Situação de aprendizagem 2

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Desde pequenos um hábito se instala em nós: resolver problemas comprando coisas. Você já percebeu como essa situação é bastante.
Oliveira Digital Apresentação final 3º Período Ana Gonçalves Ana Gonçalves Edgar Ferreira Edgar Ferreira João Ferreira João Ferreira Nelson Ferreira Nelson.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
4ª AULA ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
Os lugares que formam o mundo
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
Quando a escola é de vidro Ruth Rocha Ilustrações de Walter Ono.
Cristiane jonas Francisconi
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
O conteúdo.
OS TRÊS PORQUINHOS.
Mobilização da Comunidade Escolar
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Questionário Sociolinguístico
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
Projeto terra Há relações entre o campo e a cidade?
No mês de Setembro comemoramos o
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
DEPOIMENTOS “Inicialmente as crianças jogavam qualquer jogo que se encontrava na mesa, ou que nós indicássemos, ou jogavam junto com a gente. Logo passaram.
P R O J E T O arquitetônico
Sugestão de Atividade:
Leia o texto abaixo e responda as questões que seguem.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
ASSIM COMEÇOU A HISTÓRIA DO BAIRRO JARDIM PAULICÉIA
A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
Saudades de uma Infância Feliz!
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
O Rio de Janeiro e as Copas
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Agora que você já refletiu e percebeu a importância da aprendizagem por projetos, vamos colocar a “mão na massa”. Primeiramente vamos refletir sobre algumas.
Área Urbana e Área Rural.
NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012
Prof. José Roberto Medina
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
INTRODUÇÃO ..
Adolescência: Conflito entre gerações
• Manejo – Formação – Professor.
Orientações sobre o Estágio IV
Trabalhar a comanda da atividade com a sala, estipulando para o aluno com dificuldade o espaço a ser representado na paisagem.
Aula 01 - A ciência geográfica
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
Pequenas curiosidades,
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
PROJETO DE INVESTIGAÇÃO
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
Missões – 7/novembro África do Sul Valerie. Valerie caminhava lentamente em direção à sala de aula e lágrimas escorriam pela sua face. Sua melhor amiga.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
ANÁLISE CRÍTICA DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Situação de aprendizagem 1 Fronteiras da República Federativa do Brasil Ilustração de aula baseada no material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo.
A gênese geoeconômica do território brasileiro
Leitura de paisagens Situação de Aprendizagem 1
As possibilidades de regionalização do mundo contemporâneo
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
INTRODUÇÃO Somos estudantes do 2º ano do Ensino Médio do colégio Alef, unidade Paraisópolis. Concluímos o Ensino Fundamental II numa escola da rede pública.
PAISAGEM E MEMÓRIA Imagens dos locais citados no texto do caderno do aluno p. 16 Prof. Ronaldo 2016.
Imagens dos locais citados no texto do caderno do aluno p. 16
Transcrição da apresentação:

Situação de aprendizagem 2 PAISAGEM E MEMÓRIA Situação de aprendizagem 2 Ilustração de aula baseada no material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo Caderno do professor GEOGRAFIA Ensino Fundamental – anos finais – 5ª série/6º ano – volume 1 – nova edição 2014-2017 Governo do Estado de São Paulo Secretaria da educação Professora Selma Prezotto Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista www.geoambiental6.webnode.com

RECURSO(S) UTILIZADO(S) FICHA TÉCNICA Conteúdos Conceito de paisagem, mudanças e permanências. Competências e Habilidades Ler e interpretar textos; descrever elementos constitutivos das mudanças e permanências de uma paisagem; produzir conhecimentos por meio de um trabalho de pesquisa e de interpretação dos resultados da pesquisa. Estratégias Elaboração de entrevistas; coleta de depoimentos, produção de textos. RECURSO(S) UTILIZADO(S) Vídeo 1 Entre Rios: a urbanização de São Paulo https://www.youtube.com/watch?v=Fwh-cZfWNIc Ilustração 1 Entrevista http://correiorural.com.br/comunidade/entrevista-com-o-prefeito/ Gif 1 Crianças desenhando http://aprendendoacompartilhar.blogspot.com.br/ www.geoambiental6.webnode.com

Etapa prévia Esta situação de Aprendizagem busca trabalhar os elementos de mudança e permanência nas paisagens do bairro ou da cidade, de modo a reforçar o caráter dinâmico desse conceito. Para tanto, propõe um trabalho de pesquisa, realizado por meio de entrevistas e depoimentos, a fim de resgatar um pouco da história do lugar, que está impressa na memória de seus habitantes. www.geoambiental6.webnode.com

ENTRE RIOS A urbanização de São Paulo Vídeo 1 www.geoambiental6.webnode.com

Sondagem inicial e sensibilização Vocês acham que esse bairro ou essa cidade sofreu muitas transformações nos últimos 20 anos? Que exemplos de transformações vocês poderiam apresentar? Vocês conhecem alguém que tenha testemunhado essas transformações? www.geoambiental6.webnode.com

Apresentação e delimitação da proposta de trabalho Etapa 1 Apresentação e delimitação da proposta de trabalho www.geoambiental6.webnode.com

Leitura e análise de texto As histórias que ouvimos referem-se, do início ao fim, a velhos lugares, inseparáveis dos eventos neles ocorridos. A casa, o bairro, algumas ruas, em geral o trajeto para a escola e o centro da cidade são descritos de uma modo dispersivo nas lembranças várias, mas com alguns focos: o Viaduto do Chá, a Catedral, a Rua Direita, o Museu do Ipiranga, o Parque Siqueira Campos, o Teatro Municipal, o Trianon, a Avenida Paulista, a Avenida Angélica, o Jardim da Luz, a Cantareira... Esses lugares são descritos sob os vários pontos de vista [...]. Com todos esses pontos, poderíamos desenhar um mapa afetivo da cidade: São Paulo era familiar como a palma da mão quando duas dimensões eram humanas. Seus velhos habitantes dizem, apontando para a palma da mão: “ali no Gasômetro, a li na Ponte do Bom Retiro, ali na Estação”, como se estivessem vendo tais logradouros, ali adiante... É com satisfação que dizem que muitos desses locais “ainda estão lá”[...]. www.geoambiental6.webnode.com

As várzeas tiveram um papel importante na história paulistana As várzeas tiveram um papel importante na história paulistana. Quando o sr. Amadeu era menino, “tinha mais de mil campos de várzea [...]. Agora tudo virou fábrica, prédios de apartamentos. O problema da várzea é o terreno. Quem tinha um campo de 60 por 120 metros acabou vendendo pra fábrica”[...]. “Se nós vamos procurar na memória quantos jogadores da várzea, de uns 40 anos faz, tinha mais de mil jogadores... Hoje não jogam nem 10% daquilo que jogavam naquele tempo, por falta de campo, de lugar. Não tem onde jogar. Em cada bairro se fazia um campeonato, juntavam dez ou vinte clubes...” A gente dizia “Em que parque vamos jogar?” Não tinha estádio, era campo livre, ninguém pagava pra ver [...]. Quando foi morrendo o jogo da várzea e o futebol de bairro, começou a se concentrar o público nos estádios. Essas observações nos mostram a transformação de um esporte popular em um esporte de massa. E o despojamento dos bairros de suas várzeas pela indústria e especulação imobiliária transformou a fisionomia de São Paulo, afetando para sempre uma dimensão da vida urbana. [...] BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.447-9 www.geoambiental6.webnode.com

Vocabulário Mapa afetivo da cidade: A autora afirma que, na São Paulo antiga, os lugares eram inseparáveis dos eventos neles ocorridos. Dessa forma, os lugares da cidade tinham um valor afetivo, ligado a experiências pessoais. O mapa afetivo da cidade é formado pelas experiências que neles ocorreram, simbolizando uma relação de carinho entre a cidade e as pessoas que nela vivem. Esporte popular: Esporte aberto a todos, não sendo preciso pagar nem para praticar, nem para assistir. Esporte de massa: Esporte praticado por profissionais em grandes estádios, com público pagante. Especulação imobiliária: Especulação com o preço dos terrenos. Em São Paulo e em todas as cidades brasileiras existe uma tendência à valorização do preço da terra, e muitas pessoas compram terrenos urbanos apenas para aguardar a valorização e vender mais tarde por um preço mais elevado. Essas pessoas especulam com os imóveis, ou seja, praticam especulação imobiliária. Fisionomia da cidade: Aspecto geral da cidade, que inclui elementos de ordem cultural (tais como costumes e formas de relacionamento entre seus habitantes) e de ordem material (tais como edifícios, praças e avenidas). www.geoambiental6.webnode.com

Preparação das entrevistas Etapa 2 Preparação das entrevistas www.geoambiental6.webnode.com

Pesquisa de campo No texto de autoria de Ecléa Bosi, pudemos perceber como paisagens antigas, que já foram intensamente transformadas, continuam a existir na memória das pessoas mais velhas. Assim, uma forma de sabermos como eram as paisagens na sua cidade ou no seu bairro é entrevistar pessoas que vivem nesses lugares há muito tempo. No entanto, fazer uma entrevista e analisar os seus resultados é bastante trabalhoso. Por isso, essa atividade deve ser realizada em grupo. www.geoambiental6.webnode.com

Elaboração de questionário Lembrem-se de que o objetivo é conhecer as mudanças que ocorreram na paisagem. Para isso é importante que vocês perguntem, por exemplo, há quanto tempo a pessoa entrevistada mora na cidade ou no bairro, quais as principais transformações que ocorreram e como afetaram a vida dos moradores. Mesmo sendo um trabalho em grupo, todos os integrantes deverão anotar as questões elaboradas no Caderno do Aluno. Elaborem pelo menos 5 questões, cada membro do grupo deve entrevistar pelo menos cinco pessoas que moram na cidade ou no bairro há pelo menos 20 anos. A primeira coisa a fazer é anotar o nome, a idade e a profissão do entrevistado, depois deve-se aplicar o roteiro de questões desenvolvido pelo grupo e, então, anotar as respostas. www.geoambiental6.webnode.com

Relatório de trabalho Com o resultado das entrevistas, os grupos devem se reunir novamente para elaborar um relatório de trabalho, que será discutido com os demais colegas da classe. O relatório deve conter um título, um resumo do que foi apreendido sobre as transformações na paisagem com os entrevistados, assim como alguns exemplos dessas mudanças. www.geoambiental6.webnode.com

Lição de casa Representam em uma folha avulsa, por meio de desenhos, pelo menos duas transformações importantes que ocorreram nos últimos anos na paisagem da cidade ou do bairro pesquisado. Gif 1 www.geoambiental6.webnode.com

Fim www.geoambiental6.webnode.com