Gestão Estratégica de Transportes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Advertisements

Sistema de Informação Gerencial
DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
Movimentação de Materiais
Gestão Estratégica de Operações
Gestão Estratégica de Operações
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
LOGÍSTICA Operador Logístico.
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
TRANSPORTE E MODAIS.
Logística Empresarial
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Logística de Distribuição
U08 Grupo: 19V.
As decisões estratégicas da Logística
LOGÍSTICA É a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. administra.
Para uma maior possibilidade de êxito na vantagem competitiva de uma empresa, é fundamental que esta tenha todo o conhecimento possível sobre os custos.
Repensando a Logísitica
Grupo D: Monica Cruz, Pedro Odeh, Victor Bonfim e Carolina Pimenta
Logística brasileira Os tipos de transporte Grupo 19Y: Ana Luiza Luma
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Realidade da Logística brasileira
Universidade de Brasília
Curso: Administração DISCIPLINA: Logística e Gestão de Materiais
Planejamento e administração do transporte de carga: principais decisões GRUPO C Amanda Stuckert Menezes (L411) Caeverton de Oliveira Camelo (L37) João.
Economia Regional e Urbana
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
O transporte de cargas é o principal componente dos sistemas logísticos das empresas.
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Centro de Distribuição Expedição
“Integrando o país, com logística de resultado.”
DIMENSÕES DA QUALIDADE
Francielle C. Fenerich Atividades-Chave.
INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA Transportes Intermodais, Multimodais e Internacionais Aula 11 Professores: Alcione Dolavale, Helio Valim e Patrick Nunes.
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
AS REDES DE TRANSPORTE Descritor: identificar a rede de transporte do brasil, ressaltando os aspectos positivos e negativos de cada um dos modais de.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
Iniciando na logística empresarial
P LANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DO TRANSPORTE DE CARGA : PRINCIPAIS DECISÕES Ramon, Henrique Borges, Yasmin e Rodrigo Veloso.
Decisões de Transporte
MBA - CASTELO GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
COMPONENTES DA GESTÃO DA LOGÍSTICA
Logística Integrada Engenharia de Produção
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Logística e os Modais de Transporte
LOGÍSTICA DE TRANSPORTES
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
Estratégias de Ponto Aula 10.
Canais de Distribuição
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Gestão Estratégica do Transporte Cap
Adm. da Produção Visa auxiliar o administrador na tomada de decisões relacionadas a produção de bens ou serviços. Áreas correlatas: Planejamento da produção.
Importância dos Transportes
Desafios da Logística Brasileira
Custos Transportes Rodoviários
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
1 TEMA O SISTEMA LOGÍSTICADESUPRIMENTOS 2 ATIVIDADES DA LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS TRANSPORTE ESTOCAGEM PROC. PEDIDOS PRIMÁRIAS APOIO ARMAZENAGEM MANUSEIO.
Modais de Transporte Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont.
Modais de Transportes Os 05 modais básicos de transporte são:
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC PLANO DE PRODUÇÃO ACADÊMICOS: Diogo Arent Longo Juliana Alves Marcelino Patrícia Strachoski Talita Danieslki.
Jurandir Peinado O TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL Panorama do setor Cabotagem.
Faculdade Morumbi Sul Prof.º Renan Okumura G. Godoy Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais II 1 Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
Distribuição Física Parte II Arnold, cap. 13.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL [ Rikelly Vasconcelos ]. Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Aula: CUSTO TOTAL.
Portos e Vias Navegáveis
Transcrição da apresentação:

Gestão Estratégica de Transportes Principal função Logística 60% dos custos logísticos 3,5% do Faturamento ( Farmacêutico 0,8 % papel 7,1% ) 2 a 3 x o Lucro Impacto direto : Tempo de Entrega ( Ciclo de Pedido ) Confiabilidade da estrutura logística Segurança dos produtos Disponibiliza produtos onde existe a demanda (potencial)   Objetivo Logístico: colocar o produto certo, na quantidade, hora e lugar combinados ,ao menor custo possível. Administrar o Transporte significa tomar decisões sobre um amplo conjunto de fatores Decisões estratégicas: Impactos de longo prazo – aspectos estruturais . - Escolha dos modais Decisões sobre propriedade da frota Seleção e negociação com transportadores - Política de consolidação de cargas Decisões operacionais :  Geralmente de curto prazo - tarefas do dia-a-dia. Planejamento de embarques Programação de veículos Roteirização Auditoria de fretes Gerenciamento de avarias Sistema logístico típico Logística Empresarial Transportes Eduardo Galban 1

Gestão Estratégica de Transportes Logística Empresarial Transportes Eduardo Galban

2 Principais ferramentas de controle e redução de custos : Sistemas de Informação Intermodalidade Integração com as demais funções logísticas . Operadores Logísticos : prestadores de serviços logísticos integrados , capazes de gerar economia de escala ao compartilhar sua capacidade e seus recursos de movimentação com vários clientes. Exploram outras atividades correlatas ao Serviço Logístico , agregando valor ao serviço final. Ex. Estocagem , Controles de Estoques , Embalagem , Assistência Técnica , entre outros. Logística Integrada é um componente operacional da Estratégia de Marketing. Busca a flexibilidade e velocidade na resposta ao Cliente Aumenta a Competitividade da empresa   Logística Empresarial Transportes Eduardo Galban 2

Sintomas de Cadeias não integradas Estoque x Transporte Não Integrada : Estoques mais baixos . Produção de lotes menores e mais freqüentes Mais cargas fracionadas . Compras mais freqüentes. Custos mais altos Perda de Competitividade   Transporte x Serviço ao Cliente Não integrada : Transportes mais baratos Mais lentos Menos freqüentes Não especializados Falta de pontualidade de entrega Falta de flexibilidade Escolha de Modais 5 modais básicos – uso econômico depende de cada operação , dos custos e das características de serviços. PREÇOS RELATIVOS DOS DIFERENTES MODAIS (EM US$ POR 1000 TON -QUILÔMETRO )   EUA ( US$) Brasil ( US$ ) Brasil/EUA Aéreo 320 523 1,63 Rodoviário 56 19 0,33 Ferroviário 14 11 0,79 Dutoviário 9 1,22 Aquaviário 5 7 1,4 Logística Empresarial Transportes Eduardo Galban 3

4 Custos Comparativos entre Modais Ferroviário = custos fixos altos e custos variáveis baixos. Rodoviário = custos fixos baixos e custo variável médio. Aquaviário = custos fixos médios e custos variáveis baixos Dutoviário = custos fixos muito altos e custo variável muito baixo Aeroviário = custo fixo alto e custo variável alto Dimensões - Características dos serviços oferecidos Velocidade: tempo gasto na rota de porta a porta considerando-se coleta e entrega . Aéreo – vantajoso em médias e grandes distâncias. Rodoviário e Ferroviário – dependem das condições de pistas e trilhos e do nível de congestionamento das mesmas. Disponibilidade: atender ao par origem-destino . Depende do número de localidades onde o modal se encontra presente. Rodoviário leva vantagem clara sobre os demais. Ferroviário – pode melhor com investimentos maciços. Consistência : entrega esperada x efetiva – capacidade de cumprir tempos previstos. Dutoviário é o mais vantajoso neste item. Garantia total. Aéreo- depende demais das condições climáticas. Capacitação : lidar com diferentes tamanhos, tipos de carga, etc Aquaviário – não tem limites sobre o tipo de produto , bem como o volume. Aéreo e Dutoviário – sérias restrições nesta dimensão Freqüência: número de vezes em que o modal pode ser utilizado em um tempo determinado. Dutoviário – melhor desempenho pois pode trabalhar 24 x 7 onde disponível. Rodoviário tem vantagens sobre os demais Hidroviário – baixa freqüência – grandes volumes exigem cargas consolidadas Logística Empresarial Transportes Eduardo Galban 4

MARKET- SHARE DOS MODAIS Modal mais adequado ? A combinação de preço/custo com o desempenho operacional nestas 5 dimensões de serviços para um dado par origem-destino . Cuidado : características variam de região para região e de país para país. MARKET- SHARE DOS MODAIS   Brasil EUA ( US$) Rodoviário 61% 26% Ferroviário 20% 38% Aquaviário 13% 16% Dutoviário 5% Aeroviário < 1% Logística Empresarial Transportes Eduardo Galban 5

Logística Empresarial Transportes Eduardo Galban 6

Redução de US$ 11,50 por tonelada= 25% Exemplo de Integração entre diversos Modais Exemplo : soja brasileira produzida em Goiás. Consideremos Um comboio de 70 carretas 2200 toneladas de soja Custo de transporte até o porto de Santos US$ 46 por tonelada Opção Intermodal Rodovia da lavoura até o Porto São Simão em Goiás. Hidrovia Tietê-Paraná até Pederneiras ( SP) Ferrovia ( Ferroban) de Pederneiras até Santos Total 1340 km. Custo US$ 34,5 por tonelada Redução de US$ 11,50 por tonelada= 25% Logística Empresarial Transportes Eduardo Galban 7 Eduardo Galban

8 Logística Empresarial Eduardo Galban Transportes Decisão sobre terceirização da frota Segunda mais importante decisão estratégica Deve considerar : Custo Qualidade do serviço Rentabilidade das alternativas Hoje , o foco na Rentabilidade sobre os investimentos leva à terceirização. Rentabilidade sobre investimentos = lucro / investimentos Reduzir investimentos eleva a rentabilidade rapidamente. Usar os ativos de terceiros reduz investimentos dos acionistas. Nota fiscal de serviços entra como “despesas” e não investimento. Não se vê o percentual de investimento do terceiro. Mas o “custo “ da operação sobe. Outros fatores que influenciam a decisão : O tamanho da Operação Quanto maior a operação -> frota própria ( ganho de escala , menor custo) Operações mais sofisticadas -> pequenas operações não justificam tecnologia. A Capacitação interna gerencial Planejar, operar e controlar -> desempenho da operação Operação ( seja própria ou terceirizada) deve buscar eficiência A competência no setor Existe um prestador desse serviço, com custo e qualidade? A competência interna tem o nível / custo que se deseja ? Item importante : Cargas de retorno, difíceis de conseguir na auto-operação. Os modais utilizados A busca de modais flexíveis -> possibilidade de redução de custos. Petrobrás -> Modais próprios pois o volume transportado é enorme. Geral Brasil -> 83% das 500 maiores empresas não tem frota própria. -> 90% das que tem frota própria usam frotas de terceiros. -> grande número de autônomos que tem custos reduzidos. Logística Empresarial Transportes Eduardo Galban 8

9 Logística Empresarial Eduardo Galban Transportes Seleção e Negociação com Transportadores Critérios : Confiabilidade :-> capacidade de cumprir o combinado, prazo de entrega, coleta,disponibilidade de veículos,segurança, preços e informações. Preço :-> critério classificador.Depende do valor agregado /produtos perigosos Flexibilidade Operacional e Comercial :-> facilidade para adaptar-se a novas situações locais e globais Saúde Financeira :-> relação cooperativa de longo prazo.Modernização tecnológica necessária . Qualidade do pessoal operacional:-> educação formal, capacitação técnica e habilidade comportamental dos prestadores. Informações de desempenho :-> monitoramento continuo das operações para avaliação constante do desempenho. Conceito de Qualidade Total . Identificação de problemas :-> gera ações corretivas e preventivas. Relacionamento :-> cooperativo com base na confiança e na troca intensa e aberta de informações , sempre visando o melhor resultado operacional. Logística Empresarial Transportes Eduardo Galban 9