científico
O ATO DE ESTUDAR COMO POSTURA CRÍTICA: O ATO DE LER E SUBLINHAR
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Trabalhando com produção textual
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
Processo de leitura crítica da palavra escrita
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
METODOLOGIA DA PESQUISA COMO CONSTRUIR UMA BOA REVISÃO DE LITERATURA
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Coesão e coerência textuais Porto Editora. A palavra texto deriva do latim textu- (tecido). Um texto é, assim, um entrelaçamento, ou seja, um conjunto.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Artigo Científico Francielly Gonçalves dos Santos Francielly Gonçalves dos Santos Nayara Kirie Mendes Alves Nayara Kirie Mendes Alves Neirivaldo Quintão.
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Monografias Projeto Científico. 2 Monografia e Projeto Científico O projeto científico pode ser uma tese ou monografia; É a base da monografia; Não existe.
TEXTOS ACADÊMICOS DE ESTUDO
Introdução a atividade acadêmica
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Leitura documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
NomeAlunoCompleto 1,2 ; NomeAlunoCompleto 1,3 NomeOrientadorCompleto 1,4 1. Faculdade de Tecnologia de Jales 2. 3.
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
Transcrição da apresentação:

RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015

RESUMOS São instrumentos obrigatórios de trabalho através do quais se podem selecionar obras que merecem a leitura do texto completo. Os resumos só serão válidos quando contiverem, de forma clara e sintética, a natureza da pesquisa realizada quanto aos resultados e as conclusões mais importantes, destacando o valor dos achados ou de sua originalidade.

CONCEITO E FINALIDADE DO RESUMO O resumo é a apresentação concisa e seletiva do texto, destacando-se as principais ideias do autor da obra. A finalidade do resumo consiste na difusão das informações contidas em livros, artigos, teses etc.

O CARÁTER DO RESUMO O caráter de um resumo depende de seus objetivos:  Apresentar um sumário narrativo das partes mais significativas, não dispensando a leitura do texto;  Condensação do conteúdo, expondo as finalidades, os resultados obtidos e as conclusões da autoria, dispensando a leitura posterior do texto original;  Análise interpretativa de um documento, criticando os diferentes aspectos inerentes ao texto.

COMO RESUMIR Ao escrever deve-se obedecer um plano lógico através do qual há o desenvolvimento de ideias em uma ordem hierárquica: ProposiçãoExplicaçãoDiscussãoDemonstração

PRIMEIRA E SEGUNDA LEITURAS DO TEXTO É aconselhável, em uma primeira leitura, fazer um esboço do texto, tentando captar o plano geral da obra e seu desenvolvimento. A seguir, volta-se a ler o trabalho para responder a duas questões principais: De que se trata este texto? O que pretende demonstrar? Com isso, a ideia central e o propósito que nortearam o autor.

TERCEIRA LEITURA DO TEXTO Em uma terceira leitura, a preocupação é com a questão: como o disse? Em outras palavras, trata-se de descobrir as partes principais em que se estrutura o texto. Esse passo significa a compreensão das ideias, provas, exemplos etc. que servem como explicação, discussão e demonstração da ideia principal.

LIGAÇÃO ENTRE AS PARTES DOS TEXTOS É importante distinguir a ordem em que aparecem as diferentes partes do texto. Geralmente quando o autor passa de uma ideia para outra, inicia novo parágrafo; entretanto a ligação entre os parágrafos permite identificar:

LIGAÇÃO ENTRE OS PARÁGRAFOS Consequências: Ao se emprega palavras como: em consequência; por conseguinte; portanto; por isso e em decorrência disso; Justaposição ou adição: Identificada com expressões de tipo: e; da mesma forma, da mesma maneira, etc; Oposição: Utilização das palavras: porém; entretanto; por outra parte, sem embargo, etc; Incorporação: De novas ideias; Complementação: do raciocínio; Repetição: ou reforço de ideias ou argumentos; Justificação: de proposições por intermédio de um exemplo, de uma comprovação, etc; Digressão: Desenvolvimento de ideias até certo ponto alheias ao tema central do trabalho. OBS.: Os três últimos casos devem ser totalmente excluídos do resumo.

ÚLTIMA LEITURA DO TEXTO A última leitura deve ser feita com a finalidade de:  Compreensão do sentido de cada parte importante;  Anotação das palavras-chave;  Verificação do tipo de relação entre as partes (consequência, oposição, complementação, etc). Uma vez compreendido o texto, selecionadas as palavras- chave e entendida a relação entre as partes essenciais, pode-se passar à elaboração do resumo.

TIPOS DE RESUMO Dependendo do caráter do trabalho científico que se pretende realizar, o resumo pode ser: IndicativoInformativo ou AnalíticoCrítico

INDICATIVO OU DESCRITIVO Tipo de resumo que referência às partes mais importantes dos componentes do texto. Utiliza frases curtas, não dispensando a leitura do texto completo, pois apenas descreve sua natureza, forma e propósito;

INFORMATIVO OU ANALÍTICO: PARTE 1 Tipo de resumo que contém todas as informações principais apresentadas no texto e permite dispensar a leitura desse último. Informar o conteúdo e as principais ideias do autor, salientando:  Os objetivos e o assunto, a menos que se encontre explicitado no título;  Os métodos e as técnicas descritas de forma concisa, exceto quando um dos objetivos do trabalho é a apresentação de nova técnica;  Os resultados e as conclusões.

INFORMATIVO OU ANALÍTICO: PARTE 2 Esse tipo de resumo não deve conter comentários pessoais ou julgamentos de valor, da mesma maneira que não deve formular críticas. Deve ser seletivo e não mera repetição sintetizada de todas as ideias do autor. Utilizam-se, de preferência, as próprias palavras de quem fez o resumo; quando cita as do autor, apresenta-as entre aspas.

INFORMATIVO OU ANALÍTICO: PARTE 3 O resumo informativo ou analítico deve ser composto de uma sequência corrente de frases concisas; Ao final do resumo, indicam-se as palavras-chave do texto; Procura-se evitar expressões ou palavras supérfluas.; tais como: o autor disse, o autor falou, segundo o autor ou segundo ele, a seguir, este livro( ou artigo, ou documento) e outras do gênero; Deve-se dar preferência à forma impessoal.

CRÍTICO É um tipo de resumo realizado quando se formula um julgamento sobre o trabalho. É a crítica da forma; do conteúdo; do desenvolvimento da lógica da demonstração; da técnica de apresentação das ideias principais. No resumo crítico não pode haver citações.