A controvérsia do planejamento: Eugênio Gudin x Roberto Simonsen  Agosto 1944 – Roberto Simonsen elabora Planificação da economia brasileira quadruplicação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Economia Brasileira Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA
Advertisements

Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
Observatório da Reforma Tributária Construindo Cenários para os Próximos 10 anos Núcleo de Estudos Fiscais - NEF.
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
Comissão Técnica do Plano Indústria - CTPIn Março
O que é o Dandara? - grupo feminista cujas concepções políticas se originaram e se desenvolveram no campo da esquerda - auto-organização.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES FEBRATEL.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
Clube de Engenharia Junho de ª Confecom 1 3. A 1ª Confecom - Conferência Nacional de Comunicações - Clube de Engenharia Divisão de Eletônica e Tecnologia.
“O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E VOCÊ” Prof. Jorge Luiz de Oliveira.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
SESSÕES PARALELAS - 17 DE NOVEMBRO 16:00 – 17:30h PROFISSIONAL DO FUTURO Coordenador: Márcio de Miranda Santos - CGEE Relator: Luiz Roberto Liza Curi -
DIREITO COMERCIAL I Professor Luiz Gonzaga Modesto de Paula
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Prefeitura Municipal de Cacoal GABINETE DO PREFEITO 2º RELATÓRIO QUADRIMESTRAL Apresentação: HELENA F. LOPES DA ROCHA.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
AUDIÊNCIA PÚBLICA No Senado Federal Apresentação das Auditorias do TCU nos Instrumentos de Mitigação de Riscos da Atividade Agropecuária - Resultados Brasília,
A Adesão ao FMI e as “Décadas Perdidas”  Fernanda Pacheco de Souza  Greice Petri Machado.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Criada em 1983, assume desde então a defesa das indústrias farmacêuticas brasileiras de capital nacional, produzindo e gerando emprego no Brasil, desenvolvendo.
O PRIMEIRO IMPÉRIO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN – CÂMPUS NATAL/CIDADE ALTA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS – DIEC HISTÓRIA.
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL PFF Prof. Abimael Costa.
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
Mercado Financeiro 1/15. Mercado Financeiro 2/15 Aula 1 Intermediação Financeira ABREU FILHO, José Carlos Franco de, et alli Finanças corporativas. 9ª.
DIREITO E SOCIEDADE NO ORIENTE ANTIGO
Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública sobre “Combate à Pirataria” 11 de julho de 2013.
Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias Disciplina: Teorias pedagógicas e escola Professoras: Mirza e Maria Eugênia Aula do dia 21 de agosto de 2013.
A EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA NO BRASIL ( ) Parte 2  Governo JK  Governo Jânio Quadros  Governo João Goulart (Jango) Capítulo 43Capítulo 49 e 54.
Gestão de Serviços Bancários. Sistema Financeiro Nacional ► Intermediador de Recursos no mercado ► Formado por um conjunto de instituições que existem.
CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE.
Desdobramento do Plano Brasil Maior – PBM na Política de Arranjos Produtivos Locais Rede APL Mineral 16 de agosto de 2011.
ECONOMIA BRASILEIRA POS GUERRA : PRINCIPAIS -FASES  MARCA PRIMEIRO GRANDE SALTO INDUSTRIALIZANTE ESTABELECE OS PILARES DA CONSTRUÇÃO DA ESTRUTURA INDUSTRIAL/SISTEMA.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
Max Weber Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Apresentação Semanal De 28 de março a 08 de abril de Matheus Rosignoli
Prof. Marcelo Santana Silva Macroeconomia 1 Teoria e Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Atuação do Governo Capacidade Produtiva.
DIRETORIA TÉCNICA Assessoria de Informações Gerenciais.
ADMINISTRADOR PÚBLICO: AGENTE DA MUDANÇA SOCIAL E DO DESENVOLVIMENTO “Nenhum profissional carece mais do que o administrador de disciplinar a sua imaginação.
O governo DUTRA Eurico Gaspar Dutra SEXTA AULA A PASSAGEM PARA DO GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS PARA O GOVERNO DUTRA.
AS POTENCIALIDADES ECONÔMICAS DO ESTADO DE GOIÁS E O SEU ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO Prof. Paulo Borges Campos Jr 28 de Novembro de 2013.
O Desenvolvimento em Perspectiva Histórica e Internacional Contribuição ao Debate sobre a Agenda Nacional de Desenvolvimento Conselho de Desenvolvimento.
R EVOLUÇÃO R USSA. Império Russo 170 milhões de pessoas. 50% pessoas de outras nacionalidades. Vasto território – da Europa a Ásia Opressão do Czar –
PERÍODO DA CONVENÇÃO (continuação) - Introdução do Ensino básico, gratuito e obrigatório; - Os jacobinos dirigiam.
Organização e Representatividade do Profissional de Secretariado no Brasil Profa. Ivone Maria Bruno.
TEMA: As Empresas e os Estados nos Fundos Europeus Destinados ao Crescimento Azul Nome: Estela Santos –
POLÍTICA ECONÓMICA POMBALINA Portugal na 2ª metade do séc. XVIII.
Alessandro G. Teixeira Presidente Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial: Inovar para competir.
POR UM BRASIL DESENVOLVIDO! Projetos de nação no pós- guerra.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
HISTÓRIA. GOVERNO Em 1750, D. José I sobe ao trono e nomeia Sebastião Melo, futuro Marquês de Pombal, como ministro.
O Plano Cruzado Amaury Gremaud Economia Brasileira Contemporânea
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO (SEPLAG) INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ (IPECE) Março/2008 Ceará:
INTCEX 2. INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR FMI O Fundo Monetário Internacional é uma organização internacional que pretende assegurar o bom.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
Controle Governamental  Arrecadação Tributária - II - Outro Impostos e taxas  Prevenção de Evasão de Divisas  Equilíbrio da Balança Comercial  Concorrência.
A economia portuguesa no Antigo Regime.  A agricultura continuava a ser a principal actividade económica portuguesa.  Apesar da sua importância era.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
MINISTÉRIO DO TRABALHO Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados Audiência Pública Impacto econômico.
DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO
Aula 2. Operação Pan-Americana e os fatores sistêmicos FLP Política Externa Brasileira Instituto de Relações Internacionais – USP Prof. Pedro Feliú.
Gestão Negócios Internacionais Profa. Valdnéa A Paula Santos
DIREITO DO CONSUMIDOR PRIMEIRA PARTE: RAÍZES E PRINCÍPIOS DA DEFESA DO CONSUMIDOR.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
ERA VARGAS.
Transcrição da apresentação:

A controvérsia do planejamento: Eugênio Gudin x Roberto Simonsen  Agosto 1944 – Roberto Simonsen elabora Planificação da economia brasileira quadruplicação da renda nacional; industrialização; planejamento; protecionismo do Estado  Março 1945 – Eugenio Gudin critica Simonsen em Rumos da política econômica produtividade; setor privado; educação técnica (quadros)  Junho Réplica de Simonsen: O planejamento da economia brasileira  Agosto Tréplica de Gudin: Carta à Comissão de Planejamento

ROBERTO SIMONSEN ( )  Engenheiro (Politécnica de São Paulo)  Fundou a Companhia Construtora de Santos  Presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo)  Criador do IDORT (Instituto de Organização Racional do Trabalho) e presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo  Professor da cadeira de história econômica do Brasil (USP)  Deputado federal e senador  Membro do Conselho Nacional de Política Industrial e Comercial (CNPIC)

EUGÊNIO GUDIN ( )  Engenheiro (Politécnica do Rio de Janeiro)  Trabalhou em empresas de capital estrangeiro  Professor da primeira faculdade de economia do Rio de Janeiro: cadeira de Moeda e crédito  Delegado brasileiro em Bretton Woods/criação do FMI (julho de 1944)  Criador do Núcleo de Economia na Fundação Getulio Vargas (IBRE)  Ministro da Fazenda ( )  Membro da Comissão de Planejamento Econômico (CPE)

Temas em debate  “Dirigismo”/presença do Estado na economia X Liberalismo  Industrialização X Inserção do Brasil na “divisão internacional do trabalho”  Protecionismo x Livre-cambismo

Interesses em jogo  Interesses da classe industrial protecionismo; participação direta do governo em alguns setores da economia  Força política dos interesses ligados à agricultura e ao comércio importador/exportador controle da inflação; produtividade  Atuação do Estado a importância da teoria do planejamento econômico na II Guerra