PLANO DE METAS DA EXTENSÃO DA UFAL. Extensão......é a universidade em diálogo com a sociedade por meio do ensino e da pesquisa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Advertisements

AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
FACULDADE METROPOLITANA
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
AVALIAR ?? determinar valor (diferentes abordagens)
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Exploração das Universidades Federais – REUNI Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues.
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
1 Acesso ao Conhecimento via Extensão Universitária Campinas, 12 de abril de 2006 Fórum Permanente de Extensão Universitária UNICAMP Edison José Corrêa,
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu O Processo de Avaliação na -
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Curso de Aperfeiçoamento Docente
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DO.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
INDISSOCIABILIDADE EXTENSÃO, ENSINO E PESQUISA
Autoavaliação Institucional e a CPA
1 de abril de 2011 A curricularização da extensão nos cursos de graduação: limites e potencialidades Debatedores: Isabel Cristina Auler Cipriano Maria.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFMG
Atividades Complementares Coordenação de Administração
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Recepção dos Calouros de CAEEL – Centro Acadêmico de Eng. Elétrica da UFBA2 O que é É a entidade oficial de representação do corpo discente do.
Pensando nos OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE.... EXTENSÃO PESQUISA GESTÃO ENSINO.
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
Universidade Federal de Uberlândia
Dijon Moraes Júnior Reitor Renata Nunes Vasconcelos Pro-reitora de Ensino.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Patrimônio Cultural Centro: CCSH Área de avaliação:
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
CECAE Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais da USP 25 de abril de 2003 Escola Politécnica Prof. Sérgio Muniz Oliva.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Tipo de leitor (n=248). FREQUÊNCIA DE LEITURA POR TIPO DE LEITOR.
Refletindo e trocando experiências sobre o projeto pedagógico de um curso superior de uma universidade pública José Marcelino de Rezende Pinto-FFCLRP-USP.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Prática docente - reflexões Edson M Kakuno Unipampa – Bagé 27Jul11.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
EVOLUÇÃO FUNCIONAL VIA NÃO ACADÊMICA
Universidade Federal de Itajubá
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Extensão Universitária: Avaliação e Curricularização
PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Creditação das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação da UFRJ Pablo Cesar Benetti Ana Inês Sousa Maria Helena do Nascimento Souza.
57º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
PLANOS E POLÍTICAS INSTITUCIONAIS 1. PLANO DE PASTORAL DA UNIVERSIDADE (PdU) Objetivo geral: Favorecer, segundo o carisma e a pedagogia salesiana – nos.
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Marcos Regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB MAUÉS e CAMARGO¹.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
As Atividades Complementares têm por objetivo flexibilizar os currículos, de forma a incentivar o discente a expandir sua formação para além das áreas.
Transcrição da apresentação:

PLANO DE METAS DA EXTENSÃO DA UFAL

Extensão......é a universidade em diálogo com a sociedade por meio do ensino e da pesquisa.

MISSÃO Promover o diálogo e a troca de saberes entre a universidade com outros setores da sociedade por meio do ensino e da pesquisa.

COMPROMISSOS Produção de conhecimento baseado na troca de saberes; Formação humanística, cultural, filosófica, holística, ambiental, empreendedora etc; Transformação da sociedade a partir de suas demandas.

VISÃO EXTENSÃO PARA TODOS OS ALUNOS

DESAFIO E OPORTUNIDADE Plano Nacional de Educação Assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária. Meta 12.7

05 METAS DA EXTENSÃO UFAL

Aprovar a Instrução Normativa da Extensão Aprovar a Resolução de Curricularização Incorporar a creditação curricular no PPC dos Cursos de Graduação Consolidar o Pró- Extensão como principal instrumento da curricularização 01.Curricularização da Extensão

Produção Artística Circulação Formação Cultural Pesquisa 02.Consolidar a Política Cultural

Instalação do SIGa Desenvolver e implantar um sistema de monitoramento Definição de indicadores de extensão auditáveis Definição de recursos em função de indicadores 03. Implantar Política de Monitoramento e Avaliação

Revista Extensão em Debate Publicação de Livros pelo Pró- Extensão Calendário de grandes eventos e debates Congresso Acadêmico 04. Consolidar a Política de Publicação e Visibilidade

Definição de bolsas para estudantes, docentes e técnicos Valorização da extensão na carga horária docente Garantir a participação de Técnicos na Coordenação de ações Definição de Taxa de Bancada 05. Valorizar o trabalho acadêmico da extensão

Curricularização Política Cultural Política de Monitorament o e Avaliação Política de Publicação e Visibilidade Valorização do trabalho acadêmico da extensão