Dialectos de Portugal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Falar de S. Miguel.
Advertisements

Luís de camões. 10 de Junho de 1580 foi, considerado uma das maiores figuras da literatura em Portugal, dia também da sua morte Nasceu em Lisboa, de uma.
Ano lectivo de O I Milénio a. C. no território português – Idade do ferro e presença romana.
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
Geografia do português. «... e esta particularidade ou se faz entre ofícios e tratos, como os cavaleiros que têm uns vocábulos e os lavradores outros,
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO Portugal no mundo e na Europa FICHA FORMATIVA
{ Território e terra Território e terra. Vasto território Brasileiro Vasto território Brasileiro.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Lobo Ibérico Animais em vias de extinção em Portugal.
A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
GRUPO DE DEBATE 4 Ensino de Língua Portuguesa nos espaços lusófonos Mediadores: Prof. Dr. Cássio Rúbio e Profa. Dra. Léia Menezes.
Como elaborar trabalhos escolares
1- Bíblico Oriental 2- A Ocidental.
Línguas em contato In CALVELT, L. J. Sociolinguística: uma introdução crítica. Trad. Marcos Marcionilo, São Paulo, Parábola, 2002.
Psicogênese da língua escrita
Conclusão de Umberto Eco Mas por agora o que nos interessava ressaltar era como um indivíduo normal, posto diante de um problema tão espontâneo e natural.
PRÁTICA CIENTIFICA ANÁLISE DE ARTIGO CIENTÍFICO: “PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DAS P-MEDIANAS NA LOCALIZAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE 24 HORAS” Brasília,
Movimento populacional de Portugal para o Brasil; Segundo grupo que mais povoou o Brasil; Deixaram profundas heranças para a cultura e etnicidade do povo.
A SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
LÍNGUA PORTUGUESA COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E LÍNGUA 1.
A costa portuguesa é extensa (tem 832Km), variada e pouco recortada. Predominam as costas baixas que terminam em praias de areia.
Tipo de Costa Arribas baixas praia Arribas Arribas
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
História do Brasil – 5º ano
Sofia de Melo Breyner Andresen nasceu no Porto a 6 de Novembro de 1919 e faleceu em Lisboa a 2 de Julho de Foi uma das mais importantes poetisas.
Aula Teórica nº 2 Sumário: 2. Medição da Actividade Económica e das Variáveis Económicas 2.1. Medição do produto e do desemprego Medição do produto.
Espécies em vias de extinção em Portugal Ciências Naturais – 8.ºano.
1 Unidade 1 - Minimização Computacional: Código BCD e Gray Disciplina: Circuitos Digitais Curso: Engenharia de Telecomunicações Aula 7 Lucas Santos Pereira.
Freguesia Concelho Distrito
Trabalho realizado por: Maria José Costa Nº: 11 Ano: 9º Turma: 8 Agrupamento de Escolas De Lamaçães CEF Operador de Informática.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Estudo Mensal de Junho de
OFERTAS NO ANTIGO TESTAMENTO.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
SISTEMA DE PROTEÇÃO AO ÍNDIO ISOLADO – SITUAÇÃO ATUAL Ministério da Justiça Diretoria de Proteção Territorial Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
Uma mensagem de Deus canalizada por Gloria Wendroff.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
ANA BEATRIZ C. MARQUES LOBATO 5º ANO B   No início do século XIX, a Europa estava inteiramente dominada pelas tropas do Imperador dos franceses Napoleão.
A RECONQUISTA CRISTÃ.
Disciplina: Circuitos Digitais
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA LIDA O livro lido inicia com a descrição do ambiente em que o personagem principal se encontra. Não sei como ele entrou.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães.  É uma palavra variável em número, pessoa, modo, tempo e voz que indica um processo no tempo – alguma coisa que.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Ciências Naturais – 7.º ano
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Hidrodinâmica Aula 08 (1 0 Sem./2016) 1. A viscosidade e a Equação de Navier-Stokes 2.
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
Física I 14 Aula 12 Centro de Massa e Momento Linear I 2009/2010.
A Pericorese Na Trindade.  o íntimo relacionamento das Pessoas Divinas  O Pai, o Filho e o Espírito Santo estão numa contínua e eterna interrelação.
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
Processos de formação de palavras
SATA PARA QUÊ E PARA QUEM?. Vejamos onde os funcionários da Sata podem fazer ferias pagando apenas taxas de Aeroporto ! Tudo o que está no mapa seguinte.
Os róticos em coda silábica no falar florianopolitano e capinzalense Nome dos autores do trabalho 1 Trabalho apresentado para a disciplina de Fonética.
A Pastoral Urbana possui um caráter urgente e inevitável e só levando a sério esse trabalho é que seremos efetivamente fiéis ao espírito de Aparecida.
Os sacramentos são sinais eficazes de salvação de Cristo: são de fato a sua atuação no “tempo da igreja”.
adjectivo O adjectivo pertence a uma classe aberta de palavras e constitui o núcleo do grupo adjectival. É uma palavra variável que acompanha o nome.
Projeto «Formação em Literacia Digital» Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos 1 COMO PESQUISAR NA INTERNET.
# Invernos extremamente frios e bastante longos # Inexistência de Verão # Amplitudes térmicas anuais elevadíssimas # só existe, na prática, uma estação:
PROJETO CRIATIVO. O PROJETO CRIATIVO Objetivo: desenvolver um projeto arquitetônico/ urbanista com base na tradução de um conceito representativo como.
“Roupa Usada dá Projeto Social”. O Projeto Amigo nasce em Itália, através de uma ideia do Dr. Michele Posca que, pela sua formação católica, quis aliar.
Transcrição da apresentação:

Dialectos de Portugal

Introdução O termo dialecto é utilizado para variedades que definem uma zona relativamente abrangente. Neste sentido, há vários dialectos em Portugal, os dialetos continentais e das ilhas. Neste trabalho iremos falar sobre os diferentes dialetos e as suas características.

Os diferentes grupos de dialetos Grupo dos dialectos setentrionais: – dialectos transmontanos e alto-minhotos; – dialectos baixo-minhotos, durienses e beirões. Grupo dos dialectos centro-meridionais: – dialectos do Centro-Litoral (estremenho-beirões); – dialectos do Centro-Interior (ribatejano-baixo-beirão-alentejano-algarvios). Dialectos insulares: – Açores: Micaelense, dialecto São Miguel; – Madeira: madeirense. Dialectos asturo-leoneses em território português: – Concelho de Bragança: Rionorês, Guadramilês; – Concelho de Miranda do Douro: Mirandês.

Dialetos setentrionais Trás-dos-montes A fala dos trás-dos-montes enquadra-se nos dialetos setentrionais. algumas das suas características: o impropriamente chamado “falar axim”, também conhecido por “pronúncia assobiada” do s e do z em muitas palavras: passa, casa; a conservação do som “tch”: chave (“tchave”), cacho (“catcho”); a conservação do ditongo ou, muitas vezes pronunciado como “âu”: ouro(“âuro”), pouco (“pâuco”); http://youtu.be/CZOKGwfPpSc

Dialetos centro-meridionais Alentejo Os falares do alentejo, pertence aos dialetos centro-meridionais. Este falar tem como características: a monotongação do ditongo “ei” (passa a “e”, geralmente fechado): leite > “lête”; ditongos eu, au e ão passam respetivamente a “ê”, “à” e “ã” se as palavras em que ocorrem forem seguidas de outras: «o meu pai» > «o “mê” pai»;«mau homem» > «”má” homem»; «tão lindo» > «”tã” lindo», «não sei quais são»  > «”nã sê” quais “sã”» (até mesmo no interior de palavra: aumento > “àmento”,autoridade > “àturidade”, flauta > “flata”; o -em final pode não ser pronunciado como ditongo: bem ~ “bẽ”; tens  ~ “tẽs”;... http://youtu.be/2NZmIkD0pGU

Dialetos insulares Açores Um dos sotaques que se distingue nos Açores, é o do Faial, este distingue-se por ter muitas palavras adaptadas do inglês, como por exemplo: “sinó”, para designar “neve”, está mais próximo de snow; “estoa”, está mais próximo de “store” do que de “loja”. Devido ao isolamento das ilhas em relação aos continente, os Açores têm termos únicos, que não são usados em Portugal continental, com: “naião”, “zambela”, “rabo torto” ou “ser da terceira”, para designar gay. http://youtu.be/cgPl4UKIA2c - telefonema a um restaurante açoriano

Dialetos insulares Madeira http://youtu.be/ws6Om2Y1Mr8 O dialecto madeirense apresenta uma considerável variação fonética, não só entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, mas mesmo dentro da própria ilha da Madeira. Isto poderá dever-se à acidentada orografia do território, que aliada às sinuosas vias de comunicação provocaram durante séculos o isolamento relativo entre as várias localidades. Temos como algumas caraterísticas: A terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo 'am' reduz-se a 'u'. Exemplos: «ficaram» (lido ficáru), foram (lido fôru). Substituição de "os" e "as" por "ui" e "ai", respectivamente. Substituição das terminações "agem" por "age". Exemplos: «paragem» (lido parage), «viagem» (lido viage). http://youtu.be/ws6Om2Y1Mr8

Dialetos asturoleoneses Miranda do douro O mirandês é uma língua falada no Nordeste de Portugal, esta tem origem num dos romances que se formaram pela Península Ibérica a partir do latim, este romance deu origem à família de línguas asturt-leonesas. Apresentam-se de seguida algumas características: o mirandês conserva o ‘l’ e o ‘n’ intervocálicos, que caem no português (mas não em castelhano): arena – areia; tener – ter; pila – pia; malo – mau; a inexistência do prefixo des-, reduzido a z- (ex. zamprego, desemprego; zaparecer, desaparecer) ou ç- (ex. çcascar, descascar; çclarar, declarar) http://youtu.be/Zwclk4sSrxs

Bibliografia http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=11859 http://palavrascorrentes.wordpress.com/category/dialetos/ http://abilhardeiradecoimbra.blogspot.pt/2012/11/a-abelhinha-automovel-taxi.html http://manuelcarvalho.8m.com/AFMIRANDES.html http://so-me-apetece-cobrir.blogspot.pt/2007/10/o-portugus-dos-aores.html