COMDEC Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Itajaí.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Advertisements

FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Secretaria Nacional de Defesa Civil
PLANO DE CONTINGÊNCIAS
Monitoramento Ambiental Comunitário de Áreas de Risco de Deslizamentos nos Morros Urbanos de Antonina.
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL DE
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos VIGILÂNCIA.
ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL E SAÚDE DO TRABALHADOR EM ACIDENTES QUÍMICOS VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE POPULAÇÕES EXPOSTAS A CONTAMINANTES QUÍMICOS.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
EVOLUÇÃO METODOLÓGICA DA GESTÃO DE RISCOS
CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS MUNICIPAIS PARA PREVENÇÃO
Projetos Financiados em 2010
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
Conceitos; Diretrizes; Projetos; Realização: Prefeitura E.T.Avaré Apoio: Secretária Nacional Antidrogas – SENAD Conselho Estadual sobre Drogas – CONED.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
Proposta Técnica Preliminar
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
È o conjunto de ações preventivas, preparativas, de socorro, assistências e reconstrutivas Coordenadas e realizadas pela Prefeitura, destinadas a evitar.
O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MATO GROSSO NA PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS PALESTRA: LBA Maio 2003.
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
EXERCÍCIO SIMULADO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PLANO DE CONTINGÊNCIA
COORDENADORIAS MUNICIPAIS
ENTENDIMENTO DO PROJETO
TEMAS G1 Plano de emergência ambiental para município de cascavel
A DEFESA CIVIL NOS MUNICÍPIOS
Paulo Mustrangi Carlos Francisco de Paula – Cel B.M.
APELL Alerta Preparação Emergências Nível (Level) Local.
Políticas para redução dos desastres C. de Ville de Goyet.
Coordenação: FERREIRA, Fernando L. F. ; JUNGLES, Antonio E
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
DEFESA CIVIL – ESTRUTURA E ATRIBUIÇÕES
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL: Desastres Naturais VIGIDESASTRES
RESPONDENDO AOS DESASTRES: Uma ação intersetorial
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
POLÍTICA NACIONAL DE DEFESA CIVIL
Prefeitura de Caratinga Secretaria de Defesa Social
Belo Horizonte, 10 a 12 de abril de 2006
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
PMRR Plano Municipal de Redução de Risco
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
Período: 14/09, 05/10 e 19/10 de 2009 Orientadores: Maria Adélia da Silva Guimarães Júlio Claro Disciplina: Segurança em Centros Urbanos Seminários PÓS-GRADUAÇÃO.
ASPECTOS DA FISCALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO TRÂNSITO
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
OPERADOR LOGÍSTICO EM SANTA CATARINA
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
Audiência Pública Audiência Pública Ações e Medidas para Controle de Riscos Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS TUTELARES.
SIMULADO EXERCICIO DE ALERTA
POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL A Lei , de 10 de abril de 2012, institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, que prevê expressamente.
CASA DA CRIANÇA PENIEL Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande MS Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
A Maior precipitação pluviométrica já registrada em nossa região.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
RAIVA DOS HERBÍVOROS NO BRASIL
PREFEITURA DE ANGRA A Participação Social nas Ações de Defesa Civil Brasília – Dezembro 2011.
COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA MARÇO/2014.
PLANO MUNICIPAL DE REDUÇÃO DE RISCOS DE CARAPICUÍBA
Mediadora: Suelen dos Anjos, Consultora da Secretaria Nacional de Defesa Civil/MI “1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária –
1. 2 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDENCIA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR COORDENAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO.
Integrando Ações de Saúde do Trabalhador na Atenção Básica de Saúde de Itaberaba-BA Mariana Cardoso Psicóloga Cerest de Itaberaba - Ba Mestre em Saúde.
Transcrição da apresentação:

COMDEC Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Itajaí

COMDEC BOAS PRÁTICAS Experiência Municipal na Realização dos Exercícios Simulados de Preparação para Desastres

EXERCÍCIOS SIMULADOS EXERCÍCIOS SIMULADOS Experiência Municipal  Simulados de Evacuação Escolar: –E. E. B. Carlos Fantini Nº de participantes: 280 –C. E. I Antônio Merlo Nº de participantes: 80 –E. B. Gaspar da Costa Moraes Nº de participantes: 300 –E. B. Elias Adaime Nº de participantes: 400 –E. B. Mansueto Trés Nº de participantes: 240 COREDEC

EXERCÍCIOS SIMULADOS EXERCÍCIOS SIMULADOS Experiência Municipal  Simulados de Evacuação de Área de Risco de Encosta: –BAIRRO LIMOEIRO Realização: Nº de participantes: 120 Nº de instituições envolvidas: 18 –COMUNIDADE VILA DA PAZ Realização: Nº de participantes: 89 Nº de instituições envolvidas: 16 COREDEC

Simulado de Evacuação do Bairro Limoeiro SETOR I: Rua Ana Vanatti Rua Sorocaba Motivação para Escolha: Bairro afastado do perímetro urbano; Gestão compartilhada; Atuação de duas COMDECs. COMDEC

Planejamento - Simulado de Evacuação 1ª Etapa - Mapeamento de Risco (107 residências mapeadas)

Planejamento - Simulado de Evacuação 2ª Etapa – Divulgação/Mobilização

Planejamento - Simulado de Evacuação Com objetivo de estreitar o vínculo com a comunidade foram realizados 05 encontros, onde foram abordados os seguintes temas: 1) Defesa Civil e suas ações; 2) Mapeamento das Áreas de Risco; 3) Capacitação para o Simulado: Sistema de Alerta; Ponto de Encontro; Local de Abrigamento. 3ª Etapa - Capacitação da Comunidade COMDEC

Execução - Simulado de Evacuação 1ª Etapa – Sistema de Alerta e Alarme

Execução - Simulado de Evacuação 2ª Etapa – Gestão de Abrigo RENER – REDE NACIONAL DE EMERGÊNCIA DE RADIOAMADORES -

Execução - Simulado de Evacuação 3ª Etapa – Equipe de Resgate com Cães

Execução - Simulado de Evacuação 4ª Etapa – Encerramento

AVALIAÇÃO - Simulado de Evacuação PONTOS NEGATIVOS:: Ausência de Água potável; Ausência de um Layout do Abrigo; Ausência de um croqui de localização do estacionamento dos veículos das instituições participantes; O Roteiro cronológico não foi seguido a finco; O moderador não tinha conhecimento do planejamento adotado para execução do simulado; A apresentação das Equipes de Resgate com Cães não foi narrada; Ausência de uma auto-avaliação após o exercício simulado com a comunidade e com as instituições envolvidas;

AVALIAÇÃO - Simulado de Evacuação PONTOS POSITIVOS: Integração de 02 (duas) COMDECs; Participação das Agentes de Saúde – Programa de Saúde da Família; Participação do Núcleo Comunitário (Associação de Bairro e membros da Igreja); Participação efetiva por parte da comunidade; Aproximação do poder público com a comunidade; Capacitação e treinamento da comunidade perante escorregamentos de solo, bem como percepção de risco.

MUITO OBRIGADO! Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Itajaí COMPDEC Eliezer Cardoso COREDEC Itajaí Raphael Catarina COMDEC Itajaí