16° Reunião do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-açúcar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Irrigação Prof. Luciane Costa de Oliveira
Advertisements

Tubos de PVC Tubos de PVC Engate rápido Soldável Observar
Exercícios.
IRRIGAÇÃO VITICULTURA DE QUALIDADE
Experiência da BEVAP com Irrigação Plena Média de 300 mm/há/ano
Manejo parcelar de solo e água para o produtor
Pastagens e Plantas Forrgeiras Aula 13. Irrigação de Pastagens
Manejo parcelar de solo e água para o produtor
Estruturação parcial do pré- projeto: outros elementos do texto e do pós –texto Prof. Sergio Roberto Martins
Concurso EDUCA 4430 Representação Distrital G. 09/10 – CONARC 2009.
IRRIGAÇÃO.
8º ENCONTRO DO GRUPO DE IRRIGAÇÃO E FERTIRRIGAÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR Primeiras análises econômicas de cana irrigada da Usina Santa Vitória Egyno Trento.
Exercício 4.3 A Eletronic Som Representações Ltda dedica-se à representação de uma grande indústria de televisores , videocassetes e aparelhos de som,
NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
Plano Avaliação Plano de Negócios Profa. Bruna Panzarini.
Milton José Cardoso Eng. Agrôn., D.Sc., Fitotecnia Embrapa Meio-Norte Av. Duque de Caxias, Teresina-Piauí Fone: Fax:
Energia Eólica no Brasil Elbia Melo Presidente Executiva 17/04/2013 Com a força dos ventos a gente vai mais longe...
Claudio L. T. Rubio Quito, 06, 07 e 08 de Maio de 2009 Gerência de Controle de Perdas e Sistemas Eficiência Energética Práticas Sanasa Campinas.
1ª Reunião do GIFC Como Surgiu o Grupo de irrigação e fertirrigação de cana?
OUTUBRO 2015 MARCOS KAWASSE – NETAFIM BRASIL IMPACTO DA IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO NOS RESULTADOS ECONOMICOS DA USINA 1.
GIFC em Números Marco Viana Superintendente Ricardo Pinto Tesoureiro - GIFC.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
NaanDanJain – Sistemas de irrigação de alta tecnologia!
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
Concentração da vinhaça
CONSIDERAÇÕES FINAIS O clareamento dental é um dos procedimentos mais importantes na odontologia estética atual. Vem sendo, sem dúvida, amplamente difundido.
Seminário Custos da Habitação Autogestionária em São Paulo Tema – CUSTO E QUALIDADE.
OBRAS EXECUTADAS INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA GESTÃO RENOVAÇÃO
IMPACTO DA ATIVIDADE FISCALIZATÓRIA SOBRE A MELHORIA DA QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE DRENAGEM URBANA NO DISTRITO FEDERAL Autoras: Carolinne.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
IRRIGAÇÃO EM CANA-DE-AÇÚCAR: RESULTADOS E TENDÊNCIAS
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
1 Experimento Lote 10 IRRIGAÇÃO X VARIEDADE X NUTRIÇÃO X ÉPOCA DE COLHEITA X CORTE.
Custo da fertirrigação com rodotrem - carretel Usina Boa Vista PECEGE – ESALQ-USP 22ª Reunião Técnica do GIFC Campus UFSCar – Araras - SP 20/08/2015.
ROTEIRO O QUE É SOLDA SOLDA MIG MAG PROCESSO DE SOLDAGEM
Aspectos Regulatórios e Desafios da Iluminação Pública: Controvérsias e Desenvolvimentos Recentes 9º Congresso Brasileiro de Regulação Agosto de 2015.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
Novidades no GIFC em 2015 Leonardo Viana. Novo Site compatível com acesso móvel.
Geração Hidrelétrica SIE – Sistemas de Energia
Comissão Mista Permanente Sobre Mudanças Climáticas
II INTERAGRO – Encontro Brasileiro para Integração Agro Empresarial O BNDES e as Cooperativas Jaldir Freire Lima 05 de maio de 2010.
 Estabelecimentos que se destinam a prestar serviços de alojamento mediante remuneração;  Podem ocupar parte de um edifício ou a totalidade de um ou.
IEA - USP 9 de novembro de 2006 Roberto Rodrigues AGROENERGIA: Cana e Alimentos.
21° Encontro GIFC Coopercitrus Irrigação. Cooperativa de produtores rurais; 39 anos: Fundada em 1976 através da fusão de duas cooperativas ( Capezobe.
CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA EM ZONA RURAL: ESTUDO DE CASO XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
USINA CERRADINHO BIO ENERGIA S/A
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Carolinne Isabella Dias Gomes e Cristiane Martins de Sousa Nava Castro
Profa. Bruna Panzarini Aula Planejamento de Projetos Professora Bruna Panzarini.
Seminário: Alimentação e Hotelaria no Setor de Óleo e Gás SEBRAE - 15/03/2016 Sísmica.
Viabilidade do Plano de Negócios para Concessão de Terras.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
WORKSHOP Diretrizes para Licitação de Serviços Licitação de Serviços de Eficientização Energética em Prédios Públicos WORKSHOP Diretrizes para Licitação.
“A nutrição como fator de sucesso na irrigação – A experiência de canaviais irrigados produzindo mais de 200 t/ha” Ademario Araujo Filho outubro/2015.
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
RESULTADOS FINANCEIROS E OPERACIONAIS 3T Agenda ► Destaques ► Resultados Operacionais ► Introdução ► Resultados Financeiros.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de interruptores e sensores de toques. Inventor: Luciano Schabatura.
CBH PARANAÍBA 6ª Reunião Extraordinária Uberlândia (MG), / out / 2012.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Energias Renováveis e Sustentabilidade em Edifícios – EST SETÚBAL Aplicações de energia solar térmica em edifícios de habitação Rafael Ribas
Fechamento Financeiro do Ano GIFC. Resumo Financeiro – Ano 2014 Resumo Financeiro Anual - Ano 2014 MêsCréditosDébitos janeiro R$ 3.370,93 R$ ,38.
Brasília, 27 de Fevereiro de O Problema de Suprimento de Energia e a Contribuição dos Pequenos Aproveitamentos Hidrelétricos 4 ª Reunião Extraordinária.
PROJETO MANDALA.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Panorama do Calcário Agrícola no Brasil Secretaria de Política Agrícola 31 de maio de 2011 Wilson Vaz.
16º ENCONTRO DO GRUPO DE IRRIGAÇÃO E FERTIRRIGAÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR (GIFC) “P&D em Irrigação na Usina Boa Vista” Vinícius S. Tavares Usina Boa Vista 18/09/14.
Considerações sobre Variação de Escala Prof. Arnaldo Márcio Ramalho Prata.
PAS-AUTO.  Marcos Junior  João Barbosa  Breno Zanon  Paulo  Patrick Fagundes  Hugo Silva  Jose Carlos Integrantes:
Mult-Vídeo Infortrônica Manual MV Para inserir o logotipo da empresa neste slide No menu 'Inserir' Selecione 'Figura' Localize o arquivo com o logotipo.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Transcrição da apresentação:

16° Reunião do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-açúcar Irrigação por gotejamento em cana-de-açúcar “mitos, paradigmas e a realidade”. 16° Reunião do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-açúcar

LINHA DO TEMPO 1937 1970 2001 2007 2012 Dan Sprinklers Fusão Naan & Dan Jain Irrigation adquire 50.01 % da NaanDan Naan Irrigation Jain Irrigation adquire 100 %

Principais áreas de atuação Grande poder de investimento! De 2 para praticamente 8 linhas de produção em 2 anos. Jalgaon, India Fundação: 1963 Principais áreas de atuação Sistemas de irrigação (gotejamento e aspersão) Tubos e Acessórios de PVC e Polietileno Produtos alimentícios (desidratados, polpas de frutas, etc.) Mais de 5.000 fundionarios somenta na India Mais de 300.000 mil ha de gotejamento em cana-de-açúcar somente na Índia (pequenas propriedades)

Linha de produtos NAANDANJAIN Brasil Tubogotejadores cilindricos Tubogotejadores delgados AC-AS-AD Tubos de polietileno Sistemas de automação Valvulas Microaspersores Aspersores

Mitos, Paradigmas! Irrigação por gotejamento tem que ser em plantio abacaxi! Apenas a irrigação por gotejamento já é suficiente para atingir produtividades muito altas! A mão de obra para limpeza do sistema é absurda. Gosto do gotejamento mas não confio em fazer fertirrigação. Gotejamento entope! Precisamos de aspersão para germinar! Difícil instalação!

Mão-de-obra muito grande: A realidade! Emtupimento: Tubogotejador AC AS – Paredes de 13 a 25mil Velocidade de limpeza superior a 0,6m/s Mão-de-obra muito grande: Sistemas de limpeza de linhas (Coletores ou válvulas) Plantio abacaxi: Implementos de instalação Sistemas e manejo de fertirrigação muito confiável.

Linhas coletoras para finais de linha V=0,6m/s

Válvula final de linha

Avaliação do espaçamento x compactação e colheita:

O desafio da irrigação x a água no solo. Tipo de solo VIB (mm/h) Água disponível   (mm/h) (mm/50cm), f=0,55 Arenoso 50,0 23 Franco-arenoso 25,0 33 Franco 13,0 47 Franco-Argiloso 8,0 52 Silto-argiloso 2,5 58 Argiloso 0,5 63

Duvidas!!

Experimentos em andamento: UFSCar: Aplicação de trifuralina em diferentes doses UFSCar: Variedades e laminas e época de colheita UFSCar: Comportamento do bulbo (Água – N – P - K) UFSCar: Efeito da adubação (K) nos teores de ATR USINA RIO VERMELHO: Diferentes variedades, preparo de solo e sistema de limpeza. CASSA: Espaçamentos, adubação, correção de solo e forma de plantio NDA: Doses de adubação, variedades, estres hídrico, espaçamentos e laminas. USINA BOA VISTA: Variedades, espaçamentos fertirrigação e laminas. Intercambio mensal com equipe NDJ Internacional.

A realidade. O que a irrigação por gotejamento pode oferecer A realidade! O que a irrigação por gotejamento pode oferecer! Com o aumento de produtividade! Aumento da produtividade e longevidade dos canaviais. Aumento do período de plantio e colheita. Redução dos tratos culturais. Redução dos riscos de produção e custo de capital. - Redução do custo de arrendamento. Redução do CCT. Viabilização de ambientes D/E. Possibilidade de planejar

O que devemos avaliar para implantar um projeto de gotejamento em cana-de-açúcar? A - Disponibilidade de água B - Ambientes de produção C - Contratos de locação de terras D – Qualidade da água disponível F - Localização da indústria G – Déficit hídrico diário H - Maquinário utilizado I – Energia Elétrica J – Qual cana irrigar?

Localização do tubogotejador:

Instalação:

Qualidade de água x reservatórios e aeração

Beneficios: Fertirrigação & fracionamento http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542007000500030 Volatilização Lixiviação Salinização $ aplicação

SANTANA, M. J. de et al

SANTANA, M. J. de et al

SANTANA, M. J. de et al

SANTANA, M. J. de et al

Manutenção! Após a colheita, revisão detalhada! Aplicação de cloros, ácidos e trifuralina! Limpeza de linhas!

Estamos abertos a parcerias! Muito Obrigado ! leandro@naandanjain.com.br Skype: Leandro.lance +55(19) 98122-5401 Estamos abertos a parcerias!