A LIMENTAÇÃO, A MBIENTE E S USTENTABILIDADE Cultivo de plantas e criação de animais 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ORIGEM DA VIDA Parte II
Advertisements

SELEÇÃO ARTIFICIAL DA MOSTARDA
BASES DA REPRODUÇÃO.
Ciência, tecnologia e Qualidade de vida
Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO
Bactérias Bactérias (do grego bakteria, bastão) são organismos unicelulares, procariontes (não possuem envoltório nuclear, nem organelas membranosas).
Exploração das potencialidades da Biosfera
REPRODUÇÃO ANIMAL.
Obtenção de Cultivares Transgênicas
Seleção Genética – Um pouco de história
Clonagem A palavra "clone" vem do grego "klón", que significa "rebento" ou "broto". Os cientistas removem o material genético de uma óvulo não-fertilizado.
Organismos Transgênicos
INTRODUÇÃO Conjunto de técnicas que utiliza
-Clonagem Reprodutiva
REPRODUÇÃO ASSEXUADA.
Aplicações e consequências
Escola Secundária Anselmo de Andrade
Revolução genômica: um caminho sem volta
QUANDO PENSAMOS EM BIOTECNOLOGIA, O QUE SURGE EM NOSSA MENTE???
BIOTECNOLOGIA Multidisciplinar - Engenharia - Genética
Produção de alimentos e sustentabilidade
Crescimento e regeneração celular vs. Diferenciação celular
REPRODUÇÃO.
BIOTECNOLOGIA 1ª PARTE: OGM´s e Testes de DNA
BIOTECNOLOGIA.
O grande sonho de Hitler
AULA 3: Farmacobiotecnologia
Crescimento e regeneração de tecidos vs. Diferenciação celular
Melhoramento Genético e Transgênicos
REPRODUÇÃO ASSEXUADA PROFESSOR Regis Romero.
Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)
PLANTAS TRANSGÊNICAS: DE ONDE VEM, PARA AONDE VÃO?
O que é clonagem.
Engenharia Genética.
Fundamentos de Engenharia Genética
Agricultura Biológica
PLANTAS TRANSGÊNICAS: DE ONDE VEM, PARA AONDE VÃO?
TRANSGÊNICOS.
Reprodução • É a capacidade que têm os seres vivos de , ao atingirem certo estágio de desenvolvimento originar outros semelhantes. • Processo pelo qual.
1 2 Engenharia Genética e Saúde
REPRODUÇÃO DOS SERES VIVOS
Manipulação Genética.
Transgênicos O que são? Aspectos Positivos Aspectos Negativos
Matriz de Referência de Ciências da Natureza
Características dos Seres Vivos
Hereditariedade.
GENÉTICA Aula 7: Fundamentos das Tecnologias do DNA Recombinante
Evolução da população humana
PRINCÍPIOS DA CULTURA DE TECIDOS VEGETAIS
Genética: Biotecnologia
Transgênicos Universidade Federal do ABC Analívia Ramos
Prof. Alan Alencar Biotecnologia.
Trabalho realizado por: Pedro Casanova nº 19 Manuel Fonseca nº21.
Ciências Os seres vivos se reproduzem... E evoluem – cap. 3 (7ª série)
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
Melhoramento Genético
Importante processo – preservação das espécies
Trabalho de Biotecnologia
Unidade 5 – Crescimento e Renovação Celular
Parasitismo e Parasitoidismo
Uso de vírus em engenharia genética
Características gerais dos seres vivos
BIOTECNOLOGIA.
CRESCIMENTO E REGENERAÇÃO DE TECIDOS
Crescimento e regeneração de tecidos VS diferenciação celular
REPRODUÇÃO REPRODUÇÃO ASSEXUADA.
São organismos vivos com modificações transgênicas. Também chamados de organismos geneticamente modificados, são organismos nos quais foram introduzidos.
Transcrição da apresentação:

A LIMENTAÇÃO, A MBIENTE E S USTENTABILIDADE Cultivo de plantas e criação de animais 1

P RODUÇÃO ALIMENTAR 2 Além da alteração das práticas agrícolas existem outros métodos para aumentar a produção de alimentos, que são : Reprodução seletiva. Reprodução seletiva. Propagação vegetativa. Propagação vegetativa. Cultura de tecidos e micropropagação vegetal. Cultura de tecidos e micropropagação vegetal. Cultura de protoplastos. Cultura de protoplastos. Criação e clonagem de animais. Criação e clonagem de animais. Organismos transgénicos. Organismos transgénicos.

REPRODUÇÃO SELETIVA 3  - É utilizada desde há vários séculos e baseia-se na seleção artificial para obter variedades de plantas ou de animais com características vantajosas.  - Em cada geração, são realizados os cruzamentos entre indivíduos que apresentam as características desejadas, aumentando a sua representatividade na geração seguinte.

VANTAGENS DA REPRODUÇÃO SELETIVA 4  - obter produtos de melhor qualidade, como frutos, sementes, carne, leite, ovos ou peixe;  - melhorar as capacidades de reprodução, o que permite obter uma descendência mais numerosa;  - obter variedades de plantas e animais mais resistentes a doenças e a pragas.

D ESVANTAGENS DA REPRODUÇÃO SELETIVA 5  - O processo é muito lento;  - combinam-se características de indivíduos que pertencem à mesma espécie ou a espécies relacionadas;  - perda de eficácia das variedades obtidas, devido a pragas e doenças.

P ROPAGAÇÃO V EGETATIVA 6  - Permite obter clones de plantas com características desejáveis, por reprodução assexuada.  - A propagação por estaca, a mergulhia e a enxertia são algumas das técnicas tradicionais da propagação vegetativa.

M ICROPROPAGAÇÃO 7 A micropropagação é uma extensão dos métodos tradicionais de propagação vegetativa. A clonagem de plantas com características desejáveis é obtida pela cultura in vitro de tecidos vegetais, num meio adequado, sólido ou líquido, em condições asséticas e na presença de reguladores de crescimento. As plantas possuem uma grande capacidade de regeneração porque as células vegetais sofrem desdiferenciação e manifestam a sua totipotência com facilidade.

8 M ICROPROPA GAÇÃO :

9

10 M ICROPROPAGAÇÃO :

C ALOS 11 “Maciço de células indiferenciadas provenientes da multiplicação de células ou de tecidos cultivados in vitro.” Tecido caloso de cenoura (à esquerda) e de tabaco (à direita). Tecido caloso

D IFERENCIAÇÃO CELULAR – F ORMAÇÃO DE UM CALO 12

C ULTURA IN VITRO DE VIDEIRA : 13

T ÉCNICAS DE MICROPROPAGAÇÃO 14  Um pequeno fragmento de uma planta, o explante, é colocado em cultura in vitro em condições que favorecem a perda de especialização celular e a formação de tecido caloso.  O tecido caloso é um tecido muito heterogéneo formado por uma massa de células em proliferação.  O tecido caloso pode ser dividido e subcultivado por sucessivas gerações.  Milhões de rebentos podem ser obtidos a partir de um único fragmento inicial da planta.

V ANTAGENS DA CLONAGEM DE PLANTAS : 15  - produção numerosa, rápida, económica e homogénea;  - recurso a um só indivíduo, selecionado pelas suas características;  - presença das características desejadas em todo o clone;  - plantas com maior vigor

D ESVANTAGENS DA CLONAGEM DE PLANTAS : 16  - técnica altamente especializada;  - grande redução da diversidade das espécies cultivadas;  - maior sensibilidade a doenças dada a homogeneidade das culturas.

P ROTOPLASTOS – O QUE SÃO ? 17  - Os protoplastos são células vegetais cujas paredes celulares foram removidas por processos mecânicos ou enzimáticos. - podem ser cultivados in vitro e regenerar plantas completas; - são utilizados na transformação genética de plantas, uma vez que a ausência de parede celular torna mais fácil a introdução de DNA estranho; - são utilizados na obtenção de plantas híbridas, por fusão em cultura.

C ULTURA DE PROTOPLASTOS 18

E NGENHARIA GENÉTICA 19 A tecnologia do DNA recombinante tornou possível a manipulação do genoma de plantas e animais utilizados na alimentação humana, com determinados objetivos:  - melhoramento das propriedades nutritivas;  - aumento da produção de carne, leite, sementes, frutos, etc;  - tolerância a condições ambientais adversas;  -resistência a herbicidas;  - alteração da maturação de frutos.

O RGANISMOS T RANSGÉNICOS 20 - As plantas transgénicas são fáceis de obter porque possuem um ciclo de vida curto, produzem uma descendência numerosa e têm uma grande capacidade de regeneração. - As plantas transgénicas são fáceis de obter porque possuem um ciclo de vida curto, produzem uma descendência numerosa e têm uma grande capacidade de regeneração. - Na transformação genética de plantas é frequente a utilização como vetor do plasmídeo de Agrobacterium tumefaciens. Esta espécie de bactéria vive no solo e infeta as plantas, provocando tumores. A capacidade infeciosa reside num gene do plasmídeo. O plasmídeo pode ser manipulado de modo a substituir o oncogene por um gene com interesse que é transferido para a planta. -O plasmídeo pode ser manipulado de modo a substituir o oncogene por um gene com interesse que é transferido para a planta.

O RGANISMOS T RANSGÉNICOS 21

O RGANISMOS T RANSGÉNICOS 22

O RGANISMOS T RANSGÉNICOS 23

O RGANISMOS T RANSGÉNICOS Em 1996, foi aprovado para fins comerciais o primeiro produto de transgénese, o tomate transgénico: 24

REPRODUÇÃO SELETIVA EM ANIMAIS 25 -Produção de melhor carne, leite e ovos; -Obtenção de maior descendência; -Obtenção de animais mais resistentes a doenças e a parasitas.  - Nos animais, a reprodução seletiva foi facilitada com o desenvolvimento das técnicas de inseminação artificial.  - O sémen de um macho com características vantajosas pode ser usado para inseminar uma grande quantidade de fêmeas.

C RIAÇÃO E C LONAGEM DE A NIMAIS 26 - A criação de animais em espaços confinados e densamente ocupados, como aviários e suinicultura, permite produzir grandes quantidades de carne em pouco tempo.

C RIAÇÃO DE A NIMAIS 27 - São administradas aos animais substâncias com efeitos nefastos para a saúde humana:  - Antibióticos- prevenção de doenças e inibição do crescimento de bactérias da flora intestinal; os nutrientes, vão só para o crescimento do animal.  - Hormonas – aumento da produção da massa muscular, conferindo ao animal maior peso.  - Farinhas de origem animal – aumento da quantidade de proteínas na alimentação do animal.

C LONAGEM DE A NIMAIS 28 - A clonagem de animais, como ovelhas ou coelhos, pode ser conseguida através de fecundação in vitro seguida da divisão e transferência de embriões. - As primeiras células que resultam da divisão do zigoto são totipotentes e podem ser separadas e cultivadas em meio de cultura apropriado, dando origem, cada uma delas, a um embrião que é implantado no útero de uma fêmea.

E TAPAS DA F ERTILIZAÇÃO IN VITRO 29

C LONAGEM DE A NIMAIS 30 - Esta técnica permite a seleção de gâmetas de animais com características vantajosas que, assim, vão originar numerosos descendentes, num curto espaço de tempo. - Esta técnica permite a seleção de gâmetas de animais com características vantajosas que, assim, vão originar numerosos descendentes, num curto espaço de tempo. - A generalização da clonagem animal será acompanhada por uma perda de variabilidade genética, que se traduz numa menor capacidade de adaptação das espécies às alterações do meio ambiente.