Modelagem de CASO DE USO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelo de Casos de Uso Diagrama de Casos de Uso
Advertisements

Análise e Projeto Orientado a Objetos
INTEGRADO DE INFORMAÇÕES LOGÍSTICAS (SILOG)
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
UML Diagramas de Caso de Uso (USE-CASE)
APSOO Aula 03.
Projeto de Sistemas de Software
1. SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÕES LOGÍSTICAS – SILOG CLASSE III.
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Selma Shin Shimizu Melnikoff 2006
Especificação de Requisitos de Software com Casos de Uso
Automação da sua equipe de vendas. Controle em tempo real.
DIAGRAMA DE CASO DE USO Prof. Fabíola Gonçalves C. Ribeiro.
Análise e Projeto de Sistemas
Caso de Uso - Definição Um caso de uso é uma descrição narrativa de uma seqüência de eventos que ocorre quando um ator (agente externo) usa um sistema.
Modelagem de processos de negócio com Diagrama de Atividades
Resposta da Questão 1 do Exercício de DFD
Levantamento de Requisitos
UML Diagrama de Caso de Uso Profª. Marcelo Siedler
Modelagem de Entidade/Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
Entrada de Produtos por arquivo XML
Sistema Virtual de Venda de Móveis
Especificação de Caso de Uso
Laboratório de Programação
Cadastro de Grupo de Produto
Professora Cláudia Abreu Paes
Modelando Sistemas em UML
Diagrama Casos de Uso.
Análise Estruturada de Sistemas
UML: Casos de Uso Projeto de Sistemas de Software.
©2003, Alexandre Vasconcelos & Augusto Sampaio CIn-UFPE1 Análise e Projeto de Sistemas Modelagem de Requisitos com Casos de Uso.
Usando “Casos de Uso”. Ator Define um papel que o usuário terá quando interagir com o sistema. Uma entidade, tal como um outro sistema ou um banco de.
SPEM (Software Process Engineering Metamodel): Uma Linguagem para Modelagem de Processos de Software.
Aula 04 – Analise de Sistemas Profª Rita de Cassia Gaieski
©2003, Alexandre Vasconcelos & Augusto Sampaio CIn-UFPE1 Análise e Projeto de Sistemas Modelagem de Requisitos com Casos de Uso.
Abertura da Apresentação Empresa Nota Control Tecnologia Ltda. Apresentação técnica Tema: Sistema ISS.Net e Nota Fiscal de Serviços.
 Acúmulo de documentos pendentes de registro;  Excesso de processos pendentes de análise ;  Gasto excessivo de recursos materiais e  Carência de informações.
Análise Orientada a Objetos Wedson Quintanilha da Silva
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - WEB.
Gestão de compras 4 CAPÍTULO. 1 - Introdução Função de Compras – Papel estratégico nos negócios modernosFunção de Compras – Papel estratégico nos negócios.
INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO Inserção do Grupo 6:
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016 SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA.
S ISCORT Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica – SISCORT Camila de Oliveira Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Modelagem de Casos de Uso. Processo de Software DEFINIÇÃO CONSTRUÇÃO MANUTENÇÃO SOFTWARE PRODUTO Entendimento Modificação Revalidação Projeto Codificação.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Prof. Thales Castro.  Porque modelar Software  A UML  Porque usar  Diagramas ◦ Diagrama de Caso de Uso.
Guia de Relatório de Vendas e Vendas Pendentes Bem-vindo à Cappta!!! Junho, 2013.
Project Charter Documento que reconhece formalmente a necessidade de um projeto e suas premissas. Conteúdo do Project Charter de modo geral: 1. Objetivo/escopo.
Contabilidade introdutória Descrição das principais contas contábeis.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central CAPACITAÇÃO NO USO DO SABi PARA BIBLIOTECÁRIOS DO SBUFRGS.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Venícios Gustavo Santos Diretoria de Tecnologia da Informação Data: 19/02/2009 O BDA e os módulos FEAM SISEMA.
– NOVO ITCMD TOTAL AUTOMATIZAÇÃO DO PROCESSO ELABORADOPORCLÁUDIOCHIESAELABORADOPORCLÁUDIOCHIESA.
DIRETORIA ENSINO – REGIÃO DE DIADEMA Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula Abril/2012.
Retaguarda – Entrega Parcial. Objetivo: Realizar a Venda de um determinado produto; Baixar a quantidade vendida do Estoque; Cadastrar a Data de Entrega;
Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACENSO Diretoria de Ensino da Região de Limeira Centro de Informações Educacionais Núcleo de Gestão da Rede.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
42 anos de atividades Sem fins lucrativos Administração: Diretoria formada por associados Finalidade: Administrar o compartilhamento de Informações Objetivo:
SABi - INTERFACE WEB Capacitação no Uso do SABi
Diagramas de Sequência e Comunicação
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
Profa. Priscila Facciolli.  O foco do diagrama é identificar a interação entre os objetos pelo tempo.  Identifica as mensagens trocadas entre os objetos.
Gestão Fiscal, Junho/2016 Livro Eletrônico do DF (Ato Cotepe) - Registros C600 - Cupom Fiscal/ICMS (Modelos 2D e 02 )
GED Gerenciamento de documentação Fluxo de Trabalho (workflow)
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA Auditoria no Sistema Integrado de Gestão da Administração Tributária (Sigat) Apresentação: Osvaldo do Rosário do.
Descrição de Casos de Uso
Revisão Requisitos e Casos de Uso
Transcrição da apresentação:

Modelagem de CASO DE USO Análise Orientada a Objetos

Objetivos: Entender o que são casos de uso; A partir da definição dos requisitos funcionais modelar o Diagrama de Casos de Uso; Especificar os relacionamentos existentes entre Casos de Uso

RUP – Processo Unificado

Caso de Uso Um Caso de Uso modela um requisito funcional especificando uma sequência de interações entre o usuário (entidade externa) e o sistema;

Caso de Uso Cliente Sistema Insere o seu cartão eletrônico. Apresenta solicitação de senha. Digita senha Exibe menu de operações disponíveis. Solicita realização de saque Requisita quantia a ser sacada Digita a quantia desejada Libera o saque e Imprime o recibo Retira a quantia e o recibo

Exemplo 1: Requisitos de Sistema – Vídeo Locadora ID Nome Descrição RF 001 Cadastrar novos filmes O sistema deve permitir a inclusão de novos filme. RF 002 Consultar filmes cadastrados O Sistema deve permitir a consulta de filmes por titulo. RF 003 Atualizar cadastro de filmes O Sistema deve permitir a atualização das informações de filmes. RF 004 Excluir cadastro de filmes O Sistema deve permitir a exclusão do cadastro de um filme.

Exemplo 1: Requisitos de Sistema – Vídeo Locadora ID Nome Descrição RF 005 Cadastrar novos Clientes O sistema deve permitir a inclusão de novos clientes. RF 006 Consultar Cliente O Sistema deve permitir a consulta de cliente cadastrados. RF 007 Atualizar cadastro de Clientes O Sistema deve permitir a atualização das informações de clientes. RF 008 Excluir cadastro de Clientes O Sistema deve permitir a exclusão do cadastro de clientes.

Exemplo 1: Requisitos de Sistema – Vídeo Locadora ID Nome Descrição RF 009 Consultar histórico de locações O sistema deve permitir consulta de histórico do clientes. RF 010 Realizar locação O sistema deve permitir o registro de locações indicando os itens locados e a data de devolução. RF 011 Registrar pagamentos O Sistema deve permitir o registro das locações efetuadas. RF 012 Emitir cupom O Sistema deve permitir a emissão do cupom comprovante de locação e pagamento. RF013 Emitir relatório de clientes com inadimplência O sistema deve permitir a seleção de um período (data inicial e final) e gerar um relatório de débitos em aberto.

Exemplo1: Diagrama de Caso de Uso Vídeo Locadora

Diagrama de Caso de Uso Representa graficamente os atores, casos de uso e relacionamentos entre os elementos. Representa quem faz o que (interage) com o sistema, sem considerar o comportamento interno do sistema.

Notação do Diagrama de Caso de Uso Reservar Filme

Exemplo de Notação

Relacionamentos A UML define quatro tipos de relacionamentos no modelo de caso de uso: Comunicação Inclusão Extensão Generalização

Relacionamento de comunicação Representa a informação de quais atores estão associadas a que casos de uso.

Relacionamento de Inclusão Quando dois ou mais casos de uso incluem uma seqüência comum de interação, essa seqüencia comum pode ser descrita em um outro caso de uso. Exemplo: Sistema de controle de transações bancárias.

Relacionamento de extensão É utilizado para modelar situações em que diferentes sequências de interações podem ser inseridas em um caso de uso, chamado caso de uso estendido. Exemplo: Sempre ao processar um pedido, deve-se dar baixa no estoque e emitir nota fiscal, mais não necessariamente solicitar transporte, pois o cliente pode levar o pedido de compra em seu próprio veiculo.

Relacionamento de generalização (herança) Generalização entre casos de uso: A seqüencia de comportamento feitas no caso de uso original são reutilizadas pelos casos de uso herdeiro. Exemplo: Sistema que gerencia pagamentos.

Generalização entre atores: Significa que o ator herdeiro possui o mesmo comportamento em relação ao sistema que o ator do ele herda. Exemplo: sistema de gestão bibliotecária

Tipo de Caso de Uso Os casos de uso podem ser classificados de acordo com a sua finalidade da seguinte forma: Processos de negócio / Condução: modelam os processos principais de uma determinada empresa. Ex. Vendas, Reserva, Locação... Configuração/CRUD: Create, Read, Update e Delete; quatro operações básicas sobe unidade de informação, devem ser agrupadas em “manter” ou “gerenciar”. Análise/ Relatório: Acesso a informações já disponíveis no sistema com intenção gerencial.

Exercício Especificar os requisitos funcionais e não funcionais do sistema para a Oficina Mecânica; Modelar o Diagrama de Caso de Uso;