PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Desafios e Perspectivas para a Economia Brasileira no segundo Mandato de Dilma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contas Externas Brasileiras Carlos Thadeu de Freitas Gomes Seminário APIMEC 40 anos Rio de Janeiro, 17 de Maio de
Advertisements

Conjuntura Brasileira Antonio Licha Perspectivas para 2010.
A Crise Internacional e os Efeitos no Brasil e no Mundo
O Cenário Econômico Atual
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL A Crise Internacional e os Impactos no Brasil.
Conjuntura Econômica Brasileira
Novos Fundamentos e Velhos Problemas Presidência da República Casa Civil Amir Khair 3 de Junho de 2005.
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PARANÁ - FESP
2a Conf. Int. de Crédito Imobiliário 19 de Março de 2010
PERPECTIVAS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Fundamentos de Economia
Anos 1980: Rumo perdido.
Anos 1990: Desestabilização e crise
José Augusto Savasini Novembro, 2002
Rumos da Economia Mundial e Seus Impactos no Brasil
Balanço da Atuação do Governo
Políticas Públicas Lélio de Lima Prado.
Cenário para 2006/2007 Aliança José Márcio Camargo Novembro 2006.
TENDÊNCIAS Consultoria Integrada
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 CONJUNTURA ECONÔMICA: 2011 DILMA_100 dias.
Perspectivas Econômicas para 2013: Brasil e Rio Grande do Sul.
O Brasil no Longo Prazo: Perspectivas e Desafios
Perspectivas Econômicas 2011 Data 21/10/10 Economia Internacional 2011 Governo dos EUA expandirá a moeda (QE II) – Espera-se reação semelhante da União.
Cenários para as MPE no Brasil até 2022
Instituto de Economia – UFRJ
Apresentação BRASIL: o fim de um modelo ou um ajuste cíclico? Agosto 2014.
CENÁRIO DA ECONOMIA E TENDÊNCIAS
CENÁRIOS MACROECONÔMICOS Caio Duarte | Economista Chefe.
Perspectivas econômicas para 2015
Apresentação BRASIL: o fim de um modelo ou um ajuste cíclico? Janeiro 2014.
Ensino Médio 3ª Série..
PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA Maílson da Nóbrega Apresentação para o Fórum Econômico Barueri, 27 de novembro de 2010 TENDÊNCIAS Consultoria Integrada.
PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA Gustavo Loyola Tech Supply São Paulo (SP), 16/05/2006.
A Situação Econômica Brasileira
Perspectivas da Economia Brasileira
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA
Apresentação ao Senado Realizada nos dias 08 a 13 de maio/2015 Analistas consultados: 22 PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS E EXPECTATIVAS.
O Brasil em perspectiva
Cenário Macroeconômico Junho China Economia da China parece estar se estabilizando após ações do governo para estimular o crescimento. Ainda assim,
Realização Apoio “Millenium nas Redações” ‘Reflexões sobre o cenário econômico’ Zeina Latif economista-chefe da XP Investimentos Apresenta:
Grupo de Conjuntura Econômica Painel Trimestral Junho de 2013.
Fórum Nacional do Setor Serviços
BB Gestão de Recursos DTVM S.A.
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
BRASIL AJUSTES INCOMPLETOS: OS DESAFIOS E OS SACRIFÍCIOS CONTINUAM! SETEMBRO 2015.
A Política Econômica do Governo Lula: avaliação e agenda de reformas
PRIMEIRO SEMESTRE ATIVIDADE 1º SEMESTRE PIB AGRÍCOLA: + 5% A +7% PIB INDUSTRIAL: + 0% A +2% PIB TERCIÁRIO (COMÉRCIO E SERVIÇOS): -2% A 0% PIB BRASIL:
Apresentação ao Senado Realizada entre os dias 30 de outubro e 04 de novembro de 2015 Analistas consultados: 25 PESQUISA FEBRABAN DE PROJEÇÕES MACROECONÔMICAS.
Observações sobre a Economia Brasileira Nelson Barbosa 19 de março de 2014.
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
EQUIPE:ANDREY ANTHONY CLAUDIA SEABRA DANIELE MOREIRA DONALDO JÚNIOR ELIDiMAR GAIA.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Problemas, Desafios e Perspectivas para a Economia Brasileira Fernando Ferrari.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Conjuntura Econômica Brasileira: Problemas e Perspectivas Fernando Ferrari.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Conjuntura Econômica Brasileira: Problemas e Perspectivas Fernando Ferrari.
“ China: os limites do crescimento econômico e suas repercussões internacionais Palestra no IFHC Ilan Goldfajn.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA A Grande Recessão e seus Impactos na Economia Brasileira Fernando Ferrari Filho.
CRESCIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL Vitória-ES, agosto de 2008, Ana Paula Vitali Janes Vescovi.
Cenário Macroeconômico Abril/2016. Economia Internacional Economia Doméstica.
A Industrialização Brasileira:
Ministério da Fazenda 1 Crise Mundial, Desafios e Potencialidades para o Brasil Instituto de Economia - Unicamp Guido Mantega 29 de agosto de 2008.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Conjuntura Econômica Brasileira: Desafios, Perspectivas e Propostas Fernando.
A ECONOMIA BRASILEIRA EM 2006 Guido Mantega Presidente do BNDES Março 2006.
PERSPECTIVAS E OS GARGALOS DAS EXPORTAÇÕES DE MANUFATURADOS 29 de Abril de 2011.
Ministério da Fazenda 1 1 Panorama da Economia Brasileira Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Guido Mantega Brasília 01/04/2008.
PERFOMANCE RECENTE DO BRASIL E PERSPECTIVAS Antoninho Marmo Trevisan Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Porto Alegre, 5 de maio de.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Conjuntura Econômica Brasileira: Problemas e Perspectivas Fernando Ferrari.
Ministério da Fazenda 1 BALANÇO DA POLÍTICA ECONÔMICA BRASILEIRA Ministro Guido Mantega Abril – 2006.
Conjuntura Econômica Brasileira: Problemas e Agenda Propositiva
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Desafios e Perspectivas para a Economia Brasileira no segundo Mandato de Dilma Rousseff Fernando Ferrari Filho Professor Titular da UFRGS e Pesquisador do CNPq e e CNPL São Paulo, 28/5/2015

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Estrutura Resultados no período ; Por que o crescimento desacelerou e a inflação persiste? Dimensões da crise; Problemas atuais; Perspectivas ( )?

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Resultados no período PIB (stop and go e tendência ↓): acumulado = 8,7%; médio = 2,1% ao ano; Inflação (tendência ↑): acumulada = 27,0%; média = 6,2% ao ano; Taxa de desemprego (tendência ↓): média = 5,4% ao ano; Selic média (tendência ↑): 9,9% ao ano; Taxa de câmbio: tendência ↑; Saldo da balança comercial (tendência ↓): US$ 47,9 bilhões; Déficit em transações correntes (tendência ↑): US$ 279,1 bilhões; Resultado fiscal/PIB (tendência ↓): média = 1,7% ao ano; FBCF/PIB (tendência ↓): média = 18,6% ao ano e variação média anual = 1,8%.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Por que o crescimento desacelerou? Baixa relação FBKF/PIB → média de 18,6%; Crescimento centrado no consumo (variação média anual de 3,1% entre 2011 e 2014 e tendência ↓); Problemas estruturais do lado da oferta → escassez de oferta de trabalho e baixa produtividade; carga tributária elevada e complexa; excessiva burocracia; infraestrutura (transportes, energia etc.) precária; lentidão da justiça; e marcos regulatórios ineficientes. Problemas do lado da demanda → crescimento alicerçado em consumo – comprometimento da renda das famílias com dívidas é da ordem de 45,0% – e volatilidade da política econômica; Deterioração do cenário externo → desaceleração da China, Zona do Euro e Argentina e queda dos preços das commodities.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Por que a inflação persiste? Choques de preços = f(desvalorização cambial – pass-through da ordem de 10% a 15% –, reajuste de preços públicos e administrados etc.); Inércia inflacionária; Problemas de oferta = f(custos tributários, custos logísticos etc.); Problemas de demanda (setoriais) = f(crédito, crescimento do rendimento médio, inclusão social etc.).

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Dimensões da Crise Econômica → inflação elevada para um regime de metas de inflação, estagnação da atividade produtiva e desemprego em ascensão; Política → derrotas no Congresso Nacional, “ruídos” com o PMDB, aproximação com partidos “emergentes” e desgastes com o PT ideológico e não pragmático; Moral → corrupção na Petrobras; Energia → erros de decisão no passado (além da crise hídrica).

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Problemas Atuais? Desequilíbrios do BPTC; Desindustrialização da economia = f(perda de competitividade devido aos elevados custos de produção – tributário, logístico etc. –, à apreciação cambial e à inserção de novos players – Índia, Vietnã e países africanos, entre outros); Escassez de oferta de trabalho (renda média das famílias↑, demanda do setor serviços↑ e PNEA↑) e baixa produtividade da mão de obra; Adiamento de reformas estrutural-institucionais (tributária, previdenciária, judiciária, educacional, trabalhista e política); Pressões por demandas sociais (serviços públicos em geral) devido à melhora econômico-social das classes de baixa renda.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Perspectivas ( )? PIB (média anual)↓; Inflação (média anual)↑; Desemprego (média anual)↑; Selic (média anual)↑; Taxa de câmbio (final de período e média anual)↑; Resultado fiscal↑; Resultado externo↑.