Psicanálise Gilmaro Nogueira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICANÁLISE Disciplina: Psicologia Organizacional
Advertisements

O nascimento da psicanálise
A PSICANÁLISE.
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
Freud e a Psicanálise.
O MÉTODO PSICANALÍTICO
Psicanálise.
Fases do Desenvolvimento Psicossexual
TEORIAS DA PERSONALIDADE
SIGMUND FREUD.
PERSONALIDADE Sigmund Freud ( ) Estruturou a personalidade em:
“Se fosse preciso concentrar numa palavra a descoberta freudiana, essa palavra seria incontestavelmente inconsciente” A Psicanálise.
Angélica Rosa Psicóloga
Sigmund Freud ( ).
Psicanálise Professora Marcia Monteiro.
Terceira Lição.
Aplicação da Psicanálise
A Teoria do Aparelho Psíquico segundo a Teoria Psicanalítica
Psicanálise- Sigmund Freud
Psicanálise A Psicanálise surgiu na década de 1890, com Sigmund Freud, um médico neurologista que buscou tratar de pacientes com sintomas de histeria.
PSICANÁLISE.
ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE
CURSO DE LETRAS EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE PROFESSORA: MÔNICA PULIERO
A psicanálise – Sigmund Freud ( ) Foi médico, vienense que alterou, radicalmente o modo de pensar a vida psíquica. Sua contribuição é comparável.
Rodrigo Luís Bispo Souza
Psicanálise Bock, A. M. B., Furtado, O. & Teixeira, M. L. T. (2002). Psicanálise. In: Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo:
Psicanálise e aprendizagem
Psicologia da Educação (Filosofia)
CURSO DE REDAÇÃO Professora Priscila Germosgeschi 2015 Tema : O esporte é, de fato, prioridade no Brasil? Confetes e Brilhantina “Mente sã em corpo são”.
A psicologia ou psicologias Gilmaro Nogueira. Ciência e senso comum  Psicologia do cotidiano – psicologia do senso comum  Senso comum – conhecimento.
PROVOCAÇÕES CONTEMPORÂNEAS Desafios à Educação do agora.
Professora: Luciana Campos Aula 2 –  O SOFRIMENTO HUMANO.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
 Ementa:  A personalidade e sua estrutura e dinâmica. Principais distúrbios mentais, comportamentos atípicos no ambiente escolar. Implicações pedagógicas.
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
Professora: Luciana Campos Aula 1 –  Ementa:  O desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica. A aprendizagem: Conceito, segundo diferentes.
FORMULAÇÕES SOBRE OS DOIS PRINCÍPIOS DO ACONTECER PSÍQUICO
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
O PRAZER EM ATENDER AO CLIENTE
PSICOLOGIA GERAL Professora: Luciana Campos Aula 6 –
INTRODUÇÃO À PSICANÁLISE Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
Adaptação do capítulo 1 do livro “O que é fenomenologia” de André Dartigues ProfªEsp. Alexandra Fernandes Azevedo Conceitos da fenomenologia.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
Aula 2.b. IED Bloco I Objetivo: apresentar idéias básicas, porém extremamente relevantes, para o estudo do Direito.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
PSICOLOGIA JURÍDICA Professora Lijeane Santos
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
Carl Gustav Jung Pós - Graduação em Arteterapia
Conceitos fundamentais: sexualidade Final séc. XIX – predominava concepção: Sexologia.  Enfatizava: caráter biológico, anatômico e genital do funcionamento.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Piaget (1896 – 1980) Vygotsky ( – 1934) Psicologia da Educação.
O Nascimento Psicológico da Criança
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Instituto de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem TEORIAS DE ENFERMAGEM PROF DAVI.
Características e classificação das técnicas projetivas
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
Trabalho e Sofrimento Psíquico
Física Instrumental Arquimedes Luciano Ana Paula Giacomassi Luciano.
A Dissolução do Complexo de Édipo (1924) Cleber José Aló de Moraes
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
Ética Profissional e Relações Sociais Profª Márcia Luci.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
UNIDADE 1- Seção 1 Palavras-chave: Conflito de interesses; relação processual; litisconsórcio. COMPETÊNCIA GERAL: Conhecer os institutos fundamentais da.
Oficina Reações Químicas
Karine Dutra Mesquita Nalini Psicóloga/Psicopedagoga CPR: 09/3981
1 PSICOLOGIA JURÍDICA Prof. Heloisa Maria de Vivo Marques Introdução à Psicologia.
Transcrição da apresentação:

psicanálise Gilmaro Nogueira

Sigmund Freud (1856-1939) Médico vieniense Fundador da Psicanálise.

Psicanálise Teoria (leis gerais sobre o inconsciente). Método de investigação (interpretativo). Prática Profissional (Análise).

A GESTAÇÃO DA PSICANÁLISE Freud: Formação em medicina Atendimento Clínico Contrato com Josef Breuer Paciente: Ana O.

Ana O Um conjunto de sintomas que a fazia sofrer: paralisia com contratura muscular, inibições e dificuldades de pensamento. Desejo que o pai morresse. Hipnose. Liberação de emoções inconscientes como doença.

Método catártico - Breuer Liberação de afetos e emoções ligadas a acontecimentos traumáticos que não puderam ser expressos na ocasião da vivência desagradável ou dolorosa. Esta liberação de afetos leva à eliminação dos sintomas.

Associação livre Abandona o método de perguntas. Abandona a hipnose. Adere a fala e a associação. Valoriza os atos falhos, os erros, enganos, os sonhos.

A DESCOBERTA DO INCONSCIENTE “Qual poderia ser a causa de os pacientes esquecerem tantos fatos de sua vida interior e exterior...? Resistência - força psíquica que se opõe a tornar consciente, a revelar um pensamento. Repressão - o processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência, uma ideia ou representação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma.

A PRIMEIRA TEORIA SOBRE A ESTRUTURA DO APARELHO PSÍQUICO O inconsciente exprime o “conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência. É constituído por conteúdos reprimidos.

Pré-consciente Refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis à consciência. É aquilo que não está na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.

O consciente É o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior. Na consciência, destaca-se o fenômeno da percepção, principalmente a percepção do mundo exterior, a atenção, o raciocínio.

A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE INFANTIL A maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos, isto é, que na vida infantil estavam as experiências de caráter traumático, reprimidas, que se configuravam como origem dos sintomas atuais.

Descobertas A função sexual existe desde o princípio da vida, logo após o nascimento, e não só a partir da puberdade como afirmavam as idéias dominantes. O período de desenvolvimento da sexualidade é longo e complexo até chegar à sexualidade adulta, onde as funções de reprodução e de obtenção do prazer podem estar associadas.

A libido, nas palavras de Freud, é “a energia dos instintos sexuais e só deles” Nos primeiros tempos de vida, tem a função sexual ligada à sobrevivência, e, portanto, o prazer é encontrado no próprio corpo.

Conceitos Aquilo que, para o indivíduo, assume valor de realidade é a realidade psíquica. A pulsão refere-se a um estado de tensão que busca, através de um objeto, a supressão deste estado. Eros é a pulsão de vida e abrange as pulsões sexuais e as de autoconservação. Tanatos é a pulsão de morte, pode ser autodestrutiva ou estar dirigida para fora e se manifestar como pulsão agressiva ou destrutiva.

Sintoma - é uma produção Resultante de um conflito psíquico entre o desejo e os mecanismos de defesa. O sintoma, ao mesmo tempo que sinaliza, busca encobrir um conflito, substituir a satisfação do desejo.

A SEGUNDA TEORIA DO APARELHO PSÍQUICO ID – Princípio do prazer. Reservatório das energias psíquicas. Onde se localizam as pulsões. EGO – Estabelece o equilíbrio. Princípio da realidade. SUPEREGO – Normas sociais. Introdução do sentimento de culpa.