Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia Potencial e Conservação da Energia
Advertisements

Energia Potencial e Conservação da Energia
MOMENTUM LINEAR Caderno de exercícios Nome.
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente,
Trabalho e Potência.
FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO.
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
01. Depois de anos de interrupção, ocorreu no ano de 2005 a retomada de lançamentos do ônibus espacial pela NASA, desta vez com sucesso. Nas imagens divulgadas.
A unidade de medida de trabalho é o Joules(J)
Momento Linear, Impulso e Colisões
REVISÃO 1º ANO FÍSICA Professor: Demetrius
Aula 25, 26 e 27 – Ap.: 9 A Prof.: Matheus Souza
REVISÃO ENERGIA MECÂNICA.
Curso de Física Geral F semestre, 2011
Módulo 12.
Conservação da Energia Mecânica Exemplos Resolvidos
ENERGIA DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 1º ANO.
Revisão Mecânica. Problema do corpo que cai em cima de uma estaca e penetra numa superfície O corpo se encontra a certa altura.
Trabalho e Energia.
3.4 Transformações de energia
Livro 1 - Capítulo Energia e Trabalho.
Impulso e quantidade de movimento
Atrito Plano inclinado sem atrito Plano inclinado com atrito
Curso Fenômenos de Transporte
Teorema da Energia Cinética
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
1Definição 2Energia potencial elétrica 3Relações matemáticas 4Legenda 5Gráfico do potencial elétrico 6Potencial criado por várias partículas 7Diferença.
LEI DE COULOMB – CAMPO ELÉTRICO LEI DE GAUSS. O módulo da força elétrica entre duas carga puntiformes é diretamente proporcional ao produto das cargas.
POTENCIAL ELÉTRICO LEMBRANDO: Bate-estacas – ao levantar o bloco (martelo), está se aplicando uma força (intensidade = peso) que realiza um trabalho, armazenado.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/01 Dinâmica Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia.
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
LAB. Física. No ponto B, a bolinha de massa 200g (0,2kg) só possui energia cinética (Ec=m.v B 2 /2) No ponto C, a bolinha possui energia cinética (Ec=m.v.
3. Dinâmica de um sistema de pontos materiais
FÍSICA SUMÁRIO: Relação entre a variação da energia mecânica e o trabalho realizado por forças não conservativas. Resolução de exercícios e problemas.
Lei de Gauss José Roberto.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/1 AULA 8 Monitores: NATALIA GARCIA HUGO BRITO.
ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO. Sumário Movimento sob ação de uma força resultante constante. A importância das condições iniciais do movimento.
AULA 6 CURSO PRÉ-FÍSICA 2015/1 Forças Monitores: Hugo Brito
Física I Aula 06 Forças e Movimentos IV Movimento Circular 2009/2010.
Física I Aula 7 Energia Cinética e Trabalho 2009/2010.
Primeira lei da termodinâmica
Revisão e Aplicação de Trabalho, Potência e Energia Mecânica (ENEM/UERJ/PUC-RJ) Sérgio Ferreira de Lima
MOVIMENTO RETILÍNEO Prof. Bruno Farias
2009/2010 Aulas 14 Rotação I.
Aula 5: O Potencial Elétrico
Equação de energia para fluidos ideais
Grandezas Vetoriais e as Leis de Newton Imagine um carro à 80 km/h? Quais as cenas que vieram à sua cabeça?
AULA 4 Aceleração Monitores: Hugo Brito Aluno de Engenharia Eletrônica – 6º Período Natalia Garcia Aluna de Engenharia Civil – 4º Período paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
CINÉTICA QUÍMICA ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES E DOS FATORES QUE INTERFEREM NESSA VELOCIDADE.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/01 AULA 5 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia.
Conhecimentos prévios:
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
Cinemática Escalar Professor: Reinaldo.
ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO
ENERGIA MECÂNICA Energia Cinética  F RESULTANTE =  E c Energia Potencial Gravitacional  P = -  E g Energia Potencial Elástica  F el =  E el.
Física I 14 Aula 12 Centro de Massa e Momento Linear I 2009/2010.
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Física I Aula 17 Momento de uma Força e Momento Angular 2009/2010.
Aula 3 - Escalares, Vetores,
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina E2: Momento de inércia Energia cinética de rotação Halliday : cap 10 E2: Momento de inércia.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Física I Aula 10 Movimento Oscilatório I 2009/2010.
MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
Exercícios de Revisão Para AG
Energia Mecânica PROF. ADEMIR AMARAL. A palavra energia faz parte do nosso cotidiano. Ouvimos falar muito sobre produção e consumo de energia; as metas.
MOVIMENTO OSCILATÓRIO Estamos familiarizados com diversos tipos de movimentos oscilatórios periódicos.
ENERGIA E SUA CONSERVAÇÃO
Máquinas Elétricas e segundo princípio da termodinâmica
Transcrição da apresentação:

Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia

Teoremas que relacionam trabalho e energia Teorema da energia cinética Quando uma força atua de forma favorável ou contrária ao movimento de um corpo, dizemos, respectivamente, que o trabalho realizado por ela é motor ou resistente. Assim podemos supor que, se o trabalho de uma força pode ajudar ou atrapalhar o movimento de um corpo, então ele pode ser associado ao aumento ou diminuição da velocidade desse corpo. Demonstração Para provarmos matematicamente que essa suposição é verdadeira, vamos imaginar um objeto que se desloca numa superfície horizontal sob ação de uma ou mais forças que constituem uma resultante, conforme desenho a seguir.

(teorema da energia cinética)

Exercício 01. Um corpo de massa 12kg está submetido a diversas forças, cuja resultante F é constante. A velocidade do corpo num ponto M é de 4,0 m/s e, em um outro ponto N, de 7,0 m/s. O trabalho realizado pela força F no deslocamento de M para N é de: Resposta : W = 198 J Exercício 02. Uma partícula de 2 kg de massa é abandonada de uma altura de 10 m. Depois de certo intervalo de tempo, logo após o início do movimento, a partícula atinge uma velocidade de módulo 3 m/s. Durante esse intervalo de tempo, qual foi o trabalho da força pelo sobre a partícula ignorando a resistência do ar, é : Resposta : W = 9 J

TEOREMA DA ENERGIA POTENCIAL A B C Para chegarmos ao resultado esperado, igualaremos o trabalho dessas forças em duas situações: quando o corpo vai, diretamente de A para B e, quando o corpo vai, primeiramente, de A para C ( ponto de referência) e, em seguida, de C para B. Como já vimos, podemos fazer isso, pois o trabalho de forças conservativas independe da trajetória Obs. O trabalho das forças conservativas aplicadas em um corpo é igual a variação de sua energia potencial.

Exercício 03. Um corpo de massa 5 kg é retirado de um ponto A e levado para um ponto B, distante 40 m na horizontal e 30 m na vertical traçadas a partir do ponto A. Qual é o modulo do trabalho realizado pela força peso? Resposta: W= 1470 J Resposta: W = 3000 J

ENERGIA MECÂNICA O princípio da conservação da energia mecânica diz que, em um sistema isolado, onde apenas forças conservativas causam variações de energia, a energia cinética e a energia potencial podem variar, mas sua soma não varia. A energia mecânica de um sistema é a soma da energia potencial com a energia cinética. Este princípio permite resolver problemas difíceis de resolver apenas com as leis de Newton: podemos relacionar a soma da energia cinética com a energia potencial em dois instantes diferentes sem levar em conta o movimento intermediário e sem calcular o trabalho realizado pelas forças envolvidas.

Exercício 05. Um coqueiro da figura tem 5 m de altura em relação ao chão, e a cabeça do macaco está a 0.5 m do solo. Se cada coco que se desprende do coqueiro tem massa 200 g, determine a velocidade com que o coco atinge a cabeça do macaco: Resposta: v = 9,4 m/s Exercício 06. Um bloco de madeira de massa m = 500 g, atinge uma mola de constante elástica de 400 N/m, fazendo com que se deforme de 30 cm. Considerando que não hove perda de energia no processo, determine a velocidade inicial do bloco. Resposta: v = 8,5 m/s