Por uma nova geração de indicadores do desenvolvimento Francisco de Assis Costa (Diretoria de Estudos Urbanos, Regionais e Ambientais do IPEA, Professos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
Advertisements

Zoneamento Ecológico Econômico no Estado do Amapá:
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Foto: Plano Nacional de Recursos Hídricos
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
APRESENTAÇÃO apresentação.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Departamento de Apoio à Descentralização – DAD/SE/MS Agosto de 2005
Significado do processo de urbanização ao refletir sobre os condicionantes das mudanças sociais Produção Circulação Consumo.
Necessidade de mudança na gestão para acompanhar a sociedade
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Novembro 2007 IPEA Encontro CONSECTI/ REGIONAIS NORTE E NORDESTE.
REDESIST GOVERNANÇA, APRENDIZAGEM E INVOÇÃO LOCALIZADAS : ASPECTOS DA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA Renato Ramos Campos.
Indicadores de aprendizado e capacitação produtiva e inovativa em APLs
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
25 DE AGOSTO DE 2009 Marcelo Pereira de Souza Oficina Avaliação Ambiental do Porto de Rio Grande.
COMITÊ TÉCNICO SETORIAL
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES
Cristiane jonas Francisconi
Desenvolvendo a TEORIA DO DESENVOLVIMENTO GEOGRÁFICO DESIGUAL: a escala regional Núcleo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
SUGESTÕES PARA A CONSULTA Conteúdo ACESSO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE; POLÍTICAS PÚBLICAS DE P.SOCIAL; REFORÇO DAS CAPACIDADES INSTITUCIONAIS; CRIAÇÃO/REFORÇO.
Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Workshop Inicial Gustavo Rocha Belo Horizonte, 10 de abril de 2014
Planejamento Estratégico
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Inteligência de Mercado no TECON Rio Grande Rodrigo Orsoletta Camila Balbela Consoni 1.
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
A valorização do património rural como factor de desenvolvimento local Jornadas Europeias do Património Sardoal, 24 de Setembro de 2010.
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
17. Convenção FACIAP Foz do Iguaçu O que é uma ADR ? Papel / Serviços A rede das ADR´s no Paraná Importância.
PLANEJAMENTO Brasília, abril de 2014.
1 INSTITUTO SOLON TAVARES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL GRUPO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2007.
Formação em Gestão Social: Trajetórias e Cenários Tânia Fischer CIAGS Universidade Federal da Bahia 3 de abril de 2008.
O Projeto da Nova Regionalização para o Brasil
Novos Modelos de Empresas Janeiro 2011 Segmento Turismo Alunos: Aldo Oliveira Cintia Del Rey Daniel Silva Gustavo Porto Neide Costa Rebecca Ferreto Rodolpho.
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS
Constituição em 29 de janeiro de 2014 cooperativas.
IX Olimpíada Regional de Ciências – 2007 IX Olimpíada Regional de Ciências – 2007 Tema: Sociedade e Ambiente Tema: Sociedade e Ambiente : princípios e.
Programa de Pós-grado de Ciências Sociales en Desarollo, Agricultura y Sociedad Profa. Dra. Fátima Portilho
Programa Petróleo e Gás “Como empresas brasileiras podem crescer através de parceiras internacionais” Antonio Batista Coord. Unidade Petróleo - SEBRAE.
Fundamentos da Administração Pública
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
GTP APL 1ª Reunião Plenária 2015
Workshop de encerramento 19 de setembro de 2013, 15h00 Sede da Open Space Viana do Castelo.
Planejamento Estratégico Material de uso da Secretaria Executiva do Movimento Resumo das resoluções das reuniões de 17 e 18 de novembro de.
Causas econômicas do desmatamento na Amazônia: evidência empírica dos anos 2000 VIII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica Cuiabá, 05/08/2009.
Rede Temática GIFE 1º encontro Desenvolvimento Local São Paulo, 18 de maio de 2015.
Abordagens,modelos interpretativos e instrumentos de análise
Serviços Avançados da RNP setembro de 2015 II Workshop de Tecnologia de Redes do Ponto de Presença da RNP no Paraná.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
DIRETRIZES COMPETITIVAS PARA OS APLs DE ROCHAS ORNAMENTAIS Brasília, DF, 08 de dezembro de 2015 XII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais (APL.
Questões de participação social na cooperação Sul-Sul em SSAN e DHA Renato S. Maluf CPDA/UFRRJ – FBSAN – CONSEA CONSEA, 5ª Conferência Nacional em SAN.
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
AMBIENTE E O CONTEXTO 1 FEDERASSANTAS A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS – foi criada em janeiro.
Trajetórias Tecnológicas na Amazônia e Assimetria de Acesso a Políticas Francisco de Assis Costa Professor Associado do Núcleo de Alto Estudos Amazônicos.
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
1 A pesquisa: Procurou identificar as concepções, formatos, abrangência, e instrumentos das políticas, procurando avaliar o desenvolvimento e as possibilidades.
Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 1 SEMINÁRIO CNI - ITB COMO ELIMINAR OS GARGALOS E UNIVERSALIZAR OS SERVIÇOS DE SANEAMENTO Apresentação:
Regiões Integradas de Desenvolvimento Audiência Pública Comissão de Desenvolvimento Urbano Brasília, outubro de 2015.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Por uma nova geração de indicadores do desenvolvimento Francisco de Assis Costa (Diretoria de Estudos Urbanos, Regionais e Ambientais do IPEA, Professos Associado do NAEA/UFPa) Workshop INPE-IPEA, São José dos Campos, 9-11 agosto de 2011

Anseio no horizonte: n Uma nova geração de indicadores e funcionalidades de prognóstico para subsidiar o processo decisório do Estado e da sociedade civil na direção de um desenvolvimento sustentável.

Características: n Multidimensionais (econômico-social- institucional-ambiental). n Dinâmicos no tempo (expressem dependência de trajetória). n Fundamentação territorial (expressem contextualização espacial sistêmica e posições em rede).

Expectativa: n Identificar temas e problemas; n Constituir grupos orientados por esses temas e problemas com um horizonte de trabalho de 2 anos; n Estabelecer súmulas de projetos de trabalho nos grupos e uma agenda anual/semestral de discussão e atualização; n Estabelecer uma estratégia de funding.

Minhas sugestões de temas e problemas n Tema: Desenvolvimento como dinâmica de trajetórias (tecnológicas, institucionais, etc.) concorrentes. Problema: Dinâmica agrária (desmatamento, mercado de serviços ambientais, etc.) como resultado de trajetórias concorrentes.Problema: n Tema: Desenvolvimento como dinâmica territorializada em redes de contínuas transposições escalares. Problema: Eventos/economias locais efeitos extra- locais.Problema:

Muito obrigado!