Apresenta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Hemostasia e coagulação do sangue
Advertisements

APLICABILIDADE DO PLASMA RICO EM
Testes de Função Hemostática
Autores: Patrícia Rodrigues Costa; Sâmela Miranda da Silva;
TROMBOSE.
Hemostasia e Coagulação sanguínea
Mecanismos da hemostasia sanguinea
Faculdade de Ciências Farmacêuticas FBC 0522 – Fisiologia do Sistema Hematopoético Plaquetopenia Débora Cardoso Rodrigues Elaine Cabral Serrão Francisco.
Faculdade de Ciências Farmacêuticas FBC 0522 – Fisiologia do Sistema Hematopoético Plaquetopenias Débora Cardoso Rodrigues Elaine Cabral Serrão Francisco.
SEDENTARISMO E EXERCÍCIO FÍSICO. O sedentarismo já é considerado a doença do próximo milénio.
ALUNOS: EDUARDO CARLETTO JUNIOR
DETERMINAÇÃO DE NÍVEIS DE GLICEMIA Introdução Os aparelhos de medição Um medidor de glicemia é constituído pelo medidor propriamente dito (com um ecrã.
AIDS Universidade Estácio de Sá Faculdade de Medicina Seminário Integrado – M8 Rio de Janeiro, Outubro de 2007.
História das células a combustível
Unimed ABC - Nº de vidas: MEDICINA PREVENTIVA 1.Promoção e Prevenção de Saúde: (equipe multidisciplinar) Gestantes Ginástica Adaptada Obesidade.
PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E PREPARO PARA A CIRURGIA DA OBESIDADE MÓRBIDA E GRUPO PÓS-CIRÚRGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SERVIÇO DE MEDICINA PREVENTIVA.
Obesidade A obesidade e provocada por excesso de gorduras e açúcares. Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias,
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
Métodos de Avaliação Osteomioarticular Caso Clínico: Quadril
PUBERDADE Profa. Adriana Pires Neves UNIPAMPA REPROLAB – UFRGS.
USO DE MEDICAMENTOS NA GRAVIDEZ
APRESENTAÇÃO Projeto RECOPET Paulo Nelson do Rego.
:. Usina a Carvão 955g Usina a Óleo 818g Usina a Gás 446g Usina Nuclear: 4g!!!
Curso de Especialização em Dor e DTM da ABO/SC Aluno: Alexandre T Degering.
TECIDO MUSCULAR. Tipos de tecido muscular Tecido muscular Nomes especiais para estruturas convencionais: Sarcolema = membrana plasmática; Sarcoplasma.
AULA RESUMO EM POWER POINT
OTIMIZAÇÃO DE SUPERFÍCIE DE IMPLANTES ODONTOLÓGICOS.
I NFLUÊNCIA DA FORÇA NO PRENSA - CHAPAS NA CONFORMABILIDADE DO AÇO MULTIFÁSICO CPW 800.
Alimentação, Ambiente e Sustentabilidade
HEMOSTASIA E COAGULAÇÃO
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
É constituído por um conjunto de órgãos, tecidos e células capazes de: Reconhecer os elementos próprios e estranhos ao organismo Desenvolver acções que.
TERAPIA TRANSFUSIONAL
LESÕES MUSCULARES Profa. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência
Professor: Dr. Edson Mesquita.  Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações químicas. Assim como os fatores que influenciam.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Genes e Genoma. . Sequências de DNA que contem a informação para codificar uma proteína. Genes. Responsáveis pela forma do organismo: paredes celulares,
LESÕES MENISCAIS Adriana Vilela Ana Paula Albergaria Danilo Abreu
Fundamentos de ENGENHARIA GENÉTICA.
Comitê de Processamento de Materiais para Saúde Com Ênfase em Redução de Custos Diretor Superintendente – Dr. Ajax Rabelo Machado Enfermeira Auditora:
Síndrome de Guillain- barré Doença que se desenvolve após a imunidade baixa, varias complicações, que atinge os membros inferiores periféricos.
Coagulação coagulação do sangue é um processo complexo no qual o sangue forma coágulos sólidos. É uma parte importante da hemostasia (o cessamento da perda.
Trocas gasosas em seres multicelulares 1 Transformação e utilização de energia pelos seres vivos.
Matrizes de Gelatina [Flowables]*
CINÉTICA QUÍMICA ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES E DOS FATORES QUE INTERFEREM NESSA VELOCIDADE.
Pode ser considerado um tecido conjuntivo; * Funções do sangue no organismo * Transporte de hormônios; Proteção do corpo; Transporte de O2 e nutrientes.
Enf:saray.
Distúrbios Circulatórios Parte II
Reunião de Unidade Outubro/2015. RECONHECIMENTO MK: NEW YORK.
Professor Dr. Evandro Rodrigo Dário Curso: Tecnólogo em Mecatrônica Disciplina: Fenômenos de Transporte Segunda Lei da Termodinâmica.
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
SISTEMA CIRCULATÓRIO Prof. Willian Lopes.
PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO
Hemorragia Enfª Roberta Almeida.
Principais tipos de sistemas circulatórios. Sistema de transporte aberto Assim designado porque o sangue abandona os vasos e passa para os espaços, as.
Artigo 5 “Mutação no co-transportador NKCC2 de Na+ K+ 2 Cl- em ratos é associada a severa poliúria e alteração na concentração de uréia sem hiperreninemia.
PREDNISONA Luany Mesquita – I1 Junho/2009. Classe: glicocorticóide síntético Composição: 5 ou 20mg de prednisona, lactose, amido de milho, polividona.
Higiene do Leite.
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
ÚLCERAS DE PRESSÃO “ESCARAS”
MECANISMOS DE PROTEINÚRIA Define-se proteinúria como a excreção urinária de proteína de mais de 150 mg por dia. Proteinúria benigna é a perda de proteína.
Reino Monera. O reino Monera Constituído essencialmente por organismos unicelulares e procariontes. Representado pelas Bactérias, Cianobactérias e as.
PROTEÍNAS Componentes:João Lucas,Mateus Andrade,Rodrigo, Rafael, Rubens e Matheus.
CÉLULAS-TRONCO FLORIANO-PI 2015 GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
O CÂNCER BUCAL.
Transcrição da apresentação:

Apresenta

O SANGUE TOTAL

PLAQUETAS

CENTRIFUGAÇÃO ATRAVÉS DA CENTRIFUGAÇÃO, O PESO ESPECÍFICO DE CADA ELEMENTO FAZ COM QUE HAJA UMA SEPARAÇÃO.

SANGUE CENTRIFUGADO

PROCESSO COMPLETO PARA QUE POSSAMOS TER PLASMA, É NECESSÁRIO QUE A COLETA SEJA REALIZADA COM ANTI-COAGULANTE. CASO CONTRÁRIO, TEREMOS SORO

FISIOLOGIA Após o dano causado aos tecidos e aos vasos sangüíneos, a primeira resposta é a vasoconstrição causada pela constrição da túnica média. As plaquetas circulantes entram em contato com moléculas oriundas do dano tecidual, como colágeno, fator de von Willebrand e fibrinectina, os quais se aderem aos receptores da membrana das plaquetas; As plaquetas aderem ao endotélio e às superfícies sub-endoteliais expostas; As plaquetas alteram a sua forma original, espalhando-se por toda a superfície do ferimento; As plaquetas liberam substâncias, que vão atrair mais plaquetas para o local. Dessa forma, fica facilitada a conversão da protrombina em trombina; As plaquetas ativadas formam a rolha hemostática; Assim que a trombina é gerada, ela precipita a ativação do fibrinogênio em fibrina, a partir do plasma. A agregação plaquetária juntamente com a malha de fibrina forma uma reação irreversível. A reação completa para a formação da rolha hemostática se dá num intervalo de 3 a 5 minutos.

RESTAURAÇÃO TECIDUAL PLAQUETAS ATIVADAS + MALHA DE FIBRINA

FATORES DE COAGULAÇÃO

O QUE É PRP? O PRP é uma concentração autóloga de plaquetas em um pequeno volume de plasma, com a conseqüente presença de fatores de crescimento (FC) liberados por estas plaquetas, além de proteínas osteocondutoras, que também servem de matriz para migração epitelial e formação óssea e de tecido conectivo. As plaquetas atuam no processo de hemostasia, cicatrização de feridas e re- epitelização. Elas liberam diversos FC que estimulam a angiogênese, promovendo crescimento vascular e proliferação de fibroblastos, que por sua vez proporcionam um aumento na síntese de colágeno. Estas propriedades das plaquetas tornam o PRP um produto com grande potencial de melhorar a integração de enxertos, sejam eles ósseos, cutâneos, cartilaginosos ou de gordura, bem como estimular a cicatrização de feridas. Nas cirurgias em que se trabalha com retalhos cutâneos, inclusive mamoplastias, abdominoplastias e ritidoplastias, o PRP ajuda na hemostasia e estimula o desenvolvimento da neovascularização, diminuindo assim complicações como hematomas, seromas e sofrimento vascular dos retalhos. Estas propriedades podem ser empregadas para melhorar o tratamento de feridas no membro inferior que costumam evoluir com uma cicatrização mais lenta e com a incidência de complicações nos retalhos locais maior que em outras partes do corpo. Fonte: Fabiel Spani Vendramin; Diogo Franco; Carmen Martins Nogueira; Mariana Sá Pereira; Talita Romero Franco, Rev. Col. Bras. Cir. vol.33 no.1 Rio de Janeiro Jan./Feb. 2006

Fatores de Crescimento PDGF (platelet derived growth factor) TGFβ ( transforming growing factor beta) EGF (epidermal growth factor) VEGF ( vascular endothelial growth factors)

SINÔNIMOS PRP Plasma Rico em Plaquetas Gel de Plaquetas Plasma Rico Concentrado de Plaquetas

OBTER O PRP SISTEMAS ABERTOS SISTEMAS FECHADOS (DEDICADOS)

PLASMA RICO

PÓS E CONTRAS SISTEMAS ABERTOS Vantagens: Desvantagens: Mais barato; Mais acessível; Menor impacto econômico. Desvantagens: Menor precisão; Menor consistência; Maior risco de contaminação. SISTEMAS FECHADOS Vantagens: Tecnologia superior; Mais preciso; Mais consistente; Risco Zero de Contaminação; Menor volume de sangue. Desvantagens: Custo maior; Insumos dedicados.

SISTEMA MAGELLAN® EQUIPAMENTO: SISTEMA SEPARADOR DE PLAQUETAS AUTÓGENO ARTERIOCYTE CONSUMÍVEIS: KIT DESCARTÁVEL PARA SEPARADOR DE PLAQUETAS MAGELLAN KIT PARA DISPENSAÇÃO DE SORO AUTÓLOGO MAGELLAN

SISTEMA MAGELLAN®

ESPECIALIDADES CIRURGIAS ORTOPÉDICAS; CIRURGIAS BUCO MAXILO; CIRURGIAS PLÁSTICAS; CIRURGIAS CARDÍACAS; MEDICINA ESPORTIVA; IMPLANTODONTIA; OBSTETRÍCIA (CESARIANAS).

APLICAÇÕES PLÁSTICA ORTOPEDIA Lift Facial; Prótese de Joelho; Cirurgia de Implante de Prótese Mamária; Redução da Mama; Lift do Pescoço; Abdômen; LASER; Liposcultura; Queimaduras; Rejuvenescimento. ORTOPEDIA Prótese de Joelho; Prótese de Quadril; Cirurgia de Coluna; Ligamento Cruzado; Cirurgia de Mão; Tendinite; Trauma.

APLICAÇÕES BUCO MAXILO Ortognática; Enxertos alveolares; VETERINÁRIA Reparação de Tendões; Reparações de Iigamentos; Reparação Muscular; Fraturas; Reparação de Cartilagens; Ferimentos; Vascularização MEDICINA ESPORTIVA Lesões Musculares; Lesões nos Ligamentos; Tênis Elbow. BUCO MAXILO Ortognática; Enxertos alveolares;

APLICAÇÕES

VANTAGENS DO PRP Melhor cicatrização; Menor tempo de recuperação; Reduz o tempo de internação; Redução da dor; Reduz a necessidade de transfusões; Proteção da ferida contra infecções; Diminui sangramentos Impede formação de hematomas e seromas É um sistema autólogo!

CONCORRENTES Centrifugas de laboratório; Arthrex; Biomet; GMReis;

CONTRA INDICAÇÕES Síndrome de disfunção plaquetária; Trombocitopenia critica; Instabilidade hemodinâmica; Hipercoagulabilidade; Volumes pequenos de sangue;

www.trammit.com.br