ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II- CICLOMETRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Advertisements

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Análise do Ciclo Operacional
INTRODUÇÃO - CAPITAL DE GIRO
Análise das Demonstrações
SISTEMA CONTÁBIL Professor Alcides Neri Batista do Nascimento
DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA (DFC) Prentice Hall.
Administração Financeira e Orçamentária III
Contabilidade, Estratégia Financeira e de Capital de Giro
Histórico Receita ( - ) Custo das mercadorias vendidas
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
Conceitos e Definições Contábeis e Financeiras
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
4 – Algumas Decisões em Relação ao Balanço Patrimonial
3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
Administração Financeira
Empreendedorismo Socioambiental
ESTUDO DO ATIVO CIRCULANTE
INDICADORES DE LIQUIDEZ
Controladoria Aula 8 Msc. Karine R. de Souza ..
Aula 06.
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
CONTABILIDADE GERENCIAL Professor André Costa 2012.
Estrutura do Balanço Patrimonial
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM DIREITO EMPRESARIAL
Fluxo de operações e de fundos
GESTÃO FINANCEIRA 1 CICLO OPERACIONAL E FINANCEIRO COMPRA VENDARECEBIMENTO CICLO OPERACIONAL PAGAMENTO CLIENTES ESTOQUES FORNECEDORES CICLO FINANCEIRO.
ESTRUTURA DO BALANÇO É de suma importância a correta estruturação do balanço, isto é, sua apresentação. Nele tem interesse não só os sócios e dirigentes,
CONTADORES: MAURO.
Administração do Capital de Giro
GESTÃO FINANCEIRA 1 Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
1 Economia Monetária Administração Financeira e Orçamentária Aula 11 – Outubro 2007 Rebeca Vitória Rodrigues Selma Maximiano Pimenta Gestão Tecnológica.
Análise de Demonstrações Financeiras - Aplicação Prática
Administração de capital de giro Capital de Giro? Conhecido com capital circulante e corresponde as recursos aplicados em ativos circulantes, que se transformam.
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
Objetivos Apresentar a estrutura dos demonstrativos econômico-financeiros. Identificar as funções da Contabilidade Financeira. Analisar as demonstrações.
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Contabilidade Geral revisão presencial. O analista financeiro da empresa JQ calculou alguns indicadores dos anos de 2005, 2006 e 2007 da referida empresa.
Análises Financeira Profª : Suzana Habitzreuter Muller
DISCIPLINA: Mercado de Capitais CURSO: Tecnólogo em Gestão Financeira
Análise Estática Capítulo 3. Análise Estática Capítulo 3.
Administração Financeira
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Analise das Demonstrações Contábeis
Analise das Demonstrações Contábeis
ANÁLISE FINANCEIRA Procedimentos de Análise Financeira Econômica e Patrimonial Professora :Suzana Habitzreuter Muller Alunas: Bianca Falcão Cardoso Camile.
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
O patrimônio estático e o balanço
TESTE DE CONHECIMENTO CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
Lavratti.com Slide 1/8 Administração Financeira I Administração do caixa LEMES JÚNIOR; RIGO; CHEROBIM. Administração financeira. Rio de Janeiro: Campus,
Plano Financeiro Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O investimento total é formado.
Segue abaixo a estrutura do ativo circulante e do passivo circulante (em milhares de reais) da empresa Brasil Network: 1. (a) Qual o CCL da empresa? (b)
Revisão presencial administração financeira de curto prazo.
Disciplina: Contabilidade Gerencial
Contabilidade Aula 7.
Administração Financeira e Orçamentária I
Administração Financeira e Orçamentária I
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Administração do Capital de Giro
Ciclo de conversão de caixa
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
Índices de liquidez Liquidez imediata (LI)= Disponível
Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II- CICLOMETRIA PROFESSOR – DOUTOR RENATO VAZ

CICLOS OPERACIONAL, ECONÔMICO E FINANCEIRO CICLO OPERACIONAL O ciclo operacional(CO)de uma empresa industrial inicia-se com a compra de matéria-prima e encerra-se com o recebimento da venda. Durante esse período, ocorrem outros eventos que caracterizam o ciclo econômico e o ciclo financeiro.O ciclo operacional é a soma do prazo de rotação dos estoques(PRE) e o prazo de recebimento da venda(PRV). CO=PRE+PRV. O PRE vai da compra de matéria-prima até a venda. O PRV vai da venda até o recebimento da venda.

CICLOS OPERACIONAL, ECONÔMICO E FINANCEIRO CICLO ECONÔMICO O ciclo econômico(CE) inicia-se com a compra de matéria-prima e encerra-se com a venda do produto fabricado. O ciclo econômico é igual ao prazo de rotação dos estoques(PRE). CE=PRE. O prazo de rotação dos estoques é igual ao prazo de fabricação(PF) mais o prazo de estocagem dos produtos acabados(PEPA). PRE = PF + PEPA

CICLOS OPERACIONAL, ECONÔMICO E FINANCEIRO CICLO FINANCEIRO O ciclo financeiro(CF) tem início com o primeiro desembolso e termina, na maioria das vezes, com o recebimento da venda.Caso haja pagamento de custos ou despesas após o recebimento da venda, é nesse momento que se encerra o ciclo financeiro. CF = do primeiro desembolso até o final do PRV

CICLOS x REGIMES A rentabilidade é a medida do resultado econômico(lucro ou prejuízo)gerado por capital investido. A contabilidade adota o regime de competência para apurar o resultado econômico e medir a rentabilidade das operações. Basicamente, por esse regime, as receitas são reconhecidas no momento da venda, e as despesas, quando incorridas. Portanto, o ciclo econômico está relacionado ao regime de competência.

CICLOS x REGIMES A liquidez é a capacidade de pagar compromissos financeiros no curto prazo. Em sentido amplo, a liquidez é relacionada com as disponibilidades mais os bens e direitos realizáveis no curto prazo. Em sentido restrito, a liquidez é relacionada somente com as disponibilidades. A administração financeira adota o regime de caixa para planejar e controlar as necessidades e sobras de caixa e apurar o resultado financeiro(superávit ou déficit de caixa). Pelo regime de caixa, as receitas são reconhecidas no momento do efetivo recebimento, e as despesas no momento do efetivo pagamento.Portanto, o ciclo financeiro está relacionado ao regime de caixa.

DEMONSTRAÇÃO GRÁFICA 0______1_______2_______3_________4 Compra Pagto outros custos Venda Pagto matéria-prima Recebimento de matéria da venda prima ___[--------------------CE--------------------------] [--------------------------------CF---------------------------------------------------] [-------------------------------------------CO---------------------------------------------------------------] [-------PF----------------]---------PEPA-------] [-----------------PRE----------------------------] [-------------------------PRV--------------------------]

CAPITAL DE GIRO O Capital de Giro é conhecido também como capital circulante e corresponde aos recursos aplicados em ativos circulantes, que se transformam constantemente dentro do ciclo operacional. Como o próprio nome dá a entender, o capital de giro fica girando dentro da empresa e, a cada vez que sofre transformação em seu estado patrimonial, produz reflexo na contabilidade. Até se transformar finalmente(novamente) em dinheiro, o valor inicial do capital de giro vai sofrendo acréscimo a cada transformação, de modo que, quando o capital retornar ao “estado de dinheiro”, ao completar o ciclo operacional, deverá estar maior do que o valor inicial. O estudo do capital de giro é fundamental para a administração financeira, porque a empresa precisa recuperar todos os custos e despesas incorridos durante o ciclo operacional e obter o lucro desejado, por meio da venda do produto ou prestação de serviço.

CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO A diferença entre o ativo corrente(ativo circulante) e o passivo corrente(passivo circulante) é o Capital Circulante Líquido(CCL), ou Capital de Giro Líquido(CGL). Quando a soma dos elementos do ativo corrente é maior do que a soma dos elementos do passivo corrente, o CCL é positivo. Quando a soma dos elementos do passivo corrente é maior do que a soma dos elementos do ativo corrente, o CCL é negativo. Quando a soma dos elementos do ativo corrente é igual à soma dos elementos do passivo corrente, o CCL é nulo.

CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO Na situação de CCL Positivo, uma parte do ativo corrente está sendo financiada pelo passivo não corrente, que são recursos de longo prazo representados pelos grupos de Exigível a Longo Prazo e Patrimônio Líquido. Na situação de CCL Negativo, o passivo corrente está financiando parte do ativo não corrente, que são investimentos de longo prazo classificados em Ativo Realizável a Longo Prazo e em Ativo Permanente. Na situação de CCL Nulo, existe um equilíbrio entre o ativo corrente e o passivo corrente.