Texto escrito: a entrevista

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Transcrição da apresentação:

Texto escrito: a entrevista

Qual o significado da palavra “entrevista”? Entrevista n.f. 1 Ato ou efeito de entrevistar. 2 Conversa na qual alguém faz perguntas a outro(s) para depois publicar as informações. Entrevistador, a adj. e n. Que ou quem entrevista alguém. Entrevistado, a adj. e n. Que ou quem dá ou deu uma entrevista. Dicionário Escolar 2.º Ciclo de Português, Texto

Exemplo de um excerto de uma entrevista À Conversa com Luísa Ducla Soares Três leitores entrevistaram a autora e ouviram muitas histórias. Um hamster acompanhou-os durante a visita Luísa Ducla Soares, 72 anos, já publicou mais de cem livros! Alguns dos mais conhecidos são A Cavalo no Tempo, O Sultão Solimão e o Criado Maldonado e Meninos de Todas as Cores. Atualmente, está prestes a lançar quatro livros. Como surgiu a ideia de escrever para crianças e jovens? Comecei a escrever quando tinha 10 anos. Nessa altura escrevia muitas poesias a fazer troça dos meus irmãos! Decidi inventar uns heróis malucos para o meu irmão Zé, que tem menos dez anos, e ele começou a gostar muito das minhas histórias. Prometia-lhe que lhe contava uma história se ele se portasse bem, e ele portava-se mesmo bem! (…) Gosta mais de escrever para adultos ou crianças? Só vos posso dar a resposta a vocês, os mais velhos não podem ouvir. Gosto mais de escrever para crianças. Acho as crianças muito mais imaginativas e capazes de alinhar nas minhas maluqueiras. Que conselhos daria a quem não gosta de ler? Diria que está a perder uma boa coisa! Às vezes os meninos não gostam de ler porque não lhes deram os livros certos. Se um menino gosta muito de futebol, se lhe der um livro de poemas ele vai achar uma seca, mas se lhe der uma biografia do Cristiano Ronaldo ele gosta. Começa a ler e percebe que um livro pode ser uma coisa boa. Entrevista realizada no âmbito da iniciativa “Conheço um escritor”, publicada na revista Visão Júnior,10 de maio de 2011 (texto adaptado) Título Apresentação do entrevistado Tema do interesse do entrevistado Adequação da linguagem Imparcialidade do entrevistador

Alguns aspetos a ter em consideração Regista alguns dos aspetos que encontraste nesta entrevista: presença de um entrevistador e de um entrevistado; utilização de um vocabulário simples e objetivo; tema do interesse do(s) entrevistado(s); adequação das perguntas ao(s) entrevistado(s) e à situação; adequação da linguagem ao(s) entrevistado(s) e à situação; imparcialidade na formulação das perguntas por parte do entrevistador;

Durante a entrevista 1.ª parte: introdução – breve discurso do jornalista em que podem ser transmitidas informações acerca do entrevistado e/ou das razões que motivaram a entrevista. 2.ª parte: corpo da entrevista – formulação das perguntas previamente preparadas (guião de entrevista) e registo áudio e/ou em papel das respostas do entrevistado.

Revisão e reformulação Antes de entregar o meu trabalho, refleti sobre os seguintes temas… Planificação Objetivos Produzi uma entrevista, tendo em conta o(s) entrevistado(s) e o tema principal. Conteúdos Pesquisei informação sobre a pessoa/tema e registei algumas das questões a colocar. Organização Selecionei as questões mais pertinentes e organizei-as. Textualização Articulação das diversas partes Fiz uma breve apresentação do(s) entrevistado(s). Coloquei várias questões, tendo em conta o objetivo da entrevista. Vocabulário Utilizei uma linguagem formal ou menos formal, consoante o grau de familiaridade estabelecido com o(s) entrevistado(s). Organização do texto Organizei o texto em frases, períodos e parágrafos. Utilizei a pontuação e os sinais auxiliares de escrita de forma adequada. Estrutura compositiva e formato adequado Coloquei questões abertas ou fechadas , consoante a(s) resposta(s) pretendida(s). Ao transcrever a entrevista, não me esqueci das marcas do discurso direto. Acordo ortográfico Utilizei um dicionário, quando tinha dúvidas sobre a ortografia de uma palavra. Revisão e reformulação Revisão de texto Revi os aspetos gráficos, ortográficos e de pontuação. Reorganizei e reescrevi partes do texto. Verifiquei se a abertura do texto se a relaciona com o fecho do mesmo.