GRUPO 2  Dagilson  Emerson Lucio  Orione Pereira  Reginaldo Ramos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
André Luís Bier Longhi Salatiel Alves de Araujo
Advertisements

Programa Amazônia: PRODES DETER
Análise dos resultados do desmatamento obtidos pelo SIAD
Valeriano, D.M. Shimabukuro, Y.E. Duarte, V. Anderson, L.O.
Programa do INPE de Monitoramento da Amazônia por Satélites
(ANALÓGICO).
METODOLOGIA PARA DETECTAR E DEFINIR A IDADE DA REBROTA ( ANOS 1980, 1990, 2000 e 2007 ) PRODUTO 2: REBROTA.
Monitoramento do Desmatamento da Amazônia por Satélite
PROJETO BADDAM MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Coordenação Geral de Observação da Terra - OBT Programa.
HISTÓRICO DO MONITORAMENTO NO INPE:
Monitoramento do Desmatamento da Amazônia por Satélite: Estimativas 2005 e Previsão 2006 Gilberto Câmara Diretor, INPE.
Reunião Banco do Brasil Projetos TerraClass Amazônia
Monitoramento do Desmatamento da Amazônia por Satélite
Sensores e Satélites de Sensoriamento Remoto
Sistema de Detecção em do Desmatamento em Tempo Real (Deter) – Junho de 2010 Ministério do Meio Ambiente Ministério da Ciência e Tecnologia.
Estimativa de desmatamento da Amazônia no período Brasília, 26 Out 2006 Licença de Uso: Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento.
ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES DO CÓDIGO FLORESTAL (PL 1.876/99) JOSÉ HUMBERTO CHAVES Gerência de Planejamento Florestal Serviço Florestal Brasileiro
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis novembro de 2009 Brasília – março de 2010 Secretaria de Biodiversidade.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
COPA VERDE Exemplo de sustentabilidade ambiental aliada à inclusão social.
Direito e Mudanças Climáticas Desmatamento na Amazônia Brasileira André Lima Advogado – Assessor de Políticas Públicas Programa de.
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Bioma Amazônico Comissão de Meio Ambiente do Senado Kamila Botelho do Amaral – Amazonas Brasilia, 19 de março de 2015.
Programa Terra Legal Novembro de 2011 Sistema de Proteção da Amazônia Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Ministério do Desenvolvimento.
Click to edit Master subtitle style 1a. QUARTA FLORESTAL Integração das equipes do SFB 14 de abril 2010 Brasília - DF.
Ademar da Luz Filho André Luiz dos Santos Durvalina Madalena de Sá José de Ribamar de Souza Andrade José Orlando Lima de Morais Marabá-PA 2013 ANÁLISE.
A Compensação Financeira das Usinas Hidrelétricas Hélvio Neves Guerra Superintendente de Concessões e Autorizações de Geração.
2 anos CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO WWF-Brasil / Maio de 2014 Superintendência de Políticas Públicas.
SIG – Sistema de Informação Geográfica Diogo de Santana Candido Enio Ribeiro Salles Pedro Henrique Davi Pires Machado Sistema de Informações Geográficas.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Sistema de Monitoramento da floresta na Amazônia Brasileira Maria Isabel Sobral Escada
Introdução ao Terraview AULA com Flávia Feitosa
SER-212 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Aluno: Fernando Leonardi SJC, 22 de Agosto de 2008 Professor: Dr.Gilberto Câmara Engenheiro Cartógrafo
IEA - USP 9 de novembro de 2006 Roberto Rodrigues AGROENERGIA: Cana e Alimentos.
DISCIPLINA: PADRÕES E PROCESSOS EM DINÂMICA DE USO E COBERTURA DA TERRA Maria Isabel Sobral Escada Professora: Maria Isabel Sobral Escada Juliana Paiva.
SISTEMA DE PROTEÇÃO AO ÍNDIO ISOLADO – SITUAÇÃO ATUAL Ministério da Justiça Diretoria de Proteção Territorial Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém.
Análise exploratória da relação entre perfil socioeconômico das áreas rurais de Santarém - PA com o desmatamento Trabalho final para disciplina: SER-457.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - SEMAS Grupo de Trabalho Permanente do ICMS Verde (Portaria nº317)
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais SER-121 Metodologia da Pesquisa Científica Aluno: André Lima Orientador: Yosio Shimabukuro.
1 13 de novembro Brasília Projeção populacional dos municípios brasileiros por sexo e grupos de idade Consultoria RIPSA/OPAS Eduardo Santiago Rosseti Apresentação.
MEIO AMBIENTE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Uso dos recursos ambientais Consciência ecológica coletiva Desenvolvimento sustentável Preocupações em SC Legislação.
Brasília, 5 de junho de  Criado na reunião anual geral dos CGI da Ripsa para discussão do IDB 2011, realizada no dia 29/02/2012  Primeira reunião.
CRIMES, INFRAÇÕES AMBIENTAIS E BIOPIRATARIA.  Lançado em 1993 pela ONG RAFI (hoje ETC-Group), o termo “biopirataria” foi usado para alertar sobre o fato.
ANÁLISE DE TESE: GESTÃO AMBIENTAL NO SETOR RODOVIÁRIO BRASILEIRO: O CASO DA PAVIMENTAÇÃO DA BR- 163 NO ESTADO DO PARÁ TESE DE VANESSA JOSÉ DA ROCHA MESTRADO.
Grasiela I. Vieira e Eugenia E. Heidemmann – PUIC – História – Tubarão INTRODUÇÃO O presente trabalho consiste em conhecer a história da “ arte ” na mesa.
ANÁLISE DA EVOLUÇÃO CONCEITUAL DE "BIBLIOTECA ELETRÔNICA, DIGITAL, VIRTUAL E POLIMÍDIA, NO PERÍODO DE 1993 A 2004 NA LITERATURA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 5 de maio de 2009.
Princípios e Critérios Internacionais FSC Professora Assistente: Luciana Maria Papp Professor Edson Vidal.
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Melquisedec Medeiros Moreira Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE CRN, Natal-RN, Brasil, Newton Moreira de Souza Universidade.
Projeto 100% Água Fabiana Coutinho L. Raposo Patrícia Pavan C. Abreu O-DOD – Divisão de Operação da Distribuição Vanuza Pratti Cristelo.
Metodologia Da Pesquisa Científica Analise Estrutural de Dissertação Restauração e Interpolação de Imagens do Satélite Landsat por meio de técnicas de.
CST- 312: Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 1 Detecção de Mudanças Sidnei J. S. Sant’Anna.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO "Conhecer, zelar e garantir que cada imóvel da União cumpra sua função socioambiental, em harmonia com a função arrecadadora,
AUDIÊNCIA PÚBLICA LEI Nº /12 Paulo Alexandre Mendes Assessoria de Gestão Estratégica Gabinete do Ministro 22/5/2014.
Reconhecimento de Padrões Mineração de Dados para Detecção de Padrões de Mudança de Cobertura da Terra Padrões e processos em Dinâmica de uso e Cobertura.
III Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Meio Ambiente Paulo Romano Brasília, 17/11/2005.
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional - CAINDR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília, 14 de abril de 2010.
ANÁLISE DE INFORMES PUBLICITÁRIOS DE MEDICAMENTOS SOB A ÓTICA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NO BRASIL (Ciências da Saúde). Greicy Borges.
PROGRAMAÇÃO -Composição das Câmaras Técnicas -Apresentação Questionários das CTs -Elaboração do cronograma de reuniões regionais -Elaboração de Plano.
Sociedade Brasileira de Química Condições de uso: Leia com atenção 1.Este material pode ser utilizado apenas para fins educacionais. O uso para fins comerciais.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

GRUPO 2  Dagilson  Emerson Lucio  Orione Pereira  Reginaldo Ramos

Introdução  O DETER é um levantamento rápido feito mensalmente pelo INPE desde maio de 2004  Trabalha com dados do sensor MODIS do satélite Terra/Aqua e do Sensor WFI do satélite CBERS, de resolução espacial de 250 m  O sistema DETER esta inserido como ação do MCT no Grupo Permanente de Trabalho Interministerial para a redução dos índices de desmatamento da Amazônia legal  O MCT foi criado por decreto presidencial de 3 de Julho de 2005  O GTPI é parte do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia legal, lançado em 15 de março de 2004

Objetivos do SIG  O DETER foi desenvolvido como um sistema de alerta para suporte à fiscalização e controle de desmatamento  O DETER mapeia tanto áreas de corte raso quanto áreas em processo de desmatamento por degradação florestal  Através do programa DETER, o INPE divulga mensalmente um mapa de alertas, com áreas maiores que 25ha. Esses mapas indicam áreas totalmente desmatadas (cortes rasos) e áreas em processo de desmatamento por degradação florestal progressiva.  Fornece indicadores a cada 15 dias, em condições de observação favoráveis produzindo um mapa digital com todas as ocorrencias de desmatamento.

Caracteristicas básicas Este sistema utiliza imagens dos sensores MODIS, a bordo do satélite TERRA da NASA, e imagens do WFI, a bordo do satélite Brasileiro CBERS – 2B do INPE, sendo que este segundo foi desativado em abril de 2011  Estes sensores cobrem a Amazônia com alta frequencia temporal, de 2 a 5 dias, mais com resolução espacial limitada de 250m e 260m (WFI), o que cobre uma área de 25ha.

A que se destina  O DETER – Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real identifica e mapeia áreas desflorestadas em formações florestais na Amazônia.  Todo desmatamento identificado numa imagem pelo DETER e que não tenha sido detectado anteriormente pelo PRODES, é considerado desmatamento novo, independente do tempo cronológico.

Estrutura  O DETER utiliza imagens dos sensores MODIS, a bordo do satélite TERRA, da NASA, e imagens do WFI INPE.  Esses sensores cobrem a Amazônia com alta freqüência temporal, de dois a cinco dias, respectivamente, mais com a resolução espacial limitada de 250 metros e 260 metros (WFI).

Funcionalidades

O que esta disponivel  Downloads das imagens MODIS e dados vetoriais  Metodologia (pdf)  Banco de fotos de campo  Desmatamentos detectados dos Municípios ou Unidades de Conservação  Dúvidas comentários e sugestões:  Visitas desde 01/06/2004

Formas de acesso 

Produtos que podem ser gerados  Base Cartográfica: - Divisão Política; - Rios Principais; - Estradas Principais; - Unidades Conservação Federais Brasil; - Terras Indígenas; - Unidades Conservação Estaduais Brasil; - Grade Land Sat TM; - Grade Land Sat MSS; - Grade CBERS; - Grade CBERS / HRC;

Produtos que podem ser gerados  Mapas Temáticos: - Deter desmatamento 2004 a 2009; - Mapeamento Prodes 1997 a 2008; - Desmatamento 1997 a 2008; - Degradação Florestal 2007 a 2008; - Exploração Seletivo 2008.

Tipos de imagens usadas no SIG

SEDE DO MUNICIPIO DE APUI/AM Nesta imagem existem 88 pontos de desmatamento no período de 01/01/2009 a 31/01/2010, no estado do Amazonas município de Apuí  = = = = =

Área destinada a downloads de imagens do sensor MODIS, do ano de 2004 a 2011

Imagem do sensor MODIS de 31/08/2010

Aplicações  Emitir alertas para fins de suporte a fiscalização desmatamento  Levantamento rápido feito pelo INPE  Mapear áreas de desmatamento por corte raso e áreas em processo de desmatamento por alteração da cobertura florestal  Emite alertas sobrepostos as imagens de resolução mais fina  Classifica estas resoluções como cortes rasos ou degradação florestal de intensidade leve, alta ou moderada.

Observações do Grupo  O DETER é um sistema de interesse mundial  Com o objetivo de preservar a biodiversidade da Amazônia  Utiliza as ferramentas do sensoriamento remoto para fiscalizar o desmatamento.  O grupo compreende também a importância deste monitoramento pelo fato da Amazônia ser uma das ultimas reserva florestais e um patrimônio da humanidade.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA  DETER. Detecção de Desmatamento em Tempo Real. In: ___. Deter. Brasília, Disponível em:. Acesso em: 25 AGOSTO. 2011